Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galerinha do C.H, estou querendo montar um amplificador de 1200W RMS deste modelo aqui, e para isso teria preciso de uma fonte simétrica 50 + 50 V com corrente de no mínimo 30 amperes.

Tenho uma fonte que era de um rádio mini system da Sony, mas não acho que tenha os 30 Amperes, se eu usar muitos capacitores será que aumentaria a corrente?

D_NQ_NP_765550-MLB48842798811_012022-O.jpg

Este é o transformador

photo_2022-04-19_21-24-53.jpg

photo_2022-04-19_21-24-59.jpg

Postado

@Steaumpunk ,

Não.

Você vai precisar de um transformador grande, com uma bela ponte retificadora, e um belo banco de capacitores para fazer a filtragem.

Agora, sobre o amplificador, parece um Classe AB, então se ele fornece 1200W vai precisar de um transformador de 1200/0.6 = 2.000 VA de potência !

Que tal primeiro orçar esse transformador para você ter uma ideia da fria em que está se metendo ?

Paulo

• Curtir 3
  • Haha 2
Postado

o trafo que eu iria usar é o da segunda imagem que está com a etiqueta de papel e que está junto com os fusíveis, ele fornece varias tensões inclusive de 48 + 48v, 2v de diferença, mas eu não sei sobre a corrente dele o quanto ele fornece, por isso a duvida de usar vários capacitores para suprir a corrente.

A primeira imagem só postei porque tem o número do modelo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

Que tal primeiro orçar esse transformador para você ter uma ideia da fria em que está se metendo?

Poderia ser retirado de um estabilizador velho.

3 horas atrás, Steaumpunk disse:

Tenho uma fonte que era de um rádio mini system da Sony, mas não acho que tenha os 30 Amperes, se eu usar muitos capacitores será que aumentaria a corrente?

O capacitores se carregam com o que pode ser fornecido a eles.

3 horas atrás, Steaumpunk disse:

o trafo que eu iria usar é o da segunda imagem, que está com a etiqueta de papel

trafo.jpg.3d238522baf467146683c5c4ac27e7eb.jpg

Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

o trafo que eu iria usar é o da segunda imagem, que está com a etiqueta de papel

Esse trafinho aí não dá nem 5A. É uns 3A e olhe lá!

Um trafo 60Hz de 50V/30A tem um núcleo de aproximadamente uns 15 x 18 cm. 

E quanto a:

7 horas atrás, Steaumpunk disse:

amplificador de 1200W RMS deste modelo aqui, e para isso teria preciso de uma fonte simétrica 50 + 50 V

O alto-falante terá que ser de 2R pra dar certo. 

Se quer tanta potência assim, melhor arrumar outro projeto que aceita tensão maior pra poder usar um alto falante de 4 ou 8R, assim a corrente diminui e torna o projeto mais viável e também com melhor qualidade de áudio. 

• Curtir 2
Postado
6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Poderia ser retirado de um estabilizador velho.

Não poderia não ..... repare que é simétrico de tensão muito alta. Não se usa isso em estabilizadores, ainda mais que eles são de núcleo saturado.... e não é esse o tipo que se usa nessas fontes.

@Steaumpunk ,

Se está marcado nesse transformador 48+48V , a tensão retificada após a ponte será próxima de 65V !

De qualquer maneira, esse trafo é anão perto do que você precisaria ....

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Nada pessoal claro, mas duvido que quem curte 1200W de áudio se preocupa ou consegue sentir qualidade do som.

Penso que um trafo com esta potência + os diodos e capacitores + custos gerais + stresses quase empata com o preço de um amplificador classe d (clique)

• Curtir 3
Postado

@.if ,

Só com o preço desse transformador você compra o amplificador classe D, duas fontes chaveadas de 24V x 30A, um pré-amplificador, e ainda sobra kkkkk

Paulo

• Curtir 1
  • Haha 3
Postado
4 horas atrás, .if disse:

Nada pessoal claro, mas duvido que quem curte 1200W de áudio se preocupa ou consegue sentir qualidade do som.

Os classe D costumam ter mesmo THD+N mais alto que os AB. Mas não são tão ruins assim... Na verdade, sem exigir dos classe D o volume total, a distorção costuma ser bem razoável.

Postado

@rmlazzari58 ,

Depende  muito do circuito do classe D. Um simples IRS2092 que já tem 9 anos de idade já consegue fazer 0,01% . E eu tenho 4 módulos de 250WRms com ele que estavam tocando maravilhosamente bem durante uns 3 anos, só tirei por causa da reforma de minha casa ! Batem de longe tanto em qualidade como em potência o meu Cignus PA 3.0 e o 2.0 que eu usava antes. 

Os Tripath modernos usando classe T ( idêntico ao classe D mas com modulação pwm proprietária ) conseguem ir bem abaixo disso, e dificilmente conseguem ser igualados por um classe AB, a menos que use componentes selecionados na mão, com base nas curvas de Ic x Ib, e casados com Vbe e Vce .....

Novos tempos, meu amigo !

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

4 módulos de 250WRms com ele que estavam tocando maravilhosamente bem

Que tipo de música você ouve @ 1000W? Algo me diz que Mozart não é kk

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

com base nas curvas de Ic x Ib, e casados com Vbe e Vce

Vixe, começou as curvas. Fe**ou! Tô só avisando que vai dar m*r**...

@.if , a culpa é sua.

1 hora atrás, .if disse:

Que tipo de música você ouve @ 1000W?

20 horas atrás, Steaumpunk disse:

se eu usar muitos capacitores será que aumentaria a corrente?

Já está respondido.

• Haha 2
Postado

Você vai ter que incluir no seu amplificador:

1 - O dissipador, que não é barato. Na imagem do amplificador não tem.

2 - Os alto-falantes para 1500Wrms, que são muito caros.

3 - As caixas acústicas, que também não são baratas.

Prepare o bolso com alguns milhares de reais.

Ou vá até a loja de eletrodomésticos e compre aqueles pancadões. Eles são vendidos com potências bem altas, mas fique ciente, que vais levar "gato por lebre"... Apesar de terem um som muito alto.

MOR_AL

• Obrigado 1
  • Amei 1
  • Haha 1
Postado

@.if ,

KKKK 

Calma, eu sou um roqueiro dos anos 70, Pink Floyd, Genesis, Triumvirat, Focus, ELP, mas também curto muito musica clássica, e também Carpenters, Barbra, Discoteca anos 70, essas coisas.

Esqueci de dizer que esses módulos são estéreo , são  3 destes aqui, cada um com 2 saidas de 250W Rms a 4 ohms :

image.png.c6a0509556ddb13df61fbeb96164d964.png

O ultimo módulo é uma versão mono de 500W, praticamente idêntica a um dos canais do módulo acima, mas com transistores de saída mais parrudos.

O complicado foi a fonte .... na época comprei uma chaveada  no Ebay com 1400W de potencia apenas, portanto não dá para abrir todo o volume, já desarmei ela algumas vezes.... quando for remontar todo o som novamente vou substituir por 6 fontes dessas para Leds de 24V, dando 72V+72V  com 20A , vai ser mais que o suficiente.

Mas uso esses módulos separados nos alto-falantes, com um filtro ativo e um equalizador paramétrico .... assim um módulo cuida dos graves, outro dos médios, outro dos agudos, e o ultimo de 500W vai no meu sub-woofer !

Uso duas caixas acústicas com woofer de 15" da Selenium, caixas montadas em 1987 .....  e um subwoofer com 2 falantes de 15", feita em 2014 ou 2015...

O grave dessa caixa de sub tremia todo o quarto, janela, mesa, cama, muito legal !

Nem de longe tem o som de 1000 watts, mas tem um som muito puro de 250W, sem distorção, e sem chiados.

Mas curto muito Mozart , Chopin, etc kkkk

Paulo

• Amei 2
Postado
16 horas atrás, aphawk disse:

Calma, eu sou um roqueiro dos anos 70, Pink Floyd, Genesis, Triumvirat, Focus, ELP, mas também curto muito musica clássica,

Poxa! Me transportou para uma boa época de minha vida.

Acrescento as músicas do álbum do Easy Rider, o Eric Clapton, o J. Geils Band, com seu famoso álbum ao vivo, o Full House. Um dos primeiros, o Jethro Tull, com os álbuns Thick as a Brick (1972), o Living in the Past (1972) e o Aqualung (1971). O John & Vangelis, o John Miles com a música Music, Johnny Winter, Kraftwerk com o álbum clássico The_Mix, que iniciou um novo estilo de música instrumental. O Peter Frampton, com o álbum Framtom Comes Alive. O Phil Collins. O Renaisscance, com diversos álbuns. Um dos primeiros, o Supertramp. Este em particular, tinha uma música, que era apresentada na abertura do programa de rádio da JB FM às 15 horas, pelo Big Boy. Era a música From Now On. Na época não tinha internet ou CD, só tinham os álbuns, todos importados e caríssimos. Esse programa era a entrada das músicas de Rock, que faziam sucesso no mundo. Eu comprei dois álbuns devido a este programa. O do Yes, com o álbum Close to the Edge e o Mike Oldfield, com o álbum Tubular Bells.

Não podemos deixar de lembrar do Focus, com a música Hocus Pocus, que recentemente foi mostrada no filme Em Ritmo de Fuga, com o ator Jamie Foxx. Quando tocou eu parei e ... Pera aí, esta música eu me lembro!

Ah! Já dizia o meu professor Miguel, de Cálculo no cursinho pré-vestibular, "Recordar é viver outra vez". Isso em 1970.

Senhores administradores! 

Esta postagem é apenas uma boa lembrança do meu passado. Ela não faz parte diretamente do tópico, apesar de ter a ver com som alto de amplificador.

Caso achem necessário, fiquem à vontade de retirá-la.

MOR_AL

• Amei 3
Postado

Lembrei agora que já vi alguns métodos para descobrir a potência de um trafo, aqui mesmo, no CDH (clique) e em vários lugares Internet afora, buscando por "descobrir corrente trafo" ou algo parecido. Um exemplo aqui.

Postado

Desculpem pessoal, estava consertando uns eletrônicos aqui, fiquei sem mexer no note.

CARAMBA!!!, a conversa rendeu bastante,  eu escuto música Eletrônica, Rock, Hip-Hop das antigas.

• Haha 1
Postado

Eu já tenho um sistema automotivo de 500 RMS com uma fonte automotiva de 50 amperes que eu mesmo montei, até as caixas de som eu que construí, agora eu só quero montar um projeto novo para utilizar este transformador numa caixa com um alto-falante, por isso pensei que se fizesse um banco de capacitores maior aumentaria a corrente ao ponto de não deixar o som falhar.

HISTÓRIA:

Quando comecei a montar o meu projeto automotivo, comprei primeiro o modulo de 500W RMS e depois fui juntando os alto-falantes, caixa e no começo foi uma fonte chaveada colmeia de 10Amperes, quando eu aumentava o volume o som distorcia e falhava muito, depois de um tempo, comprei uma fonte automotiva de 50A e agora com o volume no talo o som estremece a casa inteira por que tem mais corrente no circuito. 

Esta é a minha dúvida. pois com se tiver muita capacitância o trafo carrega os capacitores e na hora do porradão os capacitores descarregam e mantém o som ligado, na teoria é uma coisa, mas na pratica é outra. 

Assim que eu achar, posto o vídeo para dar uma ideia melhor da minha dúvida, pois se der certo, dá para dobrar a tensão e corrente com capacitores.

Postado

@Steaumpunk ,

Se você usa um módulo classe D, com 500W, usando uma fonte de 13,8 V chaveada com capacidade de 50A, notou que ela não precisa de capacitores pesados, aliás se você ligar na saída dela um capacitor de grande valor , ela nem vai funcionar.

Já uma fonte comum com transformador e ponte de diodos na retificação vai sempre precisar de um baita capacitor, pois ele tem que fornecer a potência quando o transformador não consegue.

Lembrando que em altos volumes o capacitor tem de fornecer energia durante mais de 75% do tempo, lembre que ele precisa conseguir toda essa carga em apenas 25% do tempo !

Resumindo, o capacitor tem de receber correntes acima de 150A nesse curto período de tempo para poder fornecer 50A por 3X o tempo da carga ! Claro que esta conta não é exata, mas dá uma ideia geral da coisa.

Isso exige um Transformador e ponte retificadora bem mais “parrudos” …

Paulo

Postado
17 minutos atrás, Steaumpunk disse:

Esta é a minha dúvida. pois com se tiver muita capacitância o trafo carrega os capacitores e na hora do porradão os capacitores descarregam e mantém o som ligado, na teoria é uma coisa, mas na pratica é outra.

O transformador vai carregar os capacitores com a corrente máxima que ele pode fornecer. 

Se por exemplo, for 3A, será só os 3A nos capacitores. Se colocar carga maior que isso, a tensão do transformador abaixa e aí os capacitores já se carregam com menos tensão. 

20 minutos atrás, Steaumpunk disse:

Assim que eu achar, posto o vídeo para dar uma ideia melhor da minha dúvida, pois se der certo, dá para dobrar a tensão e corrente com capacitores

Impossível! 

Com capacitor você pode até dobrar a tensão, mas a corrente será a metade (ou menos) do que era antes. 

22 minutos atrás, Steaumpunk disse:

eu só quero montar um projeto novo para utilizar este transformador numa caixa com um alto-falante

Assim, é só usar o amplificador original lá do aparelho de som que ele estava. 

Se não tem mais o circuito, ou ele não presta mais, você pode comprar ou montar um equivalente de mesma potência. 

Se tratando de energia, a velha frase do cientista Lavoisier ainda manda:

"Nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma!" 

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Steaumpunk disse:

carrega os capacitores e na hora do porradão os capacitores descarregam e mantém o som ligado, na teoria é uma coisa, mas na pratica é outra. 

Se o amigo for do ramo som automotivo pancadão, suponho que deveria saber que existem megacapacitores para som automotivo (clique)  cujo propósito é algo como sua menção:fornecer a energia no momento "tum". Se não, sua intuição o levou no caminho certo. São eles próprios pra uso com bateria que tem corrente "infinita". Pra fonte, hás de considerar as considerações dos amigos acima.

1 hora atrás, aphawk disse:

a energia NUNCA pode aumentar em nenhuma transformação.

Considerando um ambiente tridimencional que vivemos e acrescentando a quarta que [pra mim] é o tempo, o máximo que podemos fazer é acumular 1E por 1T e liberar 2E por 0.5T: eis sua energia [temporária] acima do que o sistema fornece. 🤪. e também um (01) dos "mistérios" do capacitor, o mais psicodélico eletrônico 😜

Outras dimensões, outras energias que vira e mexe flui pra nossa o que deve fazer Lavoisier revirar no túmulo kk 😁

(Xandão .. fica quéto que você ganha+! 😁)

• Haha 3
Postado
14 horas atrás, Steaumpunk disse:

Assim que eu achar, posto o vídeo para dar uma ideia melhor da minha dúvida, pois se der certo, dá para dobrar a tensão e corrente com capacitores.

A energia fornecida pelo transformador pode, a grosso modo, ser medida pela multiplicação dos valores RMS da corrente e da tensão para o qual ele foi dimensionado.

Você pode dobrar a tensão, e diminuir a corrente pela metade, e vai dar a mesma energia.

Você também pode dobrar a corrente e diminuir a tensão pela metade, e terá também a mesma energia.

Ou seja, a energia NUNCA pode aumentar em nenhuma transformação. Mas ela sempre DIMINUI, pois uma parte se perde em calor, e isso depende da eficiência do processo de conversão.

Milagres não existem, meu amigo. Sugiro que veja qual é a tensão e corrente que esse seu transformador fornece, e use um módulo com a potência apropriada para ele.

Paulo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!