Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular frequência PWM?


Posts recomendados

Pessoal, tenho um circuito que usa um 555 para gerar PWM variável. A saída excita a porta de um mosfet canal N (IRFZ44N).

 

Acontece que, como preciso que a carga fique no lado de baixo, negativo, pensei em usar um mosfet canal P (IRF9540N).

(Confuso aquele "N" no final do nome do mosfet. Não deveria ser "P"?) Mas acho que não é só trocar o IRFZ44N pelo IRF9540N e ser feliz, rs...

 

No DS desse mosfet tem que o tempo de resposta para ligá-lo é de 15ms, para saturar, 67ms e para desligar, 51ms.

 

Somando os maiores tempos (67ms + 51ms = 118ms), se não estou errando nem na interpretação do DS nem nos cálculos, entre ligar e desligar dá uma frequência de 847,46Hz.

 

Bom... li, no site do mestre Newton C. Braga que os mosfets canal P tem algumas desvantagens sobre que são canal N, entre elas que os canal P são mais lerdos e que tem maior resistência (aqui).

 

Tentei calcular a frequência máxima que o circuito gera mas confesso que estou cheio de dúvidas. Nas fórmulas que encontrei (figura abaixo) não estou conseguindo entender se Ra é a resistência que vai ao pino 7 do 555, se é o trecho A do potenciômetro...

 

No circuito que montei a R que sai do positivo e vai ao pino 7 é de 1k e o capacitor que sai do pino 6 e vai ao 0v é de 10nF mas posso mudar se vocês recomendarem. (No exemplo aí embaixo R é 10k e C é de 100nF, hein?)

 

Olha o exemplo, a fórmula e o que gostaria de montar aí embaixo:

y5qz3fn.jpg

ne8frSs.jpg

AbQQzk4.jpg

(Inclusive ali dá para ver Por que preciso que a carga fique do lado de baixo do mosfet: é que gostaria de usar o negativo no LDR, para levar apenas 3 fios para a parte superior da luminária (o positivo pulsante para os LEDs, o negativo para esses LEDs e também para o LDR e a saída do LDR para o transistor driver do relé. E tem também aquele LEDzinho ali, no NF do relé, que indica se a chave "sensor de escuridão/OFF/ON direto" está na 1a. posição.)

 

Será estou calculando certo? E será que a frequência máxima desse 555 fica maior que aqueles 847,46Hz? E será que o IRF9540N vai "torrar" por causa do aumento de sua resistência (em relação ao IRFZ44N que tava lá)? Será que seria bom mudar o capacitor de oscilação, o potenciômetro ou aquela R lá de cima?

 

Grato!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Somando os maiores tempos (67ms + 51ms = 118ms), se não estou errando nem na interpretação do DS nem nos cálculos, entre ligar e desligar dá uma frequência de 847,46Hz.

 

 

Está totalmente errado sim ... esses tempos são em NANOSEGUNDOS , não em milissegundos.

 

E Esses Mosfets tem o famoso problema da capacitância de gate elevada, seu driver tem de ter baixa impedância para pode carregar e descarregar essa capacitância rapidamente, ou o seu Mosfet vai pegar fogo por trabalhar na região ativa com alta impedância !

 

Dependendo do uso pode ter de adicionar transistores de driver entre o 555 e esse P-mosfet.

 

Paulo

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, aphawk disse:

Está totalmente errado sim ... esses tempos são em NANOSEGUNDOS , não em milissegundos.

Então quanto à frequência não teria problema. Lembro de ter lido por aí que a máxima frequência para um 555 é de 500KHz. E se esses tempos calculei divididos por 1 milhão, como o 555 está funcionando bem naquela configuração aí em cima, no chutasso, daria certo.

 

Mas resta o problema do mosfet canal P...

 

A ideia é colocar o LDR atrás, de costas para os LEDs, para que, óbvio, quando os LEDs acenderem não interferir na leitura de "caiu a noite" que o LDR está fazendo. E usando o mosfet canal N, o que vai fixo para os LEDs é o positivo. Acontece que o que o LDR precisa de fixo é o negativo...

 

Ou isso ou vou ter que levar 4 fios para a "cabeça" da luminária... já achei feio com 3 fios, os furos por onde passam os fios (como o conjunto todo) deveriam ser pequeninos. Com 4 então... olha aí:

 

Furo por onde passam dois fios brancos apertados e onde já está enfiado mais um vermelho, pensando em aproveitar um negativo (0v ou terra, sei lá...) que iria para os LEDs:

YTBpGzU.jpg

 

Conjunto todo. Ali, onde estão os LEDs, o LDR ficaria atrás:

zZxytZ5.jpg

 

 

 

E se a gente pusesse um R de pull-down ali no pino 3 do 555, para baixar a impedância de saída e para dar uma descarregada na capacitância residual no mosfet? Um chute de olhos vendados: 10k... Que tal?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei o bonde andando aqui, mas... 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

se a gente pusesse um R de pull-down ali no pino 3 do 555, para baixar a impedância de saída e para dar uma descarregada na capacitância residual no mosfet? Um chute de olhos vendados: 10k... Que tal?

Não faz diferença nenhuma. Quando o 555 vai a zero sua "resistência" é quase nula com o negativo da fonte. 

9 horas atrás, rmlazzari58 disse:

AbQQzk4.jpg

 

No geral, esse circuito com MOSFET P não vai funcionar. 

Ao desligar a alimentação positiva do 555, ele vai automaticamente aterrar a saída e manter os leds acesos direto. 

 

Pra mim, se o problema é a quantidade de fios, eu faria diferente. 

Se funciona bem com o MOSFET N, deixaria ele lá. 

E faria o circuito do LDR invertido, com transistor PNP.

Assim o circuito funciona, e levaria somente 3 fios saindo do circuito:

O Dreno do mosfet, o positivo e o fio do LDR. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Acho não entendi... aí não viraria um sensor de claridade? Daqueles que acende os LEDs quando a luz incide sobre o LDR?

Com o Ldr no positivo, quando tá de dia ele joga + na base do pnp e o relé abre. 

A noite o ldr fica alto e quem joga negativo no transistor é o trimpot. 

 

Outra sugestão é fazer o mesmo com dois npn. Aí dá pra eliminar o relé também.

(não sei se já percebeu, mas eu sou contra relé em circuitos assim. Pra mim eles são apenas pra controlar cargas de alta corrente, ou de tensão da rede).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

google interruptor crepuscular com transistor e escolha o que lhe apetece. Eu iria de algo como...

10 horas atrás, Renato.88 disse:

circuito do LDR invertido, com transistor PNP

 

mqdefault.jpg

 

pensando melhor.. ia de mc ... tenho centenas deles de bobeira... em breve num anúncio do m.l. a preço especial pra membros do cdh 😁... mais ainda pra quem me reage.. e ainda mais pra quem me marca como reposta 😁🤪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

em breve num anúncio do m.l. a preço especial pra membros do cdh 😁

 

Se tiver Avrs eu posso ficar com vários, kkkkkk

 

1 hora atrás, .if disse:

pensando melhor.. ia de mc

 

Aí sim ...... e colocaria um outro LDR para sentir a iluminação total, assim geraria um PWM para ir aumentando a luminosidade necessária dos Leds conforme a luz natural ir diminuido, de maneira a não gastar nada a mais de energia do que for necessário.

 

Se for para ser perfeccionista, usaria um sensor real de lumens para "equilibrar" a iluminação.

 

Seria um trabalho de conclusão de curso interessante...., usaria 3 barras separadas  de Leds de cores R,G,B e controlaria o PWM individualmente para tentar manter a naturalidade da iluminação diurna.....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk e @.if Paulo e Isadora, mc é covardia, rs...

 

(Além disso, o espaço que tem para o oscilador e seu enorme mosfet, sem falar no gigante relé, é uma minguada caixinha de 7cm x 6cm x 2c de altura, vê lá na foto)

 

49 minutos atrás, MOR_AL disse:

Eu tenho o DS e os tempos são os seguintes:

Em tempo: A unidade é ns (nano segundos) e não ms (mili segundos).

 

Muito obrigado, MOR, mas a turma me convenceu de que mosfet canal P não é uma boa: esquenta muito, tem muita capacitância no gate...

 

Além disso, ontem à noite, testando, descobri uma coisa: como a luminária é interna, quando acende ilumina o ambiente e, com isso, ela se apaga. Não é como os postes, que a luz vai para baixo mas o LDR aponta para o céu...

 

Na hora lembrei de você, da histerese que você colocou no seu medidor de ESR, para alertar quando a bateria for perdendo a carga. É a mesma lógica: aqui a saída do comparador fica positiva quando a entrada fica abaixo da referência. E estava aqui justamente quebrando a cabeça com isso, olha lá:

 

79zKQtf.jpg

 

Olha lá: o LDR aproveita o +12vcc que já estão lá, fixos. O outro lado do LDR usa só um fio...

 

A resistência do LDR que deve acender a luminária, pelo que constatei onde à noite, é mais ou menos 100k. Se a gente usar a R que faz o divisor de tensão do LDR em 100k, a gente tem, na inversora, 6v. Então, ué... 6v na referência, também. E assim, só para rimar, na referência iriam 100k em cima e 100k embaixo.

 

Mas uma vez acesa a luminária, para que apague, só quando a luminosidade sobre o LDR for tanta a R ali bata nos 50k, fazendo com que a inversora receba 8v.

 

De outra forma: a saída do 358 fica positiva quando a tensão na inversora, decrescendo, passar de 6v. E essa saída só volta a ficar 0v depois que a tensão na inversora subir até 8v.

 

Tem uma calculadora de histerese na Internet (aqui) dizendo que para essa histerese a relação entre a R na entrada da inversora e a R entre essa entrada e a saída do 358 deve ser de 1:6 mas achei estranho... como vou saber a R da entrada da inversora se essa R varia de acordo com a luminosidade? Ou será que precisa colocar mais uma R fixa, entre a saída do divisor resistivo do LDR e a entrada inversora, digamos 1k5, para poder colocar 9k1 para realimentação? (9k1/1k5=6, mais ou menos)...

 

Pode me ajudar com isso, @MOR_AL ?

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendi o lance da chave e nem do relé .. nem precisa dele: coloque a saída  do comparador no pino 4 do 555. Também nem perca o tempo seu e do Moris com cálculos(*): coloque um trimpot de mesmo valor do ldr - ou nem - em série com ele e personalize seu crepúsculo .

(*) Ah sim.. o da histerese... mesmo assim há alternativas amatemáticas .. não as listo...🤪

4 horas atrás, aphawk disse:

Se tiver Avrs eu posso ficar com vários

você?... esquece... Não são a válvula e sim smd kk😁

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

De outra forma: a saída do 358 fica positiva quando a tensão na inversora, decrescendo, passar de 6v. E essa saída só volta a ficar 0v depois que a tensão na inversora subir até 8v.

Já que quis trocar o transistor pelo ampop..... 

Eu já fiz vários desses para as minhas luminárias. 

A receita é sempre a mesma:

100k em série com o Ldr. 

A histerese é 220k (do LDR para a saída) 

Na referência, potenciômetro de 10k pra regular a que claridade do sol a luz acende ou apaga. 

Na saída, comprei vários transistores chamados de DTC114E que já tem um resistor dentro, aí é só ligar no relé. 

 

18 minutos atrás, .if disse:

Não entendi o lance da chave e nem do relé .. nem precisa dele: coloque a saída  do comparador no pino 4

Eu faria a mesma coisa. 

chave que tem opção de acender a lâmpada direto ou automático. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Pode me ajudar com isso, @MOR_AL ?

Seguem os meus quatro vídeos sobre histerese. É uma receita de bolo, fácil, fácil. Basta pular a parte teórica e ir para o exemplo.

Comparador Com Histerese NÃO INVERSOR em 4 partes.

 

 

 

 

Comparador Com Histerese INVERSOR.

 

Bons projetos.

MOR_AL

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

coloque a saída  do comparador no pino 4 do 555

 

5 horas atrás, Renato.88 disse:

chave que tem opção de acender a lâmpada direto ou automático. 

 

Não está dando certo, aqui, talvez eu não esteja enxergando a alternativa mas...

 

A chave tem 3 posições: ou alimenta o oscilador direto OU alimenta via LDR+comparador OU desliga tudo.

Via LDR também tem que alimentar o oscilador.

Quem está fazendo esse "OU" aí naquele com relé é o que está destacado em vermelho

zIU9Xvc.jpg

OU via LDR OU direto, o positivo sempre vai para os LEDs.

 

Pensei até em um diodo na saída do LM358 para que quando o pino 4 recebesse +12vcc direto essa saída não virasse um saída "sink" (já que o terra tá lá, direto)...

 

Sem o relé, travei aqui:

 

FB9ckf9.jpg

 

Teria alguma alternativa, será?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A chave está ligada errada, quando virar pra ldr não vai alimentação nem para o próprio e nem pra luminaria. 

 

E Com esse diodo, não funciona o sistema do LDR. 

O 555 trabalha em lógica TTL. Precisa aterrar ou deixar a toa. 

A gente costuma colocar no positivo quando não usa só pra não ficar a toa mesmo. 

Portanto é só ligar a saída do 358 aí no pino 4 direto. 

Quanto a chave, coloca ela lá na entrada do operacional

Pino principal na entrada (-) com resistor de 1K em série.

Um lado no positivo da fonte e o outro no negativo dela. 

Aí fica assim:

Se deixar no contato livre, o ldr funciona. 

Se colocar no lado que fica para o positivo a luminaria apaga. 

Se colocar no lado negativo, acende direto. 

 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Renato.88 disse:

Quanto a chave, coloca ela lá na entrada do operacional

Pino principal na entrada (-) com resistor de 1K em série.

Um lado no positivo da fonte e o outro no negativo dela.

 

Será que tá certo, agora?

 

xSS9tkY.jpg

Se sim, algumas considerações:

 

- Bem bolado trocar a chave de lugar!

- O circuito nunca fica desenergizado. Como é ligado na tomada, se não estressa nenhum componente, ora... o modem e o router, aqui, também são ligados direto...

- Perdemos o LEDzinho que indicava que a chave está virada para a posição LDR. Mas isso é uma firula, basta olhar na chave.

 

Apesar de ter confiança total no que @.if diz quando fala

21 horas atrás, .if disse:

nem perca o tempo seu e do Moris com cálculos(*): coloque um trimpot de mesmo valor do ldr - ou nem - em série com ele e personalize seu crepúsculo

 

vou à calculeira, até por teimosia: quero entender esse negócio de histerese!

(Obrigado, @MOR_AL, pelos vídeos. Quando tiver a calculeira pronta, trago aqui, quem sabe você dá uma corrigida?)

 

E de novo a questão: para quem dar a "solução"? Se o Xará bolou a genial chave, quem lembrou do pino 4 do 555 foi a Isadora, o Moris trouxe a histerese, o Paulo alertou sobre o mosfet canal P, sem falar no incentivo precioso do @alexandre.mbm...

 

Uma coisa estou certo: não vou marcar a Isadora: vai que eu a marque e ela me manda um Burroughs B-500, um Univac 1070 aqui prá casa? rs...

 

(Curiosidade para os saudosos heróis do digital: um ATmega328 tem 32kB de RAM flash. O B-500 rodava a folha de pagamento e atualizava contas correntes todas do BCN tendo 19,2Kb de RAM...)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

vou à calculeira, até por teimosia: quero entender esse negócio de histerese!

Mas o funcionamento é simples:

No seu caso, quando fica de dia a resistência do LDR abaixa e como está no (-) a saída do inversor vai a zero. 

Então o R4 derruba um pouco a tensão do (+), sendo assim quando anoitecer a resistência do LDR terá que ser um pouco mais alta para fazer a saída mudar seu estado, pois a referência agora é menor. 

Quando conseguir mudar ao clarear o dia, o caminho é inverso. 

Já que a referência ficará mais alta. 

 

Nunca calculei a histerese, mas chutei valores que me servem e deixei ali em cima. 

Se for calcular, imagino como que seja a fórmula do divisor de tensão de acordo com as tensões presentes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é simples, Xará. Calcular os resistores já exige um pouco mais de dedicação e bastante familiaridade com Matemática, bem... bem mais do que a familiaridade que tenho.

 

Tava assistindo as aulas do nosso querido Mor e, no final, ele põe uns exemplos que são uma mão na roda.

 

Mas também tava pensando agora no seguinte: na luminária pode ter 3 potenciômetros independentes, dois deles podem ser até meros furos na madeira, ajustáveis com uma pequena chave de fenda. O terceiro, que regula a intensidade do brilho fica para fora mas os outros dois, vê só: um determina em que escuridão os LEDs devem acender, e o outro, em que claridade devem apagar, que tal? Histerese manual, seria. Mexer nos dois divisores resistivos, no do LDR e na referência...

 

Ainda não amadureci a ideia mas acho que vai funcionar. Tem que pensar em alguns ajustes, por exemplo, para evitar que o ponto em que acende fique depois do que o que apaga...

 

Tô quase cedendo aos apelos da Isadora por computadores "in the box", rs... isso, em C, é biquíssimo. Acho que em Arduíno, se não for ainda mais fácil... Inclusive em lugar de chaves rotatória, quatro botões escondidos: "acende +", "acende -", "apaga +" e "apaga -".

 

[code]

IF pressionou botão_acende

...IF acende+10 >= apaga

......acende=acende

...ELSE

......acende=acende+10

[/code]

 

e por aí vai...

 

 

Mas ainda antes de ceder vou dar uma rabiscada, aqui, amanhã. Se você tiver alguma ideia, 'tamos aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

um determina em que escuridão os LEDs devem acender, e o outro, em que claridade devem apagar, que tal? Histerese manual, seria. Mexer nos dois divisores resistivos, no do LDR e na referência...

Assim como os cálculos, a ideia é simples, mas a execução nem tanto. 

Ao colocar vários potenciômetros nesse circuito um atrapalha o outro e a regulagem da claridade leva junto a da escuridão. 

Porém, nunca tentei. Mas me veio a mente que se colocar dois potenciômetros na histerese e colocar um diodo em série com cada um pode funcionar (ou talvez não). 

 

O circuito que faz isso muito bem chama-se comparador de janela, usa as duas metades do LM358. Assim fica dois comparadores separados um para acender e outro para apagar. 

Suas saídas são juntas através de diodos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava pensando em fazer sem o resistor da histerese, com potenciômetros um em cada divisor resistivo. Para isso precisaria encontrar um equilíbrio, para as tensões de entrada e de referência não colidam. Na verdade para que nem fiquem iguais entre si...

 

A ideia da janela é boa: tem que haver uma janela mais ou menos fixa entre o ponto de acendimento e o de apagamento dos LED... assim, se só liga quando o divisor do LDR bater em 6v, digamos, o ponto de apagamento seria ter, no divisor referência, 4v. Mas se subir o ponto de acendimento a 7v, o de apagamento teria que ir, automaticamente para 5v...

 

Aff... dá até coceira nos dedos, rs... para programar seria facinho. Mas aí, entre outras coisas, já vamos precisar de 2 tensões: ATMega e Arduíno Nano só trabalham com 5v. Se bem que, pô! Não capitularei tão fácil assim, hehe... Quem sabe o Tico e o Teco ficam em casa amanhã, Domingão? rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas aí, entre outras coisas, já vamos precisar de 2 tensões: ATMega e Arduíno Nano só trabalham com 5v.

 

Não. Já trabalhei com 2,8 Volts , cansei de ver com 3,3 Volts, e alguns modelos rodam bem com 1.8 Volts !

 

Existe Arduino nano que funciona com 3,3V, mas você pode pegar direto o Atmega328P que roda a partir de 1,8 Volts. 

 

Só terá de trabalhar com o clock mais baixo, tipo 8 MHz ou menor.

 

Paulo.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Tava pensando em fazer sem o resistor da histerese, com potenciômetros um em cada divisor resistivo. Para isso precisaria encontrar um equilíbrio, para as tensões de entrada e de referência não colidam. Na verdade para que nem fiquem iguais entre si...

Isso aí é impossível. 

É justamente quando as tensões se coincidem que faz o circuito mudar o estado. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está muito confuso.

Posso dar algumas sugestões, caso eu tenha entendido o que você deseja.

1 - Desligado.

2 - Ligado.

3 - PWM.

Primeira etapa:

Comparador com histerese. Tem que ser NÃO inversor, para que a resistência do LDR não influencie nas tensões do comparador. 

Vide imagem.

20230416_073252_crop.thumb.jpg.141a72e368f0aeb4f4980ef7396906ff.jpg

 

Etapa seguinte:

Meça as resistências do LDR nas seguintes condições:

1 - Escuro (normal). R escuro Re.

2 - Claridade média. Rmed.

3 - Claro (normal). Rc.

 

É isso que você deseja? Não vou calcular, mas vou te orientar para tentar chegar a uma solução.

Em tempo:

1 - As transições verticais na figura correspondem a influência do acender e do apagar do led. A primeira transição é negativa e não como consta na imagem.

2 - Confesso que não li todas as postagens. Posso estar equivocado com algum detalhe.

Bons projetos.

MOR_AL

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o uso de relé: tá marcando bobeira. O mesmo circuito que habilita o relé pode ser utilizado para acionar o reset do 555. Sobre o fato da luminária realimentar seu sensor de luz (LDR). Vai ter que fazer leitura sincronizada com o PWM.

São 2 as formas:

1 - desativar a leitura durante o ciclo de luz ligada e garantir que o pino de reset permaneça habilitado. A leitura de luz ambiente só será considerada durante o ciclo desligado.

2- enganar o leitor do LDR com excitação para manter o pino reset habilitado durante o ciclo ligado, uma realimentação positiva. Durante o ciclo desligado essa realimentação cai e a leitura passa a ser a real. 

 

Indo pela alternativa 2 um diodo 1N4148 com o anodo no pino 3 do 555 e seu catodo na entrada positiva do operacional. Quando o pino 3 ficar alto, ligando o led o diodo manterá o operacional com a saída alta mesmo que o LDR fique todo iluminado. Quando o pino 3 ficar baixo o led apaga, o LDR fica com seu valor dependente de outras fontes de luz, a excitação do diodo desaparece e a habilitação do pino de reset passa a ser dependente da luz ambiente. Simples assim.

 

xSS9tkY.jpg

Só mais uma coisa: coloque um resistor de 68R entre o pino 3 e o gate desse mosfet ou o seu 555 poderá ter vida curta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

o seu 555 poderá ter vida curta.

Colocado. E tô pensando em usar o 555 que usa mosfets internamente, os 7555. É que tenho vários, aqui, dando sopa... que cê acha?

 

Agora quanto ao relé, acabei optando por usá-lo: não só permite que a gente realmente desenergize tudo quando desligar como também dá para por um ledzinho indicando o modo em que a luminária está quando ligada, "LDR" ou "direto". É uma firula mas achei legal ter.

 

"entendi... preciso desligar ou ela se desliga sozinha amanhã?"

 

Agora o mais legal de usar relé é que não precisei fazer cálculo nenhum para adicionar histerese ao comparador.

 

Explico: o @MOR_AL tem razão quanto a adicionar histerese com a entrada variável na inversora. Dá prá por mas é complicado. Por outro lado, a natureza do circuito é invertida: quanto menor é a tensão na entrada do comparador, mais motivo há para a luminária acender. Assim, tensão variável na inversora e referência na não inversora combinam.

 

Apesar de ser bem difícil ("A luminária vai ficar em cima da mesa? Mas e se eu quiser colocá-la naquele canto, ali, que é mais escuro?", por exemplo) medi as resistências, como o @MOR_AL indicou, e deu mais ou menos:

 

< 1k de dia

uns 4k ao cair da tarde

> 10k à noite

 

(Luminária em cima da mesa...)

 

A questão era, então, como alterar a referência em função da alteração de estado da luminária, de apagada para acesa e vice-versa. Ora, usando o relé para acender e apagar, ficou bico: foi só alterar a referência junto com a alteração de estado do relé, e com os mesmos valores de resistência medidos no LDR.

 

Ficou assim:

 

2m0xxMy.jpg

 

Na hora de montar ainda vou fazer uns testes, deixar espaço na PCB para trimpots no lugar de R1 e R2... talvez trimpots com um resistor em série para garantir que o ajuste dos trimpots jamais zere. Só no uso, prá saber...

 

Ali R1 faz a referência para apagar a luminária depois que estiver acesa e R2 ajusta a tensão a partir da qual ela deve ser acesa depois de apagada.

 

Botei aquele capacitorzinho de 10nF em paralelo com os contatos do relé para evitar que o sistema desarme no tempo em que os contatos estão mudando, de NF para NA e vice-versa, mas agora tô achando exagerado, vai que comece a colar contato... Talvez uns pFs ali dêem conta já que essa mudança se dá 3ms. Será que precisa desse capacitor?

 

E tive que botar o 7805 porque os relés que terei aqui para isso, DPDT, são para 5v. Pelo relézinho que pretendo usar, dá para ser até um 7805 smd. Dei uma calculada por cima e o máximo que os contatos do relé vão ter que suportar será algo como 500mA. Apesar de serem relé para sinal, no DS (aqui) diz que constante (carry), até 2A mas para comutar (switching), 1A e que seus dois "interruptores" internos são bem isolados entre si para essas tensões que a gente usa.

 

Que tal, será que agora vai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!