Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baterias 18650 em serie! pode queimar a placa?


Megaman X

Posts recomendados

A situação é a seguinte!

Eu tenho uma caixinha de som Bluetooth que tá com problemas de energia.

Quando eu coloco no volume máximo!

Ela desliga depois de 2 minutos...

Eu desmontei ela e removi a bateria e troquei por uma nova.

Porém o problema ainda persiste...

A bateria que veio nela é de 3.7v com 3000mah.

Eu substitui por uma de 3.7v com 12800 mah.

E adivinha!

O problema ainda persiste...

Fiz alguns testes e ela funciona perfeitamente no volume máximo quando está com o cabo do carregador ligado a ela.

Então minhas dúvidas são a seguinte!

 

1° quando ligado na tomada os volts do carregador (que são 5v) somam com os 3.7v da bateria?

 

2° se eu ligar duas baterias de 3.7v em série! Pode resolver o problema?

 

3° se eu fizer a ligação em série pode queimar a placa?

 

4° comprar uma bateria com 4.2v e ver no que dá!

 

OBS: a bateria está ligada em um circuito protetor.

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Megaman X disse:

Eu substitui por uma de 3.7v com 12800 mah.

Isso non ecziste! 

Qualquer valor acima de 3000mAh pra uma bateria dessas é pura enganação. 

 

29 minutos atrás, Megaman X disse:

1° quando ligado na tomada os volts do carregador (que são 5v) somam com os 3.7v da bateria?

Não soma, os 5V apenas ficam por cima, aí a tensão da bateria é ignorada.

 

31 minutos atrás, Megaman X disse:

se eu ligar duas baterias de 3.7v em série! Pode resolver o problema?

Porque é queimar tudo. 

Esses circuitos são bem sensíveis na questão de tensão a mais. 

32 minutos atrás, Megaman X disse:

° comprar uma bateria com 4.7v e ver no que dá!

Aí pode ser que dê certo. Só que o carregador de 5V não vai servir pra carregar. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
26 minutos atrás, Megaman X disse:

uma de 3.7v com 12800 mah

A única coisa coerente... ela é mesmo máh kk.

 

agora, Megaman X disse:

para resolver o problema?

Coloque as duas em paralelo. De fato, coloque quantas puder. Só não vá dizer que não cabe, não consegue, mimimi e afins. Sugiro colocar + 3x1.2V AA. Já fiz isso. Segundo o dono, a caixinha tocou no talo por várias horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ver a bateria que veio com a caixinha não é lá nenhuma Brastemp... Já vi uns bluetooth aí, daqueles que parecem um bujãozinho de gáz, sendo vendido por R$ 10,00 na rua, na mão de camelô. Ora, uma bateria razoável de 3.000mAh não sai por menos de uns, sei lá... no Brasil, uns R$ 40,00, e mas fora do Brasil, por menos de US$ 5,00 é difícil ser de boa qualidade. Top de linha, no Brasil, para 3000mAh sai mais ou menos por uns R$ 60,00...

 

Quem sabe trocando a bateria que veio por uma menor, de 2800mAh ou até menos, 2.200mAh mas de boa qualidade, melhore?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/10/2019 às 12:01, Renato.88 disse:

Não soma, os 5V apenas ficam por cima, aí a tensão da bateria é ignorada.

se a tensão da bateria de 3.7v é ignorada! então significa que ela funciona com os 5v do carregador!!!
então...

se ligar duas baterias de 2.5v em série que no total da 5v vai funcionar normalmente?

adicionado 13 minutos depois
Em 18/10/2019 às 19:03, rmlazzari58 disse:

Quem sabe trocando a bateria que veio por uma menor, de 2800mAh ou até menos, 2.200mAh mas de boa qualidade, melhore?

andei pensando nisso também!
pega 2 ou 3 de marca boa e ligava em paralelo talvez resolva o problema mesmo!
só que...
eu ainda não sei se esse desligamento repentino e a fraqueza nos leds da minha caixinha de som pode ser uma tensão baixa ou os ampéres que a bateria entrega também são baixos.
então fico sem saber se eu compro uma bateria de 3.7v ou uma de 4.2v
porque ela ligada no carregador funciona no máximo perfeitamente!
o meu carregador tem 5v e 4a.
 

vi uma boa da samsung com 2800mAh 4.2v e 4a


 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Megaman X disse:

se ligar duas baterias de 2.5v em série que no total da 5v vai funcionar normalmente?

Se a corrente for alta vai funcionar. 

4 horas atrás, Megaman X disse:

eu ainda não sei se esse desligamento repentino e a fraqueza nos leds da minha caixinha de som pode ser uma tensão baixa ou os ampéres que a bateria entrega também são baixos.

As duas coisas.

Se a corrente for baixa a tensão cai e vice versa. 

4 horas atrás, Megaman X disse:

então fico sem saber se eu compro uma bateria de 3.7v ou uma de 4.2v

Coloca a que tava e mede, se a tensão baixar muito é porque a bateria é ruim. 

Aí você pode colocar uma de 3,7V da boa. 

Eu não colocaria a de 4,2V pois aí vai ficar ruim pra recarregar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Megaman X disse:

se a tensão da bateria de 3.7v é ignorada! então significa que ela funciona com os 5v do carregador!!!
então...

se ligar duas baterias de 2.5v em série que no total da 5v vai funcionar normalmente?

Cuidado... as entradas de energia são diferentes... uma entra (provavelmente) pelo usb... e a outra pelos fios para bateria...

na entrada referente ao USB, deve ter um regulador de tensão no caminhos, para reduzir a tensão que vai para a caixa... fara o circuito carregador de baterias que também é alimentado pelos 5v...

 

na entrada de baterias só o que fica pendurado é a caixa em si... portanto precisa de menos tensão...

 

TALVEZ... (verifique com o pessoal mais experiente) funcione se você ligar em série, porém pela entrada de usb....

mas neste caso as baterias não vão REcarregar... e vai ficar um trambolho horrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BloodCeltics Lopes disse:

na entrada referente ao USB, deve ter um regulador de tensão no caminhos, para reduzir a tensão que vai para a caixa...

É, eu não lembrei disso. 

Eu já vi mesmo um regulador nessas caixinhas. 

A carga da bateria é feita com uma tensão menor que 5V.

Como eu já tinha dito deve se medir as tensões da bateria e da carga pra tirar a duvida. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Eder Neumann disse:

aproveite a caixinha aberta e nos tragas mais informações sobre as placas de sinal e potência se possivel...

a placa dela é pequena e bem simples!

ela tem dois mini altofalantes de 5w e 4ohms cada!
ela é uma JBL Pulse 3 de 1°linha.
eu ja tive outras desse modelo e nunca tive problemas.

mas essa em específico ta me dando esse trabalho kk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 minutos atrás, Megaman X disse:

uma JBL Pulse 3

Foi numa exata desta que coloquei 3 x bat AA 1.2V em paralelo com a dela. Sim coube...

71XRDYZChLL._SX425_.jpg

 

Não é original mas duvideodó que algum escutador de funk perceba a diferença pelo ouvido.

 

5 horas atrás, Eder Neumann disse:

aproveite a caixinha aberta e nos tragas mais informações sobre as placas de sinal e potência se possivel...

Usa este ci XPT4978

 

xpt4978-ci-amplicador-frete-cr-D_NQ_NP_9

 

E sim, seria bom se o autor nos dissesse qual ci usa na placa de potência pra gente comparar com sua ...

utos atrás, Megaman X disse:

1°linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

 

eu to começando a achar que tem algum problema na placa dela...

porque não é possível!!!
eu coloquei duas baterias em paralelo originais da samsung de 3.7v e 2200mah e ela continua desligando no volume máximo!
e fora que quando instalei essa bateria nova, quando coloquei pra carregar percebi que a placa dela deu uma esquentada..
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é o caso, @Megaman X, mas já verificou se depois da caixinha se auto-desligar, a carga das baterias está zerada ou ok?

 

Outra sugestão, talvez mero diletantismo: meça, durante uns minutos, o consumo em volume baixo, normal e alto. Com um multímetro como o meu, bem básico, dá para medir correntes desde uns 10mA até 10A, acho, da seguinte forma: o positivo da bateria vai para o positivo da caixa; o negativo da bateria vai para o jack, no multímetro, chamado COM; o negativo da caixa vai no jack do multímetro em que está escrito "max 10A". No meu multímetro vou selecionando a faixa de corrente mas tem uns multímetros que selecionam automaticamente a escala...

 

Olha que para descarregar uma 18650 de 2200mAh dá um trabalhão, hein? Torra facim um resistor... dá para tomar banho no Inverno, hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

E sim, seria bom se o autor nos dissesse qual ci usa na placa de potência pra gente comparar com sua ...

eu vou desmontar ela e mandar imagens da placa pra vcs olharem!!!

adicionado 5 minutos depois
5 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

mas já verificou se depois da caixinha se auto-desligar, a carga das baterias está zerada ou ok?

sim! a carga da bateria continua ok!
eu não entendo muito da área...
mas eu acredito que a "fraqueza" dela deve-se aos volts da bateria.
ela vem com uma de 3.7v talvez seja pouco...
da próxima vez eu vou testar com uma de 4.2v pra ver o que acontece!
mas também acredito que possa ser problema na placa.
algum componente dela pode estar apresentando problema.
mas o incrível é que ligada no carregador funciona normalmente isso que não entendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ver tem um circuito de proteção, com MOSFETs, que, quando o carregador está conectado, despreza a bateria e alimenta, ele mesmo, o som. No carregadores TP4056 é assim: se você ligar ele no carregador, pode até tirar a bateria que a carga (o som, no seu caso) continua sendo alimentada. Ou seja, esse mecanismo de proteção despreza totalmente a bateria como fornecedora de energia para a carga...

 

E se você tira o carregador da tomada, ele chaveia de forma que a bateria é que passa a alimentar o som. Vai ver o bug tá aí... Será?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E se você tira o carregador da tomada, ele chaveia de forma que a bateria é que passa a alimentar o som. Vai ver o bug tá aí... Será?

hum...

pode ser! mas também pode ser culpa dos 2 altofalantes!
eles tem 5w e 4ohms

ouvi dizer que dependendo da potência elevada a placa não suporta!
talvez se eu trocar por 2 de 3w resolva o problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Megaman X disse:

talvez se eu trocar por 2 de 3w resolva o problema!

Desde que a impedância esteja correta, você pode colocar até de 100W pra+

 

10 horas atrás, Megaman X disse:

desligando no volume máximo!

Pode ser sobretemperatura ou sobrecarga ou sobrecorrente. A bateria fornece muuuuito mais corrente do que o carregador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

A bateria fornece muuuuito mais corrente do que o carregador.

mas o engraçado é que a bateria não da conta do volume Máximo e o carregador sim! kkkk

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Desde que a impedância esteja correta, você pode colocar até de 100W pra+

oloko kkk

adicionado 1 minuto depois
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Pode ser sobretemperatura ou sobrecarga ou sobrecorrente

hum...

então algum componente nela está super aquecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, Megaman X disse:

algum componente nela

O único sujeito a aquecimento é o de saída de som (cadê as fotos?). Se seu precioso não for JBL original, sim está sujeito a isso. De fato, qualquer um. Neste caso, tenta melhorar a questão do dissipador.

Se for original, você é bem rico e não me sinto a vontade em falar com você. Mas vou tentar...

29 minutos atrás, Megaman X disse:

bateria não da conta do volume Máximo e o carregador sim! kkkk

Tipo assim quando na bateria é esta que está fornecendo energia pro sistema. Ela dá o que tiver e não limita como no caso da fonte... Que provavelmente está atuando a limitação de corrente dela, não aquece o ci e você nem percebe nuances da qualidade sonora. Tenta ouvir (e gostar) música clássica, jazz, blues, p.ex.

Outra 1 pouco + complexa é que quando em 5V a corrente do ci saída de som é menor pois ele é chaveado. Isso provoca um menor aquecimento pois melhora 1 pouco + o rendimento.

 

Só chutes...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

A caixinha funciona sem bateria mas ligada no carregador? Ou não, se tirar a bateria não funciona de jeito nenhum, nem que esteja nem no carregador?

pelos meus testes...
se remover a bateria e ligar somente o carregador no volume médio, ela funciona normalmente!
mas aumento o volume instantaneamente ela desliga.

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Se for original, você é bem rico e não me sinto a vontade em falar com você. Mas vou tentar...

kkkkkkkkkk quem me dera fosse original e eu fosse rico kkkkkk
ela é paralela de 1°linha.

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Que provavelmente está atuando a limitação de corrente dela, não aquece o ci e você nem percebe nuances da qualidade sonora. Tenta ouvir (e gostar) música clássica, jazz, blues, p.ex.

eu gosto de musica clássica e tal...
até porque se colocar esse tipo de musica ela nem sofre!
eu gosto de hip-hop´, então na hora dos graves e das batidas mais fortes ela vai enfraquecendo ate desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!