Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe quebrou 1 dos pontos do CI da BIOS


Posts recomendados

Estava tentando resoldar pela 3°x minha BIOS porque tinha corrompido da Gigabyte Aorus Elite B450 v1.0

Tinha excesso de solda não deixando eu terminar, na hora de remover para retirar a solda terminou quebrando 1 dos terminais, tinha visto um videos antigos de restauração de trilha que geralmente faziam um enrolado de fio e recriavam a trilha... minha duvida seria meio que se é só fazer isso ou como fixaria na placa? (O trilho tem uma pontinha solta que acho que pegou um pouco de estanho)

 

nh78qpW.png

Não é a primeira vez que faço desoldagem e coisa do tipo (Não tenho estação de ar quente) e infelizmente aconteceu isso...

É minha placa principal pois acho que ela seja superior a B450M (Até por causa de O.C. que gostaria de fazer)

Gostaria de saber se há solução, se tenho que fazer algo para prender nesse orifício ou como ficaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Já vi alguns vídeos de reparo de trilha em placa de celular ou notebook, onde é usado um pedaço pequeno de fio de cobre e em uma das pontas faz tipo umas voltinhas para soldar em cima e usar.

 

No processo vi usar tipo uma resina verde, que passa por cima para fixar na placa e é seca com luz UV, pelo que vi.

 

Minha sugestão para não ficar mexendo com solda de chips e ocorrer esse problema de sair o contato, é comprar uma gravadora de BIOS USB, não precisa nem tirar o chip da placa.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2096379536-adaptador-usb-gravador-leitor-programador-eprompincajacare-_JM#is_advertising=true&position=1&search_layout=grid&type=pad&tracking_id=31b396ff-56d6-4064-b233-d244dd7313d7&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=1&ad_click_id=ODgxOTExMGMtZTExNi00MThkLTgwOWUtNTdhMDFhYzhjOGU4

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz remendos desse tipo usando um pedaço de fio bem fino.

Com ajuda de uma lente de aumento você solda o fio na trilha e deixa ele com um pouco de solda ali onde estava a ilha (ponto marrom). depois é só colocar o CI por cima e esquenta o pino dele com o ferro de solda que ele deve grudar no fio ao esfriar.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

minha duvida seria meio que se é só fazer isso ou como fixaria na placa? (O trilho tem uma pontinha solta que acho que pegou um pouco de estanho)

normalmente é usada mascara uv (muito comum em reparos de celular) e a lâmpada para a secagem da mesma, no seu caso ficaria como nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas Karl

 

Eu tenho aqui uma caneta com esse tipo de tinta mas para o que o autor do tópico quer acho melhor usar um finíssimo fio de cobre aplicando solda nas pontas para ficar semelhante ao que estava pois a tinta condutível me parece pouco condutora de corrente.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ É bom saber. Suponho que a sua seja a base de prata (eu vi na internet algumas a base de carbono). Uma boa forma de saber a condutividade é fazer riscos num material isolante e medir a resistência por centímetro com o multímetro.  Eu sei que é pedir demais mas se puder fazer isso nós agradecemos.:rolleyes:. Eu provavelmente faria a restauração com fio mesmo. Mas talvez uma camada não muito fina e como a distância é pequena a resistência não seria muito alta. E talvez funcionasse como cola. Na verdade a primeira vez que ouvi falar disso há mais de 30 anos era vendido como cola. Enfim sem ter a tinta na mão pra fazer experiências, como tempo de secagem, resistência elétrica e mecânica só posso ficar na base do talvez.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Com aproximadamente 1cm aqui acusou em torno de 1500 ohms.

Nossa, não imaginei que fosse tanto:blink:. Já fiz experiências com pó de grafite  misturado com cola ou esmalte de unha, cheguei até a misturar limalhas de cobre e o resultado foi ruim também. Não lembro mais os valores mas não foi muito pior do que isso. Era pra restaurar as trilhas de uma membrana de teclado sem fio mas no fim pra funcionar acabei usando a mistura pra colar pedaços de grafite para lapiseira 0,5 mm. Pelo jeito Infelizmente a cola ou base acaba isolando a maioria das partículas  e apenas uma parte muito muito pequena delas consegue dar contato com outras. Pena, se fosse melhor seria muito útil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu caso está fácil... siga a trilha do PAD rompido, ela vai dar em um capacitor... solde um fiozinho do pé do capacitor até o pé da BIOS... e cole o fiozinho pra dar resistência...

(obs: parece que tem uma gota de solda perdida em cima do citado capacitor... verifique)

e futuramente use o gravador de BIOS munido da pinça de gravação citada anteriormente.

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2023 às 14:33, Elder Nauvirth disse:

Já tentei porém raramente reconhece, tentei tanto em placa Dell como da Gigabyte, nenhum reconhece sem soltar ou as vezes reconhece 1° vez (leitura) e depois não reconhece para gravar e nada

Em 11/03/2023 às 14:33, Elder Nauvirth disse:

@Arthur Guillermo Já vi alguns vídeos de reparo de trilha em placa de celular ou notebook, onde é usado um pedaço pequeno de fio de cobre e em uma das pontas faz tipo umas voltinhas para soldar em cima e usar.

 

No processo vi usar tipo uma resina verde, que passa por cima para fixar na placa e é seca com luz UV, pelo que vi.

Estou com essa ideia, será que seria possível trocar resina verde por cola tekbond ?

 

@Renato.88  Nesse caso citado nem precisaria firmar esse pino correto?

 

@Andreas Karl Infelizmente ultimamente anda meio apertado a grana por causa da facul, estava pensando pegar fio de RJ45 se eu achar um de cobre ou pegar fio de fonte de computador

 

Em 16/03/2023 às 17:37, Blumer Celta disse:

Seu caso está fácil... siga a trilha do PAD rompido, ela vai dar em um capacitor... solde um fiozinho do pé do capacitor até o pé da BIOS... e cole o fiozinho pra dar resistência...

Teria que ser do capacitor ou poderia só completar o trilho que já até pegou um pouco de solda na rompida ?

Em 16/03/2023 às 17:37, Blumer Celta disse:

(obs: parece que tem uma gota de solda perdida em cima do citado capacitor... verifique)

Obrigado por avisar, deve ter acontecido em quanto tentava retirar a solda sem soltar o CI e não percebi

Em 16/03/2023 às 17:37, Blumer Celta disse:

e futuramente use o gravador de BIOS munido da pinça de gravação citada anteriormente.

Infelizmente já tentei varias vezes mas não sei o que acontece que só lê primeira vez e nunca mais, já testei com ele removido e funciona a pinça, outro técnico que tentou arrumar da 1° vez também tentou com pinça e não deu

 

(Desculpem a demora para responder, estava em semana de provas sem tempo para nada :( )

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Renato.88 nos apresentou a teoria que, apesar de ser do dia-a-dia de alguns, requer um tanto de destreza e outro tanto de pura sorte. O problema é que a trilha é muito fina e, quando as coisas são tão próximas, o calor do segundo passo tende a desmanchar os resultados da primeira etapa.

 

@Blumer Celta nos trouxe uma abordagem que, apesar de esteticamente menos convidativa, mostra-se, na prática, de uma execução mais fluida, com um resultado mais robusto. O problema é que requer uma análise do circuito — cuidado com placas multicamadas, não confie demais nos olhos.

 

A receita para uma desgraça dessas é um conjunto de ferramentas "completado" com uma dose de pressa. Quando o pad esquenta demais, qualquer toque o decepa.

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

Já tentei porém raramente reconhece, tentei tanto em placa Dell como da Gigabyte, nenhum reconhece sem soltar ou as vezes reconhece 1° vez (leitura) e depois não reconhece para gravar e nada 

3 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

 

 

Você mesmo já percebeu que não funciona. 

Porém meio que chovendo no molhado é válido avisar a outros que podem ler o tópico....

Fazer este procedimento não é bom, pois as tensões do circuito gravador/leitor podem queimar o resto da placa, o ideal é retirar o chip mesmo. 

3 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

Estou com essa ideia, será que seria possível trocar resina verde por cola tekbond ?

Não é o procedimento mais adequado, porém eu já consegui colar uma trilha que soltou da placa com esse tipo de cola. O bom é que o calor do ferro de solda ajuda a cola secar rapidamente, pois evapora a solução que mantém-a líquida. 

3 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

 Nesse caso citado nem precisaria firmar esse pino correto?

O importante é o contato elétrico, se o fio do remendo estiver seguro na trilha e no pino vai funcionar, a rigidez mecânica que vai segurar a peça fica a cargo dos outros pinos. 

3 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

Infelizmente ultimamente anda meio apertado a grana por causa da facul, estava pensando pegar fio de RJ45 se eu achar um de cobre ou pegar fio de fonte de computador

Não use os fios desses cabos RJ45, eles não são de cobre puro. A solda não pega bem neles. 

Os fios da fonte podem ser usados. 

 

3 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

Teria que ser do capacitor ou poderia só completar o trilho que já até pegou um pouco de solda na rompida ?

A ideia é facilitar as coisas, pois soldar um fio no pino do CI e conectar nesse capacitor é mais fácil do que a ideia que eu dei por exemplo. 

Eu uso esse processo quando o circuito tem uma corrente maior e o fio do remendo precisa ser um pouco mais grosso, dessa forma se evita dor de cabeça com as trilhas quebrando ou se soltando. 

 

@alexandre.mbm concordo plenamente com o que disse. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2023 às 20:28, Arthur Guillermo disse:

Teria que ser do capacitor ou poderia só completar o trilho que já até pegou um pouco de solda na rompida ?

seria mais perto pegar da trilha que sobrou, mas neste caso precisa de mais precisão na solda, pois a trila é fina... no capacitor facilita bastante.

Em 22/03/2023 às 00:19, Renato.88 disse:

Você mesmo já percebeu que não funciona. 

Porém meio que chovendo no molhado é válido avisar a outros que podem ler o tópico....

Fazer este procedimento não é bom, pois as tensões do circuito gravador/leitor podem queimar o resto da placa, o ideal é retirar o chip mesmo. 

Muito boa dica... sempre desconfiei disso, mas como vejo tal adaptador sendo vendido abundantemente, pensei que não tinha problemas. Mas de agora em diante jamais farei desta forma. valeu.

Em 22/03/2023 às 00:19, Renato.88 disse:

Não use os fios desses cabos RJ45, eles não são de cobre puro. A solda não pega bem neles. 

Os fios da fonte podem ser usados.

Os da furukawa achei que eram... mas agora não tenho mais certeza de como andam as coisas, só sei que aqui na empresa compraram uma caixa (licitação, sempre o preço mais baixo), de cabo CAT6, e tenho certeza de que aquilo não é cobre puro (como pedido na licitação), e sim alumínio banhado a cobre. (obs: esta caixa não é da furukawa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Blumer Celta disse:

Os da furukawa achei que eram... mas agora não tenho mais certeza de como andam as coisas, só sei que aqui na empresa compraram uma caixa (licitação, sempre o preço mais baixo), de cabo CAT6, e tenho certeza de que aquilo não é cobre puro (como pedido na licitação), e sim alumínio banhado a cobre. (obs: esta caixa não é da furukawa).

Esses que usam fio rígido é alumínio mesmo. Como são feitos pra prensar nos conectores não faz muita diferença. E outra que o sistema de rede permite que os fios tenham resistência elétrica sem perda na qualidade do sinal. 

Mas eu me referia mesmo aos cabos (com vários fios finos) até porque o fio rígido dos cabos de rede é muito grosso para o trabalho sugerido ao tópico. 

Alguns deles são bem ruins na qualidade do cobre também. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!