Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5850 - Desempenho em jogos


Evandro

Posts recomendados

Olá galera, comprei uma hd 5850 com esse modelo http://img155.imageshack.us/img155/2295/5850.jpg

e li que ela não é muito boa pra overclock, nem sei fazer isso direito, porém queria aumentar o desempenho dela.

Tem como?

Aumentar pra que, jesuis??? :eek:

Quer rodar Crysis no Ultra High em três monitores ao mesmo tempo?

Caso a resposta seja não, nem se preocupa porque essa placa dá conta da maioria dos jogos atualmente, rodando tudo no máximo com bastante tranquilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse modelo da xfx também peca no resfriamento das memórias, porque diferentemente do modelo de referência, ele não tem a carcaça em volta de toda a placa. É melhor na refrigeração da gpu, mas é consideravelmente pior na refrigeração de VRM que o modelo de referência. No máximo faz o overclock do overdrive (775 gpu e 1125 memos) que já tá mais queo o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Tenho uma XFX HD5850 HD-585X-ZAFC, como a da foto, estava lendo que ela não tem controle de tensão por software. Fiquei de cara, já que ia começar a fazer uns testes nela. Até onde eu consigo chegar +ou- sem mexer na tensão?

hd585xzafc1354x312.th.jpg

Ah, temperatura da GPU chega em torno dos 50°C em full com o cooler em 50%. Tá bom isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Tenho uma XFX HD5850 HD-585X-ZAFC, como a da foto, estava lendo que ela não tem controle de tensão por software. Fiquei de cara, já que ia começar a fazer uns testes nela. Até onde eu consigo chegar +ou- sem mexer na tensão?

hd585xzafc1354x312.th.jpg

Ah, temperatura da GPU chega em torno dos 50°C em full com o cooler em 50%. Tá bom isso?

Na maioria das HD 5850, consegue-se pelo menos 100 MHz tanto na GPU quanto nas Memórias.

As temperaturas estão ótimas, até sugiro baixar a rotação do cooler para a casa dos 35~40% para gerar menos ruido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na maioria das HD 5850, consegue-se pelo menos 100 MHz tanto na GPU quanto nas Memórias.

As temperaturas estão ótimas, até sugiro baixar a rotação do cooler para a casa dos 35~40% para gerar menos ruido.

Hum, vou ver o que consigo fazer. Abaixei para 40% e as temperaturas não mudaram muito, e ruido abaixou um pouco.

Na minha 5850 consegui chegar em 890/1250 com Vcore padrão só não tentei mais por falta de tempo.

rodei o atitools por 2h e nada de erro

Puxa, pra mim isso já é o suficiente, vou ver o que consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei a resolução padrão 1280x1024 do performance. Fiz os testes com o 3dmark06 sem over na vga 755/1125 consegui 19.209 pontos; Vou testar com over jajá posto resultados.

Estou desconfiado de um possivel gargalo do meu processador. Coloquei o mod xtreme particles no Crysis, e mesmo em resoluções mais baixas o fps continuou o mesmo. Tudo bem que o mod aumenta MUITO as particulas. E uso um monitor de 19, 1440x900.

Eu nem arrisquei em colocar 3,8ghz no phenon pois estou com cooler box, e pra isso acho que vou ter que aumentar a tensão para 1,45v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não sei se ainda alguem está interessado, mas em relação as placas que estavam apresentando problemas. Eu comprei uma:

XFX 5850 Black Edition

Modelo: HD-585X-ZNBC

GPU Clock: 765 Mhz

Memory Speed: 4500 Mhz

Catalyst 10.6

Ela é aberta e com o cooler central.

HD585XZNC2354x312.jpg

Até agora eu rodei os jogo WOW, BFBC 2, Call of Juarez 2 Bound in Blood e GTA IV.

Rodei todos em 1920 X 1080.

Todos no máximo e sem problemas, travamentos ou qualquer outro defeito aparente. A temperatura máxima em full foi de 92°C, e em idle de 36°C, isso sem cooler na traseira do gabiente para tirar o ar quente. E mantendo o cooler da VGA em 80% no máximo. Recebi um novo fan akasa apache e espero que a temperatura caia bastante.

Minha config é

M4A785TD-V EVO

AMD PHENOM II X4 965 BE

2 X 2GB 1333 kingstom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não sei se ainda alguem está interessado, mas em relação as placas que estavam apresentando problemas. Eu comprei uma:

XFX 5850 Black Edition

Modelo: HD-585X-ZNBC

GPU Clock: 765 Mhz

Memory Speed: 4500 Mhz

Catalyst 10.6

Ela é aberta e com o cooler central.

HD585XZNC2354x312.jpg

Até agora eu rodei os jogo WOW, BFBC 2, Call of Juarez 2 Bound in Blood e GTA IV.

Rodei todos em 1920 X 1080.

Todos no máximo e sem problemas, travamentos ou qualquer outro defeito aparente. A temperatura máxima em full foi de 92°C, e em idle de 36°C, isso sem cooler na traseira do gabiente para tirar o ar quente. E mantendo o cooler da VGA em 80% no máximo. Recebi um novo fan akasa apache e espero que a temperatura caia bastante.

Minha config é

M4A785TD-V EVO

AMD PHENOM II X4 965 BE

2 X 2GB 1333 kingstom

cara uma fan boa para tirar o ar quente de dentro do gabinet é bom,

Melhor ainda se você tiver fans na lateral do micro jogando ar frio ...

Eu tenho um gabinete da chieftec q tem 2 coolers de 92 na lateral esquerda que 1 joga ar frio em cima da MB e outro em cima das PCI...a PV pega esse ar frio e ela mesmo joga o ar quente pela parte d tras da PV.

na lateral direita tem 3 coolers de 92mm e um de 120 na traseira.. todos da

noctua, esses coolers fazem muita diferença no barulho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler pode não encostar como o padrão, mas ele ao menos sopra ar nas partes?

Observando por fotos, esse modelo do cooler central não parece mesmo ter um bom direcionamento de ar para as memórias e o VRM. Seria interessante o pessoal que tem esse modelo postar a diferença de temperatura entre a GPU e as memórias e o VRM, tanto em idle quanto em full, pra gente ter uma ideia do quão (in)eficaz é esse modelo de cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara uma fan boa para tirar o ar quente de dentro do gabinet é bom,

Melhor ainda se você tiver fans na lateral do micro jogando ar frio ...

Eu tenho um gabinete da chieftec q tem 2 coolers de 92 na lateral esquerda que 1 joga ar frio em cima da MB e outro em cima das PCI...a PV pega esse ar frio e ela mesmo joga o ar quente pela parte d tras da PV.

na lateral direita tem 3 coolers de 92mm e um de 120 na traseira.. todos da

noctua, esses coolers fazem muita diferença no barulho...

Pois é cara, eu até tava evitando jogar ate chegar o fan novo. Tinha comprado um simples de 8 reais da akasa, mas o negocio parece uma turbina... Ai preferi gastei um pouco mais pra pegar um bom com baixo ruido. O melhor que achei entre desempenho e ruido foi o akasa apache. O proximo passo é achar um bom de 80 a 100 mm pra colocar na lateral e jogar ar frio pra dentro como você disse. O maior problema e o gabinete mesmo que nao tem muito local pra colocar fan. então vou ter que improvisar de algum jeito...

Valeu pela dica.

Esses da Noctua que você usa. Qual o modelo? eles sao silenciosos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observando por fotos, esse modelo do cooler central não parece mesmo ter um bom direcionamento de ar para as memórias e o VRM. Seria interessante o pessoal que tem esse modelo postar a diferença de temperatura entre a GPU e as memórias e o VRM, tanto em idle quanto em full, pra gente ter uma ideia do quão (in)eficaz é esse modelo de cooler.

A noite eu faço uns testes e amanhã eu coloco aqui os resultados....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera, fiz uns benchs no unigine 2.1, Crysis warhead benchmark, e ta abaixo os resultados:

3dMark Vantage:

semttulocl.png

Unigine 2.1, Tesselation Normal, AA8X, AF16X

unigine2010070518401933.jpg

Unigine 2.1, Tesselation Normal, AA0x, AF16X

unigine2010070518482494.jpg

Unigine 2.1, Tesselation Extreme, AA8X, AF16X

unigine2010070518322123.jpg

Crysis Warhead, Enthusiast, 8xAA, 1440x900:

semttulocy.png

Ja tirando uma duvida, independente dos jogos que eu coloco Vsync, ele trava nos 30fps. Não sei o porque desse limite, ele nao passa de 30, mesmo em jogos leves. Por que será?

Só faltou testar com Tesselation Extreme sem AA. Mais tarde vou testar e edito no post aqui. Ainda tenho minhas desconfianças que esse unigine tem uma mão da Nvidia.

Obs: A temperatura do print do crysis warhead ta alta pois tinha acabado de sair do game. Normalmente ela fica em 36ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que consegui fazer o occt funcionar, tô testando o over nele juntamente ao furmark. Pelo occt vi que a frequência máxima de gpu que não me dá artefatos em tensão padrão é 855 mhz, enquanto que no furmark era 885. Ponto pro occt, com seu error checking. Queria saber se esse error checking também apresenta erros se a memória estiver instável, ou se é só de gpu mesmo? Pelo que eu sei, memória instável não causa artefatos, mas causa instabilidade, como resets e travadas. Alguma maneira eficiente de testar a memória então? Não tô confiando tanto no furmark não.

Agora também estou usando o afterburner, nas opções mandei destravar o controle de tensão e também editei o .cfg da pasta dele pra poder fazer overclock por ele com clocks acima dos que o catalyst permite (775 1125). Coloquei a tensão em 1.125v e não pretendo passar disso. Nessa tensão já consegui 900 mhz no clock, não testei nada acima disso. Memória preferi baixar, pra 1250 mhz, pra deixar mais estável e mais fria. É impressão minha ou o overclock do msi afterburner só funciona enquanto ele estiver aberto? Teria como aplicar o overclock permanentemente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera, fiz uns benchs no unigine 2.1, Crysis warhead benchmark, e ta abaixo os resultados:

3dMark Vantage:

semttulocl.png

Unigine 2.1, Tesselation Normal, AA8X, AF16X

unigine2010070518401933.jpg

Unigine 2.1, Tesselation Normal, AA0x, AF16X

unigine2010070518482494.jpg

Unigine 2.1, Tesselation Extreme, AA8X, AF16X

unigine2010070518322123.jpg

Crysis Warhead, Enthusiast, 8xAA, 1440x900:

semttulocy.png

Ja tirando uma duvida, independente dos jogos que eu coloco Vsync, ele trava nos 30fps. Não sei o porque desse limite, ele nao passa de 30, mesmo em jogos leves. Por que será?

Só faltou testar com Tesselation Extreme sem AA. Mais tarde vou testar e edito no post aqui. Ainda tenho minhas desconfianças que esse unigine tem uma mão da Nvidia.

Obs: A temperatura do print do crysis warhead ta alta pois tinha acabado de sair do game. Normalmente ela fica em 36ºC.

Amigo o problema que eu to enfrentando é identico ao seu, nos jogos como Crysis os FPS ficam em média nos 30FPS, dizem que é a resolção do monitor (1440x900) que é baixa e capa a placa de video!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!