Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma boa fonte substitui um estabilizador?


Posts recomendados

qual modelo é esse? pra mim seria bom pois aqui nao tem aterramento.

cara vi q você é de BH. essa loja dl55 fica aqui pertinho, você comprou lá? por quanto?.

eles vendem no local ou só por encomenda?

Tem vários, o que mais me interessa é o Computer Protector Pro.

Nunca comprei não, aliás, vi isso num post seu:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2299768&postcount=82

Como aqui em casa tem aterramento, fiquei na dúvida sobre o uso da tomada de bipolar com esses sistema PAN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Isso é possível ?

http://www.dl55.com.br/site/portugues/produtos/br_produtos_dps_linha_plugue_e_use.html#

O que acham ? O filtro da Clamper parece excelente, a tomada de 2 pinos é que parece ser um " problema ", no caso de se ter aterramento.

Penso que é um dos bons do mercado nacional. A questão dos dois pinos tens toda razão. Se a sua instalação estiver lá, com aterramento e com distribuição a três fios, esse protetor ignora totalmente seu aterramento. A própria Clamper tem modelo com tomada tripolar. Quanto a sistema PAN, Posicionamento Automático do Neutro, penso nele como uma jogada de MKT. Ora, se tens a alimentação a dois fios somente, Fase e Neutro, se tiveres um varistor entre elas, posso afirmar categoricamente que descarrego a energia de um distúrbio automaticamente no Neutro. Mesmo que se tenha um distúrbio de modo comum, se sabe que lá na caixa de entrada o neutro, de algum modo, é aterrado... portanto essas induções de modo comum acabam sendo drenadas pelo Neutro. Marketing.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, me interesso em outros benefícios do aterramento como menor risco de choquinhos no gabinete, chiados da caixa de som, interferência na placa de captura, essas coisas.

pelo que sei o aterramento é benéfico nesses aspectos. será que esse distema PAN não ajudaria nesses aspectos, se ele puder descarregar continuamente a "energia indesejada" no neutro como se fosse no terra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não. Seja o que for esse sistema PAN, é um sistema que trabalha na exceção, somente na presença de tensões mais altas que a tensão da rede elétrica. Essas tensões esses picos é que vão ser derivados para o neutro...

Eu não sou nada fan do transformador isolador, mas é uma ideia interessante para que você se livre (esconda) os choques, e os ruídos... Não precisa ser o MI. Pode ser um transformador (não autotransformador) comprado na elétrica. Tem que suportar a potência que necessitas. Ele não restitui o aterramento, ele "engana" o sistema. Ele levanta a referência de seu secundário com relação ao primário.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

posso te dizer o seguinte sem estabilizador não pode ligar o computador pois o pc tem tomada de três pinos e a tomada caseira tem só duas pontas porque será que o fabricante fez dessa maneira?

será que era porque é o padrão estrangeiro? ou será que é porque um computador não é igual um aparelho de tv ,ou um rádio é um aparelho especial sensível que precisa de cuidados especiais como por exemplo um estabilizador com o fio terra bem aterrado .pergunto :eek:se cair um raio perto de sua casa e o pc estiver ligado direto na tomada será que a fonte vai resistir a tensão elétrica? se houver queda de energia em sua residência será que a fonte segurará esta barra também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

posso te dizer o seguinte sem estabilizador não pode ligar o computador pois o pc tem tomada de três pinos e a tomada caseira tem só duas pontas porque será que o fabricante fez dessa maneira?

será que era porque é o padrão estrangeiro? ou será que é porque um computador não é igual um aparelho de tv ,ou um rádio é um aparelho especial sensível que precisa de cuidados especiais como por exemplo um estabilizador com o fio terra bem aterrado .pergunto :eek:se cair um raio perto de sua casa e o pc estiver ligado direto na tomada será que a fonte vai resistir a tensão elétrica? se houver queda de energia em sua residência será que a fonte segurará esta barra também?

:muro:

Amigo, seria mais interessante se você lesse o tópico antes de fazer uma pergunta dessas a esta altura do campeonato. Sugiro que você comece por aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/boa-fonte-substitui/430112

Aí sim, se permanecer alguma dúvida você tenta esclarecê-la aqui.

Valeu. Um abraço a todos. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
posso te dizer o seguinte sem estabilizador não pode ligar o computador pois o pc tem tomada de três pinos e a tomada caseira tem só duas pontas porque será que o fabricante fez dessa maneira?

será que era porque é o padrão estrangeiro? ou será que é porque um computador não é igual um aparelho de tv ,ou um rádio é um aparelho especial sensível que precisa de cuidados especiais como por exemplo um estabilizador com o fio terra bem aterrado .pergunto :eek:se cair um raio perto de sua casa e o pc estiver ligado direto na tomada será que a fonte vai resistir a tensão elétrica? se houver queda de energia em sua residência será que a fonte segurará esta barra também?

Perguntas a você:

1) A tomada da parede ai na sua casa tem 3 pinos?

2) Esse terceiro pino tem presente o aterramento?

Analisando as possíveis respostas das perguntas 1 e 2:

SIM e SIM: Ligue na tomada da parede um bom filtro de linha/protetor de surtos(regua) e nessa regua ligue todos os seus equipamentos;

SIM e NÃO: Continue ligando um filtro de linha/protetor de surtos, mesmo sem o terra ele vai oferecer proteção parcial a seus equipamentos;

NÃO e SIM: Resposta incoerente;

NÃO e NÃO: Você pode comntinuar ligando da mesma forma o filtro de linha/protetor de surtos. Mesmo sem o aterramento ele fornecerá proteção às anomalias de rede no modo diferencial, ou seja, estabelecidas entre fase e neutro.

Se o raio cair, mesmo você tendo um aterramento e não tendo dentro de seu estabilizador os elementos de proteção que existem em um bom filtro de linha/supressor de surtos, de nada vai adiantar esse estabilizador. Você já se perguntou se seu estabilizador tem esses elementos e nesse caso qual a qualidade deles?? Informe-se acerca de seu estabilizador tentando responder as seguintes perguntas:

- Tem fusível? É fusível de ação rápida ou é um fusível normal?

- Tem varistores? Qual a tensão máxima tolerada pelos varistores? Qual a capacidade desses varistores de absorção de energia na hora da anomalia?

- Tem filtro de linha? Qual a frequência de corte do mesmo? Qual o nível de atenuação em alta frequência que ele oferece? De quantos estágios é composto esse filtro?

Não conseguiu responder a todas? Pelo menos umas duas dessas perguntas?? Não?? Seu PC pode estar carecendo de proteção, independentemente da quantidade de pinos que tenha a sua tomada, e independentemente do fato de sua instalação ter um aterramento disponível na tomada ou não. Tenho visto e estudado alguns estabilizadores, que tem tres pinos em suas flechas e dentro dos mesmos nenhuma proteção que faça uso desse terra. E ai??? De nada adiante estabilizador sem um bom filtro/supressor de surto lá no estabilizador...

As fontes, e as conheço bem, tem filtros em sua entrada, com exceção das genéricas que substituem os indutores de filtro por simples pedaços de fio. As fontes boas, portanto, se auto-protegem muito melhor que a enorme maioria dos estabilizadores do nosso mercado.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Meu problema se resume ao fato de que, com exceção da fonte, os outros equipamentos (monitor, caixas de som e impressora) trabalham apenas em 110V, sendo que minha linha é 220V. Na minha região não há nenhum filtro de linha que faça a conversão, apenas no-breaks (um de 300VA, que é inutil pra minha config, custa R$400....imagine uma que cubra os 650VA gastos pelo pc e perifericos). Se existir, quero que me avisem :D

Minha linha conta com aterramento, mas como eu disse, tenho o problema da tensão.....ai vou fazer o que nesse caso? O complicado é que minha região é 220V, mas a "Grande Porto Alegre" e arredores é tudo 110V :(

Amei o texto do Faller e companhia sobre os estabilizadores, hehe.....sempre tive fonte genérica "das mais vagaba possiver", então ele vinha a calhar muito bem.

O que eu faço???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Grande conterrâneo... Eu, fosse você, procuraria em uma elétrica, ou em uma ferragem, ou numa madeireira, um bom autotransformador 220 para 110 com cerca de 500 a 750 Watts. (acho que 500 Watts já dá, é que não sei da config...).

Ai tem duas opções para proteger/filtrar...

1) Faça um filtro/supressor de surtos, conforme dicas do Almeida Filho, aqui no fórum; http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752

2) Se você é mais descansado e/ou não consegue fazê-lo, busque por um da Clamper, o Computer Pró, que pode ser ligado em 220 Volts e ligue- na rede e seu transformador 220/110 logo após, ligado no filtro da Clamper.

Se quiseres compra uma dessas réguas de distribuição, mesmo as mais baratas, desde que as tomadas sejam boas e liga essa régua na saída 110 do transformador. Tai suas 6 ou 8 tomadas de 110 volts, bem protegidos e bem distribuídos, como você queria...

Veja ai na foto o que quero dizer com régua com tomadas individuais... (as tomadas tem boa isolação, são industriais)..

Bomexemplodetomadas.jpg

E veja um contra exemplo de régua com tomadas feitas com lâminas metálicas, um verdadeiro risco se você esbarrar nesse fio de entrada você pode até fazer com que essas lâminas se juntem, e dai curto na certa...

Mauexemplo.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande conterrâneo... Eu, fosse você, procuraria em uma elétrica, ou em uma ferragem, ou numa madeireira, um bom autotransformador 220 para 110 com cerca de 500 a 750 Watts. (acho que 500 Watts já dá, é que não sei da config...).

Ai tem duas opções para proteger/filtrar...

1) Faça um filtro/supressor de surtos, conforme dicas do Almeida Filho, aqui no fórum; http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752

2) Se você é mais descansado e/ou não consegue fazê-lo, busque por um da Clamper, o Computer Pró, que pode ser ligado em 220 Volts e ligue- na rede e seu transformador 220/110 logo após, ligado no filtro da Clamper.

Se quiseres compra uma dessas réguas de distribuição, mesmo as mais baratas, desde que as tomadas sejam boas e liga essa régua na saída 110 do transformador. Tai suas 6 ou 8 tomadas de 110 volts, bem protegidos e bem distribuídos, como você queria...

Veja ai na foto o que quero dizer com régua com tomadas individuais... (as tomadas tem boa isolação, são industriais)..

Bomexemplodetomadas.jpg

E veja um contra exemplo de régua com tomadas feitas com lâminas metálicas, um verdadeiro risco se você esbarrar nesse fio de entrada você pode até fazer com que essas lâminas se juntem, e dai curto na certa...

Mauexemplo.jpg

Abraço...

entendi....obrigado pelas informações. Madereiras e lojas de ferragens é o que não falta na minha cidade :D minha config ATUAL demanda uns 400W em full load (pc+monitor+impressora+som), mas a FUTURA gira em torno de 505W.....vou ver o que faço com as 2 tomadas que tenho na parede...

A rede eu sei que é muio boa....trifásica com aterramento completo. Fiação de 12mm. Aguenta TODOS eletrodomésticos da casa ligados ao mesmo tempo sem chiar! :D (já fiz o teste....isso dá uma corrente superior a 25kw/h)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor do que ter um estabilizador, é ter uma fonte boa com PFC ativo, de watts reais.

E ter um disjuntor(rede) só pro computador.

No-Break só vale a pena se na sua casa falta muito energia frequentemente.

O bom é ter 3 a 5 tomadas aterradas de boa fiação feitas pro CPU, pro monitor, impressora, caixa de som. e não usar estabilizador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara uma fonte com PFC ativo, com um range gigantesco de entrada, não precisa colocar no transformador né??? o que precisa é so o Monitor e etc que funcionem em 110V, é isso ou estou errado??,

abraços

Correto, se a fonte tolera o que geralmente o PFC ativo tolera, isto é, de 90 a 270, não tem a menor necessidade de converter tensão alguma. Se a tensão disponível estiver dentro desse range, pode ligar a fonte sem necessidade de converter.

Nosso cloega e meu conterrâneo Razi the Dragon tem entretanto um problema que é a alimentação da casa dele ser de 220 e alguns equipamentos tais como Monitor, impressora, sei lá mais o que, tolerarem somente alimentação em 110 Volts. Ai é obrigado a fazer a conversão e para tal sugeri um bom autotransformador.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Razi, como eu postei o outro post.

Se você quiser comprar um filtro da clamper terá que ligar para eles no 0800.

As casas de ferragens e eletrícas não fazem estoques desses filtros de linha por serem caros em relação os que são vendidos no mercado.

o computer pro está saindo por R$72.00 fora o frete.

Eu fiz o meu cadastro com eles e comprei 4 filtros para a minha casa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sempre o filtro de linha/protetor de surto, deve ser a primeira coisa a ser ligada. Ele deve ir direto lá plugado na tomada. Dai por diante aqueles equipamentos que toleram a tensão da tomada, ligam direto no filtro. Outros que não toleram necessitam de conversão através de um autotransformador...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Em que pese as recomendações do regulamento do fórum (em não se dirigir a uma pessoa específica), não poderei deixar de recorrer ao colega Faller, quem muito me ajudou a escolher a fonte mais adequada pra minha high-end:

posso ligar a minha Zalman ZM-460B-APS, diretamente na tomada (considerando que a tensão de Brasília é de 220v) sem maiores preocupações? Me aconselha ligá-la diretamente a uma tomada ou em um destes filtros recomendados neste tópico? Um bom filtro também atende à demanda de um monitor, caixas de som, etc?

Tenho aprendido bastante de fontes e energia com a ajuda do fórum, mas ainda me considero demasiadamente leigo pra tomar uma decisão precipitada e estragar meu pc, pelo que, confio plenamente nos argumentos do Faller. Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim ela tolera tranquilamente 220 Volts (até 270 Volts ela aguenta), seu rendimento é até melhor com uma tensão mais alta de entrada. Sempre se aconselha o uso de um bom filtro de linha/supressor de surtos, independentemente se você for ligar um TV, um monitor, um PC, um no-break, ou mesmo até um estabilizador. A grande maioria deles não tem um bom filtro de linha lá dentro dele... Quando falo bom filtro de linha/supressor de surto estou falando em alguma coisa da ordem de R$ 50 no mínimo. Filtros de linha de R$ 20, ou R$30, são na verdade extensões de tomadas muito ruins.

Você pode entretanto montar um: Sai muito menos ou nada se você tiver as peças. Filtro de linha/supressor de transientes não tem nenhuma maior dificuldade para montagem caseira. Veja ai uma dica: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!