Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Geforce GTX 460 - Tópico oficial


Posts recomendados

Pessoal segue uma informação importante que gostaria de compartilhar , principalmente para quem faz overclock:

Quando fiz overclock na minha GTX 460 (900 MHZ core , 1,025V) ao medir as temperaturas dos chips VRM com um termometro digital me assustei pois batiam 86 C apesar do core medir apenas em 67C em Full Load.

E também notei que as novas GTX560TI tem dissipadores passivos nos chips VRM (chips que controlam a tensão da placa) e estas placas tem clock de 822 MHZ. Ou seja quanto mais desempenho a placa tem , mais potência é necessária em cima dos chips VRM, que os fazem aquecer.Interessante notar que já existe até uma furação na placa prevendo uma futura instalação de dissipadores em cima desses chips.

Decidi imitar a solução de dissipadores passivos na minha gtx460 e após medir novamente os VRM com os dissipadores, eles não ultrapassam 46 C de temperatura e decidi ir mais além no overclock

A placa agora roda a 925 MHZ com tensão de 1,1 V. As memórias deixei a 4200 MHZ (elas não esquentam quase nada). Aproveitei para passar pasta térmica

Artic Silver no chip da placa.

Os dissipadores metálicos são aqueles simples de fita térmica face dupla (por exemplo que eram vendidos com o cooler cyclone da evercool).

Pode-se adaptar dissipadores de transistores , etc usando fita térmica.

Fiz o flash da bios seguindo o link abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/overclock-teste-estabilidade/882953

(só atentem ao fato de que não é possivel arrastar a bios modificada em cima da janela do windows para fazer o flash , você precisa abrir uma linha de comando (PROMPT) no menu iniciar do windows, digitando CMD e um prompt do DOS irá abrir e então você digita NVFLASH mod.rom no mesmo diretório onde está a bios modificada para "flashear" a nova bios editada)

No final a minha placa passou de 675/3600 MHZ para 925/4200 MHZ (37 % de overclock apenas adicionando dissipadores nos VRM) e a temperatura do core da placa subiu apenas 3 C super estável rodando 16 H no OCCT.

Acredito que consiga até 950 MHZ nela com a tensão máxima.

Seguem fotos do MOD:

Localização dos VRM:

74450492.jpg

Dissipadores instalados

dsc04910q.jpg

Dissipadores vistos por trás da placa

dsc04914y.jpg

é isso ai espero que tenham gostado do MOD!

Sérgio, excelente a sua iniciativa. A cada dia aprendemos mais com os empreendedores como você, Sambaquy dentre outros mais. Parabéns por nos mostrar mais uma boa possibilidade de melhora das nossas VGA's.

Só uma dúvida, como prendeu os dissipadores nos VRM's?

Abraços :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessantíssimo isso, qual o cooler original da tua placa? O Padrão Nvídia? O que acontecia antes de esfriar os VRMs a placa dava pau no driver? baixava os clocks e só voltavam reiniciando o PC?

Consegui over máximo de 875/1750 estável, será que pode ser a temperatura nos VRMs?

Cuidado com over nas memórias da VGA, se forçar muito e der problema nela já era a placa.

A GTX470 que eu desmontei o cooler pegava todos os chips.

--------------

Sim é o cooler original Nvidia, aquele no centro a placa é essa aqui:

evga_gtx460.jpg

Na verdade antes de colocar os dissipadores eu não avancei o clock para mais de 900 MHZ, mas notei que os VRM literalmente estavam fervendo apesar dela funcionar, note que nesse clock é necessário aumentar o VCORE para 1,1 V se tentar com VCORE 0,99V padrão ela não chega nesse clock (dá artefatos no OCCT).

Eu li num fórum gringo que o limitador do overclock da gtx460 é mesmo os VRM pois o core não esquenta nada , dificilmente passa de 75 C (isso claro se a placa estiver com o cooler com bom contato ,etc..)

Quanto as memórias elas são mesmo projetadas para funcionar a 1000 MHZ (ou seja 4000 MHZ) eu procurei no datasheet das memórias Samsung o modelo das memórias da gtx 460 que são:

K4G10325fe-HC05

http://www.samsung.com/global/business/semiconductor/productInfo.do?fmly_id=759&partnum=K4G10325FE

ou seja projetadas mesmo para funcionar em 1000 MHZ (4000 MHZ), colocando elas a 4200 MHZ como fiz é um overclock de apenas 5% que todo componente eletrônico faz, inclusive quase todas placas da AMD que usam esta memória tem ela funcionando a 1000 MHZ mesmo e as gtx 560 que tem o mesmo modelo de ram estão saindo a 4000 MHZ padrão.

Segundo eu li, a Nvidia na época do lançamento das gtx 460 fez um chip tão bom que acabou sendo mais rápido que a irmã gtx 465 que esquenta muito e para não canibalizar as vendas da gtx 465 colocou a gtx 460 padrão em 675MHZ/3600 MHZ para digamos piorar o desempenho e não ficar maior que a gtx 465 que ainda tinha muito estoque para vender, mas qualquer GTX 460 chega pelo menos no clock de 750 MHZ (800 MHZ alguns sites dizem) tanto é que no começo de 2011 começou a sair as versões nervosas da gtx 460 (ex, a ftw da evga , etc...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, excelente a sua iniciativa. A cada dia aprendemos mais com os empreendedores como você, Sambaquy dentre outros mais. Parabéns por nos mostrar mais uma boa possibilidade de melhora das nossas VGA's.

Só uma dúvida, como prendeu os dissipadores nos VRM's?

Abraços :)

Os dissipadores já vem com fita térmica dupla face , que pode ser adquirido em casas de eletronica. Existe também uma outra maneira, fazer um dissipador maior retangular e furar com furadeira fazendo dois furos para que se encaixe nos furos da placa usando aqueles pinos com mola (igual a chipset de placa mãe), vi esta solução num site gringo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

--------------

Sim é o cooler original Nvidia, aquele no centro a placa é essa aqui:

evga_gtx460.jpg

Na verdade antes de colocar os dissipadores eu não avancei o clock para mais de 900 MHZ, mas notei que os VRM literalmente estavam fervendo apesar dela funcionar, note que nesse clock é necessário aumentar o VCORE para 1,1 V se tentar com VCORE 0,99V padrão ela não chega nesse clock (dá artefatos no OCCT).

Eu li num fórum gringo que o limitador do overclock da gtx460 é mesmo os VRM pois o core não esquenta nada , dificilmente passa de 75 C (isso claro se a placa estiver com o cooler com bom contato ,etc..)

Quanto as memórias elas são mesmo projetadas para funcionar a 1000 MHZ (ou seja 4000 MHZ) eu procurei no datasheet das memórias Samsung o modelo das memórias da gtx 460 que são:

K4G10325fe-HC05

http://www.samsung.com/global/business/semiconductor/productInfo.do?fmly_id=759&partnum=K4G10325FE

ou seja projetadas mesmo para funcionar em 1000 MHZ (4000 MHZ), colocando elas a 4200 MHZ como fiz é um overclock de apenas 5% que todo componente eletrônico faz, inclusive quase todas placas da AMD que usam esta memória tem ela funcionando a 1000 MHZ mesmo e as gtx 560 que tem o mesmo modelo de ram estão saindo a 4000 MHZ padrão.

Segundo eu li, a Nvidia na época do lançamento das gtx 460 fez um chip tão bom que acabou sendo mais rápido que a irmã gtx 465 que esquenta muito e para não canibalizar as vendas da gtx 465 colocou a gtx 460 padrão em 675MHZ/3600 MHZ para digamos piorar o desempenho e não ficar maior que a gtx 465 que ainda tinha muito estoque para vender, mas qualquer GTX 460 chega pelo menos no clock de 750 MHZ (800 MHZ alguns sites dizem) tanto é que no começo de 2011 começou a sair as versões nervosas da gtx 460 (ex, a ftw da evga , etc...)

Eu uso Vcore de 1,25V e fica bom, mas depois de adotar tua solução vou testar novamente, em uma GTX470 eu com o mesmo Vcore fiz um over monstro, passei do over que um site famoso fez usando o Vcore de 1,85V rss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Manda bala depois fal aaí o que deu, terá que usar os adaptadores de energia, não sei se vem dois na placa portanto já verifique ou compre um extra pra não ficar com a vontade de ligar ela sem o adaptador, outra dica, caso a tua fonte não tenha 4 molex livres pra ligar os 2 adaptadores, pode ligar só um molex em cada adaptador, mas use fiações diferentes, não no mesmo chicote, se a conexão ficar bem apertadinha não tem problema, já testei isso também, pode confiar.

Valeu pelas dicas cara, depois eu digo se a placa funcionou direito com a fonte e aproveito para fazer uma comparação com a minha atual Geforce 8600, assim quem estiver na dúvida se já vale trocar de placa pode ter uma ideia da diferença de desempenho.

GTX460 ECS está por R$ 424,91 na Kabum (queima de estoque)

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:01:134:180

Essa marca é boa??

Digam que não é boa, assim me consola a falta da grana no momento! rsrs

Afinal GTX460 a preço de GTS450 não é todo dia!

O pessoal falando maravilhas dela nos comentários lá.

Se a promo durar mais um pouquinho talves eu consiga.

Valeu pela dica, franklinfm! Graças a você consegui comprar a placa que eu queria! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas cara, depois eu digo se a placa funcionou direito com a fonte e aproveito para fazer uma comparação com a minha atual Geforce 8600, assim quem estiver na dúvida se já vale trocar de placa pode ter uma ideia da diferença de desempenho.

Comparar o desempenho d uma GTX 460 com o d uma 8600GT é o mesmo q comparar o desempenho d uma Ferrari com o d um Fusca. São placas d categorias diferentes e épocas diferentes. Só pra ter uma ideia do tamanho do imenso abismo entre elas, uma GTS 250 é na verdade uma 9800GTX+. Regredindo um pouco, teremos 9800GT, 9600GT, 9500GT, etc. Uma 8600GT se assemelha a uma 9500GT.

Se uma GTS 250 (9800GTX+) é muito inferior a GTX 460, imagina o quanto uma 8600GT (9500GT) é inferior.

Não existe a possibilidade d ter dúvida sobre a diferença d desempenho entre essas duas placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas cara, depois eu digo se a placa funcionou direito com a fonte e aproveito para fazer uma comparação com a minha atual Geforce 8600, assim quem estiver na dúvida se já vale trocar de placa pode ter uma ideia da diferença de desempenho.

Diferença?! Rss vai ser igual andar a vida toda de fusca e de repente ganhar um Nissan 370Z, rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diferença?! Rss vai ser igual andar a vida toda de fusca e de repente ganhar um Nissan 370Z, rsss

Eheh nossa uma 8600gt tá atras 4 geracoes da gtx 460 e separadas por 5 anos.

Foi 8600 depois 9600 depois gtx 260 e depois gtx 460.

Acredito que o desempenho seja umas 4 vezes maior ou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa aí, galera, mas... tem hora que a gente fica só 'proseando' e esquece das questões.. sem stress, beleza?!;)

Quanto as VRM's da Galaxy, possuem dissipador... como nas fotos do link abaixo..

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=256583

Vou atrás de um termômetro digital (tipo pistola laser) pra verificar a temperatura e postar aquí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa aí, galera, mas... tem hora que a gente fica só 'proseando' e esquece das questões.. sem stress, beleza?!;)

Quanto as VRM's da Galaxy, possuem dissipador... como nas fotos do link abaixo..

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=256583

Vou atrás de um termômetro digital (tipo pistola laser) pra verificar a temperatura e postar aquí.

Sim esta solução foi a qual me referi, um dissipador retangular:

img3420h.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha, exatamente! A diferença deve ser brutal, por isso que eu estou curioso! E a minha 8600 é guerreira, até ano passado conseguia rodar muitos lançamentos com praticamente tudo no máximo (tirando AA, claro, mas seria pedir demais para a pobre coitada hahaha). E ela ainda rodaria os lançamentos atuais no médio com o meu antigo monitor, só que agora eu comprei um Full HD e ela mal da conta no Low (Também, tem só 256 de ram!). A 8600 foi realmente uma ótima compra (quase) 4 anos atrás. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usado uma fonte Corsair HX650W. Ela é modular e tem dois cabos independentes PCI-Express. Cada cabo tem 2 conectores de 6 ou 8 pinos, totalizando 4 conectores.

Se eu não me engano, eu tenho que ligar dois conectores de força a placa. Minha dúvida: eu devo usar 2 cabos independentes (usando um conector de cada cab) ou posso usar um cabo só, utilizando os dois conectores do mesmo cabo ?

PS: Ainda não recebí a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera to com um problema bom eu tinha uma GTS 250 e fiz um upgrade para uma EVGA GTX 460 SE 1GB mesmo eu instalando o driver do CD ou o do site da NVIDIA as barras do meu windows 7 Ultimate 64x ficam assim:

por favor me ajudem

Desempenho em jogos está normal? Isso pode indicar desde problema no hardware até idiotice do Winodows 7.

Vai no Painel de Controle > Central de Ações > Solução de problemas. Rode a solução de problemas para Efeitos do Aero e veja o que aparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera to com um problema bom eu tinha uma GTS 250 e fiz um upgrade para uma EVGA GTX 460 SE 1GB mesmo eu instalando o driver do CD ou o do site da NVIDIA as barras do meu windows 7 Ultimate 64x ficam assim :OgAAANTQy6XJ4fWh2CJvABN7Saa0Qtq5kj7i0BkBTRMLz0FRVAxdk0EZOe7_Vr0yuUxR8RHp4xOnErRLp9FwqoxezegAm1T1UOuVhvyNkHofdiE7nNkjxmEv_G2z.jpg por favor me ajudem

Eu comprei uma essa semana e veio com defeito, foi só entrar em um jogo que a tela encheu de artefatos. Até no firefox começaram a aparecer um monte de quadradinho piscando. Limpei os drivers, reinstalei, fiz de tudo, é defeito mesmo, isso numa placa novinha. Testa direito aí. O cooler da placa é ótimo, agora o resto dos componentes eu já não sei, mas se tratando de ECS não deve ser dos melhores. A placa está muito barata, a ECS deve estar querendo desovar todo o estoque.

Edit: agora que eu vi que a marca é evga. Mas vou deixar o post pro pessoal ficar sabendo. É muito frustante você comprar uma placa e vir com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usado uma fonte Corsair HX650W. Ela é modular e tem dois cabos independentes PCI-Express. Cada cabo tem 2 conectores de 6 ou 8 pinos, totalizando 4 conectores.

Se eu não me engano, eu tenho que ligar dois conectores de força a placa. Minha dúvida: eu devo usar 2 cabos independentes (usando um conector de cada cab) ou posso usar um cabo só, utilizando os dois conectores do mesmo cabo ?

PS: Ainda não recebí a placa.

Eu tenho esta fonte também.. liguei um cabo só e não vi problemas. Bem, se vem com 2 é porque podem ser usados juntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera to com um problema bom eu tinha uma GTS 250 e fiz um upgrade para uma EVGA GTX 460 SE 1GB mesmo eu instalando o driver do CD ou o do site da NVIDIA as barras do meu windows 7 Ultimate 64x ficam assim :OgAAANTQy6XJ4fWh2CJvABN7Saa0Qtq5kj7i0BkBTRMLz0FRVAxdk0EZOe7_Vr0yuUxR8RHp4xOnErRLp9FwqoxezegAm1T1UOuVhvyNkHofdiE7nNkjxmEv_G2z.jpg por favor me ajudem

você já tentou ir na personalização do Windows? Basta clicar na área d trabalho com o botão direito do mouse e depois dar um clique normal em "Personalizar". Depois clica em "Cor da janela", lá tem um quadrinho q você marca pra habilitar a transparência. Nem sempre a transparência é habilitada automáticamente quando instalamos o driver da VGA.

Espero q isso resolva seu problema.

Estou usado uma fonte Corsair HX650W. Ela é modular e tem dois cabos independentes PCI-Express. Cada cabo tem 2 conectores de 6 ou 8 pinos, totalizando 4 conectores.

Se eu não me engano, eu tenho que ligar dois conectores de força a placa. Minha dúvida: eu devo usar 2 cabos independentes (usando um conector de cada cab) ou posso usar um cabo só, utilizando os dois conectores do mesmo cabo ?

PS: Ainda não recebí a placa.

você pode usar apenas um dos cabos. A fonte vem com dois cabos pra q você possa ligar duas placas (SLI ou CrossFire). Ligando apenas um cabo, você deixa seu gabinete mais espaçoso. Mas se você quiser ligar os dois cabos, não tem problema, o funcionamento vai ser o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei uma essa semana e veio com defeito, foi só entrar em um jogo que a tela encheu de artefatos. Até no firefox começaram a aparecer um monte de quadradinho piscando. Limpei os drivers, reinstalei, fiz de tudo, é defeito mesmo, isso numa placa novinha. Testa direito aí. O cooler da placa é ótimo, agora o resto dos componentes eu já não sei, mas se tratando de ECS não deve ser dos melhores. A placa está muito barata, a ECS deve estar querendo desovar todo o estoque.

Edit: agora que eu vi que a marca é evga. Mas vou deixar o post pro pessoal ficar sabendo. É muito frustante você comprar uma placa e vir com defeito.

Eu comprei uma GTX 460 e deu esse mesmo problema, exceto esse problema do Aero, eu mandei pra troca também. A minha era uma GTX 460 768MB MSI Cyclone OC Edition.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!