Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma boa fonte substitui um estabilizador?


Posts recomendados

  • Membro VIP
só me esclareçam uma coisa por favor:

minha fonte nao tem pfc ativo, mesmo assim nao é preicso usar estabilizador? devo usar um filtro de linha somente?

Se sua fonte for uma fonte boa e se sua rede elétrica estiver minimamente bem (não queimam ai na sua casa equipamentos atrás de equipamentos. Sua TV não estraga facilmente, seu refrigerador liga normalmente, então sua rede é normal. O ideal é a fonte ter aterramento e também um filtro de linha/protetor contra surtos. Pode sim desconsiderar o uso do estabilizador nesses casos. Eu já não o uso faz 10 anos, não tenho aterramento, não por que não ache que seja importante. É importante sim e muito. Não ter foi opção minha pelo dificuldade de implementação no meu caso. Sei do risco que corro. Tenho um bom filtro que segura meus equipamentos contra diatúrbios que acontecem no chamado modo diferencial. São distúrbios entre fase e neutro. A proteção de modo comum essa não é tão forte na minha casa por não ter aterramento (proteção de modo comum é aquela que vem a proteger seu equipamento dos distúrbios induzidos em ambos os fios da rede (tipicamente derivada de descargas atmosféricas) Paciência. não dá para ser perfeito então vou de semi-perfeito. Mesmo quando tinha fontes sem PFC ativo não usava estabilizador, e sempre um bom filtro de linha...

Não queira entretanto que uma fonte genérica, sem filtro de linha, sem proteção alguma (com os elementos de proteção capados dentro da mesma) venha a proteger tua config...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom minha fonte é uma huntkey 550w, não é top mas tb nao é ruim, eu acho que vou comprar um filtro de linha bom e aposentar o estabilizador. Valeu pela resposta.

Se sua fonte for uma fonte boa e se sua rede elétrica estiver minimamente bem (não queimam ai na sua casa equipamentos atrás de equipamentos. Sua TV não estraga facilmente, seu refrigerador liga normalmente, então sua rede é normal. O ideal é a fonte ter aterramento e também um filtro de linha/protetor contra surtos. Pode sim desconsiderar o uso do estabilizador nesses casos. Eu já não o uso faz 10 anos, não tenho aterramento, não por que não ache que seja importante. É importante sim e muito. Não ter foi opção minha pelo dificuldade de implementação no meu caso. Sei do risco que corro. Tenho um bom filtro que segura meus equipamentos contra diatúrbios que acontecem no chamado modo diferencial. São distúrbios entre fase e neutro. A proteção de modo comum essa não é tão forte na minha casa por não ter aterramento (proteção de modo comum é aquela que vem a proteger seu equipamento dos distúrbios induzidos em ambos os fios da rede (tipicamente derivada de descargas atmosféricas) Paciência. não dá para ser perfeito então vou de semi-perfeito. Mesmo quando tinha fontes sem PFC ativo não usava estabilizador, e sempre um bom filtro de linha...

Não queira entretanto que uma fonte genérica, sem filtro de linha, sem proteção alguma (com os elementos de proteção capados dentro da mesma) venha a proteger tua config...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Esse tópico é maravilhoso.. o Pedro Borges me aconselhou procura-lo para tirar minhas duvidas sobre os estabilizadores etc... e eu tirei... li bastante... até a sexta pagina... muito bom ver esse tipo de informação aqui.. aprendi muito e gostaria de agradecer o pessoal =)

quando cheguei na sexta pagina já tava meio cansado de ler pessoas perguntando coisas que já foram ditas e principalmente cansado de ler ashuashaushaushas

enfim...

eu queria uma ajuda de vocês em relação a uma coisa... pois pelo menos até a sexta pagina nfoi falado assim... objetivamente com relação a equipamentos q posso comprar... eu até vi o PowerStrip PS15... e algumas explicações sobre distorções de harmonicos e ruidos em geralll... enfim... o negocio é o seguinte... eu to montando um pc pra homestudio... e por isso preciso me preocupar bastante com a energia... a´te porque moro em brasília e a CEB é uma *****... os postes são cheios dde gatos e os transformadores são velhos gerando muita interferencia de ruidos e instabilidade... eu até to fazendo um curso de audio e produção musical e fui pra um studio q foi todo acusticamente preparado.. ele me explicou bastante coisa sobre a construção do estudio e etc.. me mostrou os equipamentos dele pra regular a tensão e etc... como eu só vou montar um homestudio, nõ preciso(pelo menos ainda) dos equipamentos escrotões do estudio que eu vi... mas eu queria uma solução pelo menos uma melhora para alguns problemas...vendo aqui os filtros de linha eu fiquei em duvida e queria q alguem me indicasse algum filtro de linha que tambem fosse bom para evitar a transmisão de ruidos da rede elétrica... e que tivesse várias entradas... no minimo umas 8entradas... o Computer Protector PRO vai ser suficiente? alguem pode me indicar um filtro q resolva isso...

ta foi estranho o jeito q eu escrevi... ahsuahsas enfim...

opaaa.. ainda vou upar esse tópico que vale a pena ser upado =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O Computer Protector PRO vai ser suficiente? alguem pode me indicar um filtro q resolva isso...

ta foi estranho o jeito q eu escrevi... ahsuahsas enfim...

opaaa.. ainda vou upar esse tópico que vale a pena ser upado =D

Penso que sim. De modo independente dele, você pode fazer um filtro de linha, somente a parte de filtragem, só Indutor e capacitor, que penso não ser o forte daquele produto... Aqui mesmo no fórum tem um tópico do Almeida Filho, um tutorial completo, muito bom, que ensina a montar uma proteção completa, melhor que as menos ruins de nosso mercado nacional..

Se algum dia você for colocar um no-break, ai sim tome o cuidado de escolher algum deles que seja capaz de gerar formas de onda senoidais para alimentar os equipamentos. Para áudio isso é muito importante..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o ideal pra mim acho que é ter 2 deles... e poderia fazer esse filtro de ruídos nos que tiverem envolvidos no processo de captura de audio... no caso o pc e os equips(pedaleiras,pedal,mesa,monitores de som,etc)... eu olhei o tópico lá de construção.. muito bom por sinal =)

só n entendi uma coisa... eu comprando esse Computer Protector PRO...quando você diz fazer um filtro independente dele, fazendo só o filtro de ruídos mesmo.. como q eu iria fazer isso? a parte? tenho um pouco de medo de abrir o troxo e acabar fazendo merrrda ahsuahsua tem como fazer ele a parte e conectar ou tem que mexer e acrecentar dentro do que já existe?... como seria isso?

alias... até agora não entendo como esse tópico não foi fixado oO

nossaaaaa tinha que ser fixado... muito **** e importante... tanto esse quanto o que ensina a fazer... muito mais importante do que alguns que estão fixados ¬¬'

enfim....

aa valeu =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
.... tem como fazer ele a parte e conectar ou tem que mexer e acrecentar dentro do que já existe?... como seria isso?

alias... até agora não entendo como esse tópico não foi fixado oO

nossaaaaa tinha que ser fixado... muito **** e importante... tanto esse quanto o que ensina a fazer... muito mais importante do que alguns que estão fixados

Quanto aos tópicos fixados concordo em grau, gênero e número com teu comentário. Existe uma série de tópicos lá fixados cheios de teia de aranha, muitos completamente desfocados. Nesse mesmo cenário outros tópicos ótimos, que poderiam propiciar um diferencial até para o fórum estão ai soltos a mercê das ondas, como é esse do Almeida Filho sobre filtros de linha..

Quanto ao filtro de linha, sim, você pode fazê-lo a parte, como pretendo fazer o meu, (só estou esperando as férias no final do ano) independente, com entrada e saída. Vou colocar esse meu filtro/supressor de surtos dentro da caixa de um estabilizador desativado que tenho e não uso (tenho aversão por estabilizador) Lá na caixa do estabilizador tem já:

- Cabo de entrada com plug AC;

- Cinco tomadas boas na traseira do mesmo;

- Chave liga/desliga;

- Led no painel frontal;

- Muito espaço interno para colocação da plaqueta do filtro/supressor de surtos.

Nada impede de você fazer um conjunto desses completo, ou se você já tiver um bom supressor de surtos, adicionar um filtro de linha, de dois ou mais estágios para melhorar a filtragem (nos casos de trabalho com áudio pode ser importante)...

O que diferencia um supressor de surtos de um filtro de linha, é que, tão somente nos filtros de linha podem não ir os varistores e também quem sabe o nem ir o fusível...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, muito legal esse tópico!

Vou desligar meus estabilizadores.

Alguém quer comprar dois estabilizadores Ragtech seminovos? hehehe

Mas agora fiquei com outras dúvidas...

Faz algum tempo comprei dois nobreaks APC SurgeArrest 325VA (185W) que só "seguraram" o micro ligado uma única vez. Nas outras tantas vezes o nobreak apita feito louco e o micro desliga. Desligo essa m.... também? Alguém quer comprar? ahaha

Ou eles servem como supressor de surtos?

Pra finalizar estou pra comprar uma fonte nova e queria então saber quais variáveis eu devo analisar. (é pro micro novo da assinatura)

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller o que você achou do filtro de linha APC? Será que precisa de adaptador para suas tomadas?

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/455

Evidente que precisa, ou você vai colocar esse tipo de plug (lâmina) em todos os teus equipamentos a ligar na proteção???

Abraço...

Pra finalizar estou pra comprar uma fonte nova e queria então saber quais variáveis eu devo analisar.

Dê uma olhada nesse tópico que criei e te divirta...

http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-melhor/464986

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evidente que precisa, ou você vai colocar esse tipo de plug (lâmina) em todos os teus equipamentos a ligar na proteção???

Abraço...

Então vou ligar ele no monitor no pc mesmo, so 2 adaptadores, tipo eu tenho uma fonte hyper 580, e precisei trocar seu cooler pois estava defeituoso, notei que tinha um capacitor meio estufado, seria o estabilizador o causador? Aqui eu noto que a energia oscila de vez em quando. Unico adaptador que achei esse abaixo, meio caro hehehehe

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=INPA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o filtro da APC que tá sendo vendido no Brasil pela Mania Virtual. Pedi essa opinião em outro forum, mas ninguem comentou. Ele tem tudo, menos capacitores cerâmicos tipo Y. Queria saber se isso é uma falta grave.

Eu além de montar um filtro seguindo o tutorial do Almeida, comprei um modelo da APC com 11 tomadas da série Performance, com mais de 2000Joules de proteção. Mas só vou saber se ele vem sem os capacitores Y depois que eu recebe-lo, tive q mandar importa-lo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Unico adaptador que achei esse abaixo, meio caro hehehehe

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=INPA

Aqui na minha cidade se encontra esse adaptador ai por R$ 2,50.

http://www.transmobil.com.br/adaptadores.htm

É o modelo 11.109

Abraço...

Sobre o filtro da APC que tá sendo vendido no Brasil pela Mania Virtual. Pedi essa opinião em outro forum, mas ninguem comentou. Ele tem tudo, menos capacitores cerâmicos tipo Y. Queria saber se isso é uma falta grave.

Eu além de montar um filtro seguindo o tutorial do Almeida, comprei um modelo da APC com 11 tomadas da série Performance, com mais de 2000Joules de proteção. Mas só vou saber se ele vem sem os capacitores Y depois que eu recebe-lo, tive q mandar importa-lo...

Se você não dispuser de aterramento, não faz diferença alguma. Se dispuser, é quase equivalente a não dispor, pelo menos desde o ponto de vista do filtro de rejeição de modo comum, cuja função é a de filtrar os espúrios induzidos em ambos os fios, fase e neutro (geralmente espúrios derivados de descargas atmosféricas).

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Aterramento eu tenho...

Esses espúrios no fase/neutro são muito comuns? De qualquer forma a fonte do PC possui os capacitores Y - fonte boa - então sem problema...

Felizmente os espúrios induzidos no modo comum, pelo menos aqui em Porto Alegre onde a incidência de tempestades com descargas atmosféricas não ocupa tanto tempo assim, somado ao fato de que os raios que são dissipados à terra são mais raros ainda, a probabilidade de vir a ser necessário o uso dos capacitores Y é bem pequena. Eu mesmo não tenho aterramento em minha config, apesar de ser um ferrenho defensor do aterramento. Aqui onde moro estabelecer aterramento não é das coisas mais fáceis. A fonte do PC ( se não for genérica) possui sim capacitores tipo Y.

A maior incidência de ruído elétrico se dá entre fase e Neutro. Ai um bom filtro com capacitores X e indutores dará conta do recado.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

por favor alguem pode me indicar uma regua ou transformador de energia de 220 pra 110, com otimo desempenho pra economizar energia?

é para ligar minha tv que so aceita 110v e consome 150w junto com meu playstation 2 modelo antigo q não sei quanto consome, acho q é uns 80w

eu até tenho estabilizador q faz isso é um sms 1000va, mas minha dúvida é q como ele esquenta muito será que não desperdiça energia demais?

compensa eu gastar num transformador ou manter o estabilizador?

e ultima dúvida... da pra saber pelo windows qual é minha fonte do pc ou só abrindo o gabinete mesmo?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, primeiro venho agradecer à aula, estou no 4º período de eng. Elétrica na Uff e aprendi mais aqui do que neste tempo de faculdade.

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas quanto ao no-Break e a fonte que irei comprar (tartarug... digo, estabilizador, nem pensar):

1ª) Tenho em vista o no-Break uST1200SFX de 1200 Va da SMS (vou ligar a ele: o micro, sony Bravia 32" (Lcd) consumo 145 W e home theater Samsung HT-Q20 consumo 80 W). Esse no-Break é bom o suficiente (aguenta)? Se não, qual você me conselharia?

2º) Tenho em vista a fonte ST-550PAG (SevenTeam). Ela é o suficiente ou uma Zalman ZM460B-APS é melhor? Se, nenhuma da duas, qual fonte me aconselharia?

Meu pc é esse abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/me-ajudaem-montar/486886

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aii galera... alguém viu ou ficou sabendo do teste que o inmetro fez com os filtros de linha, estabilizadores, no-breaks e etc?

fiquei sabendo que parece q a unica marca que não foi reprovada foi a SMS... mas eu nem sei quais marcas foram analisazadas... meu professor de audio que me falou disso... tentei ver algum teste no site do inmetro e nem achei nada.. =/

aahhh e no site da SMS tb vi que tem altos premios... significa que é uma marca séria não?... queria saber de alguem que entende mais de elétrica e tal... qual desses filtros de linha tem o melhor filtro RMI/EMI ...

Clamper Computer Protector Pro

Filtros de linha SMS - Dual Full Protection

É que eu vi que a ficha técnica que tem nos dois sites não falam a mesma coisa ou é ignorância minha...

http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=F001#

http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=7&titulo=Protetores%20com%20Filtros%20RMI/RFI

O reconhecimento da SMS realmente está de acordo com a qualidade de seus produtos?

Ninguém sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei de um teste so de estabilizadores, filtro de linha e nobreak nao sei. Os filtros da SMS não são lá essas coisas, mas há piores. A propria SMS tem um filtro pra linha Hometheater q parece ser melhor, mas ainda assim existem outros melhores. Entra na seção hometheater do site deles pra ver.

O teste dos estabilizadores foi feito pela Proteste e nenhum passou no teste em todos os quesitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!