Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar a corrente de saída num LM358


Posts recomendados

Pessoal, estava estudando esse tópico aqui:

 

Nesse tópico o amigo @Sérgio Lembo sugeriu um circuito assim

 

Schematic_New Project2_2022-01-25.png

 

 

mas confesso ainda não ter "background" para entender...

 

 

Fiz, então, uns rabiscos, abaixo... Encontrei os dois circuitos de cima desses rabiscos nesse vídeo do Youtube.

 

 

 

Estou tentando adaptar algo parecido com isso só que com as seguintes diferenças:

 

- tensão, em vez de fixa, varia em função da temperatura. O LM35 põe 10mV para cada °C aplicados sobre ele, em sua saída. E o LM358 multiplica essa tensão por (um tiquinho a mais do que) 100 vezes... (na verdade, 101).

 

- usar o ampop 358, que pode ser alimentado com fonte assimétrica e ainda assim apresentar tensão de saída próxima a zero

 

 

T2qa7Pu.jpg

 

mas não sei onde colocar os resistores de 3Ω que tem nos dois primeiros circuitos nem o Rsc, que tem no segundo.

A ideia é ter uns 200mA, 300mA sobre a tensão de saída do ampop.

 

Poderiam me ajudar com isso?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 ,vamos começar pelo "alicerce" para depois construir em cima.  A maneira que considero clássica para aumentar a corrente de saída de um operacional é algo parecido com estes circuitos que são para áudio mas devem servir para o seu proposito:

image.png.fb622ac5e52d4903559dd453d21c6f33.png

 

image.png.029de6ae41ae8725f88ee95b6112ba04.png

 

O primeiro circuito é não inversor e a realimentação vai direto da saída para a entrada inversora, com isso temos um um booster de corrente com ganho de tensão igual a 1. Mas você pode colocar o resistor de 100 K na realimentação e o de 1 k para o terra da mesma maneira como no circuito que você desenhou. O segundo já é inversor e é em princípio só para audio mesmo, coloquei mais como ilustração para você ver que o sistema de colocar um par complementar de transistores na saída forma um conjunto que se comporta como um operacional normal apenas com maior capacidade de corrente. Esses transistores podem ser colocados em um dissipador dependendo da corrente drenada / potência dissipada por eles. Como o ganho que você está querendo é alto o capacitor que fica em paralelo com o resistor de realimentação melhora a estabilidade e a imunidade a RF. 

 

Agora é bom você passar pra nós o que você quer fazer exatamente, qual a finalidade e a faixa de temperaturas que você quer medir ou trabalhar.

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Andreas Karl disse:

Agora é bom você passar pra nós o que você quer fazer exatamente, qual a finalidade e a faixa de temperaturas que você quer medir ou trabalhar.

 

Eu tinha feito uma bobagem, @Andreas Karl: pretendia mostrar no display de um micro voltímetro desses aqui

 

3xMlTMi.jpg

 

temperaturas entre uns 20°C e 100°C, mais ou menos. Mas para isso a tensão nesse voltímetro teria que ser alta. E, como disseram os mestres daqui uma vez, "amplificador só amplifica, não cria energia". No circuito o máximo que tem é 12v...

 

Se tiver coragem quem sabe consigo hackear o voltímetro, mudar o ponto de lugar com algum jumper... sei lá, desde que não estrague. Se não fica como está e multiplico por 10 de cabeça, mesmo...

 

  

4 horas atrás, .if disse:

a série OPx7 é mais precisa

 

Muito bom, @.if! Mas para essa bugiganga aqui talvez o 358 seja mais adequado porque a alimentação tem que ser assimétrica e porque vai ser necessário um amplificador e um comparador, no menor espaço possível. Se der, a PCB melhor teria 4cm x 7cm. Ideal mesmo seria 4 x 6,4... Fora disso já teria que fazer nova caixinha de MDF...

 

Vamos ver ser dá com o 358 mesmo. O ganho de corrente nem precisa ser escandaloso, se chegar a 200mA na saída do ampop acho que já tá bom, olha lá:

 

OPQC032.jpg

O LM35 está fixado no dissipador, bem trás do chip do amp, um LM4780.

 

Tem um detalhe... os 5v no circuito hoje vem da fonte. Mas tô pensando em obtê-los dos 12v que já tem ali, usando um 7805 TO-92, cotado para até 100mA e que, na verdade, nem precisa ficar na placa, pode ficar fixado num lugar qualquer perto da placa. A carga nesses 5v é aquele micro-relé, ali, o TTP (que consome na ordem de nano ampéres), o BC548 e um desses 3 leds do painel, quando acende um apagam os outros...

 

O micro-relé, no datasheet diz que a bobina puxa 21mA. Mas medi todos os que tenho e todos eles mostraram 10mA (+ ou - 10%, vá) no amperímetro. Um led gasta 20mA mais ou menos. Resta o que o bczinho usa para saturar... coloquei 1k na base mas acho que dá para ser maior.

 

Agora quanto a aumentar a potência da saída do ampop... no ds do 358 da TI e da Onsemi fala em 40mA, mas a ventoínha medida pede 76mA... o voltímetro nem consegui medir, o que é gozado pensando em que os segmentos são leds. Cheguei a alimentá-lo com 20v e nem assim o amperímetro saiu do zero! Mistérios... De qualquer forma, prá não ficar um holofote no painel, dei uma suavizada: em vez de alimentá-lo com 12v, tô botando 5v nele através do divisor resistivo. Não dá para usar os mesmos 5v do 7805 porque esses serão cortados quando - e se - o amp for cortado porque esquentou... E esquentando, aí sim é que precisa saber sua temperatura, né?

 

Seguir na direção que o amigo @Andreas Karl deu seria bom mas, de novo, precisaria corrente dual...

 

Será que não tem como fazer algo parecido com aquele acréscimo de corrente de regulador 78xx, que usa um PNP? Como dá prá ver no esquema, se der para ter uns 200mA para ventoínha + voltímetro, já é suficiente...

 

Procurei o complementar do BC337 (que "güenta" até 800mA), encontrei o BC317, só que esse é para o máximo de 150mA (ou, como eles dizem, "-150mA). Tem o BD136, que é gigante  para essa PCB mas que promete -1,5A... Esse, se não houver opção, também pode ficar fixado em outro lugar, se não esquentar, até com cola quente. Mas se esquentar, ué... um parafusinho.

 

Será que dá?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, .if disse:

o mundo dos mc

 

Ai, ai, ai, querida @.if... agora ce me pegou.

 

Imagina só... um arduino nano, 2cm x 4,5cm, tudo muito preciso... escrevendo a temperatura certinha num display.

Nada desses leds velhos (quem gosta de verde-amarelo-vermelho é sinal de trânsito), as mensagens tudo escritinho, lá:

 

- "Estou à sua disposição, Mestre." (antigamente chamava "stand-by").

- "ON: P2"

- "ON: Bluetooth" (sim, tem um BT embutido, que liga quando o P2 não está presente e que não mostrei aqui)

- "OFF: ATENÇÃO! Esfriando. Aguarde (e nunca mais ponha esse som tão alto, hein?)"

 

 e o mais legal:

 

- "temperatura: 45°C"

 

Tudo isso só nos 5v... bem, tem o relézão de 12v, (8A@30v, lá...) Um único relé na tralha toda, só para ligar e desligar o amp... Se vacilar, potenciômetro eletrônico...

 

Você falou, eu fui ver... Arduino "faca-quente-na-manteiga" Nano = 40 merrecas...

 

Será? rs...

 

Bom, vamos ver se alguém coloca aqui solução para o 358, né? Até para o CDH continuar sendo A referência.

 

Mas é tentador, cara... Vou rabiscar um programa, dando certo abro o tópico no

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/217-programação-de-microcontroladores/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

um arduino nano

Um blue pill (clique) é mais barato e tem (muito) mais recurso.

https://embarcados.com.br/blue-pill-stm32f103c8t6/

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

- "Estou à sua disposição, Mestre." (antigamente chamava "stand-by").

- "ON: P2"

- "ON: Bluetooth" (sim, tem um BT embutido, que liga quando o P2 não está presente e que não mostrei aqui)

- "OFF: ATENÇÃO! Esfriando. Aguarde (e nunca mais ponha esse som tão alto, hein?)"

Antigamente havia mesmo a expressão 'só falta falar'... Ultrapassada há muito tempo, dá pra falar com um baratíssimo módulo mp3 dfplayer... Já falei que comprei alguns só porque tava barato.?.. tá no plástico antiestático até hoje... sério..🤪.. Só não sei onde tá essa mrd😠

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

pretendia mostrar no display de um micro voltímetro desses aqui

Tô chegando agora aqui... 

Não entendi pra que aumentar corrente, se é voltímetro precisa de tensão. 

No caso, um amplificador de tensão. 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Se tiver coragem quem sabe consigo hackear o voltímetro, mudar o ponto de lugar com algum jumper... sei lá, desde que não estrague.

Se forem baseados no velho ICL7107 tem como. 

7 horas atrás, .if disse:

Eu(eu) acho pela sua 'idade'  já passou da hora de considerar entrar no mundo dos mc. A maioria (se não todos) seus projetos aqui expostos se resolvem com ele. Pode vir... não machuca não.. mas aleja  🤪

Eu entrei para esse mundo. Mas uso mc só quando não tem jeito, ou quando ele pode substituir muitos componentes de uma vez. 

Em projetos como esse acima, eu ia de transistor mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Renato.88 disse:

como esse acima, eu ia de transistor mesmo. 

você diz esse?

OPQC032.jpg

Um mc estaria perfeitamente dentro da cogitação.

 

Apesar do amigo não ter dito o que...

22 horas atrás, Andreas Karl disse:

quer fazer exatamente, qual a finalidade e a faixa de temperaturas que você quer medir ou trabalhar

... e pela necessidade de saída de potência com relação à temperatura, minha suspeita caiu naquele "?" que seria algo como  controlar a velocidade do ventilador. Mas claro, tem gente confusa aqui e algo me diz que sou eu.. sempre eu ... 🤪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um controle de tensão linear a 200mA: vai ter que ter outra ventoinha pra esfriar o controle...😁. Dica: use comparador com uma histeresinha mesmo. Ela liga e desliga com um transistor bd135, bd137 ou bc337... e pára de complicar.. venha pro maravilhoso mundo do mc!   😁 Aproveita que ainda estamos por aqui... sei lá por quanto tempo vai durar nossa boa vontade 😉

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, .if disse:

Um [STM32 em placa] "blue pill" é mais barato [do que Arduino Nano], e tem (muito) mais recurso.

 

[Cf.] série de artigos [no Embarcados]

 

A palavra-chave do mercado é "stm32f103". Esse "c8t6" é a variação. Mas, pelo que eu entendi, apesar de ter USART, requer o gravador ST-Link V2.

 

Tem a Green Pill com PTH:

 

490166112_GrellPill.thumb.jpg.20bca56e01624038679403e0216475a3.jpg

 

Mas infelizmente U1 não seguiu a ideia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

infelizmente U1 não seguiu a ideia

Nem sei nem pesquisei se tem este arm 32bits com este monte de pinos em pth.

 

25 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

requer o gravador ST-Link V2

Requerimento de baixíssimo custo (exceto pelo original) se levar em consideração os recursos do mc e momentos de diversão que só ele e não o atmega pode dar. 😁

 

Só pra te humilhar... além de 1 ou 2 original que ganhei, tenho 1 ou 2 do paralelo... de novo.. comprei só pelo preço... consumismo eletroeletronico kk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

você diz esse?

Sim, esse. 

Meus "produtos eletrônicos" são apenas para eu gastar meu tempo livre em alguma coisa. 

Só que não gosto de programação, faço só quando a vantagem é enorme, geralmente no tamanho do circuito. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

 

É, aumentar a corrente seria para acionar a ventoínha...

E nem é tanta corrente assim... qualquer 200mA já dá e sobra.

 

 

Nesse caso, o voltímetro tem que ser ligado a parte. 

No mesmo circuito da ventoinha, vai só medir a tensão que chega nela. A conversão de temperatura para tensão que o LM35 tem vai embora ali. 

Se não tiver uma forma de mudar a escala de seu voltímetro por ele mesmo, aí vai precisar de um amplificador operacional de precisão, o LM358 não serve pra esse propósito. 

2 horas atrás, .if disse:

Um controle de tensão linear a 200mA: vai ter que ter outra ventoinha pra esfriar o controle...

Nem tanto assim.....

Só botar um transistor de corrente alta por lá. 

Pois a variação é pouca, o transistor ficará com dissipação na casa de 1W. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 29/05/2023 às 14:03, .if disse:

Nem sei nem pesquisei se tem este ARM [de] 32 bits com este monte de pinos em PTH.

 

Pensei em uma placa adaptadora-plataforma. Mas se fosse para headers, e não para DIP, ficaria enorme.

 

Update

 

@.if, ele vem nestas opções:

Screenshot_20230530-232810.thumb.jpg.7f4cbce73e0fd3c42fac948dd050e214.jpg

Com a palavra-chave (esses nomes) o mercado tem várias placas-adaptadoras.

 

Mas não parece haver custo-benefício vantajoso.

 

Um socket para DIP 48 pode ser caro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse caso, o voltímetro tem que ser ligado a parte. 

No mesmo circuito da ventoinha, vai só medir a tensão que chega nela. A conversão de temperatura para tensão que o LM35 tem vai embora ali. 

Se não tiver uma forma de mudar a escala de seu voltímetro por ele mesmo, aí vai precisar de um amplificador operacional de precisão, o LM358 não serve pra esse propósito.

 

Por isso é que liguei o voltímetro em paralelo não com a ventoínha mas com o circuito que gostaria de entender, esse "seguidor de tensão por transistor".

 

A saída do LM35 é multiplicada por dez pelo ampop e vai direto ao voltímetro. Assim, se a temperatura é, digamos, 40°C, na saída do primeiro ampop terá 4v, só que com uma corrente abaixo do que a que a ventoínha precisa. Aí é que entraria esse seguidor de tensão...

 

E também a medição da temperatura não precisa ser tão exata assim. Antes da bugiganga dar pau tinha uma saída para voltímetro usada apenas para dar uma ideia da temperatura, mas era totalmente imprecisa, já que a tensão era obtida através de um absolutamente não-linear termistor e quebrava bem o galho...

 

Em tempo: a bugiganga deu pau, Xará, por outro motivo que não o sensor baseado em termistor. Foi porque os capacitores lá na fonte eram para um máximo de 25v. E a tensão CC quase sempre era maior que isso. Não muito mas o suficiente para estufar os caps, ao longo do tempo. Mas já que eu tive que abri-la, pensei em mudar de termistor para LM35...

 

Ainda não abri o voltímetro mas assim que abrir te mostro, quem sabe dá para mudar o ponto de lugar?

 

5 horas atrás, .if disse:

Minimalizando

Parece bom o artigo do "Transistor follower" mas está em inglês técnico. Está ajudando bastante, mas tem muita coisa também em Português, seguidor de tensão, coletor comum, etc., coisas, confesso, bem além do meu nível de conhecimento...

 

Tomando esse esquema

transistor-emitter-follower-circuit-05.p

 

e sabendo que a ventoínha vai "puxar" uns 200mA, daria para usar um BC337 (que suporta Ice de até 800mA), uma R1 = 12k (chute de olhos vendados sem nem saber onde está a bola) e pronto? Não precisa, nesse caso, de resistor entre o 358 e a base do 337?

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

infelizmente U1 não seguiu a ideia...

 

7 horas atrás, .if disse:

se tem este arm 32bits

 

Pelo que entendi, as "blue pill" não são tão "pretaportê" quanto as Atmega. Fiquei curioso e entusiasmado, ainda mais pela IHM (seria lindo um display 16x2 com backlight e tudo) mas... tô sem som no PC, para assistir a meu filme diário. A curva de aprendizado é bem maior que a necessidade de som...

 

Além disso queria não ter que gastar mais tempo fazendo um novo gabinete para esse amp. O atual tem 7cm de frente e só esse display, infelizmente, 8cm...

 

Mas que será no próximo amp, disso não tenho dúvida.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Por isso é que liguei o voltímetro em paralelo não com a ventoínha mas com o circuito que gostaria de entender, esse "seguidor de tensão por transistor

É o circuito postado pela @.if aí em cima. 

Consiste em um circuito simples onde a tensão segue em um valor proporcional, mas a corrente aumenta. 

32 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

A saída do LM35 é multiplicada por dez pelo ampop e vai direto ao voltímetro. Assim, se a temperatura é, digamos, 40°C, na saída do primeiro ampop terá 4v, só que com uma corrente abaixo do que a que a ventoínha precisa. Aí é que entraria esse seguidor de tensão..

Olha, pra ventoinha funcionar não precisa ser proporcional, pois se nesses 40ºC recebendo 4V não faça um vento decente. 

E aí venha funcionar bem quando estiver recebendo uns 6V, mas aí a temperatura já estará em 60ºC que já é muito para um CI amplificador. 

38 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Ainda não abri o voltímetro mas assim que abrir te mostro, quem sabe dá para mudar o ponto de lugar? 

Talvez, aí seja só trocar um resistor. Só vendo pra ter certeza. 

39 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

e sabendo que a ventoínha vai "puxar" uns 200mA, daria para usar um BC337

Não pode. 

Tem que levar em consideração a potência máxima do transistor. 

A do BC337 é de 625mW.

Somando as quedas de tensão do LM358 e do próprio transistor teremos um valor de 2V. Com a corrente de 200mA já são 400mW, ou seja, bem perto do limite dele. Se a tensão for 1V maior seu transistor já era. 

Para começar aí eu ia de TIP31. 

Poderia por um darlington também, mas aí a tensão cai muito. Assim pra funcionar direito teria que alimentar o LM358 com uma tensão maior. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Em tempo: a bugiganga deu pau, Xará, por outro motivo que não o sensor baseado em termistor. Foi porque os capacitores lá na fonte eram para um máximo de 25v. E a tensão CC quase sempre era maior que isso. Não muito mas o suficiente para estufar os caps, ao longo do tempo

Pelo menos agora, com o erro já percebeu que não se põe capacitor com o mesmo valor da tensão que está lá. Eu coloco no mínimo 30% acima do valor, e dependendo do caso até mais caso seja algo que a tensão possa variar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, alexandre.mbm disse:

uma placa adaptadora-plataforma

adaptador-smd-qfptqfplqfp-32444864100144

 

Há alguns anos (quando enxergava bem) fiz uma de qfp48 pra dip com o método transferência térmica. Acho que até publiquei foto aqui. A ideia foi  servir num protoboard.

ops... esta daí de cima não dá pra por em protoboard com facilidade

 

16 horas atrás, rmlazzari58 disse:

seria lindo um display 16x2 com backlight e tudo

Coisa do (meu) passado. A (minha) onda agora é display gráfico colorido

282eea2242.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2023 às 23:38, rmlazzari58 disse:

- usar o ampop 358, que pode ser alimentado com fonte assimétrica e ainda assim apresentar tensão de saída próxima a zero

 

Tem coisa muito melhor do que esse 358, um rail to rail seria perfeito, com tensões muito próximas de zero e bem perto dos limites de -VCC e +VCC ....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Renato.88 disse:

não precisa ser proporcional

É verdade. Hoje o que tem é um termistor cuja resposta não é linear.

 

Como dá para ver no vídeo abaixo, a ventoínha dispara quando recebe 3,3v mais ou menos. E mesmo com a rotação baixa, ela arrefece um pouco, sim, o dissipador.

 

No vídeo abaixo há um termistor lado a lado com um LM35.

 

A tensão que vai à ventoínha é determinada pelo circuito desse termistor em conjunto com um LM317.

Essa tensão é aferida pelo voltímetro amarelo.

 

Já o LM35 está lá apenas para mostrar a temperatura real do dissipador. Nesse vídeo há um voltímetro azul mostrando a tensão de saída do LM35 que, como esse chip tem saída linear, mostra a temperatura dividida opr 100.

 

O esquema montado para esse vídeo é o seguinte:

qPfLemk.jpg

 

Como se pode ver no vídeo, Xará, se o amp está a 40°C, no multímetro azul aparece 407mV.

Nesse momento, a tensão aplicada à ventoínha é de 4,6v, já que quem determina esse tensão é o termistor+317

 

Na prática dificilmente a tensão aplicada à ventoínha chega a, digamos, 5v. Antes disso, mesmo sem estar rodando com seu máximo (12v), ela arrefece o dissipador de tal forma que, mesmo com música no último, o dissipador não chega nem a 45°C. O poder de arrefecimento do dissipador com ventilação forçada é formidável.

 

Olha o vídeo aí:

 

1 hora atrás, aphawk disse:

Tem coisa muito melhor do que esse 358, um rail to rail seria perfeito, com tensões muito próximas de zero e bem perto dos limites de -VCC e +VCC

 

Mas não precisa tanta exatidão porque na prática o sistema acaba encontrando estabilidade. Se o amp aquece o dissipador, a ventoínha o arrefece... e isso fica assim o tempo todo, Paulão.

 

E também não precisa do zero volts. Ligado o amp, mesmo que esteja 0°C no ambiente, o amp, mesmo sem sinal nenhuma, vai acrescentar uns 20°C, 25°C ao dissipador.

 

---

 

Hoje, de vez em quando, por curiosidade, eu meço a tensão sobre a ventoínha. Num volume médio, essa tensão fica em torno dos 4v. Nos momentos de maior volume - um bombardeio num filme de guerra, por exemplo - essa tensão chega a 4,4v, 4,5v. Com música alta, por exemplo Money do Pink Floyd ou Rock and Roll, do Led Zeppelin, cujo volume é mais constante do que filmes, já estabilizou em perto dos 6v. Mas qual era a temperatura nesse momento? A tensão sobre a ventoínha não é linear com a temperatura porque é obtida através da dupla termistor+317...

 

O que seria legal, acho, seria substituir o termistor pelo LM35 e o 317 pelo LM358. Aí a tensão sobre a ventoínha será mais ou menos a temperatura em que o amp está...

 

O que ocorre é que a ventoínha pode puxar até 100mA @ 12v. E se o 317 fornece 1A, o 358 mal bate no 40mA.

 

Baseado nos posts acima, principalmente nesse da @.if

transistor-emitter-follower-circuit-05.p

Mas também nesse, do @Sérgio Lembo:

Schematic_New Project2_2022-01-25.png

 

talvez dê para aumentar a corrente que vai para a ventoínha com um mínimo de alteração sobre a tensão que sai do 358. É que se o LM35 sai com, digamos, 400mV (a temperatura será de 40°C), depois do LM358 a tensão fica 4v...

 

Tem também a contribuição do @Andreas Karl mas aqui tanto a alimentação é simples - e não simétrica - quanto a corrente é contínua - e não sinal de som, alternada.

 

O esquema do Sérgio para mim é bem difícil. Mas tentei rabiscar algo (por isso perguntei sobre o complementar do BC337).

 

Já o da @.if... tenho encontrado bastanes aulas e tutoriais na Internet mas também precisaria muito mais tarimba que a que tenho... fala de seguidor com coletor comum mas fala também de impedâncias, de ajuste dos resistores em função da tensão de entrada... mas como resolver isso se a tensão de entrada no seguidor é variável?

 

Bem, o que rabisquei é isso aqui mas não consegui determinar nem o valor de Re... prá ser sincero nem sei se basta essa Re...

8xbYYgN.jpg

 

 

Se esses rabiscos estão mais ou menos adequados, que valor para Re serviria para 12v > Vin > 3v?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Na prática dificilmente a tensão aplicada à ventoínha chega a, digamos, 5v. Antes disso, mesmo sem estar rodando com seu máximo (12v), ela arrefece o dissipador de tal forma que, mesmo com música no último, o dissipador não chega nem a 45°C. O poder de arrefecimento do dissipador com ventilação forçada é formidável.

Sim, eu já tinha visto esse sistema nos computadores. Tenho um que trabalha com a ventoínha girando devagar e a sua temperatura se estabiliza em 50ºC.

Estou em mente com um novo projeto que irá usar um sistema desses, mas no caso o ventilador vai direto no 12V mesmo. 

 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Mas não precisa tanta exatidão

Se for usar o LM358 para amplificar o sinal para o voltímetro, aí ele não serve. 

 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

O que seria legal, acho, seria substituir o termistor pelo LM35 e o 317 pelo LM358. Aí a tensão sobre a ventoínha será mais ou menos a temperatura em que o amp está

Na prática vai dar no mesmo, a diferença é que ficará com um sensor só ao invés de dois. 

De todo jeito, o circuito entrará em um equilíbrio que vai depender do ganho do circuito. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Bem, o que rabisquei é isso aqui mas não consegui determinar nem o valor de Re... prá ser sincero nem sei se basta essa Re...

Re é o seu ventilador. O resistor serve apenas como exemplo. 

 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

esses rabiscos estão mais ou menos adequados

Sim, estão. Desse jeito pode funcionar. 

Com exceção do voltímetro que não vai marcar a temperatura corretamente. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Já o da @.if... tenho encontrado bastanes aulas e tutoriais na Internet mas também precisaria muito mais tarimba que a que tenho... fala de seguidor com coletor comum mas fala também de impedâncias, de ajuste dos resistores em função da tensão de entrada... mas como resolver isso se a tensão de entrada no seguidor é variável?

Vi que está bastante confuso com o termo "coletor comum". 

Isso é nada mais que o terminal do transistor que está na fonte. 

Naqueles circuitos simples onde acionamos um relé com transistor, usamos o emissor comum. 

Em circuitos com fonte simétrica existe também os circuitos de base comum. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 horas atrás, .if disse:

adaptador-smd-qfptqfplqfp-32444864100144

 

Comecei a imaginar uma placa-pente, vertical, como algumas de COB (chip-on-board).

 

@.if, algum de tipo slot também seria interessante. Vertical ou horizontal. Então talvez a placa-mãe pudesse ter um design generalizado com jumpers.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

nem o valor de Re... prá ser sincero nem

... nem precisa do Re. Na prática: coloque um diodo em antiparalelo e um capacitor 100n... 10u ... ou nem. Pra maior estabilidade realimente pelo 100k no Ve (ventilador ou emissor) e não pela saída do ampop.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!