Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia de baixa ligada em inversor


Posts recomendados

Bom Dia! tenho um gerador P Turb. Pelton, 17ah, só consegui gerar 35/40v, a água que tenho não permite que gere mais que esta tensão. Pergunto se é possível ligar um inversor de 2000w, com entrada de 12v e saída 110v? considerando que o gerador AC esta ligado a uma Ponte Retificadora CC.

Onde meu pai esta morando não passa rede elétrica....

WhatsApp Image 2019-02-19 at 13.21.55.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
48 minutos atrás, VALCIMAR SANTANA disse:

2000w

quem vai ditar a potência é a sua vazão e ou potencial hídrico. Se mediu os 40V sem carga, já é alguma coisa mas não diz muito. Coloque uma carga qualquer. Quando cair pruns 30V, aí sim você pode ter uma ideia do potencial.

 

Melhor você colocar baterias na jogada. Além de dar uma estabilizada no sistema, você pode administrar o consumo e geração. Opcionalmente pode colocar o sol na parada.

A dica adicional é deixe uma rede de vdc pra ligar lâmpadas led de 12V p.ex. E use o ac só pra tv. Com 2000w (se chegar nisso) penso que vais ter dificuldade em ligar geladeira p.ex.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Olhando essa foto da roda Pelton eu quase me sinto  "em casa" .

 

Já implantei algumas dessas mini turbinas e passei por mais obstáculos do que se possa imaginar.

 

Vamos por partes :

 

voce quer conectar um inversor 2000W para alimentar alguns aparelhos, esse é o plano.

 

Digamos que seu gerador forneça 30V por 15A , então isso te daria uma potencia aparente de  450 Watts.  Isso significa que o inversor só poderia fornecer na saída dele apenas 1/4 da capacidade plena.

 

Não temos inversores de 30V , voce quer usar um de 12V e o nosso amigo @Mestre88 sugeriu um de 24V , faz todo sentido mas essa equação 24V/15A permitiria uma saida de apenas 360 Watts.

 

Nesse ponto veio a sugestão da @Isadora Ferraz com o uso de baterias.

 

Acredito ser esse o caminho para começar a rascunhar o projeto.

 

Um banco de baterias e um controlador de carga ligados ao gerador, e depois o inversor ligado nesse banco de baterias dimensionado conforme o consumo que voce desejar .

 

'_'

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma maneira mais eficiente de você usar isso seria colocar outro gerador ou rebobinar este para gerar uma tensão maior, de no máximo uns 60V....

Daí você retifica e filtra com uns capacitores.

Após bem filtrado, interliga num controlador do tipo MPPT e em seguida em uma bateria de 12V por 200AH. 

Tem que rebobinar para gerar uns 60V, pois com esta tensão mais elevada, fica uma margem boa pro controlador MPPT estabilizar a aproveitar ao máximo a potência disponível. 

 

Essa seria a alternativa mais funcional.

Uma bateria de 14V por 200AH completamente carregada iria te permitir assistir uma TV de 32 polegadas e manter um ventilador ligado por 21 horas direto sem parar. 

 

Sua bateria irá carregar em aproximadamente 20 horas. 

Se gerar ao menos 20A em 14V e começar a carregar todos os dias a partir da 22:00, às 18:00 já estaria pronta para usar até o reto da noite.

 

Sem contar que o gerador deve funcionar durante noite e dia né? Pois é uma corredeira ou rio. 

Se gerar ao menos 20A em 14V, vai gerar uns 280 watts. Se ligar algum eletrodoméstico que consuma menos disso, nem vai usar a bateria;

Lampadas;

televisor;

geladeira. 

A geladeira consome apenas 130 watts com o compressor ligado direto. 

Mas como ele liga e desliga, o consumo fica numa média de uns 60 a 70W. 

A geladeira só tem um problema: Geralmente precisa dar a partida no motor e na partida ela exige uns 1500 watts. Por isso é importante ter uma bateria boa para segurar isso. 

Depois do pico de partida ela funciona normalmente consumindo 130 watts e com média ao longo do dia de uns 60 ou 70W.  

 

Se você conseguir gerar ao menos 14V em 20A:

Daria para ligar uma geladeira, usar uma TV de 55 polegadas, acender uma Lâmpada de 15W destas comuns que vendem nos mercados e usar um ventilador de mesa ou de tripé.

Tudo isso sem usar da bateria e ainda carregando a bateria😆 

Lembre-se que dá mais certo usando o controlador MPPT para estabilizar

 

 

 

 

 

 

 

 

   

adicionado 5 minutos depois

Se você gerar 14 por 20A, serão 280 watts durante 24 horas todos os dias. 

Pensa que isso é pouca energia? 

Não é pouca coisa não. Veja:

280 watts vezes 24 horas já dá 6720 watts hora. 

6720 watts vezes 30 dias (Um mês), já vai dar 201.6Kw hora por mês 

 

Aqui na minha região o valor do Kw hora está na faixa de R$0,70 centavos: 

Se eu gastasse de energia 201.6Kw hora mês eu pagaria de energia R$141,12 por mês. 

 

 

adicionado 16 minutos depois

Uma coisa importante: 

Depois que montar seu sistema, considere que você está pagando uma fatura de energia de uma empresa de energia:

Abra uma conta poupança e deposite todo mês de R$60,00 a R$70,00

 

Esse valor ao longo de um ano, servirá para você substituir a bateria, caso necessite.

Se a bateria durar 2 anos, você pode usar 50% do valor para comprar mais eletrodomésticos 😆

 

É sempre bom fingir que está pagando conta de energia. Para sobrar uns para fazer manutenção no sistema. 

Mas quando atingir a quantia suficiente para dar manutenção em todo sistema, não precisará mais fingir que está pagando fatura. Só deixar o valor no banco e esperar o tempo de uma peça queimar no sistema para usar o valor.  

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já que é permitido viajar, viajemos no quesito reservas...

Se a vazão for pouca, uma alternativa é acumular água no reservatório ou represa (bem feita por favor). Um sistema inteligente pode monitorar o consumo e liberar um registro de acordo.

 

Bem, penso que um sistema 12V tem alguns poréns de altíssima corrente, perdas e tal que me incomoda um pouco. Uma alternativa seria um gerador ac mesmo ou algum motor de indução trifásico convertido como gerador. Dizem que é só colocar uns capacitores...

 

Certa feita comprei barato/zerado um gerador a gasolina no m.l. só pra desmontar e aproveitar o gerador na minha pelton. Prioridades surgiram... O gerador tá no plástico até hoje...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

ou algum motor de indução trifásico convertido como gerador. Dizem que é só colocar uns capacitores...

 Este até funciona. Mas precisa de estabilidade na rotação e tem que girar a uns 1800 RPM e se manter nisso. 

 

Porém já geraria 127V ou 220V direto. 

 

A ideia do alternador é boa. Pode usar alternador de 24V também. 

Inversor de 24V e duas baterias de 100AH 

adicionado 2 minutos depois

Alternador é bom pela simplicidade.

Mas talvez não seja tão eficiente energeticamente quanto ao sistema com controlador MPPT  e gerador de uns 60V DC de imãs permanentes.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule  , li numa sugestão a ideia de retificação acompanhada de filtragem. Até funciona mas temos que nos lembrar que a filtragem reduz e muito o fator de potencia de qualquer máquina elétrica, seja esta estática ou girante. Como a potência mecânica disponível é baixa talvez seja o caso de se pensar num primeiro estágio PFC na saída desse alternador. Uma entrada de PFC de 2 estágios onde o segundo seria a acomodação da tensão de saída ao pedido pelo inversor teria uma eficiência combinada de uns 90%, bem melhor que uma retificação filtrada não regulada que deve dar uns 70%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente três pontos, pois os colegas já te direcionaram para uma boa solução:

 

1 - Não deixe descarregar uma bateria de chumbo-ácido (automotiva). A vida útil dela cai muito se deixar a carga cair abaixo de uma determinada percentagem (que já esqueci qual era).

 

2 - Um gerador automotivo não possui boa eficiência. Afinal dispõe de um forte motor a combustão interna (muita energia) para transformar energia mecânica em elétrica.

 

3 - Espero que a foto postada tenha servido apenas de mostruário, pois ela não está otimizando a energia que a água tem.

Experimente redirecionar melhor a vazão da água. Corte a extremidade do cano, por onde sai a água, com um ângulo de uns 45º. O ângulo vai depender da força da água. Direcione a vazão desde a parte superior da roda até uns 45º abaixo do topo. O cano tem que ficar na tangente à circunferência da roda d'água.

Ache a melhor posição, a que gere mais energia e fixe o cano junto com a roda.

Faça o teste com uma carga fixa e monitore a tensão. A melhor posição do cano é, logicamente, a que fornece maior tensão (com carga). Aproveite e meça o valor da corrente, ou anote o valor da resistência usada como carga. Você vai ter uma boa noção da potência fornecida pelo seu sistema.

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

@albert_emule  , li numa sugestão a ideia de retificação acompanhada de filtragem. Até funciona mas temos que nos lembrar que a filtragem reduz e muito o fator de potencia de qualquer máquina elétrica, seja esta estática ou girante.

 

Basta pôr um indutor entre saida positiva do retificador e positivo dos capacitores de filtro. 

O atraso no surgimento da cortente que o indutor provoca, compensa o pico de corrente que os retificadoras dão.

 

Existe um arranjo deste conjunto que faz o fator de potencia subir para 0.9

 

A única desvantagem é que só se tem o fator de potência alto na potencia máxima.

 

Eu não sei bem como são feitos os cálculos.

Eu pegaria um wattimetro barato destes do mercado livre e testaria varios indutores até obter fator de potência máxima.  

adicionado 17 minutos depois

Neste site fala algo; 

http://www.falcomex.com/Prods/PFC.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, albert_emule disse:

@Sérgio Lembo Fiz o teste em bancada. 

 

Consegui elevar um fator de potência de 0.73 para 0.93 usando apenas um indutor na configuração dos esquema abaixo: 

figure%203.gif

Muito tempo afastado dos bancos escolares mas me ainda recordo do circuito Pi, isto é, 2 capacitores, um antes e outro depois do indutor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

@albert_emule andei pulando o video pra ver o trem girar mas parece que nem isso o pobre cara mostra. Parece que só fica falando pow. Se for você, sorry mas tente mostrar.

Ah sim... vi pulando de novo e de novo... havia pulado a parte interessante girante que dura pouco tempo (só a partir dos ~8:30...aff)

Me fez lembrar que um conhecido meu fez um treco deste como carregador de bateria. 'Supereficiente' ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

@albert_emule andei pulando o video pra ver o trem girar mas parece que nem isso o pobre cara mostra. Parece que só fica falando pow. Se for você, sorry mas tente mostrar.

Ah sim... vi pulando de novo e de novo... havia pulado a parte interessante girante que dura pouco tempo (só a partir dos ~8:30...aff)

Me fez lembrar que um conhecido meu fez um treco deste como carregador de bateria. 'Supereficiente' ...

 

É vídeo de um amigo muito inventivo. 

1000 RPM para uns 215 watts 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!