Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ativar optoacoplador entre 3,3V e 24V


vtrx

Posts recomendados

Me ajudem a calcular o melhor valor do resistor para o circuito do esquema e para a função que vou usar.

No circuito é usado um Led na entrada para monitorar o sinal,pino 4 ligado a um PORT do micro e um resistor de 4k7 ao VDD(5v).

Pino 3 ao Terra.

O valor do resistor R9 é genérico,este resistor que vou calcular.

A entrada,através do Led,vai estar entre 3.3v e 24v.

Qual seria o melhor valor de R9 para que o PORT do micro seja ativado?

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, vtrx disse:

A entrada,através do Led,vai estar entre 3.3v e 24v.

Qual seria o melhor valor de R9 para que o PORT do micro seja ativado?

Boa pergunta!

Precisa realmente de toda essa variação de tensão?

Com 3,3V nem sei se passaria alguma coisa para a saída do 4N25, mas...

Eu pensaria em algo assim.

1532116767_20220415_1034431_crop.thumb.jpg.6fef903eda49c7c73a07adb13f30b69a.jpg

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todas as respostas.

A variação é porque a entrada é opcional e esta entrada deve ser acionada por nível lógico Alto ou por tensão que dependendo do circuito é de 24v.

Resumindo,esta entrada faz parte de um circuito onde não decido qual será o nível de tensão de entrada,mas provavelmente será conectado a saída de um 'moedeiro' onde existem versões com vários tipos de saída não ultrapassando 24v.

Achei alguns circuitos no Google com resistor e 1k ou 1k5 para tensão  de 3 a 24v,mas vou ter que esperar o circuito chegar para fazer os testes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, MOR disse:

Com 3,3V nem sei se passaria alguma coisa para a saída do 4N25

por isso a ideota...

15 horas atrás, .if disse:

Aumentaria também R10 pra 100K...47K pra melhorar a excursão dos níveis de saída pra quando Vin=3v3

 

Uma relé de estado sólido opera com uma faixa maior

rele_estado_solido_40_a_537_1_2021122220

Pesquise e copie seu circuito. Há uma boa chance de terem usado máquina do tempo, copiado o circuito de corrente constante do Moris e incorporado nele. 🤪

1 hora atrás, vtrx disse:

3 a 24v,mas vou ter que esperar o circuito chegar para fazer os testes.

Que pobre...Uma fontinha de bancada mínima ou do gênero poderia te fazer ganhar tempo. .. Que inveja que o tens a vontade 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você poderia fazer uma fonte de tensão com os níveis lógicos configurados como saída, existentes no lado esquerdo do seu diagrama. Cada saída teria um diodo em série carregando apenas o capacitor dessa fonte. Seria um "OU" lógico, onde a saída produziria a tensão de alimentação necessária para alimentar este seu circuito. Claro que teria que colocar um resistor em série com a saída do "OU" para limitar a corrente de carga do capacitor e fazer com que as saídas participantes da fonte, não recebessem sobrecarga de corrente, mantendo o seu nível lógico estável. 

A aplicação do sinal no led do foto-acoplador seria o seu ponto à esquerda de R9.

Com isso sua fonte de tensão variaria dentro de um intervalo menor, viabilizando o cálculo do valor de R9.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 14/04/2022 às 19:12, vtrx disse:

A entrada, através do LED, vai estar entre 3.3v e 24v.

 

Em 15/04/2022 às 17:30, vtrx disse:

faz parte de um circuito onde não decido qual será o nível de tensão

 

Em 15/04/2022 às 17:30, vtrx disse:

saída de um "moedeiro" [...] não ultrapassando 24v

 

Eu levaria a sério padronizar a tensão ou a corrente, para "sua parte" ficar mais garantida.

 

Agora, um olhar para R10 e PORT.

 

Você tem ali uma configuração de pull-up, como esta:

 

1972769170_eletrnica-resistor-pull-up-03.png.419f6b8218b518e83048b9b37f5ae137.png

Significa que PORT receberá nível lógico HIGH enquanto BUTTON estiver aberto. No seu caso, quando o seu optoacoplador estiver inativo, com o LED interno apagado.

 

@vtrx , será um 4N25?

 

20220417_023015.png.39426749aa4e9221dade0c6adea0802f.png

 

Vamos usar a curva dos 25 °C. Para uns 14 mA no coletor, colocaremos 20 mA no LED, o que está razoável frente ao limit rating.

 

@vtrx , o microcontrolador será um ATmega328P de Arduino?

 

    (-0.5) ... (0.3*Vcc) = LOW

    (0.6*Vcc) ... (Vcc+0.5) = HIGH

 

Ou seja, para Vcc = 5V:

 

    -0.5V ... 1.5V = LOW

    3V ... 5.5V = HIGH

 

 

NOTA


Eu havia "dissertado" um monte de besteiras aqui, e apaguei tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 14/04/2022 às 19:12, vtrx disse:

Qual seria o melhor valor de R9 para que o PORT do micro seja ativado?

 

Espero que você já tenha percebido: PORT está HIGH por padrão. Quando o optoacoplador age é que ele vai pra LOW.

 

Pull-up e pull-down estão explicados pelo Felipe Flop.

 

Como vemos na primeira imagem da minha mensagem anterior, existe um divisor resistivo 4K7|20K fazendo a tensão de entrada para PORT.

 

divisor-resistivo.jpg.4ef36791674bb79105210ad67efb8d51.jpg

 

R2 é o 20K interno ao microcontrolador. Vout é o que estamos virtualizando como "a entrada".


Vamos rever enxuto:

 

opto-pull-up.jpg.301f63372c2635f1b42046211974a8fc.jpg

 

R10 = 4K7 = 4700 Ohms

 

Então:

 

  Optoacoplador ATIVO › Ic = 0,9 mA

  Optoacoplador INATIVO › Vin = 4V

 

O gráfico da figura 6 no datasheet (cf. primeira imagem da minha mensagem anterior) nos deixa acreditar que com ~2 mA de If teremos os 0,9 mA de Ic. @vtrxqual é a cor do LED externo?

 

Vf = 1,3V

 

Digamos que seu LED externo seja vermelho, laranja ou amarelo, e derrube 2V. Ambos os LEDs já fazem os 3,3V.

 

3.3 – (1.3 + 2) = 0V

 

Assim, "teoricamente" não temos corrente. Nem sem resistor!

 

Mas não é pra tanto. Vamos forçar (apenas na imaginação) 0,4V sobrando nessa conta. Para 0,002A seria necessário um resistor de 200 Ohms.

 

Agora imagine:

 

24 – 3,3 = 20,7V sem resistor?

 

Nessa tensão, R9 = 200 Ohms faria uma If ~ 200 mA e estragaria o 4N25.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 15/04/2022 às 10:40, MOR disse:

Com 3,3V nem sei se passaria alguma coisa para a saída do 4N25, mas...

 

Como eu tentei explicitar acima.


Mas eu acho que seu desenho está com muitas lacunas; em termos "artísticos" mesmo. Falta legenda etc. @MORc, como funciona?

 

transistor-diodos.jpg.93b4a8b51a1973c277d77e30e465b77e.jpg

 

Update

 

Trata-se de usar o transistor como uma fonte de corrente:

 

 

Este segundo vídeo deixa as coisas mais claras:

 

 

A aula mais completa:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Esse é um circuito clássico....

 

Fiz uma montagem bem parecida ao circuito acima , para um melhor entendimento :

 

981404820_fontecorrente2.PNG.db8ad35161ee2bdc8cd010df3833e63e.PNG

 

Acima, o circuito alimentado com 3,3 Volts, eu usei D3 e D4 juntos para substituir o Led do Opto.

 

O resistor R1 é que define a corrente que passa pelo coletor do transistor, e por consequência, a corrente pelo Led do Opto.

Os diodos D1 e D2 mantem a tensão na base de Q1 em torno de 1,24 Volts, e nessa simulação  a queda de tensão Vbe é de 0,68V, Portanto, a tensão sobre o resistor R1 é de 0,56 Volts, o que permite a passagem de 1 mA, e essa é a corrente que passa pelo Led do Opto.

 

Agora outra simulação, com tensão de 24V :

 

482138519_fontecorrente1.PNG.08563b81ddb57f2c945c0aa7558fb79c.PNG

 

Repare que a tensão sobre D1 e D2 aumentou um pouco, e consequentemente a tensão sobre R1 também aumentou um pouco, e agora a corrente que passa é de 1,38 mA .

 

Portanto, para uma variação na entrada de 3,3 Volts até 24V, a corrente no Led do Opto variou bem pouco, ficando dentro do desejado.

 

Se usarmos o modelo idealizado, no qual a tensão sobre os diodos é SEMPRE de 0,7 Volts, a tensão de condução Vbe fosse SEMPRE 0,7 Volts, teríamos a mesma corrente sobre R1, independente da tensão de alimentação, que seria de (1,4 - 0,7 ) / 560 =  1,25mA , o que está próximo do real.

 

Embora um opto acoplador aceite uma ampla variação de corrente no Led, ( o 4N25 trabalha desde 0,5 mA até 60 mA ) , as características de transferência variam bastante com a corrente, e um circuito do tipo acima permite que a transferência do sinal de entrada para a saída seja sempre igual, não importa qual a tensão máxima dele ( digo em termos digitais, porque abaixo de uns 2,5 Volts o Led nem acende...

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@vtrx , na minha opinião, o @aphawka acaba de resolver seu tópico. Eu só tenho mais uma questão pra ele.

 

@aphawk , dado que suas simulações estão fechadas, eu vejo que o correto pode ser substituir D3+D4 pelo LED interno do optoacoplador, e R1 por uma dupla R+LED (sinalização).

 

opto-led.jpg.42a006962a18e800c173b5a9a2b790f4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Sim, como eu disse acima, eu usei D3+D4 apenas para ter uma tensão direta de condução semelhante à do Led do opto , visto que o modelo do opto acoplador do Proteus não tem quase nenhum parâmetro para simulação.... já os diodos 1n4148  tem um modelo bem mais completo.

Repare que pelo datasheet do opto, a corrente varia de 0,5 mA até uns 60 mA, e a tensão direta também varia bastante. O local correto para ligar o Led do Opto é mesmo no lugar da dupla D3+D4.

 

Mas não pode colocar um Led em série com R1, o circuito simplesmente não vai funcionar mais com nenhuma tensão de alimentação, pois Q1 estará sempre cortado !

 

Tem de deixar o R1 sozinho mesmo.

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
56 minutos atrás, aphawk disse:

Tem de deixar o R1 sozinho mesmo.

 

Então talvez se possa colocar um LED externo (sinalização) em série com o LED interno do optoacoplador, lá nas vagas D3+D4, desde que haja espaço na tensão da base.

 

@vtrx , a fonte de corrente que está sendo testada por @aphawkpode ser entendida a partir dos vídeos embutidos na minha mensagem #11. A professora Fabíola, segundo vídeo, ensina-nos a fazer os cálculos.

 

1 hora atrás, aphawk disse:

eu usei D3 e D4 juntos para substituir o Led do Opto

 

De fato. Eu não tinha lido isso com atenção. E conforme o datasheet do 4N25 da Vishay, Vf está entre 1,3 e 1,5V.

 

1 hora atrás, vtrx disse:

 

@vtrxA, a razão do ensino com "um resistor na frente" é apenas transmitir a necessidade simples de se limitar a corrente do LED interno. Porém, um resistor limitador de corrente não é um resistor fixador de corrente. Esta acaba flutuando de acordo com a tensão. Uma solução que tem sido trabalhada é substituir tal resistor por uma fonte de corrente "constante".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

talvez se possa colocar um LED externo (sinalização) em série com o LED interno do optoacoplador, lá nas vagas D3+D4, desde que haja espaço na tensão da base.

 

O gerenciamento desse "espaço" para a queda de tensão 1,3+1,8 ou 1,5+2,2 seria aqui, para a base do transistor:

 

tensao-de-base.PNG.264c4134b49c198e71d61cdb934f3eac.PNG

 

Mas vemos que o tal "espaço" não existe:

 

  1,3+,1,8 = 3,1V

  1,5+2,2 = 3,7V

 

Somente se um mínimo da alimentação fosse uns 4,5V.

 

Haveria uma forma simples mais ou menos controlada de elevarmos os 3,3V com um indutor?

 

Mas e o que aconteceria com os outros valores possíveis (até 24V)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Voltando para falar resultados.

Como as placas foram encomendadas e não tive meios de alterar(chegaram),só tive a opção de usar um resistor de 1K,deste modo o circuito responde com tensões entre 4v e 20v.

Não testei com tensão maior,mas 5 a 20 esta bom.

Não ativou com 3v mesmo usando resistor de 200omhs,e não seria prudente diminuir mais o valor e depois testar com 20v...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2022 às 17:30, vtrx disse:

será conectado a saída de um 'moedeiro' onde existem versões com vários tipos de saída não ultrapassando 24v.

Que eu lembre, os moedeiros mais simples trabalham em 12V.

A não ser que você vai usar algo muito complexo, tipo equipamentos do protocolo MDB p/ vending machine.
você já escolheu o tipo de equipamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!