Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligar o PC toda hora danifica os componentes?


Posts recomendados

Desligar e ligar o pc toda hora pode fazer mal para os componentes do pc? eu desligo ele quando fico muito tempo inativo, tipo umas 4 horas ou até mais, agora se for o caso de ficar apenas uns 30 minutos eu suspendo ou hiberno mas será que faz mal desligar o pc todo dia e ligar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tuta12

 

O que deve desgastar os componentes do hardware, pela experiência que tenho, é deixá-lo ligado por várias horas por dia.

 

Aqui costumo usar o PC só por uma ou duas horas por dia fazendo só o me interessa e logo desligo. Assim evito desgaste das peças tentando prolongar o tempo de vida útil.

 

Se eu fizesse isso há tempos, não teria queimado 2 monitores velhos que hoje me custam a consertá-los mas deixo claro aqui que são máquinas com uns 10 anos já de uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 05/06/2023 às 05:21, Henrique - RJ disse:

O que deve desgastar os componentes do hardware, pela experiência que tenho, é deixá-lo ligado por várias horas por dia.

 

Aqui costumo usar o PC só por uma ou duas horas por dia fazendo só o me interessa e logo desligo. Assim evito desgaste das peças tentando prolongar o tempo de vida útil.

 

Se eu fizesse isso há tempos, não teria queimado 2 monitores velhos que hoje me custam a consertá-los mas deixo claro aqui que são máquinas com uns 10 anos já de uso.

Onde trabalho, cidade litorânea, se desligar (por uns dois dias), já não liga mais... a placa-mãe parece que vai pro sac... temos que trocar muitas,

A umidade e a maresia fazem a festa...

Depois de uma passada de ar quente algumas voltam a vida, ma se desligar novamente, já morre e precisa de nova sessão de ar quente. 

Neste mesmo lugar, meu PC, bem basicão, está ha anos funcionando direto sem desligar.

Os que desligam diariamente duram cerca de 1 ano.

Tem um caso aqui do seguinte: tem um Pc que custou na casa dos 15mil, e este não podemos simplesmente descartar dado o preço do equipamento, mas fizeram a Kgada de deixar desligado... agora só na base do ar quente, se desligar só passando no ar quente. E, como minha empresa, apesar de rolar muita grana, não repassam para TI... volte e meia temos que colocar o CPU de cara para a boca do fogão na cozinha, pois nem um soprador térmico eles compram.

Desconfio que nestes casos sejam os capacitores que estragam e precisam ser aquecidos para funcionar, mas não tenho certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desligar - mas principalmente religar - um PC é um mobilizar componentes. Manter ligado, sem atividade, é não fazer nada.

 

Tinha uma estatística que valia para os vetustos computadores de grande porte - System/370 e seus sucessores, 4341 etc. - que dizia que 70% de todas as falhas de hardware aconteciam durante religamentos.

 

Ligado e sem atividade, algum desgaste significa, certamente mais do que o mesmo período desligado. Mas o ligar é um estresse que corresponde a muitas horas do equipamento ligado e sem atividade. Dá para medir a corrente consumida durante um ligar e com o PC ligado e em repouso.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em relação à problemática trazida por @Blumer Celta há de se pensar bem que tipo de refrigeração usar. Eliminar circulação de ar úmido é uma receita, mas refrigerar de alguma forma continua sendo uma necessidade. Para cidades litorâneas a refrigeração passiva me parece a saída mais modesta e certeira. Ela requer que se opte por menos poder de processamento ou por clusterização. No entanto, está fora de cogitação para quem é gamer.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Blumer Celta disse:

Onde trabalho, cidade litorânea, se desligar (por uns dois dias), já não liga mais... a placa-mãe parece que vai pro sac... temos que trocar muitas,

A umidade e a maresia fazem a festa...

Depois de uma passada de ar quente algumas voltam a vida, ma se desligar novamente, já morre e precisa de nova sessão de ar quente. 

Neste mesmo lugar, meu PC, bem basicão, está ha anos funcionando direto sem desligar.

Os que desligam diariamente duram cerca de 1 ano.

Tem um caso aqui do seguinte: tem um Pc que custou na casa dos 15mil, e este não podemos simplesmente descartar dado o preço do equipamento, mas fizeram a Kgada de deixar desligado... agora só na base do ar quente, se desligar só passando no ar quente. E, como minha empresa, apesar de rolar muita grana, não repassam para TI... volte e meia temos que colocar o CPU de cara para a boca do fogão na cozinha, pois nem um soprador térmico eles compram.

Desconfio que nestes casos sejam os capacitores que estragam e precisam ser aquecidos para funcionar, mas não tenho certeza.

 

Sugira no seu trabalho trocar aos poucos essas placas-mãe por placas que tenham os chipsets B*** que são essas novas pois já cansaram de dizer aqui no fórum que se aquecidas e desligadas em seguida geram umidade nesses chips que acabam não ligando de novo precisando de aquecimento. Disseram foi erro de projeto desses chips e quanto á maresia aconselho aplicar anticorrosivo/lubrificante WD40 em toda a placa para evitar de modo eficaz a corrosão.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

@Henrique - RJ , a qual hardware você se refere? Não vejo especificação no fluxo do tópico.

 

Se mal me recordo, essas B qualquer coisa tipo B450, B5***. Saiam fora delas se forem comprar hardware para evitar zebra pois esse problema com umidade pode ocorrer ou não dependendo da região onde se está.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz muito tempo, idos de 1995 se não me engano, tinha um estudo que mostrava que a grande maioria de danos de hardware de micros ocorriam no momento em que eram ligados, a proporção era grande, mais de 70% .

 

Em uma primeira olhada,  imaginava que a melhor coisa então era deixar o computador ligado, apenas desligava o monitor, e quando precisava usar, ligava o monitor. Até o dia em que o monitor pifou quando liguei ......., e parei de desligar o monitor, gastando um monte de energia à toa ..... e então o meu HD pifou, e percebi que deixar 24H o HD ligado ia acabando com a vida útil aos poucos.

 

Hoje em dia os micro vem com Hds tipo SSD, de vida longa, e que podem ficar ligados sem problemas. Os monitores entram em modo de economia de energia e voltam quando são exigidos novamente. Não existem mais peças mecânicas no computador, então não vejo nenhum motivo para que fique desligando e ligando o computador, o meu fica ligado 24 horas por dia, só reinicializando quando faço as atualizações, sendo que programo para não fazer de maneira automática sempre no máximo tempo permitido, assim eu controlo quando fazer essas atualizações.

 

Resumindo, hoje eu deixaria sempre ligado....

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nossos smartphones tem refrigeração passiva, são praticamente selados (a exceção do minúsculo alto-falante), e a arquitetura ARM gerencia a potência. Ligados 24/7. Super resilientes! A receita está na palma da sua mão. Transportaram a obsolescência para o software; as iterações do sistema operacional mobile.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Rio McCloud alterou o título para Desligar o PC toda hora danifica os componentes?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!