Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão de pilhas, medidores de tensão DC e necessidade de descarte


PedraX

Posts recomendados

Bom dia, hoje tive que trocar as 3  pilhas LR44 de uma calculadora e veio uma dúvida ao medir a tensão delas.

Comprei recentemente um desses medidores de tensão chines, é um BT-168 PRO(mede entre 1.2 e 4.8 V DC e serve tb para baterias de 9V DC).

Duas das pilhas estavam com 1,2 VDC e a outra deu zero.

A dúvida: será que posso voltar a usar essas que deram 1,2 V DC? Na verdade a dúvida é outra, como o equipamento eletrônico (a calculadora) iria trabalhar com pilhas de tensões diferentes(1,2+1,2+1,5-a nova) porque penso que a questão não é a tensão, mas sim a potencia entregue ao circuito.

A mesma dúvida é em relação ás baterias recarregáveis, pois elas dão 1.35 VDC mesmo com carga total, não chegam aos 1,5VDC.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX

 

As pilhas recarregáveis não merecem confiança e são bem mais caras.

 

Veja se sua calculadora aceita energia elétrica comum e use-a sem essas porcarias de baterias que só nos fazem gastar dinheiro e poluem mais ainda o meio ambiente aliás como toda a tecnologia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, obrigado pela resposta.

Na verdade essas pilhas LR44 são bem específicas(não tem o formato AAA), são a base de mercúrio no formato moeda, não há como adaptar entrada elétrica nessa calculadora, é uma HP 15C. Relíquia do tempo de estudante, deve ter uns 40 anos.

A pergunta é mais pela curiosidade de ver se o circuito elétrico suporta uma variação de tensão dessas o que se estenderia para outros tipos de equipamentos.A bateria de mercúrio tem uma alta durabilidade, acho que essas que troquei durou 5 anos.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

LR44 são 1,5V.

 

Quem vai decidir por recusar uma adaptação é o usuário e suas preferências.

 

Uma pilha fake pode conectar-se a um apêndice externo com as pilhas do novo formato (AA, por exemplo). Não é necessário fazer modificações no aparelho.

 

O tal apêndice seria uma coisa dessas:

1412193322_20279265394967850562.jpg.badefe604ab3878f7b14a9943da41566.jpg

Uma grande vantagem é que sua calculadora estaria disponível a qualquer tempo, com quaisquer amarelinhas encontradas em bodegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei se vai conseguir adaptar uma

battery-lr44-alkaline-button-cell.webp

no case acima. 🤪

 

10 horas atrás, PedraX disse:

ver se o circuito elétrico suporta uma variação de tensão dessas o que se estenderia para outros tipos de equipamentos

Usei bateria de 1.2V em controle remoto de tv de boa.

Em 12/05/2023 às 09:49, PedraX disse:

A dúvida: será que posso voltar a usar essas que deram 1,2 V DC?

Portanto, sim. Não vejo impedimento eletro-técnico

 

entendi foi é nada então 🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, .if disse:

Não sei se vai conseguir adaptar uma [LR44] no case [de AA × 3] acima. 🤪

 

Não é isso. Leia.

 

3 × LR44 em série faz um tamanho interessante para a confecção de um cilindro a substitui-las.

 

2 horas atrás, .if disse:

Usei bateria de 1.2V em controle remoto de TV, de boa

 

Calculadoras e controles remotos requerem pouca corrente, então baixam pouco a tensão.

 

Pilha fica inútil quando não segura a tensão suficiente na aplicação do usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, a discussão em torno dos adaptadores para pilhas e baterias acho que não vem ao caso porque no caso de uma calculadora dessas o que importa mais é a portabilidade.

O que interessa mais do ponto de vista técnico é um critério de descarte da pilha, pois há casos onde não se pode depender do empirismo tipo:"se parar de funcionar troque".

Sei que é comodo a máxima: "troque todas", mas fiquei pensando se existe alguma forma de estabelecer o mínimo necessário de tensão para uma pilha, pois é o que aparece em um medidor, não sei se dá para ver se uma bateria ainda vai fornecer a corrente(ou seja potencia) necessária, algo parecido com o que existe nas oficinas mecanicas onde o medidor de bateria 12VDC consegue medir a potencia entregue por uma bateria automotiva.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, PedraX disse:

fiquei pensando se existe alguma forma de estabelecer o mínimo necessário de tensão para uma pilha

 

4 horas atrás, PedraX disse:

discussão em torno dos adaptadores para pilhas e baterias acho que não vem ao caso

 

Pode vir ao caso com o que vou sugerir agora.

 

Lembre que a calculadora consome pouco, devagar. Além disso, pilhas LR44 podem ser caras para consumos altos, rápidos. Descarregá-las propositalmente não parece inteligente.

 

Por que lembrar isso?

 

Vejamos.

 

Sugiro que você faça um circuito consumidor, para ligar em paralelo com a calculadora, e descarregar amarelinhas. Claro, também poderá optar por usar três AA ou AAA recarregáveis...

 

Monitore tensões, corrente, e o display da calculadora, em simultâneo, durante as descargas de teste.

 

Note que, a depender do seu circuito-vampiro, você nem vai precisar esgotar a energia das células, vai apenas golpear a tensão, mediante aumento de potência.

 

Não é o caso de analisar curvas minuciosamente. Será apenas verificação de a quantas sua calculadora se mantém acordada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

LR44 são 1,5V.

 

Quem vai decidir por recusar uma adaptação é o usuário e suas preferências.

 

Uma pilha fake pode conectar-se a um apêndice externo com as pilhas do novo formato (AA, por exemplo). Não é necessário fazer modificações no aparelho.

 

O tal apêndice seria uma coisa dessas:

1412193322_20279265394967850562.jpg.badefe604ab3878f7b14a9943da41566.jpg

Uma grande vantagem é que sua calculadora estaria disponível a qualquer tempo, com quaisquer amarelinhas encontradas em bodegas.

Foi exatamente isso que eu fiz com outra calculadora.

Está funcionando e não tenho mais que comprar as pilhas do tipo moedas.

O problema se resume em querer alterar uma relíquia. Se for apenas para mantê-la, não vale a pena, mas se for para usá-la, então vale. Se bem que uma "Casio" fake, vendida em camelôs, Já é tão eficiente como uma de uns 50 anos atrás.

Em tempo:

Coloquei um suporte para pilhas AAA, que são menores e ainda mais duráveis que as do tipo "Moedas".

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
55 minutos atrás, MOR_AL disse:

O problema se resume em querer alterar uma relíquia.

 

Na minha sugestão, não. Imaginando que as três LR44 formam um cilindro e que a tampa do receptáculo para elas é dispensável durante o uso do "apêndice".

 

@PedraX , qual é o modelo da calculadora?

 

Talvez uma foto do local para as três pilhas LR44 simplifique nossa conversa. Estou ciente das suas preferências já declaradas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que o custo deste tipo de projeto é alto d+ em relação ao benefício. A pilha e seu preço são pequenos d+ . Ok.. maiores que a minha opinião são.

 

4 horas atrás, PedraX disse:

ver se uma bateria ainda vai fornecer a corrente(ou seja potencia) necessária

Uma ideota conceitual é colocar uma carga e medir a tensão de hora em hora ou a cada dia, semana e etc. Ao observar o valor que cai, traça-se uma curva mental (ou no papel, panilha...) do tempo de duração futura. Obviamente será uma estimativa pois a queda não deve ser linear. É quase bem isso que seu celular te dá ideia dos % restantes da bateria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, .if disse:

Uma ideota conceitual é colocar uma carga e medir a tensão de hora em hora ou a cada dia, semana e etc. Ao observar o valor que cai, traça-se uma curva mental (ou no papel, panilha...) do tempo de duração futura.

 

Datasheets existem!

 

13 minutos atrás, .if disse:

Acho que o custo deste tipo de projeto é alto d+ em relação ao benefício.

 

Uma coisa pela outra, se já tem eletrônica por hobby.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/05/2023 às 09:49, PedraX disse:

será que posso voltar a usar essas que deram 1,2 V DC?

Abaixo de 1,3V eu já descarto dependendo do aparelho. Somente controle remoto que eu uso as AA ou AAA até zerar.

 

Para a sua calculadora melhor colocar 3 baterias novas. 

Em 12/05/2023 às 09:49, PedraX disse:

Na verdade a dúvida é outra, como o equipamento eletrônico (a calculadora) iria trabalhar com pilhas de tensões diferentes(1,2+1,2+1,5-a nova)

Nesse caso a nova vai acabar rápido, pois vai querer dividir a carga com as outras baterias mais fracas. 

Em 12/05/2023 às 09:49, PedraX disse:

porque penso que a questão não é a tensão, mas sim a potencia entregue ao circuito

Pois é, tem a corrente. Pilhas e baterias fracas na maioria das vezes tem tensão considerável, mas não tem corrente. 

Em 12/05/2023 às 09:49, PedraX disse:

A mesma dúvida é em relação ás baterias recarregáveis, pois elas dão 1.35 VDC mesmo com carga total, não chegam aos 1,5VDC

Porém a corrente delas é maior que a das pilhas não recarregáveis de 1,5V.

Existem casos onde o equipamento prefere mais corrente, mais tensão ou tanto faz. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não vou saber explicar se é certo ou se é errado, se vai funcionar ou se não vai funcionar. Só sei que na prática dá para misturar baterias mais fortes e mais fracas e só funciona quando a soma delas consegue ligar o aparelho, tipo assim: duas fracas e uma forte ou nova consegue ligar e funcionar por algum tempo, com certeza tempo menor do que com três pilhas novas.

No caso da calculadora, eu tinha uma que usava duas pilhas LR44 de 1,5V cada, ai eu adaptei uma recarregável 18650 de 3,6V e ela funcionou muito bem, igual aconteceu com outros aparelhos:

1.jpg.f2be9b5f482d71fe2af89e80ed9f8cb7.jpg

Num velho multímetro, duas 18650 conseguem dar uns sete volts e funcionam bem até cair em cerca de quatro volts, apesar de que o aparelho trabalha com uma pilha de 9V.

2.jpg.4fdddd20390fb238c0df2c69da554b66.jpg

Na raquete elétrica funciona que é uma maravilha, no escuro a grade chega a brilhar e pulveriza um pernilongo comum que usando a bateria original ele apenas ficava preso na grade.

3.jpg.a49e74f6190e4ae75e558caa9544c466.jpg

Controles remotos também funcionam maravilhosamente bem por um longo tempo antes de precisar recarregar.

DSC00150.thumb.JPG.1edcf26a941e7417aced773f7f76a491.JPG

Até o medidor de pressão trabalha bem, a mesma gambiarra serviu em relógios, medidores de temperatura, balança de peso, lanterna e outros, o único inconveniente é o volume extra da bateria maior que não cabe dentro do aparelho.

A calculadora também funcionou com bateria de celular, daquelas achatadas, inclusive ocupou pouco espaço ficando do lado de fora e na parte de baixo da calculadora.

Eu também usei carregadores de celular no lugar das baterias ou então apenas o cabo USB ligado num computador ou numa fonte, com o inconveniente do fio ficar pendurado.

Assim, posso usar um microscópio portátil que usava 3 LR44, tendo no lugar apenas um fio USB.

A questão do pequeno espaço ocupado por estas pilhas pequenas eu não sei como resolver, ou melhor, como conseguir uma outra fonte de energia tão pequena.

Em resumo, parei de gastar comprando pilhas de reposição e só uso pilhas recarregáveis tiradas de alguma sucata.

Eu nunca consegui danificar um equipamento usando uma tensão mais baixa que a tensão de trabalho dele, o máximo que consigo é ele não ligar, apenas consegui queimar algum aparelho usando uma tensão superior a tensão de trabalho dele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, Pincipi disse:

Eu nunca consegui danificar um equipamento usando uma tensão mais baixa do que a tensão de trabalho dele. O máximo que consigo é ele não ligar. Apenas consegui queimar algum aparelho quando usando uma tensão superior à tensão de trabalho dele.

 

Pois é. Veja que 2 × LR44 fazem 3,2V máximos, enquanto uma célula Li-On com a carga estando completa terá 4,2V ou 4,35V.

 

16 minutos atrás, Pincipi disse:

o único inconveniente é o volume extra da bateria maior que não cabe dentro do aparelho

 

Dois outros tamanhos de célula Li-On que podem interessar: 10440 e 14500.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos. Foi muito bom acompanhar o raciocínio sobre o funcionamento de aparelhos que funcionam com pilhas e baterias, assim como formas diversas de criar "gambiarras" afim de driblar dificuldades na obtenção de determinados formatos de baterias pouco usuais. Vou me lembrar de comprar alguns porta pilhas na próxima vez que ir na região de informática em SP- a rua Sta Ifigenia, muitas vezes olhei para eles pensando no que poderiam ser úteis.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Olha recentemente eu comprei umas LR44 pro meu paquímetro, e lamento dizer que as pilhas LR44 modernas são outra química isenta de mercúrio, que já foi proibido a uns 20 anos... as LR44 hoje usam a mesma química de zinco que uma pilha AA e tem capacidade bem baixa, meu paquímetro dura no máximo 3~4 meses com uma pilha dessas e por serem pilhas de zinco, essas LR44 vazam que é uma beleza, comprei uma cartela e metade das pilhas vazaram na embalagem e dentro da validade! sinceramente se a calculadora tem algum valor sentimental eu tentaria adaptar uma bateria de lítio nela, uma bateria de fone bluetooth por exemplo, de 50mA deve durar um ano fácil nela, se ela funcionar com 3V uma CR2032 seria uma boa, tem mais capacidade e não costuma vazar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pense as tensões para a calculadora:

 

  3 × 1.6 = 4.8V (máxima superestimada)

  3 × 1.1 = 3.3V (mínima subestimada)

 

Uma célula de Li-On dá conta.

 

@PedraX, você não precisa "tocar" na relíquia. Faça um cilindro encaixável, com os contatos.

 

Aliás, que tal nos mostrar uma foto do receptáculo original para as três LR44 na calculadora?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, F4b10 disse:

lamento dizer que as pilhas LR44 modernas são outra química isenta de mercúrio,

kkk.Nem sabia disso, no manual ainda fala das pilhas de mercúrio.Pena que joguei fora a cartela, talvez tenha adquirido as últimas porque essas que eu tinha comprei faz tempo.

11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

que tal nos mostrar uma foto do receptáculo original para as três LR44 na calculadora

Envio as fotos. Agradeço todos os comentários sobre a instalação de adaptadores de pilhas mais comuns, mas como podem perceber, o principal dessa calculadora é a portabilidade, é uma calculadora científica e continuo usando para os mais diversos usos mais "domésticos". Quando chegar a hora que resolvam decidir que as LR44 não sejam mais produzidas aí verei se vou recorrer ás "gambiarras".

IMG_20230515_091846.jpg

IMG_20230515_091659.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX ,

 

Tive várias HPs também, e perdi algumas para vazamento de pilhas.

 

Existe um teste simples para ver se as baterias LR44 ainda servem : coloque como carga um resistor de 220 Ohms durante 5 segundos medindo a tensão sobre ele : ao final dos 5 segundos a tensão tem de estar acima de 1,1 Volt.

 

Se estiver, pode manter.

 

Eu não manteria, pelo custo eu compraria 3 novinhas e trocaria, para diminuir o risco de um vazamento, que é fatal para essas calculadores.

 

Paulo

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, F4b10 disse:

essas LR44 vazam que é uma beleza,

Pode dizer a marca comprada? Pesquisei na Internet e ví marcas variadas, pelo visto é bem melhor comprar as de "marca", pelo menos teria onde reclamar se vazar.Imagino que pelo tamanho diminuto a fabricação tem que ser bem mais cuidadosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Elas vazam mesmo de verdade!

1.jpg.0681de721ab9df8bc9e6592e098e3763.jpg

Se deixar dentro do aparelho acaba corroendo quase tudo por dentro e mesmo deixando fora do aparelho até a manipulação é complicada, deixa uma gosma nos dedos, se limpar com um pano em apenas alguns dias volta a se melar e o pano apodrece.

Estas das fotos eu comprei da China, paguei o valor de uma bateria aqui no Brasil, incluindo o frete, os espaços sem bateria são as que estragaram sem carga alguma e foram descartadas sem nem ao menos chegarem a serem utilizadas, todas as demais ainda tem carga suficiente, apesar da ferrugem.

 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!