Ir ao conteúdo

Recomendação de distro Linux para aprendizado

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

Rapaziada,
Sempre usei Windows, porém hoje atuo na área de T.I na parte de suporte, afim de melhorar meus conhecimentos decidi me aventurar no Linux, aprender como funciona a SO e afins.. Porém, o linux tem diversas distros, e eu não sei qual eu vou conseguir assemelhar mais a um servidor, quero aprender coisas básicas até o intermediário.. Então, preciso de ajuda para escolher uma distro e se puderem me indicar uma fonte de conteúdo para aprender a usar o linux (seja canais, fóruns etc..)

Postado

Para usuário final recomendo o Linux Mint, baseado no Ubuntu. Sempre tem uma curva de aprendizagem mas sua interface não é estranha para quem está acostumado com o Windows.

Aqui mesmo, no CDH, tenho encontrado gente bem experiente e generosa para ajudar. Mas há outros fóruns, tanto no Brasil quanto internacionais bem bons, também. Dá para achar pelo Google, também.

Uma dica: depois de instalado o Mint e na primeira vez que for usá-lo, por defaut ele abre uma janela com links tanto para dicas quanto para fóruns.

Agora, só como servidor, usei, mas faz muito tempo, o Red Hat sem interface para usuário final, e ele se comportava muito bem. Hoje não sei como está mas naquele tempo, Red Hat + rede Novell + Oracle, com Windows nas pontas, era sopa no mel.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Debian/Ubuntu, Red Hat, SUSE. Esse quarteto domina o uso empresarial do sistema, caso seja seu objetivo.

Debian tem o Original e as dezenas de derivações, sendo o Ubuntu a mais famosa.

Red Hat recentemente passou a ter uma versão gratuita para uso não comercial, que acredito ainda requerer burocracia para baixar. Como alternativa livre, tem o CentOS Stream, Rocky, AlmaLinux. Os dois últimos são uma recompilação exata dos pacotes fonte e, portanto, são o mesmo sistema, sem a burocracia. Ou tem o Fedora, que é da onde o Red Hat vem.

SUSE tem o openSUSE Leap.

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Olha, se a intenção é unicamente aprendizado do linux, você pode usar um LFS (linux from scratch), ou o Gentoo, ou o Funtoo. São distros que você faz tudo manualmente, mas acaba aprendendo muito. Você vai desde fazer o particionamento, instalar uns binários básicos para começar a compilar seu sistema do zero, e instalar esse sistema. Recomendo você usar uma distro mais funcional e amigável para o dia a dia e para aprender o básico. Mas para aprender mais a fundo essas opções que citei são muito boas. E o Gentoo e Funtoo são realmente usáveis como seu linux do dia a dia, apesar de serem mais complicadas de se manter.

Postado
Em 30/07/2022 às 13:15, HellMans disse:

Rapaziada,
Sempre usei Windows, porém hoje atuo na área de T.I na parte de suporte, afim de melhorar meus conhecimentos decidi me aventurar no Linux, aprender como funciona a SO e afins.. Porém, o linux tem diversas distros, e eu não sei qual eu vou conseguir assemelhar mais a um servidor, quero aprender coisas básicas até o intermediário.. Então, preciso de ajuda para escolher uma distro e se puderem me indicar uma fonte de conteúdo para aprender a usar o linux (seja canais, fóruns etc..)

Não é melhor fazer logo um curso já que atua na área de TI ?

O @Gabriel Torres passou uma dica de um curso de Linux que me pareceu bom por estes dias. Vamos ver se ele aparece aqui no teu tópico para te informar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!