Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina eletrônica para soldar ferro - IGBT


MOR_AL
Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

21 horas atrás, Blumer Celta disse:

Aproveitando o tópico (pois aqui tem muita gente que lida ou lidou com solda),

Peço a opinião dos colegas:

Comprei uma maquina de solda bem simples, mas até hoje pouco usei (ainda),

Pois tenho medo de queimar as vistas com as máscaras protetoras existentes...

Sei que elas prometem proteger e tal, mas minha paranoia não tem fim... quem garante que elas tem todos od filtros que prometem ter?

Tipo comprar óculos de sol que diz que tem filtro UV, quem garante que realmente tem?

E a falta dele, segundo dizem: ao usar óculos escuro suas pupilas abrem mais para poder enxergar e a falta do filtro faz entrar mais UV.

Nesta linha de pensamento, uns dias atrás vi um Vídeo da net de um cara (deve ser brazuca), usando o celular como máscara de solda, ou seja ele não olhava pra a solda sendo feita, e sim a camera do celular fazia isso, ele só usava a tela do celular para ver.

Penso que deve funcionar, pois a tela do celular tem somente um brilho específico, que normalmente não faz mal pra gente.

pensei em algo também com uma câmera e um monitor.

O que acham?

 

 

Se tem paranoia assim, use a lente de solda mais tradicional. Aquelas de vidro. Elas não são de vidro comum. Elas realmente filtra tudo. 

 

Tenho ouvido histórias de soldadores que trabalham 8 horas sem parar, soldando com mascaras automáticas, e com o tempo vão ficando cego.

Daí muitos soldadores muito profissionais, preferem as mascaras mais tradicionais com aquela lente de vidro. 

E parece que daquelas não acontece problema algum.

 

As eletrônicas demoram uns milissegundos para escurecer. Então enquanto não escurece, a luz passa.

Mesmo que você nem perceba, mas recebe pulsos super rápidos de ultravioleta e infravermelho nos olhos.   

 

 

17 horas atrás, Renato.88 disse:

Essas coisas são perigosas, portanto há uma série de normas e órgãos do governo para fiscalizar isso. 

Em lojas que vendem esse tipo de coisa não vão vender coisas que não estão dentro dos padrões.

 

Não confie muito nisso.

Conheço um soldador desses que passa o dia inteiro soldando em indústria. Ele passa o dia todo soldando. Em uma semana, uma mascara nova que ele pediu pro patrão comprar, começou e não filtrar muito a luz. deixando passar.

 

A mascara não suportou o calor da solda. 

Deve ser por essas e outras que muitos profissionais preferem aquelas tradicionais com lente de vidro.    

 

 

Mesmo essas marcas famosas, estão vendendo muita coisa ruim da china.

Não confie em normas, pois tem coisas que podem ser compradas em nosso país  

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, albert_emule disse:

Não confie em normas, pois tem coisas que podem ser compradas em nosso país  

 

Sim, estamos no Brasil! :lol:

 

37 minutos atrás, albert_emule disse:

Mesmo essas marcas famosas, estão vendendo muita coisa ruim da china.

Isso sempre teve. 

 

Mas de qualquer forma, o amigo não vai usar a máquina todo dia, o dia todo. 

E nesse caso sim, eu recomendo as máscaras comuns de vidro, são baratas, não dão problema e protegem mais. Eu sempre uso dessas, é meio inconveniente ficar tirando e colocando a toda hora, mas como se usa pouco é tolerável. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Supondo não ser um golpe financeiro, será que este produto presta para algum tipo de trabalho?

E parece ser uma propaganda enganosa. Vejamos:

1 - O produto na primeira imagem, a que vem em destaque no início, é diferente do produto do vídeo. O do vídeo mostram as soldagens realizadas sem os bastões de solda, que são mostrados na imagem do início do anúncio.

2 - O produto mostrado na imagem inicial, contém as varetas de solda, mas se forem incluídas as varetas, o produto passa de 87 reais para 297 reais, como consta nas últimas imagens abaixo do anúncio.

 

Se isso não é propaganda enganosa, que induz o desatento comprador a comprar algo em um anúncio com reais chances de ser enganado, eu não sei mais o que seja propaganda enganosa.

MOR_AL

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Supondo não ser um golpe financeiro, será que este produto presta para algum tipo de trabalho?

Segundo sites de verificação, este site só tem 2 meses de existência...  sendo muito duvidoso.

E olhando o layout do site, ele é igualzinho (se não, feito pela mesma pessoa), a um outro site que aplicava golpes financeiros uns meses atrás (já comprovado) por diversos usuários da internet.

 

E o problema maior, o site que aplicava golpes me foi sugerido em uma propaganda paga dos videos do youtube)

Deveria recair sobre o YT também os processos por danos possíveis.

 

EM TEMPO, VEJA ESSES LINKS:

https://www.reclameaqui.com.br/appmax/devolucao-de-dinheiro_G9e-bjz48GzOIeoG/

https://www.reclameaqui.com.br/appmax/modernex-altera-valor-final-da-compra_tvuyU9RcCugt2Fwi/

https://www.reclameaqui.com.br/appmax/compra-não-recebida_3D2w31YaED5lZ5zh/

https://www.reclameaqui.com.br/appmax/paguei-e-não-recebi-resposta_fkDuqsDkDEnvftYr/

E POR AÍ VAI...nos sites de verificação também não conseguem obter o cnpj da empresa.

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre fazer solda, a única coisa que consegui aprender sobre o tema foi o colírio de Eufrásia. Queimei minha vista e nunca mais me aventurei com solda a arco.

Caro @MOR_AL : li, de forma rápida, seu PDF anexado. Não entendi a preocupação com a tensão nas suas considerações. Vejo o TC como uma fonte de corrente com VA limitado e com o VA nominal sendo válido para 100% da corrente nominal. Assim sendo, num TC de 100A/1A de 5VA quando a corrente for de 20A terei apenas 1VA disponível. Isso explica o porque do TC não te dar resposta em baixas correntes quando se usa ponte de diodos, a carga representada pelos diodos come a potência disponível pois, se nos diodos perdemos cerca de 1.6V teremos ali 1.6VA por ampere.

TCs com 5VA de saída são os grandes, industriais pesados e caros. Para estes pequenos de poucos VAs de saída o uso de diodos é um tiro no pé. Como dito em comentários anteriores, são feitos de fio fino, alta resistência interna. Só nessa resistência série equivalente já se vai grande parte daquilo que o circuito magnético consegue produzir de potência. O uso de um shunt de baixo valor é sempre a saída, sem diodos. Para lidar com o AC, uma boa técnica é um amplificador diferencial com a REF a 1/2VCC do circuito mais um GND virtual no mesmo 1/2VCC ou uso de fonte simétrica, dá na mesma. Na saída deste amplificador diferencial teremos então a robustez necessária para nossas manipulações, livres das terríveis limitações do TCs.

 

Li em algum ponto da discussão alguém não entender o problema dos fios finos. Em fonte de corrente quanto maior for a resistência maior será a potência consumida. Simples assim. Estamos tão acostumados a fontes de tensão que nos esquecemos desse detalhe nas fontes de corrente.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Sobre fazer solda, a única coisa que consegui aprender sobre o tema foi o colírio de Eufrásia. Queimei minha vista e nunca mais me aventurei com solda a arco.

 

Irreversível?

Pode nos transmitir um pouco a respeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Sobre fazer solda, a única coisa que consegui aprender sobre o tema foi o colírio de Eufrásia. Queimei minha vista e nunca mais me aventurei com solda a arco.

Eu sempre me protegi da UV produzida pelo arco, .... depois de ter ficado sego por alguns segundos, na primeira vez que não me protegi, hehehehehe!

 

5 horas atrás, Blumer Celta disse:

Segundo sites de verificação, este site só tem 2 meses de existência...  sendo muito duvidoso.

E olhando o layout do site, ele é igualzinho (se não, feito pela mesma pessoa), a um outro site que aplicava golpes financeiros uns meses atrás (já comprovado) por diversos usuários da internet.

Boa observação!

5 horas atrás, Blumer Celta disse:

E o problema maior, o site que aplicava golpes me foi sugerido em uma propaganda paga dos videos do youtube)

Deveria recair sobre o YT também os processos por danos possíveis.

Li em algum lugar, que rackes entraram no YT. Pode ser isso, mas a gente tem que pesquisar como o @Blumer Celta fez.

 

@Sérgio Lembo

Bom. 

Talvez fosse melhor discutir esse assunto de TC em outro tópico. Não tenho certeza, mas acho que eu criei um tópico sobre TC aqui no CDH. Não encontrei. Posso ter me enganado.

Mas vamos lá.

No meu PDF eu mostrei algumas consequências em usar fios finos no trafo, valores dos resistores de carga, etc.

Mostrei duas curvas principais de resposta da tensão X corrente. Uma com diodos e outra sem diodos.

Posteriormente, já depois do PDF pronto, procurei  reduzir o erro em baixas correntes com o uso de diodos de germânio. Com eles a curva fica melhor em baixas correntes.

Depois ainda, descobri que posso usar diodos com AO (amplificador operacional, ou mesmo comparadores). Com isso a curva V x I fica quase uma reta na origem.

Mas a ideia principal do artigo foi mostrar, com o meu projeto de um trafo de corrente, que os trafos "pequenos", vendidos nas lojas XingLing não são confiáveis.

Basicamente foi isso.

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Para estes pequenos de poucos VAs de saída o uso de diodos é um tiro no pé.

Não considero isso que você afirma.

Para o exemplo do projeto que fiz no PDF, escolhi uma corrente máxima de apenas 15A, de acordo com as minhas necessidades e o trafo em si, não considerando o uso dos diodos, não ficou grande. 

Eu poderia ter desejado calcular um trafo para apenas 5A, pois o projeto seguiria o mesmo procedimento. 

Como mencionei antes há meios (descobri depois) de usar AO e com isso retificar (de tornar uma reta) a região em que a corrente seja baixa, reduzindo a distorção naquela região da curva V x I.

MOR_AL

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Irreversível?

Pode nos transmitir um pouco a respeito?

Bom.

Obviamente não sou médico, mas para ter efeito significativamente irreversível, seria necessário aumentar o tempo de exposição com a visão para o arco. Deve ser uma função integral, potência que chega à vista por tempo de exposição. 

MOR_AL

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Irreversível?

Pode nos transmitir um pouco a respeito?

Vou tentar puxar da memória, fazem 40 anos. Não haviam lente eletrônica, usava-se a lente grossa vermelha. Mesmo sob forte sol não se consegue enxergar através delas. Havia uma solda a ser feita e o mecânico estava ausente. Peguei uma chapa de sacrifício e fui treinar. Não consegui abrir o arco, o eletrodo sempre colava. Quando desisti não sentia nada. Depois veio a forte irritação/coceira/ardência nos olhos. Busquei auxílio médico e me receitou o colírio de Eufrásia. É um anestésico. O risco apresentado é que não se pode coçar os olhos sob efeito do colírio. Se houver uma pedra nos olhos ou ramela seca/endurecida (dá na mesma) durante a coçada há o risco de se cortar os olhos sem nada sentir por conta da anestesia. A Lei de Murphy é terrível. Quando não se pode coçar é quando se tem mais vontade. No dia seguinte estava bom, sem efeitos colaterais.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, MOR_AL disse:

Obviamente não sou médico, mas para ter efeito significativamente irreversível, seria necessário aumentar o tempo de exposição com a visão para o arco. Deve ser uma função integral, potência que chega à vista por tempo de exposição. 

 

Eu não sei o que foi chamado de queimadura. Eu não sei a ação da radiação UV. A única coisa que eu sei é que não se olha para as faíscas da solda. Eu nunca nem atentei que o centro da coisa é um arco voltaico. Para mim, a "chuva de prata" ao redor já seria algo ruim.

 

Um diz que "queimou a vista". Outro diz que "ficou cego". Ambos estão lendo e digitando numa tela. Eu quiz ter uma noção do que de fato acontece. Até por que é corriqueiro ver soldador sem cerimônia na lida com aquela máscara.

 

@Sérgio Lembo , pelo que entendi, existia algo mínimo, invisível, para o quê você olhou bastante, mas sem vê-lo. Pensava que não estava existindo. Foi assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo

6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Sobre fazer solda, a única coisa que consegui aprender sobre o tema foi o colírio de Eufrásia. Queimei minha vista e nunca mais me aventurei com solda a arco.

Eu sempre me protegi da UV produzida pelo arco, .... depois de ter ficado Cego por alguns segundos, na primeira vez que não me protegi, hehehehehe!

 

8 horas atrás, Blumer Celta disse:

Segundo sites de verificação, este site só tem 2 meses de existência...  sendo muito duvidoso.

E olhando o layout do site, ele é igualzinho (se não, feito pela mesma pessoa), a um outro site que aplicava golpes financeiros uns meses atrás (já comprovado) por diversos usuários da internet.

Boa observação!

8 horas atrás, Blumer Celta disse:

E o problema maior, o site que aplicava golpes me foi sugerido em uma propaganda paga dos videos do youtube)

Deveria recair sobre o YT também os processos por danos possíveis.

Li em algum lugar, que rackes entraram no YT. Pode ser isso, mas a gente tem que pesquisar como o @Blumer Celta fez.

 

@Sérgio Lembo

Bom. 

Talvez fosse melhor discutir esse assunto de TC em outro tópico. Não tenho certeza, mas acho que eu criei um tópico sobre TC aqui no CDH.

Mas vamos lá.

No meu PDF eu mostrei algumas consequências em usar fios pequenos

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas!

Apesar de já ter decidido em não comprar uma mig sem gás por alguns motivos (vide postagem #47), hoje assisti a um vídeo, que mostra que minha decisão foi acertada.

Independentemente da qualidade de suas soldas (eu me enquadro na qualidade dele), o sujeito mostrou diversos pontos negativos, dos quais alguns eu não conhecia.

Segue o vídeo.

 

MOR_AL

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...