Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a vida útil de notebook? Em que tempo é adequado comprar o note novo?


Joao531

Posts recomendados

Olá.

 

Eu tenho o Notebook Acer Aspire 5 A515-51-51UX com Intel Core i5 7200U, 8GB RAM DDR4 e 1TB SSD (via com HDD antes), ele foi comprado há 3 anos atrás.

 

Em 2021, eu melhorei o desempenho do meu note colocando o SSD, desde então ele é muito melhor e útil.

 

Meu notebook é muito bom e já atende minhas necessidades. Ele está com problemas de dobradiça (fica estalando quando abro a tampa), mas fora isso ele está normal.

 

Mas ele está com Intel de sétima geração, o que é bem defasado (2016/2017). Então em 2023 ou 2024, eu penso em comprar um note novo com Intel de décima segunda ou décima terceira geração só para tirar proveito das tecnologias modernas, assim que chegar no mercado. Eu não jogo nada exigente nem trabalho na edição, só queria tirar o proveito mesmo, haha

 

Eu tenho o outro notebook que é mais antigo que meu principal, que é Samsung R430, Core 2 Duo, 320GB HDD e 4GB RAM. Mas pelo incrível que pareça, ele ainda está em pé por 12 anos (foi comprado em 2010).

 

Você sabe quanto tempo um notebook pode ser conservado? Quanto tempo o notebook consegue viver? Em que tempo é adequado trocá-lo pelo notebook novo com tecnologias modernas?

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Joao531 disse:

Eu tenho o outro notebook que é mais antigo que meu principal, que é Samsung R430, Core 2 Duo, 320GB HDD e 4GB RAM. Mas pelo incrível que pareça, ele ainda está em pé por 12 anos (foi comprado em 2010).

 

Você sabe quanto tempo um notebook pode ser conservado? Quanto tempo o notebook consegue viver? Em que tempo é adequado trocá-lo pelo notebook novo com tecnologias modernas?

 

A resposta é sempre o bom e velho "depende". Depende das configurações, da possibilidade upgrade (adicionar mais RAM, trocar um HDD por SSD...) e principalmente das suas necessidades. Se está atendendo as necessidades atuais não tem muito motivo pra trocar.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Mega Estou falando sobre meu notebook principal da Acer, não de Samsung.

 

Por exemplo: uma pessoa que tem PC de 13 anos com Core 2 Duo é obrigada a comprar um PC moderno, porque é muito obsoleto.

 

Mas o que você acha de eu trocar meu notebook de 3 anos de uso por aquele novo com processador mais recente de última geração em 2023 ou 2024?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Joao531 disse:

Estou falando sobre meu notebook principal da Acer, não de Samsung.

Tanto faz. A observação do amigo @Sergio Mega serve pra ambos e de fato pra quase tudo... celular, óculos, roupa e etc. Mas claro, a rica observação dele foi feita pra pobre   ... tipo eu 😁

 

10 horas atrás, Joao531 disse:

Ah, qual é a configuração do seu PC ou notebook então?

cp500 😁

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso vai muito do uso, ja tive 2 acer aqui, um meu, pessoal, durou 6 anos até dar problema na solda bga do chipset, no fim, vendi como sucata pois não compensava o reparo.. 

 

ja outro acer aqui de uso do meu pai e mae durou exatos 10 anos, so foi pro lixo por causa de um problema na tela depois de ter trincado e o valor/defasagem do produto tb não compensar o reparo..

 

se você cuidar, fizer as manutencoes preventivas, dura bastante.. tb escolher marcas boas, q tem bom historico..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Joao531 disse:

@Sergio Mega Estou falando sobre meu notebook principal da Acer, não de Samsung.

 

Por exemplo: uma pessoa que tem PC de 13 anos com Core 2 Duo é obrigada a comprar um PC moderno, porque é muito obsoleto.

 

Mas o que você acha de eu trocar meu notebook de 3 anos de uso por aquele novo com processador mais recente de última geração em 2023 ou 2024?

 

Me referi ao seu questionamento de forma geral. Citei apenas o final para evitar uma citação enorme... Mas pra ser bem específico: Se teu Acer te atende, pra que trocar?

 

E sobre 2023/2024... falta tempo né? Teu Acer pode morrer mês que vem... ou pode continuar atendendo suas necessidades até 2025... eu tive um Acer (i5 de 6ª geração) que morreu exatamente no dia que fez 3 anos de uso.

 

Enquanto funcionar de boas é só seguir usando. Não tem fórmula mágica.

 

 

35 minutos atrás, .if disse:

Tanto faz. A observação do amigo @Sergio Mega serve pra ambos e de fato pra quase tudo... celular, óculos, roupa e etc. Mas claro, a rica observação dele foi feita pra pobre   ... tipo eu 😁

@.if Se funciona a gente vai usando... celular já em 3 anos e tá firme e forte aqui. O óculos é de 2013 e roupa eu tenho camisetas de uns 15 anos já... 😄 😄 😄 😄

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Joao531 disse:

@.if Ah, qual é a configuração do seu PC ou notebook então?

 

Ei @Rio McCloud! Ei @KairanD! Vocês que têm o processador de geração passada, vocês estão pensando em um dia investir em upgrade de seus setups? Vocês têm como responder minhas perguntas?

 

Só se pifar. Meu uso no computador não requer um processador mais forte que o meu atual e eu só estou esperando a nova interface do Pop!_OS chegar para eu sair do Windows.

4 horas atrás, Joao531 disse:

Você sabe quanto tempo um notebook pode ser conservado? Quanto tempo o notebook consegue viver? Em que tempo é adequado trocá-lo pelo notebook novo com tecnologias modernas?

 

@Joao531 Depende do seu cuidado e da qualidade dos componentes, como já disseram. Sobre o software, Linux é uma excelente escolha para dar uma nova vida a hardware antigo. Recentemente revivi um IBM Thinkpad de meados de 2004 com um Pentium M e 1GB de memória com a distribuição antiX Linux, e ele estava conseguindo rodar bem até mesmo o Discord no navegador.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Joao531 disse:

uma pessoa que tem PC de 13 anos com Core 2 Duo é obrigada a comprar um PC moderno, porque é muito obsoleto.

Dizer que é obrigado é meio forçado.Eu mesmo tenho um note Dell 1310L, Core2Duo 1.8 e 4GB RAM(com SSD, é claro) desde 2008, e ainda uso para tarefas mais simples como navegar na internet, controlar algumas planilhas usando BRoffice, etc. Não sou gamer de nenhum tipo.Acho que tudo depende da necessidade.

Também depende do Sistema ter sido atualizado. Felizmente acompanhei as ofertas da Microsoft quando o Windows XP Prof foi atualizado para o W8(passou pelo Vista mas não peguei porque era muito pesado).Aí atualizei para o W10, também na oferta por módicos R$80 na época direto da Microsoft(é verdade, a Microsoft fez a maior campanha para os PC's saíssem das outras versões e deu a maior colher de chá).

Com o W10, 4GB RAM roda bem, faço limpezas periódicas e não mantenho aplicações pesadas nele.

Quando não houver mais condições de update pretendo instalar com um Linux Mint (ou similar)nele.

Agora, em se tratando de desktops, a possibilidade de trocar peças é muito grande, acho que o que pega mais na configuração são os games, que se tornam cada vez mais consumidoras de recursos e acaba tendo uma limitação na arquitetura, principalmente em alguns tipos de periféricos(onde mudou muito a arquitetura de I/O)

Ainda assim ainda tenho um Dell Optflex330, atualizado com um Core2Duo8200, 4GB Ram  que eu uso para pequenos testes de rede e versões Linux.

Então, tudo depende da utilidade, né.

8 horas atrás, Joao531 disse:

Mas o que você acha de eu trocar meu notebook de 3 anos de uso por aquele novo com processador mais recente de última geração em 2023 ou 2024?

Oras, se tiver orçamento, mal não há . Como estamos na transição de tipo de memória e arquiteturas de CPU, eu ainda demoro a pensar em atualizar meu Desktop principal(um R5 5600X) até os preços acalmarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Joao531 disse:

@Sergio Mega @.if @rodrigo.dcvieira @Rio McCloud @PedraX  Muito obrigado, gente! Eu já desisti desse negócio de querer comprar o notebook novo em 2023/2024. Vou ficar com meu notebook atual por um bom tempo mesmo até começar a pifar.

 

se tá funcionando bem, não tem porque se preocupar.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Joao531 disse:

Muito obrigado, gente! Eu já desisti desse negócio de querer comprar o notebook novo em 2023/2024. Vou ficar com meu notebook atual por um bom tempo mesmo até começar a pifar.

Acredito que a senha para a atualização do HW vai ser mesmo quando o W10 perder a possibilidade de update(2025), aí espero que os preços já tenham acalmado de vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei, gente. Me desculpem, mas vou voltar a decidir a comprar um outro notebook no final desse ano, por diversas razões:

 

  • Meu notebook é incompatível com novo Windows, porque ele está com Intel de sétima geração. Preciso tanto usar esse sistema operacional justamente para tirar proveito dos novos recursos.
  • O processador do meu notebook tem 2 núcleos, o que é consideravelmente pouco. Eu quero o processador com 4 núcleos ou mais para conseguir mais performance em gráficos 3D.
  • Falando em razão anterior, meu notebook é pouco fraco para isso. Então quero procurar mais performance em gráficos 3D. Então quero comprar outro com placa de vídeo melhor
  • Quero comprar o notebook com especificações melhores: tela Full HD 1920x1080 IPS, maior duração de bateria, Wi-Fi 6 e SSD NVMe.

Meu notebook atual não é ruim, mas como eu tenho outras necessidades, vou comprar o outro notebook e deixar meu atual para uso secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 13/04/2022 às 09:36, Joao531 disse:

Mas ele está com Intel de sétima geração, o que é bem defasado (2016/2017). Então em 2023 ou 2024, eu penso em comprar um note novo com Intel de décima segunda ou décima terceira geração só para tirar proveito das tecnologias modernas, assim que chegar no mercado. Eu não jogo nada exigente nem trabalho na edição, só queria tirar o proveito mesmo, haha

Eu não diria que Intel de 7ª Geração é "bem defasado". Ainda pode atender extremamente bem. Por sinal, que tecnologias modernas o hardware novo iria te proporcionar?

 

Em 13/04/2022 às 09:36, Joao531 disse:

Você sabe quanto tempo um notebook pode ser conservado? Quanto tempo o notebook consegue viver? Em que tempo é adequado trocá-lo pelo notebook novo com tecnologias modernas?

Com relação a quanto tempo pode ser conservado, depende do tipo de uso e do nível de cuidado/manutenção. Meu notebook de trabalho logo vai se aproximar de uma década... E está perfeito. Tenho um tablet/netbook que já tem bastante idade também.

 

Com relação a "em quanto tempo é adequado trocar", a resposta é nenhum. A menos que você realmente precise de desempenho extra ou de alguma função específica.

 

Em 13/04/2022 às 09:59, Joao531 disse:

Por exemplo: uma pessoa que tem PC de 13 anos com Core 2 Duo é obrigada a comprar um PC moderno, porque é muito obsoleto.

Não necessariamente. Se ela usa tal computador apenas para navegar na Internet e realizar outras tarefas simples, ainda pode atender muito bem.

 

Em 13/04/2022 às 10:32, Joao531 disse:

Ei @Rio McCloud! Ei @KairanD! Vocês que têm o processador de geração passada, vocês estão pensando em um dia investir em upgrade de seus setups? Vocês têm como responder minhas perguntas?

Em algum momento certamente precisarei investir. Mas enquanto não houver necessidade para isso... Não há motivo para fazer.

 

Meu notebook é usado principalmente para trabalho. Tem um Core i7 3537U (2/4 @ 3.1 GHz), 8GB de RAM 1600 MHz, GT 740M 128B e SSDs Sata. Ele atende - com muita sobra - às minhas tarefas de trabalho, e está em perfeito estado de conservação (faço limpezas periódicas, precisei apenas trocar a bateria recentemente por desgaste natural). Se ele está funcionando bem... Por que eu trocaria?

 

Quanto ao desktop, uso principalmente para jogar e me divertir. Tem um Core i5 4670K (4/4 @ 3.8 GHz), 16GB de RAM 1600 MHz, GTX 1070Ti SC, SSDs Sata e HDDs. Esse processador, por ser quad core sem HT, dá gargalo em jogos modernos extremamente exigentes, mas sem que eu encontrasse até hoje uma situação, dentre meus jogos, em que não fosse jogável. Ele ainda roda a esmagadora maioria dos jogos muito bem. A placa de vídeo e a RAM, por sua vez, sobram. Então, novamente: se está me atendendo... Por que eu trocaria?

 

A resposta, portanto, seria definitivamente não, não pretendo trocar enquanto não houver motivo que justifique isso. Prefiro manter meu hardware pelo maior tempo possível e maximizar o aproveitamento do meu investimento, além de poupar o meio ambiente ao evitar o consumo. Já tenho capital guardado, mas não vou comprar nada enquanto não precisar. 😉

 

É claro que minha preferência por manter hardware antigo não deve ser confundida com recomendar a compra deste. Eu jamais recomendaria a alguém comprar um Core i5 4/4 em pleno 2022, ainda mais pagando os valores absurdos do mercado de usados. Se um Ryzen 3 4100 (4/8) novo, por exemplo, custa pouco mais de R$ 500,00, o meu i5 4670K (ou qualquer outro i5 4/4, sendo bem sincero) usado deveria custar menos de R$ 350,00. E olhe lá. Mas as coisas não funcionam de forma tão simples.

 

Em 20/04/2022 às 09:49, Joao531 disse:
  • Meu notebook é incompatível com novo Windows, porque ele está com Intel de sétima geração. Preciso tanto usar esse sistema operacional justamente para tirar proveito dos novos recursos.
  • O processador do meu notebook tem 2 núcleos, o que é consideravelmente pouco. Eu quero o processador com 4 núcleos ou mais para conseguir mais performance em gráficos 3D.
  • Falando em razão anterior, meu notebook é pouco fraco para isso. Então quero procurar mais performance em gráficos 3D. Então quero comprar outro com placa de vídeo melhor
  • Quero comprar o notebook com especificações melhores: tela Full HD 1920x1080 IPS, maior duração de bateria, Wi-Fi 6 e SSD NVMe.

Eu diria que é importante pensar no seguinte:

  • Isso é motivo para justificar a troca (embora eu seja extremamente crítico quanto a esse comportamento da Microsoft). A questão aí seria: quais novos recursos presentes no Windows 11 você precisa tanto usar? O Windows 10 - que tem suporte até 2025 - não atende? Alguma distribuição Linux não atenderia?
  • São 2 núcleos, mas com hyperthreading. Ele não atende suas necessidades? Por sinal, a performance em gráficos 3D depende da placa de vídeo, o processador é um coadjuvante.
  • Isso é motivo para trocar. Mas você pretende jogar? Ou realizar alguma outra tarefa que dependa desse poder gráfico?
  • Na questão da tela eu vou concordar contigo que faz MUITA diferença. Uma tela 1080p proporciona melhora absurda na usabilidade e na qualidade de vida em comparação com o típico 720p/768p. Eu detesto o fato do meu notebook ter uma tela de 768p, mas vou levando enquanto der. Quanto à duração da bateria, justifica, desde que você saia muito de casa, dependa realmente dela e não tenha tomada por perto (sempre deixe o computador conectado na tomada se houver essa possibilidade, assim você poupa a bateria). Quanto ao SSD NVMe, faz pouca diferença no uso típico em comparação com um SSD Sata comum (apenas atividades mais específicas realmente se beneficiam disso). Quanto ao Wi-Fi, você quis dizer Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 6E? Você tem equipamentos de rede que suportam essas tecnologias? O ganho te beneficiaria de alguma forma?
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Novamente, já desisti a ideia de comprar o notebook novo. Não importo em tecnologias modernas, meu notebook atual ainda me atende bem. O Windows 11 eu já posso instalar apesar de não ser recomendado, eu pretendo fazer um upgrade de display no futuro.

 

Sem mencionar que os notebooks que vejo vendidos na Internet são bem caros, custam uns R$5000.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!