Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia

ontem tive uns problemas com Linux, agora não consigo fazer um pen-drive bootável de Windows no Linux, já tentei com o BalenaEtcher, nada, WoeUSB, nada, já tentei montar pelo próprio Linux, nada de novo

o que eu posso fazer?

Postado
agora, Marcelo_gs disse:

ja tentou em outro pendrive?

já tentei sim, continua com a mesma birra

agora, Marcelo_gs disse:

Esta instalando corretamente os arquivos ISO e os programas de boot?

sim, já tentei montar direto pelo Linux, copiar e colar no pendrive, já tentei tudo ao meu alcance e esse maldito pendrive se rejeita a dar o boot

Postado

@Pepse Tente realizar o comando no Terminal: "sudo apt update". E depois disso, crie um pendrive bootável com WoeUSB novamente.

E eu recomendo que você lê esse artigo. Tente usar o GNOME Multi-Writer, uma ferramenta que esse artigo cita.

Postado

@Pepse Caso continue persistindo, tente fazer o pendrive usando uma máquina virtual com Windows, nela é garantido que pelo menos vai instalar diretamente com o programa da microsoft, se mesmo assim persistir, então existe algum problema da sua máquina 

Perdão, não na máquina, alguma configuração da BIOS ou problema do pendrive em si

Postado

@Pepse Ok, isso ta bem estranho, mas não esqueça de compartilhar o acesso pra portas externas na virtualbox, se não ele não vai reconhecer mesmo 

Sendo bem sincero a iso do Windows 10 eu ja fiz uma vez só de montar ela, pegar todo o conteúdo dentro e jogar dentro de um pendrive e funcionar normalmente, porém atualmente nenhum programa para bootar pendrive costuma funcionar com as ISO atuais da microsoft mesmo, conseguiram me ferrar bonito, só consigo bootar um pendrive e fazer funcionar usando o próprio media creator da microsoft

Ja que você ainda ta no linux, tenta executar o programa da microsoft usando o próprio Wine

Ah, se não me engano na virtualbox você pode priorizar pro dispositivo externo ser reconhecido somente dentro da máquina virtual, ele vai tomar acesso e seu sistema próprio não vai mais ter acesso à ele, só não estou lembrado como fazer

Postado
2 minutos atrás, Adriel SG disse:

@Pepse Ok, isso ta bem estranho, mas não esqueça de compartilhar o acesso pra portas externas na virtualbox, se não ele não vai reconhecer mesmo 

cara, já fiz isso, e esse troço continua na birra

2 minutos atrás, Adriel SG disse:

Sendo bem sincero a iso do Windows 10 eu ja fiz uma vez só de montar ela, pegar todo o conteúdo dentro e jogar dentro de um pendrive e funcionar normalmente, porém atualmente nenhum programa para bootar pendrive costuma funcionar com as ISO atuais da microsoft mesmo, conseguiram me ferrar bonito, só consigo bootar um pendrive e fazer funcionar usando o próprio media creator da microsoft

ferraram bonito mesmo, se eu só colocar os arquivos no pen-drive a BIOS nem encontrar o pen-drive acha

• Curtir 1
Postado
agora, Adriel SG disse:

@Pepse tentou alternar o modo? UEFI para Legacy e essas coisas

como assim? na BIOS? posso tentar isso

1 minuto atrás, Adriel SG disse:

Alias, em vez de trocar a ordem, abra direto com F7 (se não estou enganado) pra mandar qual o boot primário direto

eu já faço isso, na primeira tela de boot, aperto F8 e clico no negócio de boot

• Curtir 1
Postado

@Pepse Tem vários modos, tem que ver qual o modo que a BIOS está selecionada, UEFI, Legacy, e outros

agora não vou saber explicar exatamente cada um mas eles tem suas diferenças, e o UEFI é o mais atual

E procure pra ver se tem alguma opção para modo de compatibilidade de Windows 10 ou Other OS (outros sistemas)

Se ver modo AHCI e IDE não precisa mexer que esses dois vão ser sobre como o disco vai trabalhar, e o correto é manter em AHCI

Postado

@Rio McCloud sim, mas é que ele tá trabalhando agora, e eu já pedi esse pendrive tantas vezes pra ele que tá começando a irritar, se já não irrita

vou tentar usar essa máquina virtual, se tiver algum resultado eu volto

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Pepse Caso use uma máquina virtual com Windows 10, é necessário ir nas configurações de dispositivos USB e permitir que ela reconheça o pendrive. Eu recomendaria usar o GNOME Boxes para criar a VM.

Para fazer "na raça", este tutorial pode ajudar: https://plus.diolinux.com.br/t/tuto-como-criar-um-pendrive-bootavel-do-Windows-manualmente-legacy/25632

Para fazer dual boot Pop!_OS + Windows 10, é importante ler isto (também ensina a criar pendrive de boot): https://support.system76.com/articles/dual-booting

• Membro VIP
Postado
38 minutos atrás, KairanD disse:

Não precisa colocar o GRUB no meio. O ms-sys tem quase[1] todos os códigos de boot da MS que simplificam as coisas, como nos links que postei. E esse tutorial não vai funcionar em UEFI.

[1] Apesar de suportar exFAT a partir da versão 2.7.0, não consegui fazer funcionar com esse sistema de arquivos. Talvez o defeito esteja no mkfs.exfat da suíte exfatprogs (código recente da Samsung), contudo.

Postado

bem, obrigado a quem me ajudou, mas eu resolvi pegar o pen-drive com um vizinho mesmo, se essa situação se repetir vou ter esse tópico pra resolver 

• Curtir 1
Postado

Em um Suse de um amigo tive que instalar o 

# zypper in fuse-exfat

para então instalar o Multiboot Ventoy

Downn direto:
https://github.com/ventoy/Ventoy/releases
ventoy-1.0.08-linux.tar.gz

Baixe e descompacte 
Pelo terminal acesse a pasta que contém o script Ventoy2Disk.sh
Exemplo:
cd Downloads/ventoy-1.0.08/

Execute o chmod para o script:
sudo chmod +x Ventoy2Disk.sh

Execute o sh indicando para instalar no pendrive, no exemplo é a sdb:
sudo sh Ventoy2Disk.sh -i -g /dev/sdb
Responda com y todas as perguntas

Depois é só copiar e colar, ou arrastar, as imagens .iso para a raiz do pendrive ou subpastas
Aceita iso de Linux, Windows, WinPEs, etc...
Inicie o computador pelo USB, ele aceita nos modos BIOS ou UEFI

Após a conclusão da instalação, a unidade USB será dividida em 2 partições. A 1ª partição foi formatada com o sistema de arquivos exFAT.
Você só precisa copiar arquivos iso para esta partição. Você pode colocar os arquivos iso em qualquer lugar. O Ventoy pesquisará todos os diretórios e subdiretórios recursivamente para encontrar todos os arquivos iso e listá-los no menu de inicialização em ordem alfabética.
O caminho completo do arquivo iso (diretórios, subdiretórios e nome do arquivo) NÃO pode conter caracteres de espaço ou não-ascii

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!