Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a melhor distribuição Linux para mim?


Faca_na_Bota

Posts recomendados

Galeraaa..... to querendooo começar com Linux....mais estou totalmente por foraa...

tipo tenho um pc já meioo antigo...

um Duron 750....256 de ram...hd de 14 Gb...

mais quero o linuxx mais pra eu poder conhecer mesmo...ver as vantagens dele e tal...

meu amigo tem o madrivaa..e se eu não me engane é o 2007 ...

será que eu poderia colocar na minha maquina sem problemas???

ahhh e eu não tenhoo placa de video nada disso....pc veioo é phodaa rsrsrs..

estarei esperando resposta...obrigadoo desde já...

Flwsss!!! :D

Pode colocar o Mandriva2007 sem problemas, pode ficar um pouco lento mas isso é "relativo", mas também seria uma boa ideia você testar o kurumin pois ele é um pouco mais leve, embora não seja tão "profissional"... :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi!

Até hoje só usei windows. De vez em quando eu formato algum pc e reinstalo windows, já instalei 98, ME e XP, normalmente faço isso sem problemas, ou então pesquiso pela internet quando aparece algum pepino aí consigo me virar.

Então é o seguinte:

Eu nunca usei Linux, mas queria preparar aqui uma máquina pra começar a fuçar com linux e ir aprendendo como faço pra rodar programas diversos nele. (Rodar videos, editar imagens, rodar alguns jogos... possivelmente até editar videos)

Bom, num precisa pesquisar mt pra notar que o Kurumin é um dos mais indicados pelo pessoal pra iniciantes... Mas queria saber se ele é mesmo o melhor pro meu caso ou se ele tem alguma limitação... E se for o caso de eu usar outra versão, queria saber se vou ter dificuldade pra instalar sem nunca ter mexido com Linux ou se é simples também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, num precisa pesquisar mt pra notar que o Kurumin é um dos mais indicados pelo pessoal pra iniciantes... Mas queria saber se ele é mesmo o melhor pro meu caso ou se ele tem alguma limitação... E se for o caso de eu usar outra versão, queria saber se vou ter dificuldade pra instalar sem nunca ter mexido com Linux ou se é simples também.

O kurumin parece ser voltado para "o usuário brasileiro padrão", nele não existem preocupações como o não uso de programas e drives proprietários, e ele ainda possui um forum próprio para tirar as dúvidas dos iniciantes:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-f/48

E outro para dúvidas comuns:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-f/46

entre outros...

então geralmente é uma boa ideia começar por ele.

Contudo, apesar do forum de desenvolvimento, seu desenvolvimento depende apenas de uma pessoa, e o histórico de problemas causados por este fato é grande, geralmente se você tiver um problema incomum receberá a resposta "Não será resolvido, acostume-se com ou problema ou use outra distribuição", ou o usuário pode também querer usar todo o potencial de sua maquina caso ela seja de 64 bits então o caso seria partir para distribuições profissionais como ubuntu, Mandriva, OpenSuse, etc.

Pode ir de kurumin mesmo, a instalação é simples (assim como a maioria das distribuições) mas, independente da distro que escolher você terá que baixar o programa para editar videos pois não conheço nenhuma que vem com este. Veja alguns programas para edição de video nestes endereços:

http://heroinewarrior.com/cinelerra.php3

http://lives.sourceforge.net/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera eu to sem saber qual distro usar...

to fazendo umas pesquisas, to em duvida ainda, pensei em usar o Mandriva 2007 free ou o Ubuntu, mas ouvi falar q o mandriva é pesado de mais e é ruim, é verdade? o ubuntu eu to com medo de ele ser tipo o kurumin q é fácil de mais, ou seja ainda não sei qual distro usar, alguem tem alguma outra sugestao?

eu sou iniciante mais já usei linux uma vez, sei mais ou menos como é, mas sou iniciante mesmo...

alguem poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Mandriva2007 FREE, uso ele e não vejo nada de "ruim", alguns usuários parecem não gostar do Mandriva sem muito motivo (assim como acontecia com o conectiva)... Ele não é pesado se comparado a outras distros do mesmo calibre como OpenSuse e Fedora, para você ter uma ideia usando o Gnome2.16 com Desktop 3D ativo (AIGLX+Beryl) o sistema consome pouco mais de 100 megas.

Mas se você quer algo leve e que não seja muito fácil, pode tentar o Slackware 11, embora ele não faça nada automaticamente existe uma grande quantidade de documentação sobre o sistema além de uma grande comunidade de usuários no Brasil. Veja aqui:

http://www.slacklife.com.br/

http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/

Mas claro, não pode ter preguiça de ler...

Tente o Mandriva2007, se achar que está lento vá de slack11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então mog, o meu Pc não é muito bom:

duron 1.3

256 de memoria

você acha q nessas condições o mandriva vai na boa?

o slack eu estou meio q com "medo" dele, acho melhor eu pegar algo mais fácil primeiro pra depois ir pra ele...

e bom, depois do q você disse acho q vou de mandriva mesmo...

mas e quanto ao ubuntu, o que você acha dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente gosto de comprar os CDs ou DVDs em sites, para não ter que ficar baixando os programas depois da instalação e como geralmente o ubuntu vem apenas com um CD eu acabo usando ele apenas para manutenção, como live-cd. Mas ele parece ser bom para desktop pois configurou meu teclado multimídia automaticamente. Se tiver banda larga e paciência ele parece ser uma boa opção.

Quanto ao sistema ser pesado, isso é relativo, o ideal é testar mesmo para ver se agrada. Distribuições como Kubuntu, Ubuntu, Mandriva, Fedora tem mais ou menos o mesmo "peso", só o OpenSuse que exige mais da maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Sou totalmente leigo em Linux

Meu Pc é um P4 3.0 GHZ, 1 G de Ram, P. Mãe AsusP4P800-x, P. Video N.Geforce 5200

Uso bastante Jogos, edito fotos (photoshop e corel) e futuramente começarei um curso de Ciência da Compu. portanto tb com suporte em Java, PHP, etc....

Estava lendo sobre algumas distribuições e estou em duvida entre Ubuntu, OpenSUSE e Mandriva?

Qual seria a mais correta?

Obs.: Tem que ser em Português

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

não manjo nada de linux e estou querendo me aventurar nesse SO.

Pretendo instalar em um pczinho que tenho parado aqui:

K6 3 450mhz

272mb Ram

8.4gb

É mais pra ver como é o linux pretendo: ouvir musica, internet(velox), office e etc...

Qual linux vocês me recomendam?

RIDDICK, eu tenho um pczinho aqui com Kurumin 3.31. A máq. é a seguinte:

K6 II - 450Mz - 198 Ram - HD 15Gb. E o bichinho tá em dual boot com o Win98SE. Só uso pra trabalhos, internet, nada de jogos, nem gráficos. Não é uma brastemp, mas roda direitinho.

O seu tem mais memória, mas se colocar algum mais atual, também será mais pesado.

Tenho CD's das versões: 1.3, 2.12, 3.0, 3.31, que são mais difíceis de encontrar, por causa do tempo..

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí ninguém ainda me respondeu...

aí.. v6 recomendam o SuSe pra iniciante?? dizem q essa distro é a mais parecida (interface etc) com o win é verdade??

E o que v6 acham da atualização que está disponível a partir de hoje (dia 23) do ubuntu.. a versão 1.2 chamada também de ubuntu ultimate edition (alusão ao vista). Será que é bom para iniciantes??

afinal qual é o mais fácil e agradável pra iniciantes.. o ubuntu, suse .. ou outro??

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

wtf? versao 1.2 ubuntu ultimate edition? nunca ouvi falar... e olha q eu acompanho o forum deles...

SuSE é suppa recomendado, inclusive estou me rendendo às facilidades da versão 10.2, e estou baixando o dvd...

tem sim.. olha só esse link com a notícia Ubuntu 1.2 Ultimate Edition

Ah a propósito então você me recomenda o SuSe ao invés do ubuntu ou outro? sou iniciante e procuro algo mais simples e com muitas funcionalidades

valeu! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

wtf? versao 1.2 ubuntu ultimate edition? nunca ouvi falar... e olha q eu acompanho o forum deles...

SuSE é suppa recomendado, inclusive estou me rendendo às facilidades da versão 10.2, e estou baixando o dvd...

tem sim.. olha só esse link com a notícia Ubuntu 1.2 Ultimate Edition

Ah a propósito então você me recomenda o SuSe ao invés do ubuntu ou outro? sou iniciante e procuro algo mais simples e com muitas funcionalidades

valeu! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiros:

Desejando experimentar uma versão do linux para testes, gostaria de uma opinião de uma distro (assim que chamam?) que seja estável, com boas opções de segurança e facilidade de obter aplicativos, que esteja no nível do XP. Poderiam sugerir dois nomes, não importanto se é free ou pago.

Importante que eu ia esquecendo: suporte a rede, principalmente wireless.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
Qual a melhor distro para quem usa internet discada e reconhece automaticamente o modem ager v90 na instalação?

Desde já agradeço pela resposta.

Eu iria lhe recomendar o Kurumin 7 pois reconhece o modem v90, tem muitíssimos programas, e é mais fácil que o winXP.

Ele é amigável, fácil de mexer, auto explicativo(foi colocado bastante texto em menus estratégicos para nao deixar o usuário boiando).

Enfim pra começar baixe essa. Depois se você quiser partir para uma coisa um pouca mais "emocionante", vá de fedora, slack, ou outro menos pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem duvida que é o Cytrun Linux...

O Cytrun 2.0 é baseado no Slackware 11 foi otimizado para aumentar o nível de segurança de servidores. Possui IPS (Intrusion Prevention System), que é responsável por filtrar os pacotes no Firewall antes que cheguem ao serviço/servidor utilizando regras geradas pelo IDS (Intrusion Detection System), em outras palavras, todos os pacotes que chega ao servidor são enfilerados no Firewall, os pacotes são analisados pelos Detectores de intrusos(IDS). Caso o IDS identique que o pacote que esta no Firewall pode ser maléfico ao servidor, ele bloqueia o agressor no Firewall em tempo real e rejeita o pacote maléfico, evitando que esse pacote chegue ao seu servidor.

Também possui modificações no Kernel utilizando Patch LIDS(Linux Intrusion Detection System) para aumentar a segurança de integridade de arquivos do sistema operacional. Todos os serviços podem ser adimistrados remotamente utilizando interfaces via WEB ou SSH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!