Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

achei hoje numa loja de ferramentas e parafuso o tal do breu, vem 200g e meio em pedrinhas e em po. Tava pensando se vale a pena comprar pelo preço de 10 conto, se da realmente um "upgrade" na bancada.

• Membro VIP
Postado

Há muuito tempo atrás eu usava pra soldar e proteger coisas. Não corrói a ponta do soldador, numa placa cria uma camadinha protetora... derretia com álcool e formava um verniz. Me lembro co cheiro... saudade...

Aquele anúncio do m.l. está 'sem noção'.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
20 horas atrás, Thiago Miotto disse:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1283507206-fluxo-de-solda-solido-de-resina-rosin-breu-_JM

Isso?

Se for, me parece pouco útil. Olha a instrução. Até espalhar na placa c/ o ferro eu testo c/ o multímetro na escala de continuidade.

Não, o breu que eu achei são pedrinhas amarelas.

10 horas atrás, .if disse:

Há muuito tempo atrás eu usava pra soldar e proteger coisas. Não corrói a ponta do soldador, numa placa cria uma camadinha protetora... derretia com álcool e formava um verniz. Me lembro co cheiro... saudade...

Aquele anúncio do m.l. está 'sem noção'.

Tipo da para dissolver um pouco no alcool isopropilico e espirrar na placa pra criar uma camada pra proteger ?

Seria muito bom, eu conserto bastante placas que ficam expostos a quimicos, umidade e falta de limpeza.

Então quer dizer que nao preciso mais usar o verniz para finalizar o conserto ? uhuul. Seria isso mesmo ?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, K.e.V. T.a.G disse:

dissolver um pouco no alcool isopropilico e espirrar na placa pra criar uma camada pra proteger

Sim era álcool comum mesmo. Eu usava na época da pobreza pra placas protótipos, brincadeiras, circuitos bobos e tal. Pra uso industrial/profissional há alternativas atualizadas apropriadas. Considere-as.

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
19 horas atrás, .if disse:

Sim era álcool comum mesmo. Eu usava na época da pobreza pra placas protótipos, brincadeiras, circuitos bobos e tal. Pra uso industrial/profissional há alternativas atualizadas apropriadas. Considere-as.

Seria só pra experimentar mesmo, tem muitas placas que da pra deixar sem verniz. E pra soldar da para usar como se fosse uma pasta de solda ou  fluxo de solda ?

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

para usar como se fosse uma pasta de solda ou  fluxo de solda

Sim esta era uma das funções do composto.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, .if disse:

Sim esta era uma das funções do composto.

então semana que vem eu compro, acho q vale a pena testar, ainda mais esta relativamente "barato".

Postado

Eu usava breu com álcool para "envernizar" as minhas placas de circuitos impressos. Com o tempo as placas ficavam com uma "gosma", que não era legal.

Passei a usar verniz acrílico, mas apesar de não deixar o cobre da placa oxidar, também dificultava em muito a soldagem dos componentes (pincelava a placa toda antes de soldar os componentes).

Hoje uso o breu com álcool APENAS para facilitar a soldagem e a retirada de componente.

Para impedir a oxidação do cobre eu faço uma mistura de verniz acrílico com éter, algo como 50% de cada. Uso um vidrinho de esmalte da patroa.  Como o éter é muito volátil, tenho que complementar a mistura com éter de tempos em tempos.

A proteção contra oxidação é permanente. Os filetes de cobre ficam sempre brilhantes. A solda de componentes fica apenas levemente prejudicada em comparação com uma placa sem proteção alguma.

Sem o acrílico, o cobre oxida e fica cheio de manchas e dificultando a soldagem.

MOR_AL

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, MOR disse:

Eu usava breu com álcool para "envernizar" as minhas placas de circuitos impressos. Com o tempo as placas ficavam com uma "gosma", que não era legal.

Passei a usar verniz acrílico, mas apesar de não deixar o cobre da placa oxidar, também dificultava em muito a soldagem dos componentes (pincelava a placa toda antes de soldar os componentes).

Hoje uso o breu com álcool APENAS para facilitar a soldagem e a retirada de componente.

Para impedir a oxidação do cobre eu faço uma mistura de verniz acrílico com éter, algo como 50% de cada. Uso um vidrinho de esmalte da patroa.  Como o éter é muito volátil, tenho que complementar a mistura com éter de tempos em tempos.

A proteção contra oxidação é permanente. Os filetes de cobre ficam sempre brilhantes. A solda de componentes fica apenas levemente prejudicada em comparação com uma placa sem proteção alguma.

Sem o acrílico, o cobre oxida e fica cheio de manchas e dificultando a soldagem.

MOR_AL

Pelo jeito nao vai dar mesmo pra fazer meu "verniz de pobre". Onde posso achar éter para comprar ? O verniz acho nas lojas de tintas ou ferramentas. O problema das placas que eu conserto é q uma parte delas ficam dentro de malharias e tinturarias, que fica exposta a umidade, corante (que é corrosivo, tira toda a mascara de solda verde se não tiver verniz em cima), e tambem oleo, claro que isso é com o tempo, mas em 3 ou 6 meses se não colocar nenhum verniz a placa já começa a dar defeito por causa de oxidação, trilha, etc. Estava mais querendo uma opção extra, porque logico que já tenho um verniz em spray para placas, mas uma segunda opção sempre será bom ter.

Uma coisa que eu não achei é aquele silicone (ou sei la o que é) branco que fica grudado em capacitores, trafos ou qualquer coisa para não dar tanta vibração nos terminais, até compraria se soubesse o nome ou o que é, mas uso cola quente por ora mesmo kkk. (alguem sabe o que é ?)

• Membro VIP
Postado

Por breves momentos achei ou a situação me conduziu a você estar fabricando pci's portanto o breu era (e é) uma boa opção pra estanhamento. No  caso parece que você quer proteger partes soldadas  expostas. O tal silicone branco  não é diretamente direcionado à eletrônica mas quebra o galho e serve mais pra fixação mecânica onde há vibrações gerais.

Pro caso de mini vedações eu (eu) dentre outras coisas usei até esmalte de unha mesmo. Numa das baixadas do espírito de mc gyver e usei até vela derretida. 

P.ex. placa de máquina de lavar cujo circuito é parrudo já fiz testes com sucesso. Circuitos frutinha há de se avaliar/testar e/ou usar soluções químicas profissionais a contento

• Curtir 2
Postado
11 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Pelo jeito nao vai dar mesmo pra fazer meu "verniz de pobre". Onde posso achar éter para comprar ?

Imaginei que você estava montando as placas.

Em Tempo:

Acetona é mais fácil de encontrar que éter. 

A acetona é vendida como "cola para acrílico" em lojas do ramo. Mas no seu caso, que é apenas para proteger as placas já terminadas, use apenas o verniz acrílico (sem diluir com o éter), pois não deverás fazer muitas soldas (ou talvez nenhuma) na placa.

MOR_AL

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, MOR disse:

Imaginei que você estava montando as placas.

Em Tempo:

Acetona é mais fácil de encontrar que éter. 

A acetona é vendida como "cola para acrílico" em lojas do ramo. Mas no seu caso, que é apenas para proteger as placas já terminadas, use apenas o verniz acrílico (sem diluir com o éter), pois não deverás fazer muitas soldas (ou talvez nenhuma) na placa.

MOR_AL

Na verdade não estou montando nenhuma placa, eu faço consertos de placas, de inversores de frequências, controladores de processos, placas dedicadas de maquinas, etc,  dai sempre preciso proteger partes "criticas" (a parte do driver que dispara igbt, ao redor de um ci de fonte chaveada) ou que eu sei que vai ser exposto a umidade ou que vai ficar um cooler jogando ar sujo na placa. Ter uma alternativa é sempre bom. E depois para retirar o verniz acrilico se usa o que ?

• 4 semanas depois...
Postado
Em 17/02/2021 às 19:31, K.e.V. T.a.G disse:

E depois para retirar o verniz acrilico se usa o que ?

usa isso: maxresdefault.jpg

Brincadeira... Não use isso...

brincadeiras a parte, 

dependendo da complexidade da placa, sai mais em conta copia-la e mandar fazer um lote grande na china...

depois a cada conserto, monta uma nova com os componentes da velha...

• Curtir 1
  • Haha 1
  • 1 ano depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 17/02/2021 às 08:02, MOR disse:

Mas no seu caso, que é apenas para proteger as placas já terminadas, use apenas o verniz acrílico (sem diluir com o éter), pois não deverás fazer muitas soldas (ou talvez nenhuma) na placa.

É, testei e aprovei mesmo verniz acrilico, comprei aqueles em spray, e ficou legal o resultado, ja q o uso é só para finalizar e proteger partes de placas expostas ao tempo, sujeira e umidade.

Fiz a mistura de alcool isopropilico com breu e aprovei tambem, facilita as coisas.

@.if @MOR Então, e aquela camada de caramelo que fica na placa depois que você solda com breu da para deixar ? Mesmo nas partes de alta tensão e frequência (fonte chaveada), não tem problema com o tempo ?

Postado
agora, K.e.V. T.a.G disse:

@.if @MOR Então, e aquela camada de caramelo que fica na placa depois que você solda com breu da para deixar ?

Ou o seu breu está com pouco álcool, ou você está colocando muita mistura. Nas minhas soldagens, não tem quase resto de breu, mas eu costumo passar uma escova com álcool, para limpar, antes de passar verniz acrílico dissolvido com acetona.

MOR_AL

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

problema com o tempo ?

Amigo, eu sobrevivi até hoje pra manter os experimentos na memória (ou vaga lembrança) mas infelizmente eles não. Portanto não deu tempo de adquirir mais este conhecimento empírico, ok? Mas como já dissemos, soluções + modernas e menos de pobre são melhores. Mas sim, foi eterno enquanto durou.

Mas que nada te impeça de você mesmo nos contar daqui há muitos anos a frente, ok?. Meu plano é estar aqui para te ler. Mas há planos, Planos e espero que "PLANOS" 😁

• Haha 1
Postado
18 horas atrás, MOR disse:

mas eu costumo passar uma escova com álcool

Escova para dentes... Retira todo o remelo restante. E não é legal deixar restos de soldagens que não seja a própria solda.

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

@MOR Nem mesmo o resto da propria pasta que vem dentro do estanho ? (uso a marca cobix).

É, vi que dependendo da quantidade de mistura de pobre que eu coloca para fazer uma ressolda, a aparencia final fica entre o resto de pasta do proprio estanho e uma cor entre amarelo claro e caramelo no ponto, tudo depende.

Vi tambem q o limpa contato tambem tira uma quantidade consideravel dessa remela q fica a placa.

Em 18/10/2022 às 07:53, .if disse:

Amigo, eu sobrevivi até hoje pra manter os experimentos na memória (ou vaga lembrança) mas infelizmente eles não. Portanto não deu tempo de adquirir mais este conhecimento empírico, ok? Mas como já dissemos, soluções + modernas e menos de pobre são melhores. Mas sim, foi eterno enquanto durou.

Mas que nada te impeça de você mesmo nos contar daqui há muitos anos a frente, ok?. Meu plano é estar aqui para te ler. Mas há planos, Planos e espero que "PLANOS" 😁

Acho q pra mim n vai rolar fazer essa experiencia, pois como ja falei estou usando verniz acrilico mesmo (custo beneficio bom), só estava perguntando de curioso mesmo, talvez algum dia eu lembre disso e me dê na telha de fazer esse experimento sobre a durabilidade desse "verniz de pobre".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!