Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher a melhor e mais indicada fonte para seu PC


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá colegas, estou com problemas com o meu pc (resets aleatórios) e desconfio que seja a bendita fonte.

Minha configuração é

MB PCChips M863G

Sempron 2400+

1,5 GB DDR 400 Mhz (1 pente de 1GB e outro de 512 MB)

1 HD IDE 7200 Rpm 160 GB

1 DVD-RW

1 CD-RW

1 Floppy

1 Placa de Rede

e o resto tudo onboard

A etiqueta da fonte diz:

+3,3 V x 28 A

+5 V x 50 A

+12 V x 18 A

-5 V x 0,8 A

-12 V x 1 A

+5 VSB x 2,5 A

Claro que não confio nas medidas, mas a fonte veio junto com o gabinete quando comprei a dois anos.

No Pcwizard, Hwinfo e no Bios, mostram as linhas +12 como +13,88, a linha +3,3 como 1,47 e a linha +5 como 5,23, o qual também desconfio que não esteja certo, pois medi umas 3 vezes com o multimetro e os valores estão dentro da média

Desconfiando da fonte coloquei uma WiseCase que dizia 500W, mas quando vi era de 200 W reais, e o pc continuava resetando.

Diminui a frequencia (deixei com 1 GHZ), tirei o pente de 512 MB e desliguei os drives óticos e parou os resets.

No momento religuei tudo após haver testado novamente as fontes (estou usando a Fan Hung) e gostaria de umas dicas de como testar efetivamente essa fonte e por qual outra deveria trocar (uma fonte simples já que o pc tá velhinho XD ).

Agradeço antecipadamente as dicas e sugestões.

Eriberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu PC tem consumo baixo, então é possível que a fonte seja inocente.

você. já tentou verificar a memória usando o programa memtest86 por algumas horas?. O chipset da motherboard não está muito quente?

Se os resets param se você. desligar os drives óticos (mantendo o resto normal), então pode ser a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais ou menos isso

É que se imagina que entre 42% e 70% você possa pegar uma eficiencia maior.

SLI de GTX280 eu sempre recomendo uma 750TX que tem os nativos para isso

Quanto a HD4870X2 CF aí a coisa complica, pelo o que eu estou estudando e ainda não concluido uma 1000HX pode não rodar.

Tem que ser uma 1200 PC power que é muito cara.

Mas afinal.

Para que CF de HD4870X2 ?

Acho muita besteira...

Claro que agora é joão, mas o up seria pensando no futuro. Mas a Corsair 750Tx vai de boa, num SLI de GTX 280?

OBS: e quanto à diferença de preço das corsair 550 e 520 watts? Um abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. É possível um estabilizador de 300VAC num computador com uma fonte de 550W reais estragar a placa mãe ou algum componente do pc°???????

Meu PC é Core 2 Quad 9300 2.5ghz, 4gb ram ddr2 800 Kingston, ATI 4850, HD 500gb seagate, P5Q-E.

Esse estabilizador certamente irá queimar se você. o usar com uma configuração dessas. O problema é o consumo total, que está acima do máximo que ele suporta (a potência da fonte não importa nesse caso). Ele normalmente queima sem levar nada junto, a não ser que pegue fogo (uma possibilidade real neste caso).

Melhor trocar por um modelo mais potente ou então usar apenas um filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ughadoo, hoje o pc "morreu"

Eu liguei cedo, tentei voltar a frequencia para 1.6 GHZ e não ligou mais. Tentei dar vários boots e nada, troquei a fonte (coloquei a WiseCase) e deu boot umas duas vezes e travou no boot, depois não ligou mais, troquei a memória e nada.

Depois deixei sem memória e a fonte não arma, troquei a fonte e a mesma coisa, ou seja, meu pc tá com curto em alguma peça que não consigo identificar (preciso de outra mobo com socket 462 para teste:( )

Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ughadoo, hoje o pc "morreu"

Eu liguei cedo, tentei voltar a frequencia para 1.6 GHZ e não ligou mais. Tentei dar vários boots e nada, troquei a fonte (coloquei a WiseCase) e deu boot umas duas vezes e travou no boot, depois não ligou mais, troquei a memória e nada.

Depois deixei sem memória e a fonte não arma, troquei a fonte e a mesma coisa, ou seja, meu pc tá com curto em alguma peça que não consigo identificar (preciso de outra mobo com socket 462 para teste:( )

Alguma dica?

Primeiro tente ligar as fontes fora do micro para ver se elas não queimaram (use um pedacinho de fio para ligar o pino do fio verde com um dos pretos no conector ATX). Se as fontes estiverem funcionando ligue uma delas no micro, mas deixando os itens abaixo desconectados:

1 dos pentes de memória

1 HD IDE 7200 Rpm 160 GB

1 DVD-RW

1 CD-RW

1 Floppy

1 Placa de Rede

Ou seja, tente dar o boot apenas com a motherboard, processador e um dos pentes de memória. Se não funcionar, tente primeiro trocar para o segundo pente. Se ainda não funcionar significa que ou a motherboard ou o processador está queimado.

Se funcionar, basta ir colocando um item por vez até o problema reaparecer. Quando isso acontecer signfica que o último item instalado está danificado e deve ser trocado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desconectei tudo da placa-mãe, testei a fonte fora como você disse e nada. Quando tá montado na minha mobo a fonte nem arma, nem dá sinal de vida.

Consegui uma mobo e um duron de um colega e testei a fonte nele e armou de boa, testei o meu processador na mobo dele e não deu boot (pode ser a mobo dele ruim ou o meu proc que morreu).

Fiz o inverso tb, testei o proc. dele na minha mobo e nada, nem arma (suspeito que minha placa-mãe está em curto, problema é descobrir onde:( ).

Agradeço as dicas, mas to achando que o jeito é migrar de micro :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o inverso tb, testei o proc. dele na minha mobo e nada, nem arma (suspeito que minha placa-mãe está em curto, problema é descobrir onde:( ).

Agradeço as dicas, mas to achando que o jeito é migrar de micro :(

Parece que é a placa mãe mesmo (e talvez o processador também); antes de desistir dela completamente dê uma olhada nos capacitores eletrolíticos. Se algum deles estiver estufado, ou aberto na parte superior, pode ser a causa do problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei uma fonte Corsair TX 650w, e gostaria de saber o desempenho dela referente a minha config da assinatura, e sobre um possivel upgrade para uma HD4870. Lembrando que tenho 3 Fans de gabinete, 80mm 90mm 120mm.

Vai sobrar com sua configuração atual muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita folga

E com a HD4870 muuuuuuuuuita folga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai sobrar com sua configuração atual muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita folga

E com a HD4870 muuuuuuuuuita folga

huahuahu, que bom joão, valeu!

agora, to com um estabilizador zuadinho, voce acha melhor deixar sem ele? ou ligado nele?

deixa só no filtro de linha? o que recomenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
comprei uma fonte Corsair TX 650w, e gostaria de saber o desempenho dela referente a minha config da assinatura, e sobre um possivel upgrade para uma HD4870. Lembrando que tenho 3 Fans de gabinete, 80mm 90mm 120mm.

Ela consegue alimentar 3 configurações dessas dai iguais a tua...

agora, to com um estabilizador zuadinho, voce acha melhor deixar sem ele? ou ligado nele?

deixa só no filtro de linha? o que recomenda.

Estabilizador para que. A fonte pode operar desde 90 até 240 volts. Certamente seu estabilizador não vai conseguir operar nessa faixa...

Botar um estabilizador, ainda meio zuadinho, para alimentar uma dessas fontes dai seria o mesmo que você colocar um par de burros a puxar uma Ferrari Testarossa para ajudar no seu desempenho...

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela consegue alimentar 3 configurações dessas dai iguais a tua...

Estabilizador para que. A fonte pode operar desde 90 até 240 volts. Certamente seu estabilizador não vai conseguir operar nessa faixa...

Botar um estabilizador, ainda meio zuadinho, para alimentar uma dessas fontes dai seria o mesmo que você colocar um par de burros a puxar uma Ferrari Testarossa para ajudar no seu desempenho...

Abraço..

Poxa, não sabia que essa fonte era tão boa assim...

paguei 310 reais nela, no mercado livre eu achei por 340

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae galera beleza..

É o seguinte moro em Natal e como td no nordeste chega mais caro, to precisando da ajuda de vocês.. vamos lá..

Hj meu computador é:

Placa mãe: ma69vm-s2

Processador: Athlon x2 4000+ (2100MHz)

Memoria: 2 DDRII 667MHz

HD: 250Gb Sata II

Fonte: akasa 350W

ate ai td bem, o problema é que eu encomendei uma 8800gs e pelo que sei minha fonte n segura essa PV..

Então tive pesquisando aqui em Natal e encontrei as seguintes fontes:

Cooler master 460W extreme power plus: R$ 189,00

Cooler master 500W extreme power plus: R$ 225,00

Seventeam 450PCG: R$ 209,00

Seventeam 500PCG: R$ 259,00

Satelite 400W: R$ 140,00

teve também as que se dizem real como a c3tech 550W por 129,00 a empire 400W por 199,00 e uma Silykon 550W por 130,00... Olhei na net os preços nas principais lojas e com o frete fica praticamente a mesma coisa de comprar aqui em Natal.. assim..

Qual vocês me recomendariam?? to propenso a pegar a cooler master, depois que vi o artigo no CdH..

Desde ja agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae galera beleza..

É o seguinte moro em Natal e como td no nordeste chega mais caro, to precisando da ajuda de vocês.. vamos lá..

Hj meu computador é:

Placa mãe: ma69vm-s2

Processador: Athlon x2 4000+ (2100MHz)

Memoria: 2 DDRII 667MHz

HD: 250Gb Sata II

Fonte: akasa 350W

ate ai td bem, o problema é que eu encomendei uma 8800gs e pelo que sei minha fonte n segura essa PV..

Então tive pesquisando aqui em Natal e encontrei as seguintes fontes:

Cooler master 460W extreme power plus: R$ 189,00

Cooler master 500W extreme power plus: R$ 225,00

Seventeam 450PCG: R$ 209,00

Seventeam 500PCG: R$ 259,00

Satelite 400W: R$ 140,00

teve também as que se dizem real como a c3tech 550W por 129,00 a empire 400W por 199,00 e uma Silykon 550W por 130,00... Olhei na net os preços nas principais lojas e com o frete fica praticamente a mesma coisa de comprar aqui em Natal.. assim..

Qual vocês me recomendariam?? to propenso a pegar a cooler master, depois que vi o artigo no CdH..

Desde ja agradeço

vai de Cooler master 500W, a melhor das que voce citou...

e sobre essa c3tech, o cara queria me vender por 100 contoa vista.

fuji correndo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ae galera beleza..

É o seguinte moro em Natal e como td no nordeste chega mais caro, to precisando da ajuda de vocês.. vamos lá..

Hj meu computador é:

Placa mãe: ma69vm-s2

Processador: Athlon x2 4000+ (2100MHz)

Memoria: 2 DDRII 667MHz

HD: 250Gb Sata II

Fonte: akasa 350W

ate ai td bem, o problema é que eu encomendei uma 8800gs e pelo que sei minha fonte n segura essa PV..

Então tive pesquisando aqui em Natal e encontrei as seguintes fontes:

Cooler master 460W extreme power plus: R$ 189,00

Cooler master 500W extreme power plus: R$ 225,00

Seventeam 450PCG: R$ 209,00

Seventeam 500PCG: R$ 259,00

Satelite 400W: R$ 140,00

teve também as que se dizem real como a c3tech 550W por 129,00 a empire 400W por 199,00 e uma Silykon 550W por 130,00... Olhei na net os preços nas principais lojas e com o frete fica praticamente a mesma coisa de comprar aqui em Natal.. assim..

Qual vocês me recomendariam?? to propenso a pegar a cooler master, depois que vi o artigo no CdH..

Desde ja agradeço

Pegava a CoolerMaster 460w, boa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae galera beleza..

É o seguinte moro em Natal e como td no nordeste chega mais caro, to precisando da ajuda de vocês.. vamos lá..

Hj meu computador é:

Placa mãe: ma69vm-s2

Processador: Athlon x2 4000+ (2100MHz)

Memoria: 2 DDRII 667MHz

HD: 250Gb Sata II

Fonte: akasa 350W

ate ai td bem, o problema é que eu encomendei uma 8800gs e pelo que sei minha fonte n segura essa PV..

Então tive pesquisando aqui em Natal e encontrei as seguintes fontes:

Cooler master 460W extreme power plus: R$ 189,00

Cooler master 500W extreme power plus: R$ 225,00

Seventeam 450PCG: R$ 209,00

Seventeam 500PCG: R$ 259,00

Satelite 400W: R$ 140,00

teve também as que se dizem real como a c3tech 550W por 129,00 a empire 400W por 199,00 e uma Silykon 550W por 130,00... Olhei na net os preços nas principais lojas e com o frete fica praticamente a mesma coisa de comprar aqui em Natal.. assim..

Qual vocês me recomendariam?? to propenso a pegar a cooler master, depois que vi o artigo no CdH..

Desde ja agradeço

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FON500JITEK

E essa fonte alguem ja ouviu falar?? diz ter PFC ativo e o preço ta bom..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a fonte do meu pc queimou e queria saber qual delas eu pego: a Seventeam 420 BKV (por R$ 139.00) ou a Zalman ZM360B-APS (por R$ 205,65)

minha config:

GA-P35-S3G

P4 631 3.0 (pretendo mudar pra um E7200)

1GB 667 (também pretendo colocar 1GBx2 800 KINGSTON)

HD MAXTOR 320gb

xFx 7300gt 512ddr2

ps: já q toquei no assunto, qual placa de video devo pegar, 8600, 9500 ou 9600????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ambas prometem a mesma potência efetiva nos 12 Volts, que é o que interessa. A ZM é muito mais moderna, tem PFC ativo e eficiência de 80% enquanto a ST tem eficiência abaixo de 70%. A Zalman te dará silêncio absoluto, ausência de aquecimento em seu gabinete, economia de energia e belos 3 anos de garantia. A ST nem sei se durará 3 anos..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!