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Olá amigos, boa noite...

 

Eu estou precisando da ajuda de vocês, pois sou totalmente leigo se tratando de fitas de LED... Bem, vamos lá, eu estou fazendo um projeto de um Home office onde vou utilizar 12m de fitas dividas em 3 metros cada...

 

Esse é o raio X do projeto pra vcs terem uma visão melhor onde pretendo posicionar as fitas...

 

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A fita que eu quero por é uma RGB do tipo cob... Achei essa no Aliepress...

 

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Pelo seu preço parece ser boa, pois ela tem 630 led por metro, o que dá uma luminosidade bem uniforme no estilo neon..., mas como falei acima, sou leigo pra isso, então se vocês notarem que ela for uma fita que vou me frustrar pelo feito luminoso ou ter dor cabeça com ela por outros motivos... Por favor, me recomendem outras, estou aberto a isso..., mas que seja cob 😉

 

Enfim, como não entendo muito sobre fitas de led, perguntei ao vendedor qual tensão eu poderia usar pra essa quantidade que quero (12m) pois não quero ter aqueles problemas de baixa tensão no fim da fita, com leds mais fracos que no começo... Eu o perguntei se a de 20v seria a ideal para isso e a resposta dele foi que a de 12v já daria conta; sendo que essa fita tem um consumo de 9w/m; então eu passo a pergunta pra vcs meus amigos, posso confiar nessa resposta dele, ou devo optar pela de 20v mesmo?

 

Outra questão é a fonte da fita... Como esse anúncio não vende a fonte junto, eu estou pensando optar por uma desse anúncio:

 

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Eu escolhi uma de 12v (- se eu optar por fita de 12v também) com potência de 150w 12.5a, pois pelos meus cálculos (me corrijam se eu estiver errado) o consumo total dessa fita é de 108w, (9w×12m=108w), então escolhi certo, ou eu poderia ter optado por uma 100w que daria na mesma, sem perca de low energy nos leds do fim, etc?

 

Outro ponto importante que também perguntei a ele sobre se o controlador de LED, se suportaria essa quantidade de fita, e ele me afirmou que sim... Eu desconheço totalmente esse componente... eu estava até pensando em pegar esse no MercadoLivre, pelo receio do tamanho da fita.. enfim, posso despreocupar com essa questão, e ficar com o que já vem com a fita? Outra fator é sua alimentação, que é de plug agulha.. eu posso amputar esse plug para pegar o negativo e positivo e ligar diretamente na minha fonte? Pois pelo modelo dela, não oferece rabicho para esses conectores, tem que ser raiz enfim... LOL

 

spacer.png

 

Para finalizar, a questão da distribuição dos leds... Como vocês poderão observar na imagem abaixo, as fitas, tem uma distância significativa da fonte, e para isso, eu pretendo usar um cabo Splitter perto dela, por isso escolhi esse para conectar 3 extensões de cabos longos: Primeiro com um de 3m, outros 2 com 2m cada, ficando assim:

 

Full Imagem

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Cabos:

 

2m

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3m

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Splitter

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Mas não sei se estou usando cabos certos, ou um splitter correto, o que poderá ocasionar baixa tensão, trazendo o meu maior medo, os led fracos nos fins da fitas... ou nem ligando a fita haha agora fica pra vocês me dizerem...

 

Enfim pessoal, o tópico acabou ficando mais extenso do que eu pretendia, mas era tantas dúvidas..., mas espero que ele sirva para outras pessoas que estão pretendo fazer projetos com fitas de leds como eu...

 

Obrigado

 

Abs!

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Bom, mesmo sem ser expert vou dar uns pitacos, quem sabe ajuda?

 

Não conheço essa fita, mas as fitas com as quais já mexi tiveram problema com a cola. Acabei reforçando com a T6000 da Tekbond. Mas pode ser que essa seja melhor...

 

Quanto à tensão das fitas, não há uma de 20v, ou é para 12v ou para 24v. A de 24v necessita de menos corrente. Assim, se cada fita consome 27w, usando fonte de 12v, para cada fita essa fonte terá que fornecer 2,25A. Já usando a fonte de 24v, cada fita necessitará de 1,125A, a metade.

 

Calculando para todas as fitas, a fonte de 12v precisará fornecer 6,75A, e a de 24v, 3,375A. De uma forma ou de outra as 3 fitas precisarão de 81w. Mas a turma que fabrica fonte costuma colocar a potência máxima que esta pode fornecer. Isso não significa que seja a ideal porque usar a fonte na potência máxima o tempo todo vai fazê-la durar pouco tempo.

 

Essa fonte que você mostrou (150w, ou seja, 12,5A em 12v OU 6,25A em 24v) dá bem para as 3 fitas. Ainda assim eu pegaria a de 200w, só por segurança. (A grosso modo, a potência em watts é o produto da tensão pela corrente. 120w, se a tensão for 12v, significa 10A. E os mesmos 120w, se a tensão for 24v, significa 5A.)

 

Só precisa prestar atenção: ou tudo - fita, fonte e controlador - é para 12v ou tudo é para 24v.

 

Quanto ao controlador, será que é uma boa ter um único para as 3 fitas? Pelo projeto, talvez haja momentos em que o conforto será maior se apenas a fita sobre a mesa brilhar mais intensamente. Nesse caso o que parece melhor é comprar cada fita já com seu próprio controlador. Mas se a ideia é que as 3 fitas brilhem as mesmas cores e na mesma intensidade sempre, aí esse controlador do ML é suficiente, mas vai trabalhar quase no limite.

 

Sobre os cabos, qual a potência que eles podem carregar? Se puderem carregar 27w cada um e a opção for pelas  fitas independentes, tudo bem.

 

Se a opção for por um único controlador - e nesse caso, usar aquele divisor (splitter), aí precisa se certificar de que entre a entrada simples e o ponto em que o cabo se divide em 3, ali vão passar 81w, com as fitas no brilho máximo. Aí precisa ver se a potência do trecho em que o cabo é um só suporta esses 81w... senão na potência máxima ele esquenta e derrete mesmo. Aí teria o inconveniente - ou a vantagem - de ter sempre as 3 fitas iguais.

 

Já se a opção for por fitas independentes e você quiser que os 3 controladores fiquem juntos, à mão, aí levar o positivo e o negativo da fonte aos controladores - tanto faz se em 12v ou 24v - fica mais fácil porque seriam apenas duas vias. E aqui o inconveniente seria ter que regular cada uma das fitas. Ou a vantagem seria poder regular cada fita independentemente.

 

Uma dúvida: o que é COB?

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2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Uma dúvida: o que é COB?

Só li o final...😁

https://en.wikipedia.org/wiki/Chip_on_board

10 horas atrás, João Pedro Soares disse:

Por favor, me recomendem outras, estou aberto a isso..., mas que seja cob

Fiz agora um ctrl-f em cob... não sei porquê tal predileção ... 🤔... mas continuei a não ler tudo 🙃

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80W num ambiente pequeno? 15W já ilumina muito bem um ambiente inteiro de até 20m². Como o projeto se destina a fazer iluminação decorativa nas prateleiras e funcional na mesa inferior pense numa fita com menos potência por metro. Fita RGB é de decoração, para leitura a qualidade de cor é uma porcaria. Não a considero adequada para a mesa mas a maior parte das pessoas desconhece essa parte técnica, a possibilidade RGB é mais fácil de vender, admito. 

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Obrigado à todos pelas respostas... Eu acabei fazendo algumas erratas (talvez pela hora que fiz o tópico 😅) mas enfim.. Começando pelo tamanho total da fita que não é de 12m, mas sim de 9m.. haha. Então o consumo energético que eu tinha falado não é de 108W e sim, de 81W; Outra coisa foi a tensão, na qual eu tinha dito 20v, mas na qual eu estava me referindo a 24v mesmo... LOL como eu falei, a hora pode ter dado um delay no meu cérebro... rs

 

Mas vamos aos replys, 😄

 

Em 23/04/2023 às 09:50, rmlazzari58 disse:

Não conheço essa fita, mas as fitas com as quais já mexi tiveram problema com a cola. Acabei reforçando com a T6000 da Tekbond. Mas pode ser que essa seja melhor...

 

beleza... Apesar que 3M é referencia mundial se tratando de fitas, ainda mais de dupla face, mas se acontecer seguirei sua dica... 🙂

 

Em 23/04/2023 às 09:50, rmlazzari58 disse:

Quanto à tensão das fitas, não há uma de 20v, ou é para 12v ou para 24v. A de 24v necessita de menos corrente. Assim, se cada fita consome 27w, usando fonte de 12v, para cada fita essa fonte terá que fornecer 2,25A. Já usando a fonte de 24v, cada fita necessitará de 1,125A, a metade.

 

Sim, de fato amigo, 20v não existe mesmo, eu acabei confundido... é 24v mesmo rs.

Posso te fazer uma pergunta, qual calculo você faz pra chegar no resultado da potência de Amperes?

 

Em 23/04/2023 às 09:50, rmlazzari58 disse:

Calculando para todas as fitas, a fonte de 12v precisará fornecer 6,75A, e a de 24v, 3,375A. De uma forma ou de outra as 3 fitas precisarão de 81w. Mas a turma que fabrica fonte costuma colocar a potência máxima que esta pode fornecer. Isso não significa que seja a ideal porque usar a fonte na potência máxima o tempo todo vai fazê-la durar pouco tempo.

 

Entendo... Geralmente são as fabricantes de fontes de PC que coloca o Watts Real, né.. ex: 600W Real; já essas fontes de energia do tipo fita de LED/camera, eles coloca um valor X, mas entrega outro, até pelo fato de serem equipamentos menos exigentes, e mais modestos em questões energéticas... Nesse caso, se eu comprar uma de 150w, daria para eu fazer um teste com voltímetro para checar essa potência real?

 

Em 23/04/2023 às 09:50, rmlazzari58 disse:

Só precisa prestar atenção: ou tudo - fita, fonte e controlador - é para 12v ou tudo é para 24v.

 

Sim, esse é uma questão que acabei aprendendo intuitivamente no anúncio da fita que eu tinha escolhido... rs

 

Em 23/04/2023 às 09:50, rmlazzari58 disse:

Quanto ao controlador, será que é uma boa ter um único para as 3 fitas? Pelo projeto, talvez haja momentos em que o conforto será maior se apenas a fita sobre a mesa brilhar mais intensamente. Nesse caso o que parece melhor é comprar cada fita já com seu próprio controlador. Mas se a ideia é que as 3 fitas brilhem as mesmas cores e na mesma intensidade sempre, aí esse controlador do ML é suficiente, mas vai trabalhar quase no limite.

 

Interessante ponto amigo, esse detalhe eu não tinha pensado... Agora parando pra refletir melhor, talvez 3 controlador seja o ideal mesmo, porque poderei diversificar a cor pra cada nicho... LOL enfim, obrigado por ter feito eu enxergar isso à tempo...

 

Em 23/04/2023 às 09:50, rmlazzari58 disse:

Sobre os cabos, qual a potência que eles podem carregar? Se puderem carregar 27w cada um e a opção for pelas  fitas independentes, tudo bem.

 

Tudo que eu sei, é que eles são para 12v com 4 pinos, correspondendo 1a. Enfim, é o que consegui ver no anúncio...

Se você souber de cabos melhores, por favor, me indique... Outra questão, eu poderia usar cabos de 2.5mm para fazer essa ligação dos fios RGB diretamente, sem usar os conectores tanto da fita quanto da controladora, assim:

 

spacer.png spacer.png

 

enfim, se der, posso fazer emenda normal, ou terei que usar conector desse tipo?

 

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Em 23/04/2023 às 09:50, rmlazzari58 disse:

Se a opção for por um único controlador - e nesse caso, usar aquele divisor (splitter), aí precisa se certificar de que entre a entrada simples e o ponto em que o cabo se divide em 3, ali vão passar 81w, com as fitas no brilho máximo. Aí precisa ver se a potência do trecho em que o cabo é um só suporta esses 81w... senão na potência máxima ele esquenta e derrete mesmo. Aí teria o inconveniente - ou a vantagem - de ter sempre as 3 fitas iguais.

 

Hmmm... Entendi... Provavelmente esse splitter não atenderá a demanda desse projeto... você teria outro pra mim indicar?

 

Em 23/04/2023 às 09:50, rmlazzari58 disse:

Já se a opção for por fitas independentes e você quiser que os 3 controladores fiquem juntos, à mão, aí levar o positivo e o negativo da fonte aos controladores - tanto faz se em 12v ou 24v - fica mais fácil porque seriam apenas duas vias. E aqui o inconveniente seria ter que regular cada uma das fitas. Ou a vantagem seria poder regular cada fita independentemente.

 

Eu não entendi muito bem... você quis dizer que apenas 1 cabo (positivo/negativo) conseguiria alimentar 3 controlador de led, isso?

 

spacer.png spacer.png

 

Em 23/04/2023 às 09:50, rmlazzari58 disse:

Uma dúvida: o que é COB?

 

Então amigo, as fitas de LED que são denominadas Cob, é devido a uma espécie de "perfil" que já vem embutida nela, para não deixar os leds expostos como as tradicionais fazem; assim ela da aquele aspecto de neon, o que na minha humilde opinião fica com um visual mais agradável.

 

Enfim pra finalizar esse reply, gostaria que você pudesse comentar sobre uma duvida que você e os demais amigos não me respondeu, que se posso amputar o conector do tipo agulha da controladora de LED, para conectar o positivo e negativo diretamente na fonte, ou dá BO? LOL

 

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É isso... Muito Obrigado 🙏

 

Em 23/04/2023 às 12:42, .if disse:

Só li o final...😁

https://en.wikipedia.org/wiki/Chip_on_board

Fiz agora um ctrl-f em cob... não sei porquê tal predileção ... 🤔... mas continuei a não ler tudo 🙃

 

Pelo efeito Neon... As fitas tradicionais deixam os Leds expostos, se você não usar perfil ou deixa-la à vista, faz com que ela perca esse efeito... Já as Cob, tem essa vantagem, pois ela pode fica à vista, que parecerá como fitas Neon, por ter esse um "perfil" embutido sob ela.. é por isso a preferência... rs

 

Em 23/04/2023 às 13:26, Sérgio Lembo disse:

80W num ambiente pequeno? 15W já ilumina muito bem um ambiente inteiro de até 20m². Como o projeto se destina a fazer iluminação decorativa nas prateleiras e funcional na mesa inferior pense numa fita com menos potência por metro. Fita RGB é de decoração, para leitura a qualidade de cor é uma porcaria. Não a considero adequada para a mesa mas a maior parte das pessoas desconhece essa parte técnica, a possibilidade RGB é mais fácil de vender, admito. 

 

Hmm... Bem interessante esses pontos que você levantou... eu não tinha me dado conta que 80W poderia estourar demais a luminosidade do ambiente... você mencionou fitas de 15W... por favor, fica à vontade para me indica-las amigo... como eu falei, eu sou um leigo querendo fazer um projeto iluminotech com fitas de LED, por isso desconheço total... LOL Sobre a questão da leitura... eu não sabia que as fitas RGB tinha essa desvantagem... rs Foi bom você ter me dito, pois eu pretendo ficar estudando por longas horas sob essa iluminação... mas se as RGB não são boas pra essa finalidade, eu poderia optar por essa? Uma vez que elas não são RGB...

 

spacer.png

 

Ela tem a vantagem de alternar de quente, neutro e frio.. indo de 2700 à 6500K... mas se elas são boas para leitura ou não, eu não sei... agora eu passo a bola pra você... mas se você souber uma top mesmo pra ler, não hesite.. eu quero saber... só não falo pra você dizer as Hue da Philips, porque pelo amor de Deus, aquilo é um absurdo de caro... 😅

 

Obrigado 🙏

 

Em 23/04/2023 às 20:30, alexandre.mbm disse:

 

Google: what is a cob led strip

 

Um artigo muito completo: All you need to know before buying COB led strip – LEDYi. A página traduz em português de Portugal, para quem preferir.

 

Artigo excelente amigo... obrigado por indicar... é sempre bom trazer informações assim, pois agrega conhecimento para muitos que não conhece esses tipo de produto, e isso consequentemente trará um retorno para melhorar projetos, sejam eles pessoais ou de clientes, pra quem trabalha especificamente com isso.

 

 

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1 hora atrás, João Pedro Soares disse:

Posso te fazer uma pergunta, qual calculo você faz pra chegar no resultado da potência de Amperes?

No caso...

Potência é uma coisa, se mede em Watts. 

Corrente é outra coisa, se mede em Amperes. 

Então não se pode dizer "potência de amperes". 

A terceira grandeza é a tensão, medida em Volts. 

A relação entre elas se faz multiplicando ou dividindo. 

Respondendo a sua pergunta... 

Se encontra a corrente (Ampere), dividindo o valor da potência (Watts), pela tensão (Volt). 

Foi isso que o amigo @rmlazzari58 fez acima, ele dividiu 27÷12=2,25 e depois fez 27÷24=1,125

1 hora atrás, João Pedro Soares disse:

Nesse caso, se eu comprar uma de 150w, daria para eu fazer um teste com voltímetro para checar essa potência real?

Não. Os multímetros comuns não medem potência. 

 

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Boa amigo @João Pedro Soares

Perdão mas não sou do ramo do título do tópico. Mas... cob pra área eletrônica era aquilo mesmo. Vai que alguém não sabia do mesmo modo que eu não sabia o homônimo termo do seu ramo.

Sucessos!

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8 horas atrás, João Pedro Soares disse:

Apesar que 3M é referencia mundial

 

8 horas atrás, João Pedro Soares disse:

Geralmente são as fabricantes de fontes de PC que coloca o Watts Real, né.. ex: 600W

 

Mais ou menos, até a Rolex, a Rolls Royce e a Ferrari já fizeram recall... Talvez não seja má ideia colocar uma margem de segurança por si mesmo, independente do fabricante.

 

1/2 OFF TOPIC

 

8 horas atrás, João Pedro Soares disse:

eu enxergar isso à tempo...

rs... "enxergar" é o verbo perfeito para o assunto desse tópico.

 

 

de volta ao ON TOPIC (ou à vaca fria)

8 horas atrás, João Pedro Soares disse:

12v com 4 pinos, correspondendo 1a

Se cada uma dessas 4 vias (pino) suportar 1A, meio que no limite mas funciona. E de novo, aqui, vale considerar que às vezes fabricantes falam 1/2s verdades. É 1A cada ou 1A para as 4 vias? Dá para testar, colocar 12v em uma via, um resistor e ver se esquenta. Mas aí você já terá comprado o cabo, né?

 

Eu iria no mais seguro:

ijrQVv5.jpg

 

cuidando que sejam cabos adequados para a corrente. Se for 12v, a corrente em cada fita será de 2,25A. Cada via teria que suportar mais ou menos 1,125A. Arredondando, seria 1,2A (calibre, "espessura" AWG 21). Se for difícil encontrar, o AWG 20 é bem comum. Olha a tabela AWG aqui (clique).

 

8 horas atrás, João Pedro Soares disse:

eu poderia usar cabos de 2.5mm

 

Seria 2,5mm contando com a capa, né? Geralmente nas capas dos fios vem o número AWG escrito. Internemente, o foi AWG 20 (1,5A) mede, grosso modo, 0,81mm. O AWG 21 como é mais fino, 0,73mm recomendado para até 1,2A.

 

 

8 horas atrás, João Pedro Soares disse:

apenas 1 cabo (positivo/negativo) conseguiria alimentar 3 controlador de led, isso?

53BCnLq.pngXO5VmhL.png

 

Sim, mais ou menos isso.

 

Nessas fotos as fitas estão direto na fonte mas na sua aplicação entre a fonte e as fitas haverá o controlador, né?

Então considere que em vez de ter as fitas na fonte, são os controladores.

 

Essa fonte tem 2 pares de saída, cada par com seu positivo e seu negativo. As fonte que conheço, internamente, esses pares saem de um mesmo ponto. Daria então para ligar os 3 negativos dos controladores em apenas um desses parafusos (um dos negativos, claro) e os 3 positivos apenas num dos parafusos positivos. Mas ligar 2 controladores num par de saídas e o terceiro, no outro par, pode aliviar para não ter que ficar tudo embolado em poucos parafusos. Uma questão de espaço físico, só, não de elétrica.

 

8 horas atrás, João Pedro Soares disse:

posso amputar o conector do tipo agulha da controladora de LED, para conectar o positivo e negativo diretamente na fonte

Pode. Isso seria melhor do que colocar, na saída da fonte, 3 conectores para encaixar os pinos. Cada conector é um ponto a mais de aquecimento... Só teria a desvantagem de que os controladores ficarão, como você diz, "amputados"...

 

 

 

Em 23/04/2023 às 13:26, Sérgio Lembo disse:

Fita RGB é de decoração, para leitura a qualidade de cor é uma porcaria. Não a considero adequada para a mesa mas a maior parte das pessoas desconhece essa parte técnica, a possibilidade RGB é mais fácil de vender, admito.

 

Agora uma dúvida: será que com tantas possibilidades de cores não é possível obter uma combinação que corresponda ao desejado branco quente? Que combinação RBG faz o resultado confortável para ler, escrever...?

 

Não conheço esses controladores mas se eu fosse fabricante deles colocaria um preset neles para "combinação RGB ideal para leitura", algo assim... se bem que aí eu venderia menos fitas apenas branco quente, né?

 

Talvez procurando pela Internet já tenha alguma tabela assim: RBG de cada luminosidade entre as mais comuns...

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Vi o link da fita pretendida. Eles até dizem que oferece uma qualidade de luz RA>90, muito estranho para RGB mas em se tratando dos chinas eles dizem qualquer coisa para vender, difícil diferenciar uns de outros.

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12 horas atrás, Renato.88 disse:

No caso...

Potência é uma coisa, se mede em Watts. 

Corrente é outra coisa, se mede em Amperes. 

Então não se pode dizer "potência de amperes". 

A terceira grandeza é a tensão, medida em Volts. 

A relação entre elas se faz multiplicando ou dividindo. 

Respondendo a sua pergunta... 

Se encontra a corrente (Ampere), dividindo o valor da potência (Watts), pela tensão (Volt). 

Foi isso que o amigo @rmlazzari58 fez acima, ele dividiu 27÷12=2,25 e depois fez 27÷24=1,125

Não. Os multímetros comuns não medem potência. 

 

 

Entendi amigo... nesse caso, termina na terceira grandeza, ou tem a 4ª, 5ª, etc? Sei que não é relacionado ao topico, mas achei interessante essa informação... é vivendo e aprendendo...

 

Sobre o calculo, obrigado... agora saberei chegar na corrente necessaria sempre que eu precisar... 🙂

 

Que pena que os multimetros não dê um leque amplo sobre medição eletrica... seria interessante que houvesse um que agregasse tudo né...

  

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Voltímetro mede tensão. Multímetro mede muito mais. Wattímetro mede potência.

 

Hmm... Nem sabia que havia essa quantidade de aparelho para esses diversos fins... pensei que o voltimetro fazia tudo isso... enfim, é como falei para o Renato acima, seria interessante ter um que fazesse tudo, assim seria mais praticidade para o eletricisita em se, não acha?

 

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Mais ou menos, até a Rolex, a Rolls Royce e a Ferrari já fizeram recall... Talvez não seja má ideia colocar uma margem de segurança por si mesmo, independente do fabricante.

 

 

É... vou levar isso em consideração no ato da compra.. 🙂

 

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

1/2 OFF TOPIC

 

rs... "enxergar" é o verbo perfeito para o assunto desse tópico.

 

LOL.. nem fale.. =D

 

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

de volta ao ON TOPIC (ou à vaca fria)

 

Se cada uma dessas 4 vias (pino) suportar 1A, meio que no limite mas funciona. E de novo, aqui, vale considerar que às vezes fabricantes falam 1/2s verdades. É 1A cada ou 1A para as 4 vias? Dá para testar, colocar 12v em uma via, um resistor e ver se esquenta. Mas aí você já terá comprado o cabo, né?

 

Vaca fria? LOL.. Dialeto sulista? 😄

 

Eu não sei se é 1A para 4 vias, mas eu não vou arriscar... farei no modo raiz mesmo como você disse abaixo... rs

 

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Eu iria no mais seguro:

ijrQVv5.jpg

 

cuidando que sejam cabos adequados para a corrente. Se for 12v, a corrente em cada fita será de 2,25A. Cada via teria que suportar mais ou menos 1,125A. Arredondando, seria 1,2A (calibre, "espessura" AWG 21). Se for difícil encontrar, o AWG 20 é bem comum. Olha a tabela AWG aqui (clique).

Seria 2,5mm contando com a capa, né? Geralmente nas capas dos fios vem o número AWG escrito. Internemente, o foi AWG 20 (1,5A) mede, grosso modo, 0,81mm. O AWG 21 como é mais fino, 0,73mm recomendado para até 1,2A.

 

Pois é... vou nesse modo mesmo, mais garantido de não dar BO 😄

 

Os cabos que eu me referi de 2mm são aqueles de instalação elétrica predial mesmo, ou esses fios não é recomendado para projetos que não sejam 220/110v? porque estaria lidando com no máximo 12v LOL

 

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Sim, mais ou menos isso.

 

Nessas fotos as fitas estão direto na fonte mas na sua aplicação entre a fonte e as fitas haverá o controlador, né?

Então considere que em vez de ter as fitas na fonte, são os controladores.

 

Essa fonte tem 2 pares de saída, cada par com seu positivo e seu negativo. As fonte que conheço, internamente, esses pares saem de um mesmo ponto. Daria então para ligar os 3 negativos dos controladores em apenas um desses parafusos (um dos negativos, claro) e os 3 positivos apenas num dos parafusos positivos. Mas ligar 2 controladores num par de saídas e o terceiro, no outro par, pode aliviar para não ter que ficar tudo embolado em poucos parafusos. Uma questão de espaço físico, só, não de elétrica.

 

Pode. Isso seria melhor do que colocar, na saída da fonte, 3 conectores para encaixar os pinos. Cada conector é um ponto a mais de aquecimento... Só teria a desvantagem de que os controladores ficarão, como você diz, "amputados"...

 

Hmm... entendi... na minha concepção de leigo, cada saída daquela (+/-) teria a sua tensão distribuída igualitariamente.. por isso que achei que não suportaria as 3 fitas... mas farei como você disse.. apesar que se eu usar conectores do tipo ilhos em apenas 1 via não daria certo né; o que me levaria a ser mais raiz ainda e usar no cobre mesmo dos fios... rs 😄 o importante é ligar... 😏

 

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Pode. Isso seria melhor do que colocar, na saída da fonte, 3 conectores para encaixar os pinos. Cada conector é um ponto a mais de aquecimento... Só teria a desvantagem de que os controladores ficarão, como você diz, "amputados"...

 

Ah sim... esses conectores do tipo agulha, são daquelas fontes 12/24v que vai direto na tomada... eu particularmente prefiro as fontes do anúncio que citei, pois algumas tem até cooler pra resfriamento, mas vai de gosto né... e você prefere qual, e porque? 😃

 

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Vi o link da fita pretendida. Eles até dizem que oferece uma qualidade de luz RA>90, muito estranho para RGB mas em se tratando dos chinas eles dizem qualquer coisa para vender, difícil diferenciar uns de outros.

 

Qual fita Sérgio, essa? pois ela não é RGB, ela é comum, mas com uma comutação de tonalidades e potencia.. 

Uma pergunta... O que é RA, e o que isso influencia para uma iluminação de leitura?

 

Obrigado à todos pelas respostas... estão ajudando muito na agregação de conhecimento para um leigo como eu, se tratando de instalações de Fita de LED.... 😄

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9 minutos atrás, João Pedro Soares disse:

Entendi amigo... nesse caso, termina na terceira grandeza, ou tem a 4ª, 5ª, etc? Sei que não é relacionado ao topico, mas achei interessante essa informação... é vivendo e aprendendo...

Existe a quarta, é a resistência. Se mede em Ohms e seu símbolo é a letra grega Ω (ômega). 

A relação dela com as outras está em:

Resistência = Tensão ÷ corrente 

21 minutos atrás, João Pedro Soares disse:

Renato acima, seria interessante ter um que fazesse tudo, assim seria mais praticidade para o eletricisita em se, não acha?

Algumas coisas são complicadas para medir, aí torna o aparelho muito caro. 

Os multímetros básicos medem resistência e tensão. Tem lá a escala de corrente, mas nem é bom usar pois são para valores pequenos, como coisas que são movidas à pilha ou pequenas baterias. 

 

Multímetros mais completos medem outras grandezas como frequência, indutância e capacitancia. Mas essas estão mais relacionadas à engenharia eletrônica e a relação delas com as outras são fórmulas bem complexas. 

 

A medição de potência é um caso a parte, se trata de uma coisa mais complexa, portanto há um aparelho só pra isso, o Wattimetro. 

 

Por outro lado, basta que se tenha duas das 4 grandezas citadas acima e se encontra as outras usando a matemática. 

 

49 minutos atrás, João Pedro Soares disse:

Os cabos que eu me referi de 2mm são aqueles de instalação elétrica predial mesmo, ou esses fios não é recomendado para projetos que não sejam 220/110v? porque estaria lidando com no máximo 12v LOL

Servem sim. Só tem que estar atento ao valor da corrente que suas cargas consomem independente da tensão que vai passar. 

Recomenda-se um máximo de 16A para os fios de 1,5mm² e de 21A para o de 2,5mm².

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2 horas atrás, João Pedro Soares disse:

e você prefere qual, e porque?

Eu pegaria tudo para 24v e a fonte que suporta até 300w. Uma que o preço da de 300w é apenas um pouquinho maior que a de 200w, e fica uma margem maior, tanto para as fitas quanto para alguma outra coisa que eu quisesse alimentar com essa mesma fonte.

 

É bem comum circuitos e aparelhos em geral que trabalham com 12v, e derrubar de 24v para 12v é bem mais fácil do que fazer o contrário. Por exemplo daria até para colocar um carregador de celular ali, em cima da mesa, porque derrubar de 24v para 5v também é fácil.

 

Mas digamos que você se interessasse por comprar pronto ou até "fazer você mesmo" (DIY) um aparelho integrado a essa estante para reproduzir som - MP3, bluetooth, FM, uma entrada para amplificar o som de um PC ou um notebook etc. - tem muitas opções que usam pouca corrente mas que trabalham com 24v, 12v e até com 5v. Enfim, o que abunda não falta...

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Postado
18 horas atrás, João Pedro Soares disse:

Uma pergunta... O que é RA, e o que isso influencia para uma iluminação de leitura?

RA ou CRI define a qualidade de reprodução de cores. Com RA=80 tem-se uma boa reprodução das cores, RA=>90 é uma excelente reprodução de cores. RA=70 é uma reprodução de cores pobre mas aceitável em iluminação pública (ruas, calçadas, praças). Os leds de excelente razão lumens/watt costumam ser de RA=70. Os de excelente reprodução de cores além de mais caros tem menor eficiência energética. Para a leitura, que exige muito dos olhos, a temperatura de cor 4000K ou 3000K são as melhores, cansam menos a vista. 

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