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Uma boa fonte substitui um estabilizador?


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E ai pessoal gostaria de saber se meu estabilizador q e de 250 va influi no super aquecimento da minha fonte e do processador; e qual seria o estabilizador ideal para meu pc o total da wattage dele soma uns 700wats . agradeço se me ajudarem nao entendo nada e os tecnicos da minha cidade so passam a perna nas pessoas so pra venderem e nao entendem nada Falou

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  • Membro VIP

Não sei o que esperas de um estabilizador, muito menos de um desses de 250 VA. Eu, sinceramente, esperaria que ele pegasse fogo. Não é meu desejo, entenda, é a lógica.

Seu PC não consome 700 Watts. Isso deve ser a soma de algumas coisas que você botou ai, por exemplo uma fonte de 500 Watts... Esse valor define a capacidade de fornecimento de potência dessa fonte, mas ela vai demandar da tomada somente aquilo que seu PC pedir, acrescido da "cobrança" que a fonte nos faz, retratada na sua eficiência.

Sem saber o que você liga ai nesse estabilizador, a config de seu PC, o porque você liga isso ai nele (por exemplo, muitas pessoas usam o estabilizador para transformar 220 em 110Volts, esquecendo que existe um dispositivo inventado há muitos anos atrás, máquina das mais eficientes, que faz isso, e se chama transformador), dizia, sem saber o que você liga ai, fica muito difícil te dizer algo. Beira o irresponsável..

Mas, de modo genérico, a primeira ação que eu faria seria aquela de eliminar essa coisa dai, o estabilizador, e substituí-lo por um transformador se necessário fosse e, de qualquer modo colocaria ai na entrada um bom filtro de linha/protetor contra surtos de tensão, coisa que o estabilizador não faz.

Abraço...

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valeu pela dica ah minha configuração e

hd=160gb;1gb ram;processador Pentium d dual core d 805.2666 mhz(20x133)

fonte de 500 watts ;4 coolers;placa e video ati radeon 9550

Sera q nao e necessario um estabilizador? porque aqui na minha cidade varia muito a energia da uma força ai he he porque nao sei quase nada Falou:confused:

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Como o faller costuma dizer, se sua geladeira continua ligada quando ocorre uma variação de energia ou se a geladeira nao desliga toda vez que o chuveiro é ligado, pode tirar o estabilizador e mesmo assim se acontecer isso acima, não é o estabilizador a solução, mas o redimensionamento da rede elétrica a solução ideal. O estabilizador trabalha dentro de uma tolerância semelhante a da fonte, 30-40% pra cima ou pra baixo. Ele pode ser um paleativo caso sua casa fique com tensões altas o dia inteiro, 140v por exemplo, onde era pra tá 115V.

Uma experiência que tive q ao tirar o estabilizador da casa de um parente, começou a dar ruins ruidos rapidos e altos nas caixas de som, parecendo quando liga uma furadeira ou algum motor eletrico e da aquela interferencia na TV. Ai ele voltou pro estabilizador, mas expliquei q era porque ele tava sem filtro de linha naquela hora, so com uma regua extensora de tomadas e o estabilizador tinha um filtrozinho ralé q mesmo assim conseguia filtrar essas interferencias. Por isso é bom ter um filtro de linha descente.

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1 - Não use estabilizador, é inútil e prejudicial para a fonte.

2 - Teu PC não consome 700W. Faltou especificar o HD (SATA ou IDE), tipo de memória (DDR ou DDR2), tamanho dos coolers.

3 - Qual a marca de tua fonte?

4 - Um estabilizador de 250 VA além de ser inútil, ainda pode queimar teu PC.

5 - você não precisa de estabilizador. A tua fonte (por pior que possa ser) faz o trabalho do estabilizador.

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  • Membro VIP

Quando você sabe quanto demanda seu PC no pico, divida esse valor por 0,7 para obter uma boa indicação da potência necessária para sua fonte, pois:

Ao dividir o pico de consumo por 0,7 você estará dimensionando a sua fonte para que no pico de consumo de seu PC ele esteja exigindo da fonte cerca de 70% de sua capacidade final. Feito isso se poderá constatar que seu PC trabalhará desde o iddle até o full load com uma demanda de 40% a 70% da capacidade da fonte. Nessa faixa de demanda as fontes, de modo generalizado, tem suas maiores eficiências.

Então, é por eficiência e por segurança..

Abraço...

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Quando você sabe quanto demanda seu PC no pico, divida esse valor por 0,7 para obter uma boa indicação da potência necessária para sua fonte, pois:

Ao dividir o pico de consumo por 0,7 você estará dimensionando a sua fonte para que no pico de consumo de seu PC ele esteja exigindo da fonte cerca de 70% de sua capacidade final. Feito isso se poderá constatar que seu PC trabalhará desde o iddle até o full load com uma demanda de 40% a 70% da capacidade da fonte. Nessa faixa de demanda as fontes, de modo generalizado, tem suas maiores eficiências.

Então, é por eficiência e por segurança..

Abraço...

Boa Faller, tinha que ser você mesmo hehehe, obrigado e feliz natal :D.

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Bom, já pra c*** sobre o tema da fonte, comprei uma Zalman 600HP, meu micro é este abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/me-ajudaem-montar/486886

Queria agora orientações sobre qual no-break comprar, tenho em vista o BR 1500 da APC, vou pendurar nele: o micro acima, sony Bravia 32" (Lcd) consumo 145 W, e home theater Samsung HT-Q20 consumo 80 W.

Quero saber se precisa mesmo desse no-break ou se um APC BR1200BI-BR é o suficiente? Essa é mesmo a marca indicada?

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Cara, compra um nobreak Senoidal, é mais "saudável" pra essa fonte com PFC ativo. Compra um da série Smart UPS da APC ou Manager III Senoidal da SMS, mas esse ultimo não sei de quantos VA tem. O da APC tem até de 2000va. Pra ligar hometheater, TV 32" e PC, vai ter que ser pelo menos 1500VA mesmo, pra segurar alguns minutos. Essa loja aqui é representante e assistência da APC:

http://www.csolutions.com.br/produtos/precos/pnobreak.htm

Os caras têm todos os modelos, mas no site a maioria só mandando email pra consultar o preço. Lá tem vários da série SmartUPS.

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Eu não sei até onde isso é verdade, mas li que baterias pra carros não foram feitas pra usar em nobreks pelas seguintes razões:

1 - Enquanto estão recebendo carga, elas soltam um gás que em ambientes mal ventilados e com preseça de seres humanos pode vir a ser prejudicial. Eu recomendaria nesse caso colocar a bateria fora de casa se possivel.

2 - Essas baterias não foram feitas pra descarga profunda ou descargas constantes, como é o caso das baterias próprias pra nobreaks, seladas valvuladas e secas (gel).

3 - Baterias de carro foram feitas pra estar em movimento. Usar essas baterias em modo estacionário faz com que acumule substâncias (to sendo bem genérico aqui porque me esquecida explicação que eu li sobre isso) no fundo, fazendo com que as placas se degradem. A explicação não é bem essa, mas o que li é que elas precisam "balançar" de vez em quando pra mover suas químicas interna, como acontece em véiculos...

Essas foram as coisas que me lembrei agora...

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Troquei o estabilizador por um filtro de linha único (é parecido com um T mas com uma tomada só, filtro e fusivel). Melhor coisa que podia ter feito :D

Agora o filtro tá tomando a carga do gabinete e não fica + quente que o ambiente. O estabilizador está lá pra converter monitor e impressora do 110V pro 220V.

O que notei foi a temperatura do quarto...neste verão o estabilizador estava passando dos 55ºC! Agora ele não fica mais que uns poucos graus acima da temperatura ambiente.....ontem a noite tava super quente e ele não passou dos 30ºC, ou seja, redução de quase 25ºC.

O filtro de linha fica quase nisso, por volta dos 25-27ºC.

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  • 2 semanas depois...

li a materia e no meu próximo computador comprarei um filtro de linha bala... porém tenho dúvida quanto a saber se tem o supressor de transiente, nas lojas encontro somente supressor de picos, por exemplo nesse site: www.digimer.com.br (seção filtro de linha). Alguém saberia me dizer qual daqueles é bom?

Estou para comprar um SevenTeam ST-450PAG (se existem melhores não está em jogo, é boa e está custando 169 pila)... eu poderia colocar ela direto no filtro?

link da fonte: http://www.seventeam.com.tw/front/detail.asp?lang=eng&ID=138

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Cra só aguentei ler o tópico até a pag 9, putz muito grande :D. Vou acrescentar um artigo que acho interessante. Não é por ser da microsol, mas porque tem algumas explicações interessantes normas, diagramas, sistemas aterrados, sistemas isolados entre outras coisas. Sei que é um resumo, mas já deve ajudar em alguma coisa.

OBS: o texto apesar de ser direcionado p/ o produto em questão (Modulo Isolador Aterrado - MIE) está presente não para colocar o produto em questão, mas apenas para se aproveitar as iformações técnicas nele contidas.

Depois eu crio paciencia e leio o resto

PS: parabens fallen e Marcos o tópico está muito bom.

Link:http://www.microsol.com.br/painel/arquivos/artigos/11588481511_2.pdf

:D

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Ah só uma pergunta: o tópico dá a entender (até onde eu li pag 09) que as oscilações de energia são aceitaveis em fontes PFC ativo e bivolt automático, contudo o que eu quero saber é se em fontes SEM PFC ATIVO e COM CHAVE SELETORA não fica muito mais arriscado a fonte sofrer (não digo queimar de cara, mas diminuir o tempo de vida útil da mesma) com as oscilações de energia? Fora os outros fatores de "sujeira" na rede (perdoem-me por generalizar assim). Tipo no caso p/ meu micro não adiantaria comprar uma zalman 360W pois uso uma VGA que utiliza a linha 5V e consome mais do que a zalman forneceria nessa linha (juntando todos os componentes dessa linha) se foi o que entendi até o que eu li. Seria interessante a aquisição de fontes de alto nivel, p/ micros de alto nivel (ou pelo menos mais novos com nova tecnologia) para serem usados diretamente na rede eltrica SE FOREM PFC ativo (alta eficiencia)+ bivolt automatico (para aumentar a margem de variação de energia). Contudo não ficou muito claro p/ fontes mais antigas com chave seletora e menos eficiencia se seria vantagem tendo em vista que o estabilizador seria um "limitante" da potencia da fonte (desde que de forma aceitavel como um estabilizador de 400W p/ uma fonte de 420W p.ex.).

Espero que tenha sido claro na minha pergunta.

valeu!

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Aqui em Fortaleza a rede eletrica é trabalha com tensão 220 V, eu uso para o meu pc um modulo isolador estabilizado da Microsol ( http://www.microsol.com.br/index.php?pagina=produtos_modiso_mie ) ele transforma a tensão para 110V e substitui o aterramento.

No caso vale a pena usar um aparelho desses?

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  • Membro VIP

O MI não substitui o aterramento não. Ele elimina o referencial de seu PC com relação a rede e a massa. Poderia se dizer que ele faz seu PC ficar isolado da rede e também do terra. Torna seu PC flutuante. Você não poderá tomar choque se não houver através do seu corpo, um circuito para com a massa (é assim que se leva choque, fechando um circuito atraves do corpo para a massa). Não sendo a questão ligada com o choque elétrico ao operador, que em grande parte das vezes é derivado de tomadas com distribuição errada do fase/neutro, uso de estabilizador como rebaixador 220 para 110 etc.. não usaria um desse nunca. Ele custa um gasto de energia desnecessário na configuração. Você acha que ele esquenta por que??? e Como?? Adivinha quem paga esse custo de energia???

Agora, se você sofre de pés frios no inverno, compre dois deles, é ótimo para manter os pés aquecidos..

Abraço...

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OK mas gostaria de repetir minha pergunta anterior: No caso de fontes com padrão antigo (ainda tem muita gente que usa fontes baseadas no sistema antigo baseadas grande potencia na linha 5V) e SEM PFC (ou seja com chave seletora) ainda assim é recomendado ligar esse tipo de fonte diretamente na tomada em redes com grandes oscilaçoes de energia?

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