Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5850 - Desempenho em jogos


Evandro

Posts recomendados

Quando eu abro o occt aqui, fala que meu directx 9 está desatualizado (sendo que eu tenho o 11) e que minha vga não suporta CUDA (com certeza, já que é uma ati) e por isso não poderei fazer o teste de memória da vga. Com vocês não aconteceu isso?

PS: testei 1288 no furmark com tudo no máximo por 1 hora e não deu erro, nem queda de frame como da outra vez. O problema é que quando fui testar no unigine heaven a fps mínima ficava maior com 1230 mhz de memória do que com 1288. Isso quer dizer que o ECC da placa entrou em ação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio alto cara, aqui em 33% de cooler fica em 85 ºC e ainda que meu cooler é o oval. Ah! é mesmo, tenho uma HD5850 HD-585X-ZNFC do cooler oval, e por incrível que pareça, ela não me deu problemas, como dizem por aí a respeito dos coolers ovais. Obviamente tive que organizar muito bem os cabos do drive de DVD e do floppy pra não ficar aqueles negócios tapando o cooler e meu gabinete é bem espaçoso até. O único problema mesmo - que pra mim é descartável - é o barulho, e pasmem agora, a tremedeira que vira a minha bancada. Isso mesmo, aquilo treme, tipo um pouco menos do que um analógico de controle de Playstation 2, tá talvez bem menos, mas é um tanto assustador. Estou pensando em reorganizar todo o local de modo que eu ouça menos barulho e mover a cpu para outro local. Mas nada tão grave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aqui consegui 850/1200 com tensão padrão, 1,09. Testei com o OCCT por 20 minutos, furmark por 15, e joguei crysis warhead por 1 hora e meia mais ou menos estáveis.

Deu sorte, eim? :lol: Aqui só mesmo com 1,15v. :unsure: Testando OCCT com cooler em 100%, a VGA chegou aqui nos 85ºC (VRMs chegaram a atingir 125ºC). Porém em jogos, deixo o cooler em Auto e a VGA nunca passou dos 78ºC (cooler em Auto com essa temperatura ficou nos 32%). Trabalhando essa VGA com temperatura abaixo dos 80ºC já está de bom tamanho pelo que pesquisei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TiagoLeao, você ja tentou esse over com tensão padrão? Ele da tela colorida?

Fiz alguns testes mais profundos com o OCCT, todos na tensão padrão de 1,09v.

Over 850/1200 - Média 402 fps

Stock 755/1125 - Média 385 fps

padrão Ati 725/1000 - Média 358 fps

Shader Complexity 8:

Over 850/1200 - Média 243 fps

Stock 755/1125 - Média 220 fps

Padrão Ati 725/1000 - Média 212 fps

O teste esmerilhou a placa, fazendo ela chegar a 85º com over, à 65% de rotação, por volta de 4000 rpm. Em jogos, como crysis, com esse mesmo over a 50% de rotação, a placa nao passa dos 65º. Esse OCCT foi feito pra acabar com a placa mesmo, sauahausash!

Fiquei impressionado com o ganho de 44 fps com over sobre a padrão. Tudo bem que é só um teste de estabilidade, mais houve ganhos em vários games que testei tambem. Dá pra perceber que essa placa vai muito longe com over, e ela tem uma larga margem para isso. Não testei overs maiores por medo de aumentar a tensão, não sou acostumado a mexer com isso. Vou postar algumas screens nesse fim de semana, agora estou sem tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belas screens, Ramon Neves, mas parece que você ainda não está fazendo esta Asus andar na linha ... :lol:
Não entendi, o que eu teria que fazer para a minha placa "andar na linha" e o que é esse "andar na linha"??

Bom galera mais umas Screen mais agora do Crysis todo no talo!!

crysis20100701012327101.jpg

crysis20100701012358411.jpg

crysis20100701013007981.jpg

crysis20100701013932461.jpg

E agora gente eu fiquei abismado quando vi, minimizei o Jogo do Crysis com quase uma hora de jogo e olhem como estava a temperaturada minha placa de video!!!!

tenp.png

44° com o Crysis minimizado :eek: isso significa que ela não passou de 50° quando estava em Full (725/1000) pois foi só eu minimizar o jogo que os clocks desceram rapidamente para 157/300 e como podem ver na Imagem o fan esta em automatico e no momento da screen estava em 27%, gente isso é incrivel!!! sera que estou sonhando? me acordem ai gente!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TiagoLeao, você ja tentou esse over com tensão padrão? Ele da tela colorida?

Fiz alguns testes mais profundos com o OCCT, todos na tensão padrão de 1,09v.

Over 850/1200 - Média 392 fps

Stock 755/1125 - Média 375 fps

padrão Ati 725/1000 - Média 348 fps

Shader Complexity 8:

Over 850/1200 - Média 230 fps

Stock 755/1125 - Média 210 fps

Padrão Ati 725/1000 - Média 202 fps

O teste esmerilhou a placa, fazendo ela chegar a 85º com over, à 65% de rotação, por volta de 4000 rpm. Em jogos, como crysis, com esse mesmo over a 50% de rotação, a placa nao passa dos 65º. Esse OCCT foi feito pra acabar com a placa mesmo, sauahausash!

Fiquei impressionado com o ganho de 44 fps com over sobre a padrão. Tudo bem que é só um teste de estabilidade, mais houve ganhos em vários games que testei tambem. Dá pra perceber que essa placa vai muito longe com over, e ela tem uma larga margem para isso. Não testei overs maiores por medo de aumentar a tensão, não sou acostumado a mexer com isso. Vou postar algumas screens nesse fim de semana, agora estou sem tempo.

Menos que 1,125v no Furmark, a placa trava e dá erro de drive da ATI. NO OCCT com menos de 1,15v, a placa dá 1 Error após 30 min (utilizando 1,137v) e dá milhares (se não for milhões :lol:) de erros após 30 min.

Um comparativo que achei mostrando o desempenho da 5850 e 5870 em vários testes com determinados overclocks diferentes e o ganho sobre cada um.

System

ASUS P6T-SE Mobo (flashed to P6T)

i7 920 C0 Processor @ 3.8GHz

6GB OCZ PC10666 DDR3 RAM

Corsair HX850W PSU

Antec Six Hundred Case

Win7 64 Home Premium

*ASUS 5850 (clocks to 1000core @ 1.25v / 1200mem)

*ASUS 5870 (clocks to 1000core @ 1.3v / 1300mem)

The Tests

Test 1 - Both Cards at stock settings

stockgt.jpg

Test 2 - Both Cards at 5870 speeds (850 core / 1200 mem)

samel.jpg

Test 3 - Max OC 5850 vs Stock 5870

max5850.jpg

Test 4 - Both Carda at Max OC

maxboth.jpg

Mais Testes na Fonte: http://forums.overclockers.co.uk/showthread.php?t=18112756

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TiagoLeao:

O unico erro que sempre tem mesmo com over baixo de 800/1200, é no teste do indice de experiencia do windows, na parte do: Ajustando decodificação do windows media player. A tela fica preta e da erro no driver ATI quando volta. Não entendi isso, em testes mais pesados ela sobrevive, agora no IE ela nao aguenta. Deve ser problema de driver's, o alguma coisa do genero.

Gostei dos testes dela em 850/1200, ela encostou na 5870!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi, o que eu teria que fazer para a minha placa "andar na linha" e o que é esse "andar na linha"??

Calma, me referi ao desempenho da mesma, pois a HD5850 é monstra e muitas vezes o pessoal desce o gráfico e joga com gráficos ruins, coisa que não é viável para quem gasta dinheiro com ela. Por exemplo, comigo sobra muito desempenho da HD5850 devido a resolução do meu monitor, mas se ele fosse maior, eu colocaria no máximo que eu pudesse com boa média de FPS e nas screens é possível perceber que as configurações gráficas estão meio baixas, sendo que a HD5850 empurra o MW2 com a configuração gráfica que quiser com quantidade de FPS considerável. No mais, vi agora que seu monitor é de 19'' e assim é difícil mesmo exigir da placa, no máximo com filtros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TiagoLeao:

O unico erro que sempre tem mesmo com over baixo de 800/1200, é no teste do indice de experiencia do windows, na parte do: Ajustando decodificação do windows media player. A tela fica preta e da erro no driver ATI quando volta. Não entendi isso, em testes mais pesados ela sobrevive, agora no IE ela nao aguenta. Deve ser problema de driver's, o alguma coisa do genero.

Gostei dos testes dela em 850/1200, ela encostou na 5870!

Erro no teste a 800/1200 mas passa no 850/1200? Estranho demais isso apesar de estar estável no OCCT com 850/1200.

Abaixo, após 4 horas de jogo na expansão mais nova do GTA 4, registrei as temperaturas mais altas atingidas.

1231280x720.jpg

E abaixo, meu indice de pontos no Win7 x64 com meu OC diário (CPU a 3,825 Ghz e a VGA com Biosmod em 850/1200).

2341280x720.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí galera, testei a placa durante a madrugada e ela sobreviveu a 4 horas de furmark rodando com tudo no talo (full hd, aa 8x, etc) sem dar frame drop ou reiniciar o pc. Só parei o teste porque ia sair de casa.

Isso quer dizer que a minha placa conseguiu ficar estável com 885 de gpu e 1275 de memória em tensão padrão? Tô achando espetacular isso, qual é a média de clocks do pessoal em tensão padrão?

Antes de testar até renomeei o executável do furmark porque tem gente que diz que os drivers da ati capam a placa em aplicativos conhecidos pra ela não travar. Também testei um bom tempo no unigine heaven com tesselation em normal, AA em 4x e o resto no máximo, e também me pareceu estável, sem glitches e coisas do tipo.

Só teve uma coisa que eu não curti, as temperaturas durante o furmark. A gpu ficou entre 85 e 86 graus e as memórias chegaram a 100 graus. O controle de fan tava no automático, e ele não passou dos 40%. Estou testando agora com o fan em 70%, controle manual. Tá maximizando em 73 na gpu, memórias só poderei ver quando terminar o teste, já que o gpu-z tá fazendo log das temps.

Enfim, até agora não estou acreditando que a placa conseguiu ficar estável nessas condições.

TiagoLeao:

O unico erro que sempre tem mesmo com over baixo de 800/1200, é no teste do indice de experiencia do windows, na parte do: Ajustando decodificação do windows media player. A tela fica preta e da erro no driver ATI quando volta. Não entendi isso, em testes mais pesados ela sobrevive, agora no IE ela nao aguenta. Deve ser problema de driver's, o alguma coisa do genero.

Gostei dos testes dela em 850/1200, ela encostou na 5870!

Comigo também dá erro quando vou fazer índice do windows com os clocks acima do limite do catalyst (775 1125). Aparentemente o driver desativa algum recurso quando você passa dos limites de clock do catalyst. A solução seria flashear a bios para uma com limites maiores de clock e fazer os overs pelo próprio catalyst. O problema é que pode dar ***** na hora de flashear a bios e também você perde a garantia caso sua bios esteja modificado, por isso eles recomendam fazer backup da bios original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Donel Bueno

Belo over velho, aqui eu consegui 850/1200 com tensão padrão e nao arrisquei ir mais, por medo. Sua placa é de qual marca? Quem sabe quando a placa precisar de overclock em jogos, o que acho difícil, eu tento um maior. As temps aqui no OCCT estabilizaram em 86º, Achei alta também. O VRM chegou a incriveis 115º :eek: . O medidor de corrente do everest Achei errado, ele marcou 83A no VRM. Se alguem tiver conhecimento melhor dessa ameperagem, uma explicação seria bem vinda :D

TiagoLeao

Amigo, o erro como do amigo acima, dá só no indice de experiencia do windows, em qualquer over maior que 775/1125 ( limite do catalyst). Se eu ultrapassar os limites do catalyst com outro programa, nao importa o clock, ele da erro no indice de experiencia. Talvez nao de esse problema ai, por ser biosmod. Quanto ao OCCT, deixei 1 hora e meia 850/1200 tensão padrão, e saiu sem nenhum erro, só as temps que Achei alta demais. VRM bateu 115º :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso ta sendo muito burro mas sobre direct x 11 se o jogo usar como instalar o 11 ? se o jogo não usa o 11 e so usa apenas o 9 tenho que mudar o directx ? n entendo muito disso, como posso usar toda a potencia dessa placa em jogos, exemplo de jogo é just cause 2 que usa o directx 11 mas nem sei se to usando todo o potencial dele.

Me ajudem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Donel Bueno

Belo over velho, aqui eu consegui 850/1200 com tensão padrão e nao arrisquei ir mais, por medo. Sua placa é de qual marca? Quem sabe quando a placa precisar de overclock em jogos, o que acho difícil, eu tento um maior. As temps aqui no OCCT estabilizaram em 86º, Achei alta também. O VRM chegou a incriveis 115º :eek: . O medidor de corrente do everest Achei errado, ele marcou 83A no VRM. Se alguem tiver conhecimento melhor dessa ameperagem, uma explicação seria bem vinda :D

Minhas 5850 são da visiontek, seguem o modelo de referência da ati. Acho que nem vale a pena ir além de 850/1200, já é um excelente over, e essa placa é muito poderosa mesmo sem overclock. Putz, 115 é tenso :eek: Aumenta aí a rotação do fan pra ver se melhora. Quando botei o fan em 70% pra testar, a gpu ficou no máximo em 73 (contra 86) e as memórias em 83 (contra 100). O chato é que o fan vira uma turbina de jato a essa rotação, MUITO barulhento. Em jogos com esse over a gpu costuma ficar em 77 e as memórias em 63-66, com o fan no automático, então acho que não terei problemas de temperatura, só em benchmarks pesados mesmo.

Sobre sua corrente aí, pelo que eu me lembro antes de ir dormir no furmark ela ficou em 67-68A. Se ficou acima disso eu não vi, mas acho que ficou por aí mesmo. Pode ser que o OCCT seja mais pesado que o furmark, por isso a maior corrente. Quero testar meu over no OCCT também, só que vou ter que atualizar o directx primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Donel Bueno

Consegui equilibrar a placa em 84º com cooler à 65%, mais nao olhei VRM. Tive um ganho de 10 fps no OCCT desativando o EPU. No furmark aqui nao passou de 70º com cooler à 50%. com certeza o OCCT puxa mais da placa do que o Furmark. Ativa o errorcheck no OCCT pra localizar artefatos se houver. Creio eu, que minha placa consegue mais uns 30mhz sem mexer na tensão, mais nao vou arriscar por enquanto, nao quero correr o risco. O Occt esmerilha a placa sahuaahsusah;

Edit: Deixei o FURMARK rodando por 35 minutos com o mesmo over de 850/1200 1,09, e as temps nao passaram de 68 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fiz um overclock na minha 5850 para 850/1200 deixei com o clock de uma 5870, só que não vi ganho algum, os FPS continuam os mesmos, sera que quantidade de memória (2Gb) pode segurar o desempenho dela??? sera meu processador???

Na resolução que você joga (1440x900), o processador geralmente causa mais gargalo do que a placa de vídeo, pois nessa resolução a placa de vídeo tem poder de sobra pra renderizar as frames. Se você jogasse em full hd por exemplo, muito provavelmente viria um aumento no desempenho.

Sobre o meu problema das screenshots, testei o fraps e por ele tá normal, enquanto na outra instalação do windows não funcionava. Então fico despreocupado agora, dando pra tirar pelo fraps já tá de bom tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fiz um overclock na minha 5850 para 850/1200 deixei com o clock de uma 5870, só que não vi ganho algum, os FPS continuam os mesmos, sera que quantidade de memória (2Gb) pode segurar o desempenho dela??? sera meu processador???

isso depende de algumas coisas.

Primeiro, 900p não é uma resolução boa para essa placa. Deveria usar no algo entre 1050p ~ 1200p. Em jogos bem otimizados, ela dá conta até de 1600p... para jogos Crysis like, 1050p ou full hd fica bom.

Enfim, com resolução baixa, até um processador bem rápido vai dar gargalo, daí não adianta mesmo fazer over na VGA.

PORÉM, existem algumas excessões. Jogos muito pesados para CPU, como o Assasins Creed, nem mesmo rodando em full hd, o Phenom 2 X4 vai conseguir tirar 100% da VGA; aliás, nesmo mesmo um Core i7 sem over vai conseguir.

Pode parecer absurdo, mas já comprovei isso com alguns testes. Eu uso um core i5 750 em 3.6 ghz com a 5850; e comparei meu desempenho com outro pc nesse jogo, um Phenom 2 x4 @ 3.8 ghz com 5870.

Apesar da vga dele ser superior, consegui 15% a mais desempenho com meu i5 @ 3.6 ghz + 5850. Quando tirei o over (que é de 35%), o desempenho caiu 30%! É claramente um jogo que depende mais de CPU do que VGA.

Mas no geral o seu processador não compromete não, só mesmo em jogos mais pesadões para CPU. O maior problema é a resolução baixa; sua placa nessa resolução pode gerar mais frames do que o processador dá conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera to com um problema com Catalyst, acontece que nos jogos como GTR Evolution, rFactor, GTL, a opção de anti-aliasing não passa de 3x, No jogo Fuel (ate que por 10 conto e um bom jogo) o anti-aliasing, anisotropic, parece não funcionar, gostaria de saber se tem como colocar VSync pelo jogo tambem, vale lembrar que eu uso o XP mais Catalyst 10,3. (parece que estas coisas so acontecem em jogos que se configuram o video por fora do jogo pois no Grid, Dirt2, Shift, entre outros não tenho estes problemas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fiz um overclock na minha 5850 para 850/1200 deixei com o clock de uma 5870, só que não vi ganho algum, os FPS continuam os mesmos, sera que quantidade de memória (2Gb) pode segurar o desempenho dela??? sera meu processador???

Provávelmente as memos, games que eu jogava com 4Gb, como Crysis e COD MW2 eu tenho uma boa dificuldade para rodar com os 2GB atuais. Inclusive o desempenho de E5200 @ 3.3GHz + HD4770 + 4GB ram era superior ao com X4 620 6MB L3 @ 3.6GHz + HD4770 + 2GB ram. Tem game que não muda em nada, mas pelo menos nos dois citados a diferença foi bem forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!