Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como converter 12v para 1.5v?


Posts recomendados

  • 3 anos depois...

Existem inúmeras maneiras de se conseguir 1,5V de 12V.

Uma delas é voce utilizar de um diodo zener em paralelo a fonte.

E a outra, voce poderia tentar usar um potênciometro em série com a fonte. O cursor do potenciometro irá servir como referencia de tensão. Ajustando o potenciometro, ajustará sua tensão.

Logo após ao potenciometro, use em serie ao mesmo, um resistor para garantir que não se feche um curto.

Em relação ao valor de resistências, voce pode usar um multimetro (analógico ou digital) em suas devidas escalas, ou uma tabela de cores que voce encontra facilmente na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

O amigo Binho esta certo, a ainda ha mais modos se voce demandar pouca corrente, pode usar diodo zener.

para demandas maiores até 1A pode usar um LM317 e obter um ajuste preciso da tensão.

e para correntes ainda maiores voce poder recorrer ao velho regulador serie com transistor, ou mesmo algo mais sofisticado como um conversor CC-CC tipo buck.

especifique melhor para que precisa dele!

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
membro Suk5_1000

desejo saber se o consulente já teve sanada sua dúvida:

"Queria saber como eu faço para converter 12v para 1.5v."

Pessoal, preciso também de transformar 12v(bateria veículo) para 1,5v continuo, alguem tem o esquema ou pode me explicar como fazer?

Agradeço muitíssimo a atenção.

Amigos entendam.. Transformar 12 Volts em 1,5 Volts é tão fácil quanto colocar 2 resistores, assim como mostro e com esses valores, por exemplo...

Paraconseguir15Voltsapartirde12Volt.jpg

Só que esse circuito ai de absolutamente nada vai adiantar se não for especificado para que se quer ou quanta corrente a partir dos 1,5 Volts se quer.. Se medires na saída do circuito, vais achar 1,5 Volts. Se colocares uma pequena carga, uma lâmpada o que seja, essa tensão dai vai mudar, pois estarás colocando a carga em paralelo com R2, que é parte ativa do divisor de tensão para se conseguir 1,5 Volts.

Se especificares para que queres, qual a corrente da saída, qual a tolerância de variação de tensão desses 1,5 Volts, se poderá alterar o circuito, substituir o mesmo, seja o que for, caso contrário esse circuito para nada servirá a não ser para responder sua demanda, de como a partir de 12 volts se obtém 1,5 Volts. O circuito faz isso, mas certamente não vai resolver seu problema....

Capisci!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um motor a combustão, para liga-lo preciso aquecer a vela do mesmo com um carga elétrica de 1,5v de 500mA ou mais, a alimentação será uma bateria de moto 12v e 2,5A. Tenho aqui um plug de esqueiro de carro com saída 3v, onde há um transistor 618SB e um varistor 471, acho que isso está fácil para passar a saída para 1,5v.

Amigo Faller, esse seu circuito que você mostrou ai, se alimenta-lo com essa bateria de 12v e 2,5A, quantos ampéres vai sair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigo Faller, esse seu circuito que você mostrou ai, se alimenta-lo com essa bateria de 12v e 2,5A, quantos ampéres vai sair?

Não é uma questão de bateria, nem de capacidade de entrega da mesma. É uma questão de impedância interna do adaptador. Sua pergunta está incompleta. Você necessita de um adaptador de 12 Volts para 1,5 Volts para poder suprir determinada corrente. Esse dado é o que falta. Soluções existem mil delas.

Só coloquei aquele circuito ali para te demonstrar que a pergunta é falha, pois o circuito responde a essa sua pergunta, mas com a maior certeza não vai poder te atender, quer colocando uma bateria de 2,5 Amperes hora, quer colocando uma bateria de 150 Amperes hora.

Provavelmente o circuito que te resolverá o problema passará por alguma coisa mais ou menos assim:

Redutorde12para1V5.jpg

Mas é impossível predizer se não fores capaz de declarar qual a corrente máxima que pensas tirar dai dos 1,5 Volts, ou se não a souberes, diga pelo menos para alimentar o que esses 1,5 Volts..

Ou seja.. Uma falta de detalhamento na tua pergunta inicial já empurrou esse tópico até aqui, e vai mais longe ainda me parece.. Quando se busca ajuda é necessário ajudar a que te ajudem, não remar ao contrário..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller acho que você não deve ter visto a mensagem do colega williamaldi:

Tenho um motor a combustão, para liga-lo preciso aquecer a vela do mesmo com um carga elétrica de 1,5v de 500mA ou mais, a alimentação será uma bateria de moto 12v e 2,5A. Tenho aqui um plug de esqueiro de carro com saída 3v, onde há um transistor 618SB e um varistor 471, acho que isso está fácil para passar a saída para 1,5v.

Então acho que a solução é mesmo um regulador, ou um regulador do tipo diodo zener na base de um transistor.

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller acho que você não deve ter visto a mensagem do colega williamaldi:

Faller, obrigado pela dica ai, mais te falar, já havia citado para que preciso do circuito.

Gustavo, qual diodo e qual transistor? Obrigado pela força.

Mil desculpas colega williamaldi.. Me trai foi ao olhar a demanda original. Não reparei que esse tópico foi coveirado, ressuscitado de 2006.

Para 500 mA o circuito que apresentei com o LM317 dá com folga absoluta, é a prova de curto circuito e protegido termicamente.

Esse dai:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Redutorde12para1V5.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria mais ou menos isso:

http://www.projetostecnologicos.com/Componentes/Optos/Leds/FLV110/PolarizacaoAZener.gif

Retirado daqui:

http://www.projetostecnologicos.com/Componentes/Optos/Leds/FLV110/FLV110.html

Mas o unico problema será o principal problema, que eu saiba não a diodo zener dessa tensão (1,5V).

Eu acho melhor você montar o circuito sugerido pelo faller, com um LM317, simples e da muito bem para o que você quer.

Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Prezados amigos, bom dia!

Sou novo neste Fórum e gostaria de cumprimentar a todos.

Eu montei o circuito sugerido com o LM-317 mas ele está limitado em 1,5A enquanto a vela do motor tem uma resistência de 0,9 ohm, e se a tensão é de 1,6V a corrente será de praticamente 1,8A, portanto sobreaquece o LM-317 e não encandece o filamento da vela. Com certeza se deixar ligado mais tempo vai queimar este componente.

Precisamos encontrar um circuito que resista 2,5 a 3 A, alguém conhece?

Abraço,

jrmerlo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados amigos, boa noite!

Sou novo neste Fórum e gostaria de cumprimentar a todos.

Eu montei o circuito sugerido com o LM-317 mas ele está limitado em 1,5A enquanto a vela do motor tem uma resistência de 0,9 ohm, e se a tensão é de 1,6V a corrente será de praticamente 1,8A, portanto sobreaquece o LM-317 e não encandece o filamento da vela. Com certeza se deixar ligado mais tempo vai queimar este componente.

Precisamos encontrar um circuito que resista 2,5 a 3 A, alguém conhece?

Abraço,

jrmerlo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Prezados amigos, boa noite!

Sou novo neste Fórum e gostaria de cumprimentar a todos.

Eu montei o circuito sugerido com o LM-317 mas ele está limitado em 1,5A enquanto a vela do motor tem uma resistência de 0,9 ohm, e se a tensão é de 1,6V a corrente será de praticamente 1,8A, portanto sobreaquece o LM-317 e não encandece o filamento da vela. Com certeza se deixar ligado mais tempo vai queimar este componente.

Precisamos encontrar um circuito que resista 2,5 a 3 A, alguém conhece?

Abraço,

jrmerlo

Não entendi, caro colega.. A resposta está ai acima, desde hoje de manhã e ainda tens a mesma dúvida..

Fico pensando se sua dúvida estaria em conseguir ler o que escrevi???

Aliás, quando dizes precisamos, o correto seria preciso, pois eu não preciso não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

Gostaria de saber como reduzir um carregador de celular de 5 volts para 3 volts e 1,5 volts para passar uma campainha sem fio de 3 pilhas no qual uma parte do circuito e alimentado com 1,5volt ligado o positivo no alto falante e 3 volts no circuito, não consome nem 200 mA . Obrigado se puder enviar o esquema pro meu email fico grato [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2020 às 10:19, Alexandre Ruzafa disse:

Gostaria de saber como reduzir um carregador de celular de 5 volts para 3 volts e 1,5 volts para passar uma campainha sem fio de 3 pilhas no qual uma parte do circuito e alimentado com 1,5volt ligado o positivo no alto falante e 3 volts no circuito, não consome nem 200 mA . Obrigado se puder enviar o esquema pro meu email fico grato [email protected]

Meio estranho essa alimentação, não faz sentido. 

Não seria ao contrário? 

Com 4,5V para o alto falante e 3V para o circuito? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Ruzafa ,

 

Bom... se ainda não conseguiu, segue algo que funciona :

 

Use um conversor Step-Down, deste tipo aqui :

 

https://www.baudaeletronica.com.br/modulo-regulador-de-tensão-lm2596.html?gclid=EAIaIQobChMIia-F6qr35gIVBA6RCh0erwOFEAAYAiAAEgIqPvD_BwE

 

Regule ele para obter 3V na saída . Problema 1 resolvido.

 

Aí, use dois diodos 1N4001 em série ligado nesse 3V, e vai ter na saída deles cerca de 1,5 Volts ok ?

 

Lembrando que essas tensões são referentes ao negativo.

 

Não entendí essa sua ligação dos 1,5 e 3 volts e o positivo no alto-falante, então preste atenção para não fazer caca ....

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem também esse aqui, @aphawk, já que a corrente é pequena. Eu coloquei um desses numa geringonça aqui e está funcionando bem. No ML é quase o preço do grande mas na China o preço é centavos. E esse aqui vai até 0,8v na saída enquanto o grande, na saída, é 1,5v, ou seja, no limite.

 

Sei lá, só mais uma opção... :)

adicionado 0 minutos depois

Ops! "Esse aqui, qual?!", rs...

 

Esse aqui, ó: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1039527004-conversor-dc-dc-step-down-lm2596-3a-ultra-small-_JM?quantity=1#position=4&type=item&tracking_id=4629a954-38b6-44e8-b2a3-f6de18a2e3b2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!