Ir ao conteúdo

Existe conversor de 115V para 220V?

Ir à solução Resolvido por Shanks.,

Posts recomendados

Postado

Sim, autotransformadores servem para isso. São relativamente pequenos e pesados, conforme a carga nominal, e na prática fazem essa conversão com menos recursos que o transformador F5Rua4D.gif.

Hoje em dia, porém, o ideal está nas alternativas de estado sólido. Se algum equipamento trabalha melhor com 220 V, mesmo estando disponível para outras tensões, isso não está certo do ponto de vista de projeto.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado
25 minutos atrás, if. disse:

ndv

os testes em fontes sempre têm um desempenho melhor em 220 / 230 do que em 115

adicionado 23 minutos depois

@if. @rjjj gente, realmente fiquei em dúvida, afinal ia comprar esse conversor para ter um melhor desempenho da fonte, minha MWE em 115 fica no 80 plus bronze, enquanto em 230 fica em 80 plus silver pra gold, vcs disseram que isso de 115V pra 220V não existe, mas então por que isso acontece?

• Solução
Postado
33 minutos atrás, Yan_ disse:

gente, realmente fiquei em dúvida, afinal ia comprar esse conversor para ter um melhor desempenho da fonte, minha MWE em 115 fica no 80 plus bronze, enquanto em 230 fica em 80 plus silver pra gold, vcs disseram que isso de 115V pra 220V não existe, mas então por que isso acontece?

Pois em 115V a corrente é maior, é uma condição mais severa,menor eficiencia. Mas na boa, não vale a pena comprar o autotrafo só pra isso... você só iria abaixar uns centavos na conta de energia, deixa assim mesmo.

• Obrigado 2
Postado
1 hora atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Pois em 115V a corrente é maior, é uma condição mais severa,menor eficiencia. Mas na boa, não vale a pena comprar o autotrafo só pra isso... você só iria abaixar uns centavos na conta de energia, deixa assim mesmo.

Na verdade o transformador não vai trabalhar a 100%, acho que ele gastará mais luz ainda

• Curtir 1
  • Confuso 2
Postado
5 horas atrás, Yan_ disse:

os testes em fontes sempre têm um desempenho melhor em 220 / 230 do que em 115

adicionado 23 minutos depois

@if. @rjjj gente, realmente fiquei em dúvida, afinal ia comprar esse conversor para ter um melhor desempenho da fonte, minha MWE em 115 fica no 80 plus bronze, enquanto em 230 fica em 80 plus silver pra gold, vcs disseram que isso de 115V pra 220V não existe, mas então por que isso acontece?

Aquelas fontes antigas que usavam um dobrador de tensão com capacitor, essas sim tinham um desempenho melhor ao ligar em 220V. Mas mesmo assim era coisa pouca. 

Essas de hoje, que tem mudança automática, tanto faz, pois foram feitas pra ligar em qualquer tensão entre 100 e 250V. 

De qualquer forma, se o objetivo de usar um auto trafo é pra economizar energia não adianta, pois o que a fonte economizar, o trafo consome. 

Um auto trafo pra alimentar um PC acaba sendo caro e não trará benefício algum, nem mesmo a longo prazo. 

• Obrigado 1
Postado

A sua dúvida é sobre desempenho. As fontes atuais são automáticas. O que toda fonte precisa fazer é entregar 2 tensões para a mobo (5 e 12 V DC). Não faz diferença se na entrada é 100 ou 250 V. A diferença está na qualidade dos materiais que fazem essa conversão. Quanto melhor for a qualidade, melhor desempenho terá, mais peso e mais cara também. Não existe almoço grátis. Por trafo (qualquer que seja) não mudará essa lógica.

Postado
5 horas atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Galera, mesmo as fontes de projeto moderno, com PFC ativo, full range, trabalham melhor em 220V, isso ainda é um fato

De acordo com a tabela aí não passa de 3%, é meio insignificante. 

De toda forma, a solução mais lógica seria alimentar com uma tomada de 220V, mas sem transformador. Dessa forma sim os míseros 3% irão valer. 

Se na casa do amigo @Yan_ não tem essa disponibilidade então é melhor deixar em 115V mesmo. 

• Curtir 2
Postado

@Renato.88 Então Renato, a questão é que 3% na eficiencia de uma fonte, pode parecer insignificante, mas não é. É uma mudança de tier, Bronze para Silver.

miseros 2% é a mudança de Platinum para Titanium em 100% de carga, o questionamento foi apenas esse.

E sim, concordamos que comprando o transformador, vai estar trocando apenas alhos por bugalhos, vai dar na mesma.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Na verdade não que eletronicos trabalham melhor em 220v, pois uma placa eletrônica em si tem a fonte que rebaixa a tensão, mas sim, essas fontes trabalhando com uma tensão maior acabam precisando de menos corrente, e acabam esquentando um pouco menos. Em 220v acho melhor até na elétrica, em chuveiro, ar condicionado, máquina de lavar e secar, é muito melhor porque exige menos corrente e assim em instalações onde se tem um equipamento que consome muito (em todos os exemplos anteriores citados), você economiza colocando fios mais finos.

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado

Vi acima que galera continua achando que com o transformador trocaria 6, por meia duzia. Na verdade esse pensamento é totalmente errado. Agora que lembrei, calor = desperdício de energia. Quem já usou um desses transformadores sabe como eles esquentam, então eu creio que a eficiência do transformador deve ser abaixo de 80%

Uma coisa que me passou pela cabeça, é que numa local com energia 110V, pode ser feito aquele arranjo fase + fase para gerar 220v. Creio que seria a solução.

• Amei 1
Postado
43 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Vi acima que galera continua achando que com o transformador trocaria 6, por meia duzia. Na verdade esse pensamento é totalmente errado. Agora que lembrei, calor = desperdício de energia. Quem já usou um desses transformadores sabe como eles esquentam, então eu creio que a eficiência do transformador deve ser abaixo de 80%

A gente estava falando somente da fonte, é claro que o transformador vai gastar mais energia. 

44 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Uma coisa que me passou pela cabeça, é que numa local com energia 110V, pode ser feito aquele arranjo fase + fase para gerar 220v. Creio que seria a solução.

Nem sempre, existem locais aqui no Brasil onde a concessionária só fornece uma única fase com somente os 115V.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
5 minutos atrás, Renato.88 disse:

existem locais aqui no Brasil onde a concessionária só fornece uma única fase com somente os 115V.

Uma correção amigo @Renato.88 . Onde a tensão é 110/115/127 V, SEMPRE terá a opção de 220V BI ou trifásico. A opção do cliente é que fará a concessionária entregar o que ele deseja.

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Mega Blaster disse:

SEMPRE terá a opção de 220V BI ou trifásico. A opção do cliente é que fará a concessionária entregar o que ele deseja.

A cemig não quis entregar trifásico pro meu barraco.

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

@Mega Blaster O critério peso + qualidade do componente não é um critério suficiente. Importa a inteligência no projeto. Uma fonte linear com os "melhores" componentes pode ficar bem pesadinha; isso não garantirá ausência de "bug".

@Felipe Barbosa Melo O que significam essas tabelas? Ou melhor: como esses dados foram coletados?

Não se deveria comparar duas utilizações de um mesmo projeto, nem produtos diferentes, se o objetivo é fazer 115 vs. 220V.

Postado
16 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

O que significam essas tabelas? Ou melhor: como esses dados foram coletados?

eu acho que com um vídeo é mais fácil de explicar:

• Membro VIP
Postado

@Yan_ Eu já estava ciente de como são realizados os "testes de fonte". Minhas perguntas referem-se à compilação daquelas tabelas específicas: 

Em 22/09/2020 às 07:58, Felipe Barbosa Melo disse:

Teste tirado da Cybenetics:

659854009_cybeneticseficiencia..png.9933bd1c710caf9edbf41f7379b97a9c.png

Minha indagação é sobre a metodologia de comparação para o tópico (não para fontes).

Postado
27 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

O que significam essas tabelas? Ou melhor: como esses dados foram coletados?

As tabelas das fontes? selo_80_plus.png.88b3d6485b060838d9942e5add555fdf.png

Essa é a tabela da certificação 80 plus (ECOVA), mas já te digo que a metodologia que eles utilizam é algo totalmente amador.

Isso pois, o teste de fontes deles são feitos em uma temperatura de 23 mais ou menos 5 graus celsius ( 18~28), e isso é ridiculo, pois, numa faixa de variação termica dessas, a fonte muda completamente de comportamento ( Quanto maior a temperatura ambiente menor será a eficiencia, mas em compensação, quanto maior a temperatura da ponte retificadora maior a eficiencia).

O teste que eu enviei o print foi feito pela Cybenetics que faz um dos testes mais rigorosos do mundo, com baixa variação termica.

33 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não se deveria comparar duas utilizações de um mesmo projeto, nem produtos diferentes, se o objetivo é fazer 115 vs. 220V.

É a mesma fonte, apenas em tensões diferentes. Em qualquer fonte, de qualquer teste, sempre se comportará melhor em tensões mais altas do que em tensões mais baixas.

Aliás, o teste para "torturar" a fonte, é colocado uma tensão de 90V por 3 minutos em 100% de carga, a fonte vai a mais de 140 graus celsius.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

O teste que eu enviei o print foi feito pela Cybenetics que faz um dos testes mais rigorosos do mundo, com baixa variação termica.

É a mesma fonte, apenas em tensões diferentes. Em qualquer fonte, de qualquer teste, sempre se comportará melhor em tensões mais altas do que em tensões mais baixas.

Não creio que comparar dois usos de outra fonte (que não a sua) seja suficiente para responder a questão você trouxe. Nem comparar os dois usos da sua própria fonte!

Porque colocar um autotransformador no meio dessa estória é uma baita variável.

Postado
4 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não creio que comparar dois usos de outra fonte (que não a sua) seja suficiente para responder a questão você trouxe. Nem comparar os dois usos da sua própria fonte!

Porque colocar um autotransformador no meio dessa estória é uma baita variável.

Você pode explicar melhor, o seu questionamento? Sinceramente, eu não estou entendendo kkkk.

A questão que eu trouxe ao tópico foi, que mesmo as fontes de projeto moderno, ainda se beneficiam de tensões mais altas, apenas isso. Eu não disse que o autotrafo era uma boa ideia.

• Membro VIP
Postado
Em 21/09/2020 às 22:11, Yan_ disse:

Queria saber se existe conversor de 115V para 220V, afinal eletrônicos em geral trabalham melhor em 220. 

A resposta foi: autotransformador.

Mas o que estava implícito na abertura do tópico era:

1) Vou usar o "conversor" e passar a adquirir aparelhos 220V

OU

2) Vou usar o "conversor" em meus aparelhos BIVOLT

OU

3) Vou usar o "conversor" e setar meu aparelho para 220V, na chave (switch) dealizante que ele tem para optar-se entre as duas tensões AC

Então as contribuições foram chegando, e passamos a ter:

• conversor = autotransformadora

• aparelho = fonte de alimentação para PC

Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Então as contribuições foram chegando, e passamos a ter:

• conversor = autotransformadora

• aparelho = fonte de alimentação para PC

De qualquer forma, o auto transformador é um dispositivo conversor. 

O autor do tópico o chamou assim justamente por não saber o nome do dispositivo, era parte da dúvida dele 

Sobre a fonte de PC percebemos que se tratava dela no momento em que ele menciona o modelo MWE e os selos 80 plus. 

• Membro VIP
Postado

@Renato.88 O que estou dizendo é que considerar o conjunto completo — conversor + aparelho — é o que importa para decidir adotá-lo ou não. Levar em conta a observação sobre a ineficiência (desperdício de energia) no autotransformador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!