Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Curso sobre recuperação de dados


Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

Boa noite!

 

Meu filho queria fazer curso em uma tal Uti dos Dados, que o professor alega ser “perito forense”. Estava na iminência de pagar o bendito curso até ser informado que o sujeito não é perito e nunca trabalhou como tal.

 

Encontrei outros materiais na internet  mas nenhum com respaldo de entidades educacionais ou que inspire seriedade. 

 

O Gabriel Torres tem algum curso sobre isso, nem que abranja parcialmente o assunto?

 

Abs.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Nem vou entrar no mérito da falsidade, mas na internet tem muitas pessoas vendendo "cursos" de assuntos que pouco dominam.

 

Acho difícil encontrar um curso razoável de recuperação de dados, até porque quem realmente entende e vive dessa atividade não vai entregar o ouro.

 

Desconheço cursos do Gabriel Torres sobre o assunto, mas acredito que os livros de hardware que ele escreveu darão uma boa base para o seu filho trilhar qualquer caminho na área.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Este parece ser um bom assunto a ser discutido porque meu pai me pagou cursos que mudaram meu modo de ver o mundo e ao me colocar no lugar de seu filho, sinto que ele não deve ser privado deste tipo de oportunidade.

Pelo que entendi, seu filho queria fazer um curso na tal uti dos dados, acessei o site e só consegui ver que tem o curso online e o vídeo de apresentação mostrando coisas lindas de serem vistas como carteirinha, ferro de solda, componentes eletrônicos, discos e agulhas mas, não consegui achar mais nada como conteúdo ou preço porque dá erro 502.

Acho muito importante inicialmente saber de seu filho qual é o objetivo que ele almeja; se é apenas agregar conhecimentos, se pretende recuperar dados pessoais por conta própria ou se pretende seguir carreira neste ramo e obter títulos e certificados.

Como comparação de importância de avaliação eu uso três exemplos; hacker, advogado e detetive particular.

Em apertada síntese para se tornar um hacker ou ser reconhecido como tal não é necessário ter qualquer curso, apesar de que existem muitos cursos com este objetivo. Nunca vi alguém usar uma carteirinha escrito Hacker (já vi usar camisetas).

Igualmente para exercer a profissão de detetive particular, onde existem no mercado desde cursos gratuitos até de nível universitário reconhecido pelo MEC. Já neste caso, já vi alguns ostentarem carteirinhas de detetive.

Já no caso do exercício de advogado, tem que ter OAB e para estar escrito tem que ter o curso de direito e passar no exame de ordem, apesar de que existem também inúmeros cursos na internet voltados para a área.

Aqui especificamente, quem ostentar carteirinha de advogado sem ter o devido registro vai em cana.

Para ser hacker ou detetive um curso universitário não é obrigatório e para ser advogado não tem como sem o curso e título.

Finalmente, puxando os exemplos acima, entro na questão do perito (mais ligado a pericia judicial), qualquer um pode se intitular assim, não é necessário ter um registro em alguma entidade como tribunal de justiça ou associação de classe, é algo de livre exercício. Inclusive qualquer um pode ostentar uma bonita carteirinha como a mostrada no vídeo do curso.

O fato da pessoa se intitular como perito ou especialista na área, pelo menos nesta área de recuperação de dados, tenha ou não ele curso, registro ou prática no exercício da profissão seria inspiração de seriedade ou base para se determinar se deve pagar ou não o curso por ele ofertado.

Tem que se saber o objetivo a ser alcançado para se avaliar a necessidade do curso. Já teve curso que eu entrei sabendo muito mais que o professor e acabei ensinando e resolvendo as dúvidas dos companheiros alunos (joguei dinheiro e tempo fora) e teve curso que me abriu horizontes nunca antes imaginados.

Desculpe o texto longo, é que não consegui deixar este assunto passar batido.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi antes de qualquer coisa quero agradecer pela atençao despendida.

 

Entendo que muitas pessoas podem ficar impressionadas com videos onde o garoto da UTI se coloca como “perito” e “autoridade”. Mas basta olhar na Wayback machine e ver que o site da “empresa” dele somente aparece em 2018, há meros 4 anos.

 

E como voce mesmo disse, qualquer cidadão pode se intitular perito até porque no Brasil somente os criminais sao concursados e devem ser formados  na area de atuacao. Entao o sujeito aproveita a brecha e usa essa retorica de “perito” para vender “cursos”. 

 

E de tanto propagar essa ideia, eventualmente terá algum particular desavisado para contratar os serviço de alguém que nunca foi perito de facto.

 

É o poder da propaganda...

 

Depois de longa conversa com meu menino, decidimos que ele fará um curso de hardware no SENAI. É uma entidade seria e amparada pelo MEC.

 

Obrigado mais uma vez.

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A empresa UTI dos dados existe já a bastante tempo, são pessoas qualificadas. O curso vale a pena. E tem o conteúdo do curso no site - Curso Recuperação de Dados – UTI Dos Dados

 

Serviço e atendimento deles é melhor do que uma bem mencionada aqui no fórum (na minha opinião). Já tive a experiência com os dois. 

 

E esconder o ouro, como mencionado acima, de novo, minha opinião, é mesquinharia. Quem realmente é bom no que faz ensina outros a fazerem sem medo nenhum. Eu ensinei alguns garotos que hoje trabalham muito bem (e não é comigo que trabalham). 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 05/03/2022 às 20:46, MFA disse:

Entendo que o senhor John tem vínculos com a empresa citada. Seria coerente se indicasse uma alternativa de curso.

 

Por outro lado, agradeço ao colega @Pincipi que de fato contribuiu com o tópico.

 

Um abraço à todos.

 

 

Não, eu não tenho vinculo nenhum com a UTI dos dados e nenhuma outra empresa de recuperação de dados. O usuário que tem vinculo com uma (a Hosco) é outro. Eu tenho a minha empresa em outra área da informática - suporte e manutenção. Não tenho vinculo com nenhuma outra. Eu já usei o serviço deles, Uti, bem como de outras empresas também. Então posso afirmar que não foi falta de coerência da minha parte falar sobre o curso, e nem foi incorente eu não falar sobre uma alternativa.

 

Também contribui de fato com o tópico quando disseram que não há no site do curso da UTI o conteúdo do curso deles, vim e coloquei o link que tem o conteúdo. 

 

Então vir aqui com entendimentos que não correspondem com a verdade não foi legal. 

 

E pra dizer que não fui contra a tudo o que você disse no tópico, sim a decisão pelo curso do Senai foi muito boa. Eu já estudei no Senai e vale muito a pena.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @MFA ,

Hosco, CBL e HD Engenharia tem material gratuito relacionado a recuperação de dados, sao empresas com tempo de mercado e bem comentadas no CDH. Encontrei textos no https://hosco.io/artigos/ , a maioria é para técnicos avançados mas tem uns introdutórios falando de HD ide e discos danificados. A CBL tem um blog bem interessante no https://cbltech.com.br/blog/. O material da HD Engenharia está no https://www.hdengenharia.com.br/artigos/

 

Amigo essas urls tem material pra estudar por uns meses até encontrar um curso que te agrada. Mas olha, imagino que precisa pelo menos nível intermediário de hardware para conseguir entender desse assunto. Sem não tiver, começa com os livros do @Gabriel Torres. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pessoa pode até ter dado uma aula (remunerada ou gratuita) para policiais de um IC e até receber deles documento que corrobore o fato, mas isso não lhe confere título de 'perito'. Ela também pode se identificar como perito (sem o ser) porque não configura crime no Brasil.  A maioria da população desconhece tudo isso, logo temos o cenário perfeito para qualquer empresa de marketing digital transformar um novato em 'autoridade' , do dia para a noite.

 

Estou de acordo sobre especialização em hardware ser requisito para você ingressar na área pretendida. O próprio SENAI tem um curso muito bom: https://www.sp.senai.br/cursos/84336/132/manutencao-de-hardware-em-microinformatica.html

 

Enquanto seu filho vai se preparando, pode ser que alguma empresa com experiência real de mercado comece oferecer o curso de recuperação de dados.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 07/03/2022 às 10:44, John Frusciante disse:

 

O usuário que tem vinculo com uma (a Hosco) é outro.

 

Só pra constar, ele apareceu nesse tópico aqui. Mas apontaram a mim como tendo vínculo com uma empresa, sem eu ter ou nunca ter tido. Mas o usuário que tem, passou despercebido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Apesar do tópico ser antigo, considero importante ressaltar que parte dos trabalhos da UTI dos Dados são terceirizados na SWT, incluindo as tais "perícias".
De repente esse curso pode ser oferecido pela própria SWT , que é uma empresa com experiência real. Vale a pena entrar em contato e verificar lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!