Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Comprei um liquidificador e na segunda vez que usei descuidei e liguei na tomada 220, ele é de 110V.

Deu barulho diferente quando estava na 220 pela tensão e começou cheirar queimado, então desliguei na hora que vi que estava errado.

Ele seguiu funcionando após isso e não vi nenhum sinal diferente.

Devo me preocupar? 

Postado

Os fios do motor são isolados com um esmalte que possivelmente foi prejudicado pelo calor excessivo. Não tem o que fazer, vá usando e se queimar mande para o conserto.

• Membro VIP
Postado

@Natana Magri Tarde

Já que você ligou por alguns segundos e percebeu que ligou errado e já desligou não precisa se preocupar.

Agora se você ligar um motor que é 127 volts no 220 volts, você vai perceber que ele vai girar mais rápido que o normal e em poucos segundos vai cheirar verniz queimado.

Se for coisa de uns 5 segundos mais ou menos da tempo de salvar, agora se você deixar por uns 2 minutos vai começar a reduzir a rotação juntamente com um som áspero e a fumaçar, quando chegar nesse ponto já está quase morto o motor.

Quando você ligar no 127 volts e perceber que está mais fraco que o normal então acione a garantia.

Postado

Nenhuma máquina dura para sempre. Se você sempre tivesse ligado ele apenas no 110v, ele iria durar um certo tempo... digamos, 3 anos. Mas tendo ligado-o no 220v como você disse,

Em 18/10/2023 às 12:26, Natana Magri disse:

começou cheirar queimado, então desliguei na hora

agora ele só vai durar por, digamos, 1 ano.

• Curtir 1
Postado
Em 18/10/2023 às 12:26, Natana Magri disse:

Olá,

Comprei um liquidificador e na segunda vez que usei descuidei e liguei na tomada 220, ele é de 110V.

Deu barulho diferente quando estava na 220 pela tensão e começou cheirar queimado, então desliguei na hora que vi que estava errado.

Ele seguiu funcionando após isso e não vi nenhum sinal diferente.

Devo me preocupar? 

Diminuiu a vida útil dele. 

Com certeza o verniz da bobina deu uma aquecida, mas não o suficiente pra deixar totalmente em curto, pois ainda segue funcionando. Provavelmente, a camada de verniz pode ter ficado mais fina, o que numa situação onde o motor sofrer uma sobrecarga poderá queimar mais fácil, mesmo estando ligado em 110V. 

O que logo mais vai dar defeito são as escovas (também conhecidas como carvão). Em 220V, elas gastam boa parte rapidamente pois se aquecem e ficam moles. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Eu não sei qual será o fim. Colegas com experiência talvez digam que não será um curto-circuito duradouro. Por precaução, eu analisaria a possibilidade de acrescentar um fusível. Ele bloquearia o convidado indesejado, caso este comparecesse.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!