Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

É uma Thermaltake minha fonte, linha smart e são mesmo 650w.

 

Vou dar uma olhada e checar se tem aterramento aqui, caso não tenha, contratarei alguém para que faça.

 

Qual das três é melhor? A última? São para o mesmo fim? Poderei usar para proteger a linha telefônica também? No caso o modem, por ser Velox.

 

Brigadão, de novo cara!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
... Poderei usar para proteger a linha telefônica também? No caso o modem, por ser Velox.

Na verdade quando você usa a linha telefônica, que trás o Veloz, ligada ao filtro/proteção, você indiretamente, além do modem router, está salvando seu PC. Não são raros os relatos de surtos de tensão entrantes pela linha telefônica e se propagando pelo cabo lan até destruir o PC..

É só procurar e você acha relatos como esses daqui:

http://www.hardmob.com.br/hardwhat/496190-ajuda-placa-mãe-roteador-queimados-descarga-eletrica.html#post9783325

http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=496223&p=1068992283#post1068992283

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já aconteceu comigo e por sorte só queimou o modem, na época da internet discada, há muitos anos atrás..

 

Fiquei com esse modelo mesmo, dá proteção a linha telefônica e ao PC, além de não bater na fonte.

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=CONTR009237

 

A loja é confiável? Pode boletar já?

 

O aterramento é igualmente importante? Ou posso usar o PC somente com o filtro sem estar chovendo e sem probabilidade de tempestade?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jamais vi nenhum teste de robustez de filtro de linha, até por que bem possível seria como testar palito de fósforo, só consegue testar uma vez, é um teste destrutivo..

Pela impressão deixada os filtros da Clamper todos me deixam uma boa impressão de robustez..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jamais vi nenhum teste de robustez de filtro de linha, até por que bem possível seria como testar palito de fósforo, só consegue testar uma vez, é um teste destrutivo..

Pela impressão deixada os filtros da Clamper todos me deixam uma boa impressão de robustez..

 

Faller, desculpa encher mais uma vez, mas encontrei dois tipos distintos de aparelhos para proteção, enquanto escolhia qual pegar. Tem alguma diferença entre eles?

 

http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-multi-protec-o-preto-2.html

 

e

 

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=84

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, desculpa encher mais uma vez, mas encontrei dois tipos distintos de aparelhos para proteção, enquanto escolhia qual pegar. Tem alguma diferença entre eles?

 

http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-multi-protec-o-preto-2.html

 

e

 

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=84

Um deles a versão moderna da proteção e agregado do contador de surtos e com 8 tomadas

O outro a versão antiga e com 4 tomadas

 

Nem sei se eles continuam fabricando esse de 4 tomadas.. Me parece que foi descontinuado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera eu sei q o post é sobre estabilizadores e tal eu so queria fazer uma pequena pergunta dava pra v6 me ajudarem ? Pois bem temho um cooler q coloquei na tampa do gabinete so q.ele faz barulho agora quando eu tampo aqueles buraquinhos da tampa do gabinete e coloco o cooler ele n faz barulho a pergunta é eu posso colocar algum pedaço de papelao do tamanho do coler e instalar na tampa do meu gabinete? Eu uso esse cooler so pra ventilar então a parte detras nen tem muita utilidade me ajuda ai gente é urgente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um deles a versão moderna da proteção e agregado do contador de surtos e com 8 tomadas

O outro a versão antiga e com 4 tomadas

 

Nem sei se eles continuam fabricando esse de 4 tomadas.. Me parece que foi descontinuado...

 

Vou mesmo comprar 'a versão moderna da proteção e agregado do contador de surtos', afinal, quase qualquer investimento acaba por valer a pena levanto em conta o resultado.

Mais uma vez agradeço sua grande ajuda, respondeu minhas dúvidas com abundante sabedoria, perícia e maestria, sem nunca deixar de lado a humildade.

Reconheço minha ignorância no assunto, além de um conhecimento pautado apenas em evidência anedótica até então, e agradeço o pouco de conhecimento que pude absorver lendo este e alguns outros tópicos e posts seus, afinal "... o pouco que sei devo-o à minha ignorância".

 

Parabéns pelo notável profissionalismo em cada post. Embora nem sempre seja reconhecido, acho importante elogiar, porque além de não custar nada, valoriza o trabalho daqueles que realmente se dedicam a algo e merecem esse reconhecimento.

Sucesso, amigo, pois você é merecedor deste.

Pode ser que eu volte a perguntar neste tópico após fazer o aterramento sobre algumas questões básicas, se não se importar.

 

Grande abraço e até a próxima.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa galera eu sei q o post é sobre estabilizadores e tal eu so queria fazer uma pequena pergunta dava pra v6 me ajudarem ? Pois bem temho um cooler q coloquei na tampa do gabinete so q.ele faz barulho agora quando eu tampo aqueles buraquinhos da tampa do gabinete e coloco o cooler ele n faz barulho a pergunta é eu posso colocar algum pedaço de papelao do tamanho do coler e instalar na tampa do meu gabinete? Eu uso esse cooler so pra ventilar então a parte detras nen tem muita utilidade me ajuda ai gente é urgente

Fans muito próximos dos furos, do gradeado do gabinete perfazem o que se poderia chamar de Efeito sirene pois e assim que se consegue fazer soar uma sirene..

Se separares esse fan, mesmo que dois ou três milímetros desses furos do gabinete vais ver que o nível desse efeito gerado cai e cai muito.. Não chega a prejudicar o arrefecimento e ajuda aos ouvidos. Olha ai como eu montava os fans no gabinete no tempo que eu ainda ia de PC..

LateraldoGabinete.jpg

 

Circuitodoar.jpg

 

Detalhedefixaodofanparaevitarassovi.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já aconteceu comigo e por sorte só queimou o modem, na época da internet discada, há muitos anos atrás..

 

Fiquei com esse modelo mesmo, dá proteção a linha telefônica e ao PC, além de não bater na fonte.

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=CONTR009237

 

A loja é confiável? Pode boletar já?

 

O aterramento é igualmente importante? Ou posso usar o PC somente com o filtro sem estar chovendo e sem probabilidade de tempestade?

Para mim a atera é melhor que a kabum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim a atera é melhor que a kabum.

 

Já comprei bastante coisa na segunda que citou.

Sinceramente, gosto muito de lá. Enviam o pedido no dia seguinte a compensação na conta deles e já enviam o código no seu e-mail de reastreio. Vou procurar o modelo mais novo do filtro da clamper na Altera, se não tiver compro no próprio site da clamper.

 

 

Altera é tranquilo então? Produtos originais e loja confiável?

 

E a oficina dos bits? Alguém ja comprou? Os produtos são originais e a loja confiável? O prazo é ok também?

 

Achei esse lá

 

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=11306&id=100&origem=1000

 

@faller Agora tenho as configurações da fonte em mãos.

 

Posso usar a o PC direto na tomada até o filtro chegar? As configurações da fonte são:

 

thermaltake_74x29.gif

Marca: Thermaltake

Modelo: SP-650PCBBZ

Tipo: ATX 12V 2.3

Capacidade Max. de Saída: 650W

Capacidade de Pico de Saída: 780W

PFC Ativo: Sim Active PFC

Corrente de Entrada: 10A

Taxa da Frequência de Entrada: 47 Hz - 63 Hz

Tensão de Entrada: 100 Vac- 240 Vac Bivolt automático

Sistema de Refrigeração: 140mm Fan: 1800 R.P.M. ± 10% com controle automático de velocidade

Eficiência: 82-88% efficiency @ 20-100% load

MTBF:100,000 hrs minimum

Certificação: UL/CUL/TUV/CE/FCC and BSMI

Proteção: OVP/UVP/OCP/OPP/SCP

Conectores

24 Pin x 1

CPU 4+4 Pin x 1

PCI-e 6+2 Pin x 2

SATA x 6

4 Pin Peripheral x 4

4 Pin Floppy x 1

Corrente Max. de Saída:

+3.3V: 24A

+5V: 24A

+12V: 52A

-12V: 0.5A

+5VSB: 3.0A

Potência Max. de Saída:

+3.3V & +5V: 120W

+12V: 624W

-12V: 6.0W

+5VSB: 15W

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Haydn

 

Já ouvi falar da oficina dos bits e me parece que eles trabalham bem e o atendimento é bom.

 

Você ligar qualquer equipamento direto na tomada, digo isso porque usei meu PC direto na tomada por quase 1 ano com, no máximo, uma régua simples da clone. O filtro de linha é mais para adicionar proteção aos equipamentos ligandos nele, como os surtos de tensão e queda de raios da rede elétrica/telefônica/antena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem ainda está na dúvida de ligar na tomada é inseguro ou está com medo leiam o depoimento desse tópico intitulado de: 

Minha CPU não ligou mais depois da queda de um raio

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1066001-minha-cpu-n%C3%A3o-ligou-mais-depois-da-queda-de-um-raio/

 

Atentem para o seguinte trecho do tópico:


"E o engraçado também é que a minha tela que estava ligada diretamente na tomada não queimou.

Mas o PC que estava ligado no estabilizador não quer ligar."

 

Alguém ainda duvida que estabilizador não protege e nem ajuda?  :lol:

OBS: De preferência apresentem argumentos em vez de histórias duvidosas ou lendas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, a fonte da minha CPU tem PFC ativo e atualmente está ligada em um filtro de linha Clone F8.

Pergunto: o que devo fazer para que o gabinete pare de dar choque?

Moro num apartamento antigo. A tomada não é aterrada.

Antes, quando usava um módulo isolador estabilizado, não tinha esse problema de choques.

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você, se desejar se livrar definitivamente dessa sensação de choque no gabinete deve ou providenciar aterramento na tomada ou adotar um transformador isolador sem ser estabilizador..

Existe é um de boa marca é fabricado pela Toroid do Brasil sob o nome de Isobox.. O isobox embora transformador isolador é aconselhado a ser ligado com aterramento. Veja mais ai: http://www.toroid.com.br/produtos/isobox/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses choques no gabinete não eram causados emsua maioria pelo monitor CRT? Hoje todos usam LCD ainda dá choque?
Não sei dizer se é normal haver corrente elétrica no gabinete, eu penso que não, inclusive quando eu usava monitor convencional cheguei a medir a tensão com um multiteste digital colocando um pino na carcaça e outro no fio terra, a medição deu pouco mais de 40 VAC; fiz outro teste, era um pc aterrado com um fio emendado, soltei a emenda e dei uma roçada com os fios e saia uma faísca considerável. Ficou daquela maneira mas penso que não é o certo, fio terra é para proteção do operador do equipamento e não é para circular corrente, quando isso acontece é porque há alguma anormalidade, uma baixa isolação em algum ponto, ou um contato acidental com a estrutura metálica, que deverá ser detectada e sanada.
Agora não é um contrassenso instalar um equipamento que se propõe a isolar o circuito elétrico por não haver um fio terra disponível e este equipamento por sua vez é aconselhado a ser aterrado mas ele foi instalado justamente para fazer a vez disso, se houer um fio terra disponível ele passa a ser desnecessário, não seria isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, a fonte da minha CPU tem PFC ativo e atualmente está ligada em um filtro de linha Clone F8.

Pergunto: o que devo fazer para que o gabinete pare de dar choque?

Moro num apartamento antigo. A tomada não é aterrada.

Antes, quando usava um módulo isolador estabilizado, não tinha esse problema de choques.

Obrigado!

@andpensador

Esses choquinhos são uma delícia! As vezes tiro o chinelo só pra tomar uns choquinhos desses. 

Aprende a curtir a vida cara... que graça tem a porcaria de um gabinete que não dá choque? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora não é um contrassenso instalar um equipamento que se propõe a isolar o circuito elétrico por não haver um fio terra disponível e este equipamento por sua vez é aconselhado a ser aterrado mas ele foi instalado justamente para fazer a vez disso, se houer um fio terra disponível ele passa a ser desnecessário, não seria isso?

Não, absolutamente não existe contrassenso nenhum ai..

Contrassenso mesmo e o que uma empresa, denominada Microsol, já negociada, fora de ação, incutiu na cabeça de incautos usuários de que o seu produto revolucionário denominado MIE de Modulo Isolador Estabilizado, era um substituto para o aterramento e desse modo não necessitava e nem deveria usar o aterramento..

Um uso discrepante e fora de propósito para o transformador isolador.. O nordeste todo acreditou e comprou desesperadamente o tal de aterramento pret-a-porter, como se isso fosse possível...

 

Tal qual o uso do estabilizador ser necessário para equipamentos de informática isso dai foi tamanhamente batido e re-insistido que virou verdade absoluta.

 

E por isso, provavelmente, que te assustas ao ver uma empresa seria,como a Toroid do Brasil, propalando que o seu equipamento isolador galvânico, o Isobox, um transformador isolador porém se o maldito estabilizador, necessita de aterramento. A principal função de um transformador isolador e a de garantir separação galvanica entre primário e secundário com a finalidade, em equipamentos de áudio por exemplo de minimizar ruídos e em equipamentos médicos o de garantir a integridade física do paciente bem como não interferir nos sinais vitais débeis que são coletados no corpo humano..  Nenhuma finalidade de substituir o aterramento como foi de nodo completamente falcatrua, vendido pela extinta Microsol..

 

A Microsol dourou a pílula e com isso vendeu a ridícula substituição do aterramento, a milhares de nordestinos especialmente, mas também a outros tantos brasileiros que na tentativa de substituir o aterramento compraram o maldito estabilizador..

 

Contrassenso mesmo e cair nesse papo furado da Microsol..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola faller, em nenhum momento pretendi ser contrário as suas explanações, li a matéria no site que você indicou e vi a finalidade, principalmente na área médica, afirmei ser contrassenso eu necessitar do recurso do fio terra e não dispor de um, mas em contra partida instalar um equipamento que tem a finalidade de isolar a alimentação de qualquer equipamento da rede da concessionária, e esse equipamento por sua vez, tem a recomendação de ser aterrado.

 

Quanto ao modulo isolador, seja qual for o fabricante, a finalidade única é fornecer energia independente da fornecida pela concessionária, uma vez que esta é aterrada, e com isso você elimina a possibilidade de ser eletrocutado ao fazer contato com uma das fases (se for 220 V) e a terra, obviamente se tocar nas duas fases será fatal porque a corrente circulara totalmente pelo seu corpo e para isso não há modulo ou qualquer coisa que impeça.

Fazendo uma comparação, o modulo isolador de qualquer marca, é como um gerador a diesel, gasolina, ou outro combustível ou meio de acionamento, só leva choque se tocar nas duas fases, uma vez que a energia obtida nele não está inserida na geração da concessionária através do terra ou neutro.

 

Inclusive não uso nenhum tipo de  módulo, eu tinha um sobrado sem aterramento, comprei os varões e fiz o terra, depois comprei um apto que o terra era deficiente, furei a parte de tras do quadro de relógios e instalei um terra também, sou eletricista industrial por isso sei da importância do terra e como já dizia meu antigo professor do Senai: "a eletricidade é bela, mas é muito perigosa por ser silenciosa"...e como na profissão já levei alguns sei o efeito e a causa dessa grandeza física.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, gostaria de um esclarecimento..

 

Estou fazendo um TCC na área de Qualidade de Energia e um dos nossos assuntos são os estabilizadores. Sabemos o quanto são danosos. Fizemos um teste nessa semana e tivemos o mesmo resultado que o @faller demonstrou no início do tópico:

 

 

É aí que vem a dúvida: um filtro de linha, não deveria cuidar disso? Ou ele serve apenas para altos surtos de tensão? Ligamos um filtro de linha (Clamper Multi-Energia) ao estabilizador testado e a forma de onda na saída do filtro foi essa:

 

 

Talvez seja um erro de conceito nosso. mas se alguém puder explicar, agradecemos..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!