Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Suporte com Modulo MP3 e Sensor de Presença - Arduino


Posts recomendados

Olá a todos, sou iniciante no mundo do arduino e gostaria de montar um pequeno circuito com o módulo sensor de presença (PIR) com o módulo MP3 de modo em que, quando o sensor de presença desse saída alta, fosse iniciado um som mas quando desse saída baixa, esse som seja pausado, alguém poderia me ajudar nesse circuito e na programação?

Segue os modelos dos módulos:spacer.pngspacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá. Permita-me observar primeiramente... Este sensor detecta variação de calor e não apenas presença ou seja, gera um pulso a cada movimento. Neste caso seu projeto poderia ser algo como move o braço=play, move de novo=pause. ok.. digamos que isso é minimalista demais e você quer desafio maiores... Neste caso permita-me recomendar um sensor de gestos (clique). A princípio ele detecta a direção do movimento e você pode criar funções diferentes movendo pra cima (play) , pra baixo (pause) , esquerda (volume+) direita (volume-) , diagonal (próxima).. etc.

 

Em tempo: comprei ambos - o módulo e gesture sensor - há muito tempo pra brincar.. estão no plástico até hoje . sério  kk. A ideia do sensor era colocar perto da cama  pra mudar de canal só com gestos. Claro, tinha que fazer a parte i.r.  Ah sim, comprei também varios sensor pir = ao seu. A ideia era quase a mesma a sua: sensores no caminho, avisar com frase alguém se aproximando de casa. projeto também no plástico 😁.. de fato tá tudo em banho maria...

 

18 minutos atrás, Thiago Pacheco disse:

ajudar nesse circuito e na programação

Quanto a isso, mostre o que você já fez, o que já sabe, que pesquisas fez na net sobre tal e que resultados práticos obtiveste. E não queime a etapa pisca led ok?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Olá. Permita-me observar primeiramente... Este sensor detecta variação de calor e não apenas presença ou seja, gera um pulso a cada movimento. Neste caso seu projeto poderia ser algo como move o braço=play, move de novo=pause. ok.. digamos que isso é minimalista demais e você quer desafio maiores... Neste caso permita-me recomendar um sensor de gestos (clique). A princípio ele detecta a direção do movimento e você pode criar funções diferentes movendo pra cima (play) , pra baixo (pause) , esquerda (volume+) direita (volume-) , diagonal (próxima).. etc.

 

Em tempo: comprei ambos - o módulo e gesture sensor - há muito tempo pra brincar.. estão no plástico até hoje . sério  kk. A ideia do sensor era colocar perto da cama  pra mudar de canal só com gestos. Claro, tinha que fazer a parte i.r.  Ah sim, comprei também varios sensor pir = ao seu. A ideia era quase a mesma a sua: sensores no caminho, avisar com frase alguém se aproximando de casa. projeto também no plástico 😁.. de fato tá tudo em banho maria...

 

Quanto a isso, mostre o que você já fez, o que já sabe, que pesquisas fez na net sobre tal e que resultados práticos obtiveste. E não queime a etapa pisca led ok?

Obrigado pela resposta, então mano no meu caso eu queria apenas um sistema de play e pause, quando detectasse a presença ali em baixo, por exemplo como se fosse uma luminária, quando detectasse a presença permanecesse tocando e quando não detectasse esse som seria pausado.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi. Deixe o gesto pra depois...

 

Como tocar, dar play, pause, trocar de música e tal você acha com muita facilidade na net, obviamente... não se fala + nisso. O que posso te somar é o que já disse: este sensor detecta variação de calor. P.ex. se alguém passa por ele, ele aciona. Mas se alguém parado debaixo dele, ele não aciona pois a temperatura é constante. Pra acionar, a pessoa tem que dar uma reboladinha. No seu caso considere um sensor de proximidade e não de movimento.

Tem uma propagandinha mas acho que ninguém liga...

https://www.makerhero.com/categoria/sensores/movimento-e-proximidade/

Talvez um ultrassonico... ou infra vermelho... Mas antes... de novo, "pisca led", lembra?

 

De fato nem precisa de mc. Basta seu sensor acionar um relé que faz tocar um radio gravador  já com fita k7 e a tecla play acionada...😁

14384659.jpg

(eu tinha 1 deste.. saudade)

  • Amei 1
  • Haha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho visto dois tipos de sensor de presença em banheiro de bar, padaria... Um acende a lâmpada quando entro e apaga quando saio. Outro acende quando entro e apaga depois de um tempo, esteja eu lá dentro ainda ou não. Se estiver, basta uma mexida na cabeça que acende de novo. E já vi torneira desses dois tipos, também... torneira, secador de mão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Entendi. Deixe o gesto pra depois...

 

Como tocar, dar play, pause, trocar de música e tal você acha com muita facilidade na net, obviamente... não se fala + nisso. O que posso te somar é o que já disse: este sensor detecta variação de calor. P.ex. se alguém passa por ele, ele aciona. Mas se alguém parado debaixo dele, ele não aciona pois a temperatura é constante. Pra acionar, a pessoa tem que dar uma reboladinha. No seu caso considere um sensor de proximidade e não de movimento.

Tem uma propagandinha mas acho que ninguém liga...

https://www.makerhero.com/categoria/sensores/movimento-e-proximidade/

Talvez um ultrassonico... ou infra vermelho... Mas antes... de novo, "pisca led", lembra?

 

De fato nem precisa de mc. Basta seu sensor acionar um relé que faz tocar um radio gravador  já com fita k7 e a tecla play acionada...😁

14384659.jpg

(eu tinha 1 deste.. saudade)

 

 

ué, você vendeu esse aí que teu pai te deu quando você tinha 10 anos de idade ??? :

image.png.ff685f740aa7ec7055d0bdce37d163f9.png

 

Paulo

  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ahh então foi você que vendeu pra ele! Ele me disse mesmo que tinha comprado de um sinhorzinho de bengala!

 

15 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Um acende a lâmpada quando entro e apaga quando saio. Outro acende quando entro e apaga depois de um tempo, esteja eu lá dentro ainda ou não.

O 1º (que desconheço) atende a expectativa do garoto. Já o 2º é o tradicional que possui temporizador, sensor de luminosidade e sensibilidade, também mas pode-se fazer adaptações.

Obs: pra usar estes no (ex) rádio de Paulão dá certo. Mas não na alimentação pois a válvula demora pra aquecer e tocar. Pode ligar o relé na saída do alto-falante.

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Será que ele é apenas o outro só que com o temporizador setado para demorar muito para desligar o relé?

May be.

 

O que me fez lembrar... a looong time ago idealizei mentalmente um sistema de segurança com o sinal da câmera. A ideiota era medir a tensão média de um quadro todo sem movimento e registrar. Quando alguém passe ia alterar a V média e o sistema acionaria... ok..sistema e  com muitos vieses e idiot@ d+ mas não muito pra quem em tenra idade há uns ... anos atrás . .. o que me trouxe a...

 

Atualmente um arduino esp32 cam tá quase tão barato quanto um sensor. Detecta movimento, rosto e o escambal... fica aí a semente...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Um acende a lâmpada quando entro e apaga quando saio.

Talvez seja um sensor do tipo ultrassônico, do tipo usado em alarme de carro. 

23 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Outro acende quando entro e apaga depois de um tempo, esteja eu lá dentro ainda ou não. Se estiver, basta uma mexida na cabeça que acende de novo

Esse é o infra vermelho, do tipo mais comum. Ele trabalha com temperatura. 

Aqui em casa instalei alguns desses com lâmpadas de baixa potência nos corredores e garagem. 

 

Esse tipo de sensor serve para a aplicação desejada, mas para ficar uma coisa mais decente, o ideal são dois sensores. 

Eles devem ficar em pontos estratégicos de maneira que um deles identifique que a pessoa entrou no local e faça o som tocar, o outro deve identificar que a pessoa saiu e interromper o som. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para os entusiastas do IoT (alô, @.if), olha que interessante:

 

 

Tem o datasheet aqui (em Chinês mas nada que o Google tradutor não possa ajudar).

O que reparei é que, além dos pinos de alimentação (5vcc e GND), tem um pino TX, um RX e um... OUT! Analógico, será?

 

Tem uma documentação parece que mais completa aqui.

 

Será que dá para adaptar ao que nosso amigo @Thiago Pacheco quer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu já tinha visto. .. me impressionou a tal freq 24Ghz que vi em alguma descrição. E sim, a princípio ele atende a expectativa do garoto.

 

Estou a conceber mentalmente um sistema com muitos tipos de sensores estilo iot para asilo. A ideia é facilitar a dura vida dos cuidadores bem como dar mais confiabilidade aos familiares e conforto aos anciãos. P.ex. imagine um sensor na fralda que avisa o 'ocorrido'. Outro que avisa se na vertical ou horizontal, se em pé, dormindo ou caído, outro de fuga: avisa se idoso se afasta da central, e alguns etc. O desafio é o baixo custo, tamanho reduzido - quero tudo num botão da blusa - e claro, confiabilidade. Tem um asilo aqui do lado que eventualmente colaboro na manutenção. Se algum dia eu for 'morar' lá vou ter todo o (restinho do) tempo do mundo pra viajar com isso kk... mas porque não antes? 🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

off...

Não deixa de ser um ponto de vista. .. Mas  .... não vale muito a pena contra-argumentar ... Tenta também ver o ponto de vista do chatgpt e converse com ele sobre superhumanamente  😁

Sem ofensas, claro... foi só uma mensagem subliminar que se não percebeste, crê-me, não estás a sós.  🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!