Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Como sempre, uma área é dependente de outras áreas de conhecimento. Vai depender do avanço da nanotecnologia e de ser economicamente viável, então pode apostar que vai continuar diminuindo só não dá pra saber quais serão as tecnologias exatas pois ninguém tem bola de cristal, mas já dá pra especular como o @Math.Pi citou, uma substituição do silício por outro material e por aí vai. :) 

• Curtir 2
Postado

@Rodrigo.Monteiro

A Qualcomm já tem sua CPU em 10nm: Snapdragon 835

https://www.qualcomm.com/products/snapdragon/processors/835

A Intel diz que vai lançar suas CPUs de 10 nm, ainda esse ano.. A Samsung já faz módulos de memória para Smartphones, em 10 nm

http://www.pcmag.com/news/348914/samsung-unveils-10nm-8gb-memory-for-smartphones

Evoluir, deve continuar evoluindo, mas não usando silício apenas.. Provavelmente, usando ligas ou outros materiais..

• Curtir 3
Postado

Olá.

Contribuindo com a discussão, notícia "quentinha":

Samsung deve começar a fabricar chips de 7 nm no começo de 2018

A informação foi levantada pelo portal sul-coreano da ZDNet e revela que a empresa pode apostar no recurso de Ultraviolet Exposure Equipment (EUV) para garantir que os novos processadores ganhem melhorias consideráveis em quesitos como desempenho e consumo energético. Segundo um dos executivos da companhia, a ideia é que os CPUs de 7 nm da marca sejam tão competitivos quanto os seus antecessores.

https://www.tecmundo.com.br/samsung/113697-pequeno-poderoso-samsung-deve-produzir-chips-7-nm-partir-2018.htm

Abraço

Postado

Final desse ano sairá os processadores de 10 nm da Intel (CannonLake) , 8700T ~ 3.5 Ghz (35w), 8700 4.2 Ghz ( 65w)  e 8700k que deve bater entre 4.8 a 5.0 Ghz (91W).

Para placas mãe com chipset z300 series.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
Em 25/01/2017 às 12:06, Rodrigo.Monteiro disse:

saudações a todos, após ler a matéria sobre os processadores Intel https://www.clubedohardware.com.br/artigos/processadores/por-dentro-da-microarquitetura-intel-kaby-lake-r36652/, fica a dúvida : chegou o limite da nanotecnologia com seus 14nm ou futuros 10nm ou em algum futuro distante (ou não) chegará aos ângstrom (Ǻ)?

Antigamente diziam que os 45 nm eram o limite, e cá estamos nos 10. ;)

Sobre Angstöm, cá estamos, nos 140. :P

Uma coisa pra você considerar é o raio atômico e o tamanho de ligações químicas, aí você vê que existe ainda alguma margem teórica pra reduzir o processo.

Teoria.. porque pra colocar na prática existem os custos, os meios e as características de cada processo.

Lembra da fórmula da resistividade elétrica, a fórmula da rola?

Resistividade é inversamente proporcional à área do fio, com um transístor cada vez menor, maior tende a ser a resistividade de suas partes (ok, tem o comprimento que também reduz e neutraliza uma parte do resultado final) e, em um nível tão pequeno das peças, é bem mais fácil pra um elétron "pular fora", o famoso leakage, o que aumenta o consumo, aquecimento e atrapalha o desempenho.

Daí que você vê as tecnologias como HKMG, transístor 3D, uso de Germânio e uma última foderástica que a Intel lançou que eu não lembro o nome agora.

Para se fabricar estas peças também precisam melhoras as tecnologias.

Vejo gente falando de "extreme UV" (pra mim, quase Raios X) há anos como sendo a única alternativa para o futuro e ele ainda não sai do papel.

E isso tudo tem um custo.

Antes o pessoal subia clock, aumentava pipelines, criava instruções novas de vez em quando.

Aí, quando bateram a marca do 1 GHz, começou a ter um problema ou outro com consumo de energia e aquecimento.

Isso seguiu adiante mais um pouco e começaram a chegar em alguns limites de consumo e aquecimento (Pentium 4, cof, cof..) e a solução encontrada foi aumentar o número de núcleos dos processadores, seguindo pra uma corrida para mais núcleos que parou nos 4 para o mercado normal e de alto desempenho, com 6 uns anos depois e recentemente em 8 no entusiasta (mas tem 10 e até 20 nos servidores, só pra constar), onde espera-se que nos próximos anos os 6 ou 8 núcleos fiquem mais acessíveis, ou seja, estamos também indo pra um certo limite de aproveitamento do número de núcleos.

Onde quero chegar com esta volta toda?

A indústria segue pelo caminho do melhor custo/benefício, e no momento ele ainda é a redução do processo de fabricação, ocasionalmente com mais núcleos e instruções novas (estas duas dependem muito da programação os adotar, o que demora anos, veja os 64 bits que não são unanimidade ainda hoje, mais de 10 anos depois de entrarem no mercado), mas uma reinvenção da roda nas arquiteturas pode demorar a chegar (as duas últimas foram rodas quadradas chamadas Pentium 4 e Bulldozer).

Quando chegarem no limite do que o Silício pode oferecer, chuto eu lá nos 5 ou 2 nm, pra ~2030, aí eles vão ter que inventar um processo novo, ou então reinventarem a roda com arquiteturas novas, provavelmente com as duas coisas ao mesmo tempo.

Minha aposta é o grafeno. ;)

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
  • Membro VIP
Postado

Não podemos esquecer que com componentes cada vez menores começa a ocorrer um fenômeno da física quântica chamado tunelamento quântico. Que é basicamente a possibilidade de um elétron se transferir para o outro lado de uma barreira, tipo como um "teletransporte".

tunneling.gif

Por mais que seja possível a fabricação de componentes tão pequenos, o tunelamento quântico ainda vai dar muita dor de cabeça.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLP14 @Hermek  O CoffeLake não é 10nm e sim um aprimoramento de 14 nm, o CannomLake vai sair sim no quarto trimestre desse ano , a Intel está preocupada em relação ao os lançamentos dos cocorrentes com processadores de 10 nm, eles ja tem outros cocorrentes não só a AMDos vaores em clock to especulando , mas os TDP e os nomes dos modelos é algo verídico, mas os clocks devem ficar nessa faixa mesmo.

Final desse ano sairá os processadores de 10 nm da Intel (CannonLake) , 8700T ~ 3.5 Ghz (35w), 8700 4.2 Ghz ( 65w)  e 8700k que deve bater entre 4.8 a 5.0 Ghz (91W).

adicionado 8 minutos depois

Tem outra a intel vai investir até 5nm, mas eles pretendem investir mais em eficiencia energética, tipo  qd alcançarem 5 Ghz , eles vão investir em menores TDP, especulam até acabar com a nomenclatura "Core" de seus processadores,  ja pensou em um 5 Ghz com TDP de 35W, quem sabe um dia , ai nem precisaria colocar cooler, podem procurar que tem algums trechos dessas coisas que eu disse, mas ja não sei mais onde tem , eu li isso até em sites e forums gringos, tem um tempo ja.

Postado

já que o objetivo é sempre a melhor de desempenho (as vezes com custo/benefício), não seria viável aumentar o tamanho físico do processador, já que muda sempre a pinagem? aumentar alguns mm de área? ou é melhor mesmo seguir o caminho atual (22nm, 14nm, 10nm...)?

• Membro VIP
Postado
32 minutos atrás, Ricardo RRY disse:

@GabrielLP14 @Hermek  O CoffeLake não é 10nm e sim um aprimoramento de 14 nm, o CannomLake vai sair sim no quarto trimestre desse ano , a Intel está preocupada em relação ao os lançamentos dos cocorrentes com processadores de 10 nm, eles ja tem outros cocorrentes não só a AMDos vaores em clock to especulando , mas os TDP e os nomes dos modelos é algo verídico, mas os clocks devem ficar nessa faixa mesmo.

adicionado 8 minutos depois

Tem outra a intel vai investir até 5nm, mas eles pretendem investir mais em eficiencia energética, tipo  qd alcançarem 5 Ghz , eles vão investir em menores TDP, especulam até acabar com a nomenclatura "Core" de seus processadores,  ja pensou em um 5 Ghz com TDP de 35W, quem sabe um dia , ai nem precisaria colocar cooler, podem procurar que tem algums trechos dessas coisas que eu disse, mas ja não sei mais onde tem , eu li isso até em sites e forums gringos, tem um tempo ja.

Os roadmaps que eu achei falavam dos Cannon em plataforma móvel, pro Q4, tem certeza sobre estes desks?

17 minutos atrás, Rodrigo.Monteiro disse:

já que o objetivo é sempre a melhor de desempenho (as vezes com custo/benefício), não seria viável aumentar o tamanho físico do processador, já que muda sempre a pinagem? aumentar alguns mm de área? ou é melhor mesmo seguir o caminho atual (22nm, 14nm, 10nm...)?

Isso diminui o rendimento térmico, e com o chip menor eles conseguem fabricar mais chips por wafer, o lucro é maior.

Postado

Quando disse do chipset 300 series , está mencionando desktop, z370.... h370..... eu pretendo montar um PC pra mim usando esse processador, por isso to um pouco por dentro disso, agora o aprimoramento do 14nm coffelake dizem eles que vai ter um 6 núcleos tb.

Postado
14 horas atrás, Evandro disse:

Isso diminui o rendimento térmico, e com o chip menor eles conseguem fabricar mais chips por wafer, o lucro é maior.

então se for resumir, para os desenvolvedores, para melhor evolução em todos os sentidos, quanto menor melhor, não importando o custo e os cálculos...

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Rodrigo.Monteiro disse:

então se for resumir, para os desenvolvedores, para melhor evolução em todos os sentidos, quanto menor melhor, não importando o custo e os cálculos...

Não, se eles conseguirem uma unidade muito mais rápida, porém com um tamanho maior, eles vão avaliar até onde isso compensa. ;)

Passa longe de ser simples este processo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!