Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4850 - Review Técnico


Posts recomendados

  • Membro VIP

Galera, venho por meio deste tópico demonstrar minha profunda insatisfação com as HD4850.

Calma, antes que alguém me critique, vou explicar o motivo.

Até a semana passada eu tinha uma 8800GTS 512MB e eu tava muito satisfeito até então com ela.

Eis que surge a oportunidade de eu vendê-la a um preço bacana de forma que com aquele valor da venda dava pra pegar uma HD4850 e ainda sobrava um chorinho. Como a minha placa-mãe aceita Crossfire, resolvi investir na HD4850 e fazer um Crossfire (tão elogiado por todos os reviews que olhei).

Realmente as plaquinhas são encapetadas. Possuem um desempenho muito bom pelo preço. Porém elas cobram um outro preço que no meu caso considero fundamental para o meu bem estar: ESQUENTAM UM ABSURDO!!!

Montei um sistema com 5 fans no gabinete + water cooling no processador. Mesmo assim é insuficiente para deixar as bichinhas frias. Em idle elas ficam por volta dos 90ºC! Em full a temperatura chega a bater nos 120ºC.

Bom, aí vocês vão me falar que dá para alterar a velocidade padrão dos fans originais. Realmente, fiz isso e a temperatura deu uma caída, mas mesmo assim continuaram na casa dos 60ºC em idle.

Tudo isso me leva a crer que essa placa não é tão boa de overclock quanto a minha antiga 8800GTS G92.

Só para constar, em OC minha 8800GTS G92 ficava em torno de 65ºC em full e 48ºC em idle.

Mas o meu problema não é esse. O que me incomoda é que esse calor todo dissipa pelo ambiente (no caso o meu quarto) e fica insuportável ficar perto do gabinete!!! Sem brincadeira nenhuma, virou uma sauna isso aqui. E olha que nem estamos no verãozão bravo hein!!

Enfim, a placa é realmente boa em termos de performance, mas para quem se incomoda com temperatura como eu, essas plaquinhas são um verdadeiro inferno!! (literalmente)

Fico na dúvida se a 8800GTS com OC não ficaria pau a pau com a HD4850.

Ai ai....já estou com saudades da minha G92...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pow velho, que negócio estranho. Pode ser problema do seu monitor Teste com outro monitor pra verificar.

Fiz um teste no Day OF Defeat Source, mandei forçar no launch options 1680x1050... Bingo! o jogo não só rodou perfeitamente nessa resolução, como habilitou no menu de configuração não só essa configuração como diversas outras abaixo de 1680x1050 e acima de 1280x1024.

Prova de que é alguma zica em algum driver, seja do monitor ou da placa. Acho que o jeito é estar outros drivers, como o Omega, sei lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tyellbee,consegui instalar a versão beta

realmente aparecem novoas opções de monitoramento..

mas não consigo visualizá-las enquanto jogo

continua mostrando apenas os FPS

você sabe como habilitar os outros??

Posso dar uma olhada, mas é possível que alguns recursos ainda sejam limitados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
opa!!

valeu,fico esperando então!

abraço!

Você chegou a ver meu guia e mesmo marcando opções para mostrar mais opções ainda só mostra o FPS? Lembro que com o ATT da pra mostrar os clocks da placa, quanto de memória está sendo usada e tem livre, tem o guia na minha assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeeeeee Sou a mais novo felizardo dono de uma 4850!

Só nao estou conseguindo coloca-la em 100% fan !

Tentei com o rivatuner e nao da. Tente fazer o esquema do profile,mais num acho as pastas. Ta osso.

Dizem que POBRE nao tem sorte. Acho que a minha veio premiada !!!!!!!

Fica um monte pixel verde na TELA !!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aff num to nem acreditando nisso. So teste DOOM 3 ate agora

Vou teste PES 2008

Edit: PES 2008 tudo OK ! Acho que é problema de driver. estou com o 8.7

se alguem tiver como testar doom 3 !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeeeeee Sou a mais novo felizardo dono de uma 4850!

Só nao estou conseguindo coloca-la em 100% fan !

Tentei com o rivatuner e nao da. Tente fazer o esquema do profile,mais num acho as pastas. Ta osso.

Dizem que POBRE nao tem sorte. Acho que a minha veio premiada !!!!!!!

Fica um monte pixel verde na TELA !!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aff num to nem acreditando nisso. So teste DOOM 3 ate agora

Vou teste PES 2008

Edit: PES 2008 tudo OK ! Acho que é problema de driver. estou com o 8.7

se alguem tiver como testar doom 3 !

Você instalou o hotfix mencionado acima pelo amigo com avatar de rato? ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeeeeee Sou a mais novo felizardo dono de uma 4850!

Só nao estou conseguindo coloca-la em 100% fan !

Tentei com o rivatuner e nao da. Tente fazer o esquema do profile,mais num acho as pastas. Ta osso.

Dizem que POBRE nao tem sorte. Acho que a minha veio premiada !!!!!!!

Fica um monte pixel verde na TELA !!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aff num to nem acreditando nisso. So teste DOOM 3 ate agora

Vou teste PES 2008

Edit: PES 2008 tudo OK ! Acho que é problema de driver. estou com o 8.7

se alguem tiver como testar doom 3 !

Não aconselho você a colocar o fan em 100%... provavelmente vai desgastá-lo muito rapidamente, e vai fazer muito barulho... colocá-lo em 35% pra uso geral e 65% pra jogos geralmente já é suficiente.

Quanto ao Doom3, não tive problemas com esse jogo não... mas já é um jogo velho, tenta testar com algum mais atual. Lembrando que também estou usando o driver 8.7. E pixel verde na tela pode ser o monitor também... já reparou se esses pixels não aparecem fora do jogo tb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não aconselho você a colocar o fan em 100%... provavelmente vai desgastá-lo muito rapidamente, e vai fazer muito barulho... colocá-lo em 35% pra uso geral e 65% pra jogos geralmente já é suficiente.

Quanto ao Doom3, não tive problemas com esse jogo não... mas já é um jogo velho, tenta testar com algum mais atual. Lembrando que também estou usando o driver 8.7. E pixel verde na tela pode ser o monitor também... já reparou se esses pixels não aparecem fora do jogo tb?

Obrigado pela dica ! Posso deixa em 80% ? ^_^

Esse pixel nao são do monitor, tipo, fica um monte de pontinhos verdes na tela que ficam tipo que piscando, Ai quando aparece alguma animação do jogo ( tipo personagem conversando com outro ) some, ai quando volta pra visao em primeira pessoa, some.

Esse Calatist precisa de hot ? Li em msg anteriores que nao precisa.

Lembrando que no PES2008 rodou OK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você chegou a ver meu guia e mesmo marcando opções para mostrar mais opções ainda só mostra o FPS? Lembro que com o ATT da pra mostrar os clocks da placa, quanto de memória está sendo usada e tem livre, tem o guia na minha assinatura.

cara...muito obrigado!!!

deu certo

segui o tutorial da tua assinatura!

parabéns!!!

deixa eu aproveitar para perguntar outra coisa...

esse lance de aumentar a velocidade da fan é aconselhável mesmo??

aqui eu aumentei em 50% a temperatura caiu para 52°C lindo!!

mas posso danificar algo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pela dica ! Posso deixa em 80% ? ^_^

Esse pixel nao são do monitor, tipo, fica um monte de pontinhos verdes na tela que ficam tipo que piscando, Ai quando aparece alguma animação do jogo ( tipo personagem conversando com outro ) some, ai quando volta pra visao em primeira pessoa, some.

Esse Calatist precisa de hot ? Li em msg anteriores que nao precisa.

Lembrando que no PES2008 rodou OK

Se o pixel some eu voto pra ser bug de driver, se sumir com o resfriamento da placa é artefato de hardware.. espero ser bug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o pixel some eu voto pra ser bug de driver, se sumir com o resfriamento da placa é artefato de hardware.. espero ser bug.

Acredito que seja problema de driver mesmo. porque acabei ligar o pc e ja liguei o jogo, ou seja , a vga tava fria. Logo em seguida joguei WE11 e foi beleza. Fiz os passos para aumentar a rotacao mais acho que num deu certo porque num houve aumento de barulho nenhum.:huh: Hj vou instalar FEAR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara...muito obrigado!!!

deu certo

segui o tutorial da tua assinatura!

parabéns!!!

deixa eu aproveitar para perguntar outra coisa...

esse lance de aumentar a velocidade da fan é aconselhável mesmo??

aqui eu aumentei em 50% a temperatura caiu para 52°C lindo!!

mas posso danificar algo??

notei mais uma coisa:

quando eu executo o ati tray tools,meu clocks caem...porque?

ficam : GPU CLOCK 500mhz e MEMORY CLOCK : 700Mhz

quando clico em defaults nada acontece..continua com "downclock"

ja reinstalei o software

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja problema de driver mesmo. porque acabei ligar o pc e ja liguei o jogo, ou seja , a vga tava fria. Logo em seguida joguei WE11 e foi beleza. Fiz os passos para aumentar a rotacao mais acho que num deu certo porque num houve aumento de barulho nenhum.:huh: Hj vou instalar FEAR.

você seguiu direitinho os passos pra aumentar a rotação do fan, alterando manualmente o arquivo xls, etc??

Acima de 40% com certeza você iria notar o aumento do barulho do fan... use esse programa para verificar a temperatura e a velocidade de rotação do fan:

http://superdownloads.com.br/download/134/gpu-z/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você seguiu direitinho os passos pra aumentar a rotação do fan, alterando manualmente o arquivo xls, etc??

Acima de 40% com certeza você iria notar o aumento do barulho do fan... use esse programa para verificar a temperatura e a velocidade de rotação do fan:

http://superdownloads.com.br/download/134/gpu-z/

valeu Danilo, vou instalar /

To ate com medo de jogar porque meu gabinete nao tem nenhum cooler ( to sem grana ), quero aumentar a rotação pra nao correr perigo. Tenho medo dela fritar

Edit: Instalei e ta em 29%. Vou tentar fazer os procedimentos de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite!

Comprei a Powercolor HD4850 hoje e corri pra casa depois do trabalho pra instalar.

Terminei agora e entrei nesse forum pra pesquisar. Queria saber se tem que fazer alguma atualização do DRIVER ou o que vem na caixa é suficiente pra um melhor rendimento.

Minha configuração:

- X2 4800

- ECS A780GM

- HD 4850

- RAM DDR2 800

Aguardo a resposta.

Abç a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite!

Comprei a Powercolor HD4850 hoje e corri pra casa depois do trabalho pra instalar.

Terminei agora e entrei nesse forum pra pesquisar. Queria saber se tem que fazer alguma atualização do DRIVER ou o que vem na caixa é suficiente pra um melhor rendimento.

Minha configuração:

- X2 4800

- ECS A780GM

- HD 4850

- RAM DDR2 800

Aguardo a resposta.

Abç a todos.

É aconselhável utilizar o último driver, Catalyst 8.7... baixe direto do site da ATI www.ati.com

Não esquece também de fazer o esquema pra corrigir a rotação do cooler, pra ela não esquentar demais...

COMO FAZER:

Primeiro você tem q liberar o Overdrive (dentro do CCC, no modo avançado, vai na opção ATI Overdrive e clica na chavinha pra liberar). Depois de ativado, cria um perfil (tipo ATI_65), não esquece de marcar a caixinha pra criar um icone no desktop, aí vai na pasta C:\Documents and Settings\Seu_User\Configurações locais\Dados de aplicativos\ATI\ACE\Profiles e edita o arquivo do profile que você criou (ex.: ATI_65.xml), aí você vai procurar as seguintes linhas:

<Feature name="FanSpeedAlgorithm_0">

<Property name="FanSpeedAlgorithm" value="Manual" />

</Feature>

<Feature name="FanSpeedRPMTarget_0">

<Property name="Want" value="0" />

</Feature>

<Feature name="FanSpeedPercentTarget_0">

<Property name="Want" value="65" />

Onde tá em negrito é o q você tem q mudar (Manual e 65).

Você pode criar 2 perfis, com ícones no desktop, tipo um pra 65% e outro pra 35% de rotação do fan (o padrão dele é 25%, por isso esquenta tanto mesmo em idle...). Quando você for jogar, ativa o de 65% (você vai até ouvir, na hora, que a rotação do fan aumentou). Quando não estiver jogando, ativa o de 35%, fica silencioso e numa temperatura razoável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Danilo.

Mais uma dúvida:

Esse processador pode segurar o rendimento da placa?

E pra selecionar os perfis, o que tem que ser feito? To baixando a nova versão agora... O sono tá grande mas tô empolgado com a placa.

Abç

Sim, o processador vai segurar um pouco a performance da placa, assim sendo, um futuro up de processador será bem vindo. Porém, não quer dizer que vai ficar ruim... você com certeza conseguirá jogar muitos jogos (a maioria dos atuais) com tudo no máximo em 1024x768 ou até 1280x960...

Pra selecionar os perfis, depois de ter feito o processo que muda manualmente os valores da rotação do fan, você pode ou ir pelo CCC e mudar em Profiles/Activate Profile, ou então SE você marcou a caixinha "Desktop Shortcut", deve ter criado um ícone no desktop para ativar a devida rotação. Eu aqui fiz isso... tem no meu desktop um ícone Danilo_30, Danilo_45 e Danilo_65 :)

Danilo, bom, pra finalizar não consegui alterar o texto no arquivo XML.

O que devo fazer?

Não consegui digitar...

abraços

Você ativou o ATI Overdrive no CCC? Chegou a achar a pasta e o devido arquivo .xml? Depois de achá-lo, edite-o com o bloco de notas (botão direito, abrir com..., bloco de notas), e mude os valores que falei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É aconselhável utilizar o último driver, Catalyst 8.7... baixe direto do site da ATI www.ati.com

Não esquece também de fazer o esquema pra corrigir a rotação do cooler, pra ela não esquentar demais...

COMO FAZER:

Primeiro você tem q liberar o Overdrive (dentro do CCC, no modo avançado, vai na opção ATI Overdrive e clica na chavinha pra liberar). Depois de ativado, cria um perfil (tipo ATI_65), não esquece de marcar a caixinha pra criar um icone no desktop, aí vai na pasta C:\Documents and Settings\Seu_User\Configurações locais\Dados de aplicativos\ATI\ACE\Profiles e edita o arquivo do profile que você criou (ex.: ATI_65.xml), aí você vai procurar as seguintes linhas:

Era isso que eu num tava fazendo!^_^

Liguei e ja vi a temp caindo pelo GPU-Z

NOSSA ! quase cai da caideira quando coloquei em 80% parece uma maquina de lavar ligada ! Muito alto o ruido.:lol:

Cara valeu ! Agora vou poder jogar em paz. Arregaço.Abraços

EDIT ! Os pixeis verdes continuam !!!!!!!!! FEAR Esta com o mesmo problema. Vou testar de novo. Alguem pode me ajudar

EDIT: Acho q estou ficando louco ! Quando eu printo a tela, ela simplesmente aparece perfeita !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! sem nada pixel verde. Vou trocar o cabo DVI.

EDIT ( ULTIMO ). Sabia que era o cabo DVI, deixei ele mal encaixado. Coloquei outro cabo na outra entrada da vga ( apertei bem dessa vez ) e funcionou perfeito. Vou testar na outra entrada depois so por desencargo de consciencia.

Abraços.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos, tudo bem?

Estou acompanhando o tópico desde a criação e ainda estou com uma baita interrogação sobre essa VGA, vamos lá:

Fato que o desempenho dela é absurdo e seu custo/benefício é inegável, porém, tenho lido tantos relatos de problemas com ela que quase cheguei a descartar a possibilidade da compra, mas algo me diz pra dar uma chance a ATi.

Como ainda não tenho a placa, gostaria de sugerir a quem possui e consegue usá-la perfeitamente (após todas as correções possíveis e imagináveis) a criar um pequeno tutorial, pois tanta coisa foi postada pra resolução, mas vira e mexe aparece mais coisas, teve a ferramenta postada de um link de outro fórum (alguém testou? é útil?) tem o Catalyst 8.7 que ainda não entendi se já corrige também o que deveria ser instalado com o 8.6 + Hotfix.

Enfim, acho que seria interessante fazer algo neste sentido e fixar no início do tópico, assim como fizeram com a 8800GT sobre over e tal, o que acham felizes proprietários da HD4850 ?

Claro que não podemos generalizar, pois provavelmente aparecerá novas dificuldades com novas soluções, mas pelo que li o principal é a questão da temperatura e alguns com problemas na usabilidade da mesma (que pode se encaixar no caso dos drivers não maduros, talvez)

Enfim, falei muito, hahaha, resumindo: ajudem por favor, pois estou com a faca e o queijo na mão pra comprar uma, mas esses pequenos "problemas" tem segurado o cartão de crédito.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!