Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componente eletrônico para projeto de luminária


Posts recomendados

Boa tarde, sou iniciante no meio da tecnologia/eletrônica (diga-se leigo) e estou tentando montar um projeto de mini luminárias impressas em 3D.

Estou a procura de um componente específico (LED), no entanto não sei como/onde procurar, visto que até agora não achei nada parecido na internet.

Segue em anexo fotos de um exemplo do módulo montado.

Aceito também indicações de como possivelmente montar um módulo caso haja apenas as peças separadas.

Obrigado.

F4KF55VJIDGOBES.jpg

FAWYOVFJIKJRUK3.jpg

FRM7LTJJIDGOBFF.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez montei umas luminárias com controle de brilho, só que usando segmentos de fita de LED e a base de madeira. Para a eletrônica, tive bastante ajuda dos mestres daqui do fórum, quem sabe serve aí, no seu projeto?

 

(Desculpe a qualidade das fotos e vídeos.)

 

Olha a luminária aqui:

aNqfyPh.jpg

 

Aqui, funcionando:

 

 

O circuito, para quem não é expert, pode parecer complicado. Mas na medida em que a gente vai fazendo, quando vê... pronto, funcionou.

 

Nesse circuito tem uma inutilidade que achei legal colocar mas que hoje não colocaria de novo: o led que indica onde a caixinha deve ser tocada para acender diminui seu brilho quando o ambiente está escuro. A ideia era que, se a pessoa desliga a luminária, ora... ela quer ficar no escuro e não com aquele led aceso. Funciona, o led de stand by realmente fica fraquinho no escuro, mas na prática isso acabou sendo muito trabalho para pouco efeito. Dá para simplificar bastante, mas...

 

olha o esquema dos circuitos aqui:

k4sSNpA.jpg

 

Várias outras fotos, inclusive da placa de circuito impresso, aqui:

https://*****/folder/sEoGFBwD#nR41lFtlkVQNjsAhSWAvkQ

 

O tópico em que a turma me ajudou aqui:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Nem sei se eu comentei no tópico original, mas invés de eliminar o ldr com led stand by. 

Eu eliminaria o relé e o diodo, aplicando o coletor do BC548 direto no pino 4 do 555. Como o 555 é TTL, nem precisa de resistor pull up na entrada reset. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, lendo o seu tópico da primeira vez estranhei você não encontrar LED na internet. Colocando o código XGL 6001 na internet acabei chegando num site de onde você provavelmente tirou as fotos. Mostra uma luminária em forma de lua que pode ser feita com uma impressora 3D e usa esse circuito/plaquinha com o logo 3M como fonte de luz.

image.png.877961e1ad1bf331a395f03d7e9a0f26.png

 

 

 

E realmente as placas com esse código estão fora de estoque, parece que não são mais fabricadas e você como leigo quando mencionou LED provavelmente estava se referindo a ela. Se for realmente isso os LEDs na verdade são as duas pecinhas amarelas na placa e existem milhares de tipos diferentes. E estou achando que a sua ideia é imprimir em 3D luminárias em outros formatos e precisa de uma fonte de luz. Pelas fotos essa plaquinha funciona com uma pilha redonda em formato de moeda que fornece 3 volts, é muito usada em balanças digitais, aparelhos de medir glicemia para diabéticos e até em relógios de pulso. Na foto do site e no vídeo do Youtube que tem nele a luminária em forma de lua têm uma luz fraca, provavelmente porque para muitos tipos de LED 3 volts é pouco, os que aparecem na foto tem jeito de serem para 3,3 volts. Nesse caso até que a tal pilha moeda pode ter uma duração razoável mas se for para acender forte não duraria muito. A parte de traz é um tipo de botão de toque e envia um comando para a pecinha preta (que é um CI) acender, apagar e fazer alguns efeitos tipo piscar, acender e apagar lentamente etc.

 

https://www.youtube.com/watch?v=iFvQapp8xiI

 

Para fazer uma plaquinha semelhante a essa que não acenda muito forte nem pisque basta um soquete pra esse tipo de pilha, um interruptor pequeno, dois LEDS e talvez dois resistores. Tudo pode ser montado numa plaquinha de circuito impresso que é muito fácil de fazer até para um leigo, no canal Manual do Mundo do Youtube você vai encontrar a descrição completa de como fazer.

 

Agora se for pra iluminar de maneira mais forte, para a gente te ajudar você vai ter definir qual a fonte de energia você vai querer usar. Pilhas são mais limitadas e precisam de soquetes para serem instaladas. Tem uma opção que são as fitas de LEDs que funcionam com 12 volts obtidos com os tais aparelhos chamados de fontes e que vão ligados na tomada. Essas fitas são interessantes porque são compostas de pedaços de uns 5 centímetros e já vem pré cortadas nas junções dos pedaços. Cada pedaço é independente, com três leds cada incluindo já o tal resistor. Com isso você tem uma boa liberdade para definir o tamanho. São muito práticas principalmente pra leigos, basta ligar dois fios da fonte para o primeiro pedaço da fita. Tem de várias cores principalmente branca, vermelha, azul e verde e a parte de traz é auto colante.

image.thumb.png.216bec19f9956b4fc8e0095279a05e19.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

A parte elétrica/eletrônica da lâmpada é apenas uma parte do desafio. A outra é a dissipação de calor. Supondo que a luminária tenha 3W, serão 3W de calor a ser dissipado. O led não gosta muito de calor, passou de 85ºC já era!

 

Na luminária que fiz, usei 10 segmentos de 3 leds cada, Sérgio. Ilumina tanto que mesmo para ler ou escrever nunca deixo no máximo. Mas já deixei no máximo por horas num dia em que não estava frio e a temperatura ali na madeira onde os leds estão colados, chegou e estabilizou a 60°C. Havia preocupação tanto com a madeira quanto com a cola...

 

No fim, a cola original é que não aguentou. Acabei usando cola de sapateiro e está até hoje... Mas se eu tivesse que refazer, "colaria" (na verdade, fixaria) com silicone transparente, daqueles de vedar pia etc. Não ficaria uma colagem muito firme, que silicone não aguenta esforço mecânico, teria que ter cuidado para não puxar o fio que leva energia aos segmentos de led com força. Mas segundo o datasheet, silicone transparente fica bem até uns 150°C. Se chegasse a isso, a madeira já estragaria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas se eu tivesse que refazer, "colaria" (na verdade, fixaria) com silicone transparente, daqueles de vedar pia etc.

Tem também o silicone que se usa pra vedar motores a combustão, a temperatura que ele suporta é altíssima. Depois de seco nem o ferro de solda derrete. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a 1ª pergunta seria pra você: a ideia é uma luz simples e barata ou você quer uma luz cheia de funções fazendo sua luminária diferenciada?

Se a ideia for preço, coloca led board no aliexpress que tem várias placas prontas, cujo PCB é de alumínio p/ dissipar o calor. Ache uma no tamanho que você deseja e pronto.

Se você quer algo diferenciado, a ideia da @.ifé excelente. Coloca o Lillypad e faz um software com algumas funções, fazendo uma luminária bem fora do comum. Tipo, coloca um acelerômetro dentro e faz ela ligar com uma chacoalhada. Ou pode fazer uma luminária que acende quando a luz fica baixa. Bom com o Lillypad o céu é o limite. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Renato.88 disse:

a temperatura que ele suporta é altíssima

Além disso, Xará, só para constar... com cientificismo tendendo a zero, só pela experiência na prática, depois de curados, o silicone para motores fica bem mais firme, mecanicamente falando, do que o transparente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!