Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Simples circuito FM para transmitir um pulso simples


Posts recomendados

o rolê do drone é comigo :) 

 

dei uma avançada no projeto para usar o HC-12 para a transmissão do sinal (que será serial gerado por um ATTiny85), o HC-12 com seus 100mW de transmissão tem alcance de 1km em campo aberto o que é bem suficiente para mim, mas encontrei transmissores similares aos de controle de portão com esta potência, o que simplificaria o meu projeto.

Mas como a @.if mencionou, preciso de uma certa segurança no protoloco para que nenhum bobalhão que teja por perto com um controle de portão no bolso libere o colete acidentalmente no local errado, pois afinal só temos uma chance (o drone não consegue levar dois coletes).

Assim o protocolo serial (uart) transmitido pelo HC-12 vai me dar alguma segurança ainda que por enquanto transmita somente um byte sem criptografia alguma. Quando o protótipo funcionar vou pensar em como melhorar esta parte.

 

Gostaria de aproveitar o momento para perguntar aos entendidos (ou que puderam experimentar o equipamento) sobre estes transmissores 433MHZ e como eles operam... estive conversando com um colega meio entendido (mas muito teimoso e arrogante)  ele medisse que estes transmissores pequenos só mandam um sinal de portadora, se envio de dados e o receptor só detecta a presença de portadora e emite um pulso na saída, esta informação confere?

Minha dúvida é, este equipamento faz transmissão de dados no sinal (via modulação) ou é só "on-off"?

 

queria saber se consigo mandar um pwm ou serial unilateral através dele...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nunca mexi com tal 433Mhz mas algo me diz que seu colega nada humilde está certo (eu [eu] prefiro errar de vez em quando e me corrigir sendo humilde do que acertar sempre sendo arrogante) . No receptor ocorre algo como: no receptor: se tem sinal 433Mhz dá zero na saída. Se não fica em 1 mesmo. Assim sendo, você é que deve compor os dados bit a bit no transmissor. Portanto 2 ou + tx 433 interfere num receptor. Filtro digital por sw necessário. Por hw, algo como...

trasmisor  rf.gif

Na animação acima perceba o zero sutilmente bem definido.

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Eder Neumann disse:

Minha dúvida é [se] este equipamento faz transmissão de dados no sinal (via modulação) ou é só "on-off"?

 

Strings são transmitidas!

 

Este objetivo tutorial (em inglês) informa que trata-se da modulação ASKe orienta que a biblioteca VirtualWire (12é coisa do passado, tendo sido substituida pela RadioHeadInclusive há tutorial também no arduino.cc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Eder Neumann disse:

Gostaria de aproveitar o momento para perguntar aos entendidos (ou que puderam experimentar o equipamento) sobre estes transmissores 433MHZ e como eles operam... estive conversando com um colega meio entendido (mas muito teimoso e arrogante)  ele medisse que estes transmissores pequenos só mandam um sinal de portadora, se envio de dados e o receptor só detecta a presença de portadora e emite um pulso na saída, esta informação confere?

Minha dúvida é, este equipamento faz transmissão de dados no sinal (via modulação) ou é só "on-off"?

Dá pra transmitir dados binários por eles. 

Se deixar a entrada livre não transmite nada (só a chiadeira do ruído branco). 

Se aterrar a entrada do tx temos zero no receptor. 

Se colocar tensão se tem um no receptor. 

Esses transmissores tem alcance curto, máximo de 100m. Somente pra uso caseiro como campainhas, alarmes, travas e portões. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Renato.88 , imagino a utilidade de se fazer uma "mensagem customizada" — uma rajada de pulsos.

 

Seria um projeto interessante...

 

O par codificador e decodificador da mensagem; a serem usados com os módulos TX e RX respectivamente, sem qualquer microcontrolador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, Eder Neumann disse:

ele e mais nenhum na internet inteira

Mais... você e a internet são mais que isso...clique...

 

Também tenho dúvida sobre os 4Km... Talvez não agora, nem hoje e provavelmente nem amanhã mas algum dia teste e confirme pra nós ok? 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há algum tempo, estudei os circuitos de transmissão e recepção via 433MHz. 

Estudei os circuitos comerciais, dos simples e até esmo projetei um receptor de UHF.

Obtive as seguintes informações:

1 - O sinal aplicado ao transmissor. O '1' transmite a portadora e o '0' não. 

Segue as figuras do comercial

Receptor_433MHz_Foto_1e1.jpg.d6f38bf46930c36f032d8082778ac923.jpg

Diagrama_kit_UHF.thumb.jpg.f01fc51705f469910a07353b2f263a72.jpg

Sinal na saída do estágio de recepção super regenerativo e sinal de comparação. Alterei o resistor R12 para receber menos ruído, porém reduz a distância.

433XingLing_3.thumb.jpg.77666b381851f83b52cc2b4fee5e9e24.jpg

 

2 - Meu trabalho...

1773762777_Diagrama_esquemtico.jpg.b5e604b7b63a8c12a4ac7e1a04f9f923.jpg

SReg_PCI_Comp_1e40.thumb.jpg.86c73befa00eb1f86cc6d08d1c87a5b7.jpg

Superregenerativo_7.thumb.JPG.37b11cc5c73658f5096069485622e307.JPG

 

O detalhe é que o simples ligar ("1") e desligar ("0") do transmissor, "suja" o espectro eletromagnético nas adjacências. Criam-se dois efeitos com isso.

Ao se ligar o transmissor ("1"), é imperativo "aguardar" até que o receptor estabilize  as tensões internas de polarização. Isso pode ser observado na figura seguinte. Observe o sinal subindo como a carga de um capacitor. 

Esta é a saída do estágio de ganho logo a seguir do estágio super regenerativo. O estágio seguinte é um comparador. Esperando-se que o sinal se estabilize, pode-se obter maior amplitude do sinal em termos de faixa de tensão de comparação.

Circuito_14_02_2011ee.thumb.JPG.09e30cc2493e58d5c6c1fe5c069f90fd.JPG

 

O simples ligar e desligar o transmissor, enviando bits, polui o espectro eletromagnético. 

 

Por este motivo é que estes TX e RX tem curto alcance. Com baixa potência não polui o espectro eletromagnético. Foi um compromisso entre as necessidades de comunicação em curto espaço, com um preço baixo.

MOR_AL

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2020 às 01:03, Renato.88 disse:

Quando eu fiz, usei como base um daqueles controles de portão.

Copiei a placa, pois tinha um desenho muito simples, e usava componentes bem comuns.

 

Newback03.thumb.jpg.47596388eba1e5453629465aef7ac8db.jpg

 

 

imagem109.png.92d9ae5a6957fc89e14827fc4590d5c4.png

 

Olha, achei simplesmente fantástico.

Olhando o transmissor, parece ser perfeito para o que eu quero, bem simples e para um sinal simples.
Me bateu uma curiosidade sobre o transistor MPSH10 (ou KSP10)...

A escolha dele se dá, em suma, pelas características presentes no datasheet dele, nesta seção (segue abaixo a foto)? Altos valores de frequência...
image.png.c55c8b00ce8381eb4abd3b5dd2dbe131.png

(https://www.onsemi.com/pub/Collateral/MPSH10-D.PDF)

Em 05/12/2020 às 13:33, alexandre.mbm disse:

 

Pelo que entendi, ele precisa transmitir um comando único, para que um colete salva-vidas se solte do drone.

 

Assim realmente ficou evidenciado que LoRa seria sofisticação demais.

Na verdade, nosso amigo @Eder Neumann que falou sobre drone.
 

 

Em 05/12/2020 às 14:48, Renato.88 disse:

Em momento nenhum o autor do tópico @Fernando de Lima disse isso. 

Essa ideia do drone é do @Eder Neumann

Exato, rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fernando de Lima disse:

A escolha dele se dá, em suma, pelas características presentes no datasheet dele, nesta seção (segue abaixo a foto)? Altos  valores de frequência...

Sim, o transistor tem que suportar a frequência do circuito que no caso é 433,92MHz. 

Nesse caso o transistor com valor mínimo teria que ser de 450mhz, já que os valores são cheios. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/11/2020 às 18:59, Renato.88 disse:

precisam de uma placa bem feita com os componentes bem posicionados

deve ser por isso que os meus nunca funcionaram direito kkkk

 

quanto ao transmissor FM, acho que corre o risco de receber interferências externas também.

muita coisa (brinquedos de criança) transmitem nesta faixa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!