Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Remover componentes eletrônicos com soprador térmico


snider607
Ir à solução Resolvido por snider607,

Posts recomendados

Boa tarde, vejo diversos vídeos na imternet usando soprador térmico para remover componentes. É correto? Porque estou em um dilema, estou com uma placa mesmo usando um ferro de solda de 80w e o sugador alguns componentes que quero remover não saem de maneira alguma, minha dúvida porque até onde sei, muito calor danifica os componentes, neste caso estou usando ele apenas para remover dissipadores de calor e algumas entradas como p2, posso usar para remover CI's etc também? 

 

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa usar um soprador de tamanho adequado e saber usá-lo, senão pode danificar, sim.

Direcione o calor para os terminais soldados e não para os componentes em geral, inclusive atente para outros componentes, próximos.

E tente aquecer pelo menor tempo possível.

Sabendo usar, não danifica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@snider607 Boa tarde!
Outra dica é proteger o restante dos componentes com algo metálico ou fita térmica. O mais importante é proteger capacitores, outros componentes não são tão sensíveis ao calor para se preocupar. Também atente-se para temperatura e não ficar tempo demais com o soprador na placa, pois isso pode fazê-la embolhar. E se for placa com trilhas internas (Ex: placa-mãe de computador), pode parar de funcionar definitivamente se isso acontecer. Mas é difícil, pois essas placas são mais resistentes a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treine com placas de sucata até encontrar a distancia e temperatura para cada componente.

Componentes SMD são soldados com alta temperatura,são os que toleram mais.

Mantenha a potencia do jato o mínimo para componentes pequenos e mantenha uma distancia curta,diferente do citado,é melhor manter o jato em cima do componente,principalmente Cis,em linha reta.

Quando estiver no ponto de retirada,voce pode verificar que a solda dos terminais começam a 'brilhar',se for componentes não SMD é a hora de usar o sugador.

A temperatura média para componentes SMD é de 320 graus,Cis vai depender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
9 horas atrás, vtrx disse:

diferente do citado,é melhor manter o jato em cima do componente,principalmente Cis,em linha reta.

O que me referi com "deixar tempo demais" é, caso demore muito para retirar alguns componentes, é bom dar uma pausa para evitar danos na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

O que me referi com "deixar tempo demais" é, caso demore muito para retirar alguns componentes, é bom dar uma pausa para evitar danos na placa.

Me referi a;

Citação

Direcione o calor para os terminais soldados...

No caso de CIs,só aquecer os terminais não funciona como esperado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma técnica mais segura será uma combinação de recursos:

 

 – Fita klapton para isolamentos térmicos

 – Fluxo de ar baixo e focado

 – Pinças corretas

 – Solda salva-chip

 – Fluxo de solda e etapas de limpeza e preparação

 – Malha dessoldadora

 – Visibilidade e paciência

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

– Solda salva-chip

 – Fluxo de solda e etapas de limpeza e preparação

Sem contrariar,não use Solda salva-chip com soprador térmico,ela vai 'misturar' com a solda normal e voce não vai conseguir 'limpar' facilmente,usando soprador não é preciso.

O vapor do fluxo de solda é tóxico e as trilhas oxidarão mais rápido,isso vai danificar a placa a longo prazo.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!