Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar Linux Mint?


Posts recomendados

Olha ai gente, isso aí é a iso do linux mint? Bem, baixei isso ai no site do linux, neste site: https://www.linuxmint.com/download.php era 2.7gb, formatei o pendrive com o ventoy e joguei esse arquivo ai do linux mint, isto aí é a iso né isto? Agora é só instalar em qualquer computador?  Como deleto o windows que tá num SSD pra instalar o mint? Ao instalar aparece a opção para desinstalar o windows e instalar o mint no lugar?

isodomint.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Álvaro Dínamo Sim, isso ai é a ISO, mas você precisa colocar no pendrive os arquivos que está dentro da ISO, e não a ISO em si.

 

ISO, em caso de sistemas operacionais, é uma imagem de disco para formatação, você precisa de alguma forma, abrir esse arquivo .ISO e copiar todos os arquivos de dentro, para dentro do pendrive, eu sei que no Windows 10 você pode abrir arquivos ISO como se fosse um CD, e copiar os arquivos, e tem programas que passam a iso para pendrive dessa mesma forma que falei, mas só sei para windows, já que o mais falado é o rufus, enquanto dá para fazer de forma manual todo o procedimento.

 

1 hora atrás, Álvaro Dínamo disse:

Como deleto o windows que tá num SSD pra instalar o mint? Ao instalar aparece a opção para desinstalar o windows e instalar o mint no lugar?

Geralmente é para reconhecer as partições do SSD, ai você escolhe qual vai instalar e ele irá limpar a midia e colocar o linux no lugar, faz muito tempo que instalei Linux em cima de instalação do Windows.

 

E não tem isso de opção para desinstalar um e instalar outro, é automático, o sistema vai apagar tudo do windows e substituir, você não mexe, não é igual programas que tem um programinha de desinstalação.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

mas você precisa colocar no pendrive os arquivos que está dentro da ISO, e não a ISO em si.

@Elder Nauvirth Acho que está equivocado Elder. Se essa é a ISO, basta montar um pendrive inicializável (Rufus, Ventoy, Yumi, UNetBootIn, enfim, o que desejar) e dar boot por ele. Tem que funcionar. Não precisa extrair arquivo nenhum, nem no Windows. A imagem está pronta para uso.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mega Blaster disse:

@Elder Nauvirth Acho que está equivocado Elder. Se essa é a ISO, basta montar um pendrive inicializável (Rufus, Ventoy, Yumi, UNetBootIn, enfim, o que desejar) e dar boot por ele. Tem que funcionar. Não precisa extrair arquivo nenhum, nem no Windows. A imagem está pronta para uso.

É praticamente a mesma coisa da qual falei antes.

 

O Rufus até onde sei faz a mesma coisa, apenas pega os arquivos da ISO e coloca no pendrive para deixar ele bootavel.

 

Já vi vídeos de gente mostrando a montagem de pendrive bootavel, e no final quando entrava no pendrive, estava lá os mesmos arquivos que tem dentro da imagem ISO.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mega Blaster disse:

@Elder Nauvirth Pois é Elder. Deu a entender que era para abrir a ISO e tirar os arquivos. Foi  que entendi.

Tranquilo.

 

Daria assim também.

 

Eu mesmo quando vou fazer pendrive bootavel, formato o pendrive com o cmd, abro a ISO com um CD normal mesmo e transfiro os arquivos para o pendrive manualmente.

 

Da mesma forma, estaria fazendo o pendrive ficar bootavel.

 

 

3 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

Se eu quiser só testar o linux sem instalar no computador, tem que fazer isso via máquina virtual? 

Dá para testar assim também.

 

Pode instalar em máquina virtual, ou pegar uma imagem do sistema que seja aquelas que você coloca no pendrive e usa em outro pc, se não me engano é chamado de Live CD, só o nome que não confirmo, mas já vi em sites de download do Linux alguns assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Sim, tem. E pode usar o próprio pendrive também, sem instalar.

 

EDIT:

 

CORRIGINDO!  Não li direito. Não precisa ser só na VM. Só pelo pendrive.. Desculpas.

certo, ai no caso, depois de por exemplo ter testado só com o pendrive, como volta pra tela do SO instalado? Tem que reiniciar o pc? Tirar o pendrive?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mega Blaster disse:

Só se achar necessário. Eu tenho pendrive montado com Ventoy que uso normalmente. Mantenho a ordem de boot e só insiro depois de iniciar. Nada de mais. Uso com arquivos comuns e/ou coloco alguma ISO que queira brincar.

quando você diz brincar, significa que você não instalou no pc, apenas inicializou o SO no computador? 

3 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Só se achar necessário. Eu tenho pendrive montado com Ventoy que uso normalmente. Mantenho a ordem de boot e só insiro depois de iniciar. Nada de mais. Uso com arquivos comuns e/ou coloco alguma ISO que queira brincar.

mas pra dar boot pelo pendrive não é necessário inserir o pendrive antes de ligar o computador não? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Sim. Isso e também em uma VM. Tenho 2 notebooks, 4 discos rígidos e 1 SSD. Quando estou inspirado ou sem nada para ter dor de cabeça, crio uma! Rssss.

Amigo, olha aí, quando chega nessa parte, quando eu estiver instalando o mint, devo tirar o pendrive ou deixar o pendrive espetado?
image.png.5a5dc1b7662e312e9c5b09de16972bd7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande parte das imagens Linux são híbridas, ou seja, podem ser usadas em modo live ou em modo de instalação.

 

O modo live, carrega todo o sistema direto na memória RAM do computador, dessa forma você pode usá-lo como se estivesse usando um sistema formatado normal. Porém nesse modo, assim que a máquina é reiniciada, tudo volta ao normal, contanto que durante o uso você não tenha mexido em arquivos do sistema que está instalado no disco real da máquina (se zoar esses arquivos, pode corromper o sistema que está instalado).

 

O modo de instalação é o que o próprio nome diz, serve para instalar o sistema na máquina (o famoso "formatar"). Nessa modalidade, o sistema da máquina é substituído pelo novo sistema (a não ser que esteja fazendo dual boot, mas é outra história).

 

Você escolhe o modo quando dá o boot no pendrive bootável que contenha uma imagem Linux. Veja a imagem em anexo. Para usar o modo live, escolha "testar", para instalar escolha "instalar".

ubuntu.thumb.png.88724cba4f01731383144a8521b3c403.png

 

Para dar boot no pendrive, pode ser necessário entrar na BIOS e definir o pendrive como dispositivo de boot primário (deixe ele na primeira posição da lista).

 

Quando reiniciar a máquina após usar em modo live, ou após a formatação aparece a mensagem para remover o pendrive. Apenas remova o pendrive e pressione ENTER.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Éric H.X alterou o título para Como instalar Linux Mint?

As suas escolhas foram ok. 

Normal Mode vai fazer a inicialização do Linux normalmente.

 

O Grub é um gerenciador de boot mais avançado, que permite iniciar vários sistemas operacionais no seu computador (Windows e outros Linux, por exemplo). Além de permitir que você modifique a aparência do menu de inicialização.

 

O Compatibility Mode pode ser usado quando há problemas de compatibilidade de hardware ou drivers de dispositivo. Ele desabilita algumas opções avançadas do SO e usa drivers genéricos para possibilitar que o sistema operacional inicie mesmo que o hardware seja muito antigo ou incompatível com o SO. 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A mídia do Ubuntu e derivados usa apenas o GRUB, mais nada[*]. Essas opções aí são do Ventoy, que faz bruxaria por baixo do capô para iniciar os ISOs diretamente. Se você criar o pendrive com outra ferramenta, não existirão esses "normal mode" e "grub2 mode". Não me pergunte o que o Ventoy faz de diferente entre ambas... não tenho ideia. Tendo iniciado é o que importa.

 

[*] Versões antigas ainda usavam o Syslinux no modo BIOS/CSM (na mídia de instalação apenas; no sistema instalado, GRUB sempre foi padrão, mesmo em BIOS/CSM), mas faz alguns lançamentos que foi aposentado e substituído pelo GRUB.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!