Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Daqui a pouco nada mais irá funcionar à eletricidade.


misterjohn

Posts recomendados

Vi outro dia uma materia onde se ligava eletromésticos e até lâmpadas, sem fio, mais segundo consta ainda está em desenvolvimento, mas essa campainha aqui já realiza isso ou é igual aquela lanterna chineza que tinha uma manivela mas no fundo era baterias que acendiam a luz, será mais um blefe?

 

https://www.eletronicasantana.com.br/campainha-sem-fio-sem-bateria-cik-200-4529200-intelbras/p?&utmi_p=_&utmi_pc=Banner%3aBanner-Desktop-Principal-03&utmi_cp=Campanhinha+Sem+Fio+e+Sem+Bateria+CIK+200+4529200&utm_source=mkt&utm_medium=email&utm_campaign=ESA220120-RA&utm_content=banner_principal_02&btg_flag=1&btg_source=zHXqBDwEw2AoBFYsBD4Ey8sqyxOfBmc%3D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 1934, antes da guerra, a televisão apenas engatinhava e o filósofo francês Paul Valéry já advinhava tanto a Internet quanto o mouse:

 

“Assim como a água, o gás e a corrente elétrica são trazidos à nossa casa por meios quase imperceptíveis para nos servirem, também nos serão fornecidos quadros e sequências sonoras capazes de surgir de um mínimo gesto, de um sinal, para logo em seguida nos abandonar.”

 

 

adicionado 0 minutos depois

"O futuro não é mais como era antes", rs...

(Paul Valéry)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, misterjohn disse:

essa campainha aqui já realiza isso ou é igual aquela lanterna chineza que tinha uma manivela mas no fundo era baterias que acendiam a luz, será mais um blefe?

Pelo que eu entendi, somente o transmissor (no caso um controle remoto) que fica lá na rua não tem bateria. O tal botão deve ter algum imã e uma bobina para dar o sinal. 

 

Já o receptor, a parte que toca a musiquinha precisa da energia da tomada, já que deve ficar dentro da casa. 

 

De qualquer forma é semelhante à campainha daqui de casa, a diferença é que usei um carregador de celular e um controle de portão. Estes ficam lá na frente da casa ligados no relógio de energia e no interruptor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Pelo que eu entendi, somente o transmissor (no caso um controle remoto) que fica lá na rua não tem bateria. O tal botão deve ter algum imã e uma bobina para dar o sinal. 

 

Já o receptor, a parte que toca a musiquinha precisa da energia da tomada, já que deve ficar dentro da casa. 

 

De qualquer forma é semelhante à campainha daqui de casa, a diferença é que usei um carregador de celular e um controle de portão. Estes ficam lá na frente da casa ligados no relógio de energia e no interruptor. 

Mas a um detalhe que tem que ser considerado, se tem um transmissor e um receptor e o primeiro não possue nenhum tipo de energia, provavelmente a receptora tem que ficar muito próximo do emissor, as campainhas tradicionais elétricas, as chamadas cigarras, é padrão estar na cozinha, então em muitos imóveis a cozinha pode estar longe da porta de entrada, e ai, como vencer essa distância algo que não tem energia? Mesmo que fosse algo semelhante ao Magiclick, poderia até gerar uma corrente elétrica, mas o envio tem que ser em ondas, e haveria essa potência gerada suficiente para isso?

 

Para quem não sabe o que é um magiclick, veja na imagem abaixo, é um acendedor de fogões, cujo funcionamento é atraves da pressão sobre o O cristal piezoelétrico gerando a centelha que acende o gás:

 

Aparelho-Magiclick-Antigo-20181109132104

 

http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/funciona_piezo.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, misterjohn disse:

Mesmo que fosse algo semelhante ao Magiclick, poderia até gerar uma corrente elétrica, mas o envio tem que ser em ondas, e haveria essa potência gerada suficiente para isso?

Talvez. 

Só reparar que os controles remotos de portão ou alarme usam uma bateria de bateria corrente e funcionam há uma distância bem razoável, chegam a uns 50m em área livre, ou então uns 30m em locais fechados. 

As baterias usadas geralmente são as CR2032 de 3V ou então a A23 de 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Talvez. 

Só reparar que os controles remotos de portão ou alarme usam uma bateria de bateria corrente e funcionam há uma distância bem razoável, chegam a uns 50m em área livre, ou então uns 30m em locais fechados. 

As baterias usadas geralmente são as CR2032 de 3V ou então a A23 de 12V.

Não sou dessa área de eletrônica e "derivados" mas acho que ai você misturou uma coisa com outra (minha opinião sobre o assunto) para mim uma coisa é distância, outra coisa é potência, esses contrôles de portão abrem de uma distância razoável mas sem obstáculo...agora imaginar que um botão sem nenhuma fonte de  alimentação externa, colocada ao lado de fora de um apto, normalmente ao lado direito da porta, e uma onda emitida por um gerador pífio vai emitir uma onda capaz de chegar ao receptor e produzir som.

Não sei como funciona, mas deve haver restrições tipo o receptor deve ficar a x metros do emissor, não creio que se tenha liberdade de colocar o receptor em qualquer local do imóvel, caso exista essa restrição, convém lembrar que existe imóvel que só tem entrada social, com um corredor enorme e a cozinha pode ficar no outro extremo já que a sala ocupa todo o perímetro frontal do apto.

Obs: Não encare isso como eu esteja te desmentindo, apenas argumentando e procurando entender a situação, inclusive parece que esse processo é utilizado na carga de celulares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, misterjohn disse:

Não sou dessa área de eletrônica e "derivados" mas acho que ai você misturou uma coisa com outra (minha opinião sobre o assunto) para mim uma coisa é distância, outra coisa é potência, esses contrôles de portão abrem de uma distância razoável mas sem obstáculo...

Eu quis dizer que os controles remotos tem pouca potência, já que as baterias usadas fornecem pouca corrente. 

 

Se não tiver baterias, só existem outras duas maneiras de produzir energia elétrica. Uma delas é através de ímãs e bobinas, a outra é o tal do cristal piezo do "magiclick" que você até mencionou. 

 

Acredito que a segunda opção seja usada. O cristal produz uma tensão alta e uma corrente baixa, mas com um pequeno transformador se pode inverter isso. A energia gerada no curto espaço de tempo pode ser até maior do que a fornecida pelos tipos de baterias que eu mencionei acima. 

 

53 minutos atrás, misterjohn disse:

Não sei como funciona, mas deve haver restrições tipo o receptor deve ficar a x metros do emissor, não creio que se tenha liberdade de colocar o receptor em qualquer local do imóvel,

Isso eu acredito que tenha mesmo, afinal o problema ali é o tempo. A pessoa só vai apertar e soltar o botão rapidamente, a energia gerada vai durar no máximo 2 segundos caso tenha algum capacitor no circuito. 

 

56 minutos atrás, misterjohn disse:

inclusive parece que esse processo é utilizado na carga de celulares.

Nos celulares usam bobinas. No caso sem imã mesmo, já que trabalham com alta frequência. 

O funcionamento é semelhante a um transmissor de rádio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2020 às 19:41, misterjohn disse:

Vi outro dia uma materia onde se ligava eletromésticos e até lâmpadas, sem fio, mais segundo consta ainda está em desenvolvimento, mas essa campainha aqui já realiza isso ou é igual aquela lanterna chineza que tinha uma manivela mas no fundo era baterias que acendiam a luz, será mais um blefe?

Isso de blefe não tem nada e tampouco é invenção recente. Sabe aquelas chaves que fazem a mudança de linha férrea (trem) de uma pista para outra? Podem ser feitas manualmente por meio de alavanca ou através de um motor, fuso e chave de fim de curso, coisa simples. A 40 anos atrás em regiões muito afastadas da cidade a ferrovia já realizava essas manobras por meio de um magneto. Tratava-se de uma bobina imensa girada por manivela que era carregada manualmente (no braço). Feita a carga o chefe da estação fazia a mudança de chaves localizadas a + de 100m da estação. Esse produto que viu é uso novo de coisa antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

+ de 100m da estação. Esse produto que viu é uso novo de coisa antiga

Me fez lembrar que nikola tesla sonhou (talvez realizou) com isso 1 dia: transmitir energia sem fio por todo o planeta. Ainda no tema "coisa antiga", olha o newton c braga aí...

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/novos-componentes/52-artigos-tecnicos/artigos-diversos/4862-art1199

 

Sobre o tema (que sinistramente algo me diz acho que é repetido) do autor, que tal se comprasse um e fizesse um unboxing eletro&técnico dele e mostrasse pra nós? Meu voto vai pra piezzoeletricidade... não .. vai pra eletromagnetisimo ... ou melhor, algo do gênero...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Admiro muito seus comentários, sempre explanados tecnicamente, rico em detalhes, o que indica que você tem formação no assunto (eletrônica), mas dessa vez não entendi essa analogia, então vou pedir a gentiliza de explicar melhor, citei dois casos diferentes:

- Um eu vi acho que foi no youtube ou na tv, não lembro, mas era algo que acendia lâmpadas, movia liquidificadores sem fio, mas que estava ainda em desenvolvimento por não ter potência suficiente para grandes cargas;

- Comprei uma lanterna que em tese iria funcionar sem pilhas e baterias (essa era a promessa de quem vendia), realmente havia um pequeno dínamo que era acionado por uma especie de redutor para multiplicar a pressão na alavanca dado o pequeno curso ser insuficiente, eu fui usando achando que tinha lanterna sem despesa de baterias.

Em pouco tempo parou de acender, mesmo acionando o pequeno gerador, ai resolvi abrir e havia umas 4 ou 5 baterias semelhantes a da placa-mãe, só que menor, pelo jeito elas que sustentavam a lâmpada de led, a alavanca não passava de uma artimanha para acionar o interruptor e simular uma geração de energia.

 

Falei em blefe, porque na internet tem uns enganadores que dizem acender lâmpadas sem energia, isso em cima de uma mesa, com certeza a alimentação vem por baixo da mesa.

 

Essas ai nem blefe é, isso é estelionato, vender algo que não é o prometido

images?q=tbn:ANd9GcQ-bPRRoEoz_Iiw97UPfMH

 

 

images?q=tbn:ANd9GcQJinkM3xngokLk87722eZ

 

 

adicionado 3 minutos depois
9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Me fez lembrar que nikola tesla sonhou (talvez realizou) com isso 1 dia: transmitir energia sem fio por todo o planeta. Ainda no tema "coisa antiga", olha o newton c braga aí...

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/novos-componentes/52-artigos-tecnicos/artigos-diversos/4862-art1199

 

Sobre o tema (que sinistramente algo me diz acho que é repetido) do autor, que tal se comprasse um e fizesse um unboxing eletro&técnico dele e mostrasse pra nós? Meu voto vai pra piezzoeletricidade... não .. vai pra eletromagnetisimo ... ou melhor, algo do gênero...

Não é materia repetida, na outra ocasião eu não sabia dessa campainha, pelo seu pensamento então se eu postar algo sobre um defeito em placa-mãe e depois surgir outro diferente eu não poderia postar...você é uma pessoa bacana, mas plagiando o Chico, pare de dar pitaco nas respostas dos outros....😁☺️😄🤫

adicionado 8 minutos depois

Bacana essa matéria do link, esse Tesla é louco, ele deveria fazer montros como o Dr Frankstein, já pensou transmitir a energia que sai da bobina dele, ia ficar cheio de raios nas ruas...kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn , eu já tive dessa lanterna vagabunda. Chamá-la de estelionato não é nenhum exagero. A descrição do post anterior me fez lembrar do magneto que descrevi e por um instante pensei que o tivessem reproduzido em escala menor. Até que seria uma ideia interessante  nas situações onde não se tem energia disponível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Não estressa, só quis fazer uma graça, não leve a sério, se não der um relax de vez em quando, a gente alopra, to falando sério, foi só zoeira, quando eu me sinto ofendido eu revido pra valer, mas não foi esse o caso, dai "as carinhas", foi para passar a mensagem que era só uma curtição.....🤝

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a tal lanterna, eu já tive algumas delas... 

O botão tinha 3 posições: desliga, liga pela bateria e na outra posição acionava o dínamo meia boca (mesmo depois que a bateria acabou, ainda funcionava). 

 

Eu pensava que apertando o treco poderia recarregar a bateria, mas não era bem assim. :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, misterjohn disse:

@Renato.88 E eu que achei que nem bateria tinha já que ela era vendida como "Sem pilhas/sem baterias"...🤣??

 

A que eu tinha dava na cara que tinha bateria, afinal era transparente dava pra ver a bateria lá. 

E era só apertar o botão que os leds ficavam acesos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Em 24/01/2020 às 09:09, Visitante disse:

Não sou dessa área de eletrônica e "derivados" mas acho que ai você misturou uma coisa com outra (minha opinião sobre o assunto) para mim uma coisa é distância, outra coisa é potência, 


As duas coisas estão interligadas, meu amigo.

Para uma mesma frequência, quanto maior a potência de um sinal de RF, maior será a distância que ele pode ser demodulado.

Claro que você pode aumentar essa distância sem ter de aumentar a potência original gerada por um circuito, usando antenas melhores, mas a regra geral não muda...

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

a Schneider Electric tem um sistema de controle (botão) cujo o comando remoto não possui bateria e funciona sem fio algum, apenas o receptor precisa ser alimentado.


https://www.se.com/br/pt/product/XB5RFB01/pacote-botao-plast-wireless-c-recept-nao-program-1-pastilha/ 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!