Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Windows instalo em uma máquina com 512 MB de RAM? Windows 7?


Posts recomendados

tem varios computadores no meu trabalho com 512 de ram, queria passar todos pra windows 7, mas não sei qual é melhor.
os componentes dos computadores são bem fracos a utilização deles seria apenas para coisas basicas de informatica.
cpu é um intel celeron 336
placa-mãe lt08165hme-775
placa de vídeo l15525 intel 82865g
HD de 37gb alguns HD tem mais gb, são cerca de 10 computadores iguais.
alguns estão com windows vista e alguns com o xp, compensa passar pro 7?

  • Triste 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Eu consideraria apenas o Windows XP para as máquinas com 512 MB de RAM. Com 1GB até dá para tentar o Windows 7 x86, mas imagino que o resultado possa ser ruim. Ambos já tiveram o suporte encerrado pela Microsoft.

 

A melhor recomendação seria a instalação de uma distribuição Linux bem leve, como o Bodhi Linux, que além de rodar melhor terá suporte ativo para atualizações: https://www.bodhilinux.com/download/

  • Curtir 4
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, KairanD disse:

Eu consideraria apenas o Windows XP para as máquinas com 512 MB de RAM. Com 1GB até dá para tentar o Windows 7 x86, mas imagino que o resultado possa ser ruim. Ambos já tiveram o suporte encerrado pela Microsoft.

 

A melhor recomendação seria a instalação de uma distribuição Linux bem leve, como o Bodhi Linux, que além de rodar melhor terá suporte ativo para atualizações: https://www.bodhilinux.com/download/

 

Estive testando a versão atual do Bodhi Linux e a achei um pouco pesada em relação á versão antiga. Leve mesmo continua sendo o antiX mas talvez não rode o plugin de segurança do bancos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@jgsick @Henrique - RJ Há outro ponto a considerar também: o Bodhi Linux x86 é baseado na versão 18.04 do Ubuntu. Essa versão deixa de ter suporte em abril de 2023, e não sabemos como irão proceder com relação à atualização (já que versões mais novas do Ubuntu não têm suporte a arquitetura x86). Esse Celeron parece ter suporte a x64, mas aí o sistema também fica um pouco mais pesado (embora o teste possa valer a pena).

 

Creio que a melhor opção, em termos de longevidade para as máquinas com 512MB de RAM, seja o Debian Linux x86 com uma interface bem leve. O problema é que se trata de um sistema menos amigável e que pode demandar algum estudo para formatação e configuração. Este meu tutorial aborda apenas a versão GNOME e precisa ser atualizado, mas fornece uma ideia:

 

O Debian ainda deve manter a versão x86 por um bom tempo, dada a filosofia do projeto (de ter versões para quase todas as arquiteturas). Windows XP e Windows 7 não têm suporte mais, e qualquer versão de Linux x86 baseada no Ubuntu 18.04 provavelmente não vai longe.

 

Para as máquinas com 1GB de RAM, acho que até vale a pena o teste com distribuições mais avançadas e interessantes, como o ZorinOS Lite (que utiliza um ambiente XFCE modificado): https://zorin.com/os/download/. É leve, é 64 bits e terá suporte garantido com atualizações por muitos anos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@jgsick Qual é o uso dessas máquinas? Quais "coisas básicas"? Pois com 512 MB de RAM, chipset i865G (que tem vídeo integrado horrível[*] e usa DDR1), um processador Intel com microarquitetura Netburst com apenas um núcleo (i865G só suporta isso) e um disco rígido super lento, essas máquinas não servem para navegar na internet. Com alguma boa vontade, podem servir para LibreOffice; entretanto, mesmo para esse fim, tenho dúvidas se ficará aceitável.

 

[*] Glorioso Intel Extreme Graphics 2™.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
1 minuto atrás, Henrique - RJ disse:

@jgsick

 

A verdade é que mal dá pra navegar na internet com máquinas muito antigas. Se quiser ver um vídeo já não dá e ainda pra mais sites hoje que costumam ser pesados.

A verdade é que com Windows 3.10 + Netscape Navigator + Fax/modem de 33.600 bps era muito melhor que hoje em dia com banda larga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jgsick se vai ser só para entrar na internet , editar texto esse tipo de maquina é melhor mesmo linux, costumo usar o Tiny Core Linux para esses, mas ele é mais chato de mexer, usa um pendrive para testar as versões embora algumas só instalando mesmo, como citado ai zorin, bodhi, antix, lxle (gosto tb) são boas pedidas para aproveitar essas maquinas. 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!