Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Magnetizador com bobina de cobre.


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Olá, espero estar na área certa e se não estiver peço que mova para o determinado local.

 

Gostaria de saber o que preciso para fazer um magnetizador caseiro a partir de uma bobina de cobre que fica na parte do tubo de uma televisão.

 

Pois bem, recentemente decidi tirar minha tv que tava velha e desmontar, retirei tudo, até a placa para quem sabe tenha algo que preste, guardei tudo ainda, hoje dia 14/09 apareceu outra queimada pra desmontar, novamente retirei tudo e guardei, então tenho 2 bobinas que iria no tubo da tv.

 

Quero saber como fazer para usar essas bobinas para ligar em 110V, não quero as duas, só preciso usar 1 apenas, mas para isso preciso de explicação.

 

A ideia é magnetizar ferramentas e fazer o equipamento sem ter que comprar nada, tenho cabos de energia que posso aproveitar.

 

A bobina em questão tem 4 cabos presentes, 1 amarelo, 1 verde, 1 vermelho e 1 azul, acredito que para funcionar direito terei que usar 2 de cada de apenas uma unica vez, sendo assim são 2 positivos e 2 negativos.

 

Se possivel irei incrementar com 1 chave liga/desliga também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Essas bobinas precisam de um componente, que as placas de TVs possuem, para que elas sejam acionadas sem queima-las, o componente é o PTC do TV.

Um outro problema é que essas bobinas possuem um grande diâmetro, isso será um empecilho na magnetização de uma chave de fenda, (pequeno objeto).

Sugiro que você desmonte um transformador, que possua um núcleo que te atenderá, (caiba as ferramentas dentro do núcleo), depois pegue essas bobinas retiradas dos TVs,  desmonte-as, e enrole elas nesse núcleo do trafo, coloque os fios das bobinas todas em série nesse mesmo núcleo...

Como o núcleo dessa bobina criada será só o "ar" sugiro colocar uma chave interruptora que suporte uma corrente de 5A a  10A para não correr o risco dela "colar" e a bobina queimar! Um interruptor tipo campainha ou "push button".

Agora, se preferir não ter muito trabalho ou dor de cabeça, compre um magnetizador/desmagnetizador pronto..., Link:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699401833-magnetizador-e-desmagnetizador-de-chaves-de-fenda-da-irwin-_JM

Esse é próprio para ferramentas e pinças de vários tamanhos...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Bcpetronzio Bom então seria melhor comprar mesmo um magnetizador do que fazer um caseiro.

 

O projeto é interessante, mas eu teria o trabalho de ainda ter que desmontar outro transformador para retirar o cobre dessa bobina para enrolar de novo ainda.

 

Pegar um já pronto mesmo saindo caro será melhor, bom não me resta alternativa, vou desmontar essas bobinas de cobre e jogar o material na minha caixa que estou juntando cobre para vender.

 

Se for possivel, por favor feche esse tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do autor dar o tópico como encerrado, vejo que houve um equívoco. 

Em determinado momento do seu post ele diz:

18 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

A bobina em questão tem 4 cabos presentes, 1 amarelo, 1 verde, 1 vermelho e 1 azul, acredito que para funcionar direito terei que usar 2 de cada de apenas uma unica vez, sendo assim são 2 positivos e 2 negativos.

Pelas cores dos cabos, dou quase certeza que que ele fala do Yoke. 

Esse complica mais ainda já que a bobina de fio verde e amarelo é 12V e a outra é chaveada em 115V a alta frequência. 

O campo magnético liberado por elas é mínimo. 

Quanto ao tal magnetizador eu resolvo o problema colocando um imã de HD grudado a ferramenta. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/09/2017 às 15:45, Mestre88 disse:

Quanto ao tal magnetizador eu resolvo o problema colocando um imã de HD grudado a ferramenta. 

Grande @Mestre88 . Me fez recordar do tempo em que não havia computação. Para magnetizar a ferramenta e o parafuso não cair, dávamos uma roçada num ímã de ferrite de alto-falante. E assim, de roçada em roçada tocávamos a vida!!! Simplicidade não saiu de moda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...