Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um pendrive bootável com Windows 10 no GNU/Linux?


Pepse

Posts recomendados

agora, Marcelo_gs disse:

ja tentou em outro pendrive?

já tentei sim, continua com a mesma birra

agora, Marcelo_gs disse:

Esta instalando corretamente os arquivos ISO e os programas de boot?

sim, já tentei montar direto pelo Linux, copiar e colar no pendrive, já tentei tudo ao meu alcance e esse maldito pendrive se rejeita a dar o boot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Caso continue persistindo, tente fazer o pendrive usando uma máquina virtual com Windows, nela é garantido que pelo menos vai instalar diretamente com o programa da microsoft, se mesmo assim persistir, então existe algum problema da sua máquina 

Perdão, não na máquina, alguma configuração da BIOS ou problema do pendrive em si

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Ok, isso ta bem estranho, mas não esqueça de compartilhar o acesso pra portas externas na virtualbox, se não ele não vai reconhecer mesmo 

 

Sendo bem sincero a iso do Windows 10 eu ja fiz uma vez só de montar ela, pegar todo o conteúdo dentro e jogar dentro de um pendrive e funcionar normalmente, porém atualmente nenhum programa para bootar pendrive costuma funcionar com as ISO atuais da microsoft mesmo, conseguiram me ferrar bonito, só consigo bootar um pendrive e fazer funcionar usando o próprio media creator da microsoft

Ja que você ainda ta no linux, tenta executar o programa da microsoft usando o próprio Wine

Ah, se não me engano na virtualbox você pode priorizar pro dispositivo externo ser reconhecido somente dentro da máquina virtual, ele vai tomar acesso e seu sistema próprio não vai mais ter acesso à ele, só não estou lembrado como fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Adriel SG disse:

@Pepse Ok, isso ta bem estranho, mas não esqueça de compartilhar o acesso pra portas externas na virtualbox, se não ele não vai reconhecer mesmo 

cara, já fiz isso, e esse troço continua na birra

2 minutos atrás, Adriel SG disse:

Sendo bem sincero a iso do Windows 10 eu ja fiz uma vez só de montar ela, pegar todo o conteúdo dentro e jogar dentro de um pendrive e funcionar normalmente, porém atualmente nenhum programa para bootar pendrive costuma funcionar com as ISO atuais da microsoft mesmo, conseguiram me ferrar bonito, só consigo bootar um pendrive e fazer funcionar usando o próprio media creator da microsoft

ferraram bonito mesmo, se eu só colocar os arquivos no pen-drive a BIOS nem encontrar o pen-drive acha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Adriel SG disse:

@Pepse tentou alternar o modo? UEFI para Legacy e essas coisas

como assim? na BIOS? posso tentar isso

1 minuto atrás, Adriel SG disse:

Alias, em vez de trocar a ordem, abra direto com F7 (se não estou enganado) pra mandar qual o boot primário direto

eu já faço isso, na primeira tela de boot, aperto F8 e clico no negócio de boot

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Tem vários modos, tem que ver qual o modo que a BIOS está selecionada, UEFI, Legacy, e outros

agora não vou saber explicar exatamente cada um mas eles tem suas diferenças, e o UEFI é o mais atual

E procure pra ver se tem alguma opção para modo de compatibilidade de Windows 10 ou Other OS (outros sistemas)

 

Se ver modo AHCI e IDE não precisa mexer que esses dois vão ser sobre como o disco vai trabalhar, e o correto é manter em AHCI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pepse Você não tem nenhum colega ou vizinho para te emprestar um pendrive com a mídia de instalação do Windows 10? Inclusive, tente usar outro software de máquina virtual para montar uma mídia de instalação no pendrive, como o VMware Workstation Player.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Pepse Caso use uma máquina virtual com Windows 10, é necessário ir nas configurações de dispositivos USB e permitir que ela reconheça o pendrive. Eu recomendaria usar o GNOME Boxes para criar a VM.

 

Para fazer "na raça", este tutorial pode ajudar: https://plus.diolinux.com.br/t/tuto-como-criar-um-pendrive-bootavel-do-Windows-manualmente-legacy/25632

 

Para fazer dual boot Pop!_OS + Windows 10, é importante ler isto (também ensina a criar pendrive de boot): https://support.system76.com/articles/dual-booting

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
38 minutos atrás, KairanD disse:

 

Não precisa colocar o GRUB no meio. O ms-sys tem quase[1] todos os códigos de boot da MS que simplificam as coisas, como nos links que postei. E esse tutorial não vai funcionar em UEFI.

 

 

[1] Apesar de suportar exFAT a partir da versão 2.7.0, não consegui fazer funcionar com esse sistema de arquivos. Talvez o defeito esteja no mkfs.exfat da suíte exfatprogs (código recente da Samsung), contudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um Suse de um amigo tive que instalar o 

# zypper in fuse-exfat

para então instalar o Multiboot Ventoy

 

Downn direto:
https://github.com/ventoy/Ventoy/releases
ventoy-1.0.08-linux.tar.gz

Baixe e descompacte 
Pelo terminal acesse a pasta que contém o script Ventoy2Disk.sh
Exemplo:
cd Downloads/ventoy-1.0.08/

Execute o chmod para o script:
sudo chmod +x Ventoy2Disk.sh

Execute o sh indicando para instalar no pendrive, no exemplo é a sdb:
sudo sh Ventoy2Disk.sh -i -g /dev/sdb
Responda com y todas as perguntas

Depois é só copiar e colar, ou arrastar, as imagens .iso para a raiz do pendrive ou subpastas
Aceita iso de Linux, Windows, WinPEs, etc...
Inicie o computador pelo USB, ele aceita nos modos BIOS ou UEFI

Após a conclusão da instalação, a unidade USB será dividida em 2 partições. A 1ª partição foi formatada com o sistema de arquivos exFAT.
Você só precisa copiar arquivos iso para esta partição. Você pode colocar os arquivos iso em qualquer lugar. O Ventoy pesquisará todos os diretórios e subdiretórios recursivamente para encontrar todos os arquivos iso e listá-los no menu de inicialização em ordem alfabética.
O caminho completo do arquivo iso (diretórios, subdiretórios e nome do arquivo) NÃO pode conter caracteres de espaço ou não-ascii

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...