Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Passar 220v para 110v


rsm_rlb

Posts recomendados

Pessoal, não sei se é a área certa ou se aqui no fórum alguem pode me ajudar, mas meu problema é o seguinte:

Eu morava em Brasília e me mudei para o RJ.  Comigo,  trouxe uma furadeira e parafusadeira da black and decker que foi bem carinha e um barbeador elétrico. Só que chegando aqui eu me deparei com um problemão... Minhas coisas são 220v e a rede daqui é 110. Tem alguma forma de resolver ou o jeito é jogar fora e comprar de novo? Será que estabilizador de pc funciona? porque eu lembro que em brasilia eu fazia o oposto.  Colocava coisas de 110 ligadas pelo estabilizador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rsm_rlb Equipamentos mesmo sendo 220V pode ligar em 110V que não terá problemas, só usará metade da potencia do equipamento.

 

Estabilizador esqueça, só estraga equipamentos, nem era para usar.

 

Uma boa alternativa é colocar outro fase na tomada, exemplo:

 

Em rede 110V tem 1 Fase e 1 Neutro, além claro de 1 Terra.

 

Para a rede 220V tem 2 Fases e 1 Terra.

 

Outra alternativa seria o uso de transformador que de um lado entra 110/220V e do outro sai 110/220V.

 

Esse transformador você iria ligar em 110V e do outro lado sairia 220V.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rsm_rlb disse:

@Elder Nauvirth porque estabilizador estraga equipamentos?

Estabilizador tem um circuito que fica ligando e desligando um transformador para manter a tensão de saída adequada. Esse liga e desliga afeta os equipamentos ligados nele. É um modo antiquado de estabilizar a tensão de saída de um aparelho em que algumas empresas ainda insistem em vender, os aparelhos eletrônicos de hoje já tem o estabilizador embutido, para os que não são eletrônicos nem precisa.

 

1 hora atrás, rsm_rlb disse:

Sobre a fase, como eu poderia fazer isso?

Se é 110V não tem como tirar o 220V do nada.

 

1 hora atrás, rsm_rlb disse:

E quanto ao transformador, aondw acho isso? Tem ideia da faoxa de preço? 

Se encontra em casas de ferragens, lojas de material de construção, na internet e por aí vai.

Tem que comprar um com potência um pouco maior do que a potência do aparelho que gasta mais. A potencia vem marcada no aparelho.

Imagino que um desse dê conta para a furadeira:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701721447-transformador-de-tensão-500va-375w-110220v-e-220110v-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sabia a potência, mas a foto foi apenas um jeito de mostrar o que deve procurar. No caso pode comprar um de 750VA:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-887950241-autotransformador-transformador-bivolt-750va-capte-_JM

Ainda compensa mais do que comprar outra furadeira e outro barbeador.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Perfeito. Muito obrigado amigo!

adicionado 9 minutos depois

@Mestre88 Amigo, deixa eu aproveitar o tópico pra mais uma dúvida que tive relendo as respostas. Se um estabilizador não é bom, qual a melhor forma pra proteger computador, tv e afins de eventuais quedas de energia?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 19/01/2018 às 12:24, rsm_rlb disse:

 

@Mestre88 Amigo, deixa eu aproveitar o tópico pra mais uma dúvida que tive relendo as respostas. Se um estabilizador não é bom, qual a melhor forma pra proteger computador, tv e afins de eventuais quedas de energia?

Use um bom filtro de linha com supressores para surto de tensão, como por exemplo esse daqui: http://www.clamper.com.br/pt/product/clamper-multiprotecao-8/

 

01-CLAMPER-Multiprotecao-8-Preto-798x796

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra alguns pode ser óbvio. Pra outros nem tanto... Pra efetividade da atuação de tal filtro, a tomada há de ter o terra 3º pino conectado ao terra de qualidade. Instalações antigas principalmente  em apartamentos de prédios, há de haver alguma dificuldade em adaptar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

@Leonardo Fernandes DaSilva Estabilizadores são pragas eletrônicas que não protegem nada e só atrapalha fazendo um serviço porco que a fonte do equipamento ligado já faria.

 

Mesma coisa que respondi antes, equipamento 220V pode ser ligado direto em 110V sem problemas, só pode ocorrer uma leve perda de eficiência, mas nada que vá danificar o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Leonardo Fernandes DaSilva disse:

tenho uma maquina de lavar 220v, posso ligar na rede 110v com estabilizador?

O correto é utilizar um auto transformador de potência adequada. 

Estabilizador não serve pra isso. 

Não ligue direto na tomada 110V, não vai funcionar de maneira que dê pra usar. 

8 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

equipamento 220V pode ser ligado direto em 110V sem problemas, só pode ocorrer uma leve perda de eficiência, mas nada que vá danificar o equipamento

Dependendo do equipamento não vai queimar, mas outros sim. 

Não recomendo ligar equipamentos que tenham motor elétrico. Pois o motor perde o torque, se ficar com o eixo parado por muito tempo a bobina pode aquecer e queimar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Leonardo Fernandes DaSilva Estabilizadores são pragas eletrônicas que não protegem nada e só atrapalha fazendo um serviço porco que a fonte do equipamento ligado já faria.

 

Mesma coisa que respondi antes, equipamento 220V pode ser ligado direto em 110V sem problemas, só pode ocorrer uma leve perda de eficiência, mas nada que vá danificar o equipamento.

Faça isso com sua geladeira e terás um prejuízo 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Por que?

Minha hipótese é que o motor vai tentar partir e não conseguir e ficar um pôooooom um tempão antes do relé térmico (caso possua) atuar. Neste caso ele vai conseguir partir sim mas desta pra melhor.😜

De fato qualquer motor ac está sujeito a isso se ligado a uma V menor. Só funcionam a contento em V menor se usado inversor de frequência: além de baixar a V ele baixa a F, monitora/controla a I e etc.

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...