Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 8.1 roda em Pentium 4 531 com 4GB de RAM?


Posts recomendados

Tenho uma máquina com um pentium 4 531, 4 Gb de ram (2 pentes de 2Gb) e um SSD de 120 Gb, queria saber se instalando o Windows 8.1 eu vou conseguir usar numa boa. O SSD eu comprei e está para chegar, por isso vim aqui perguntar para saber antes, ele tinha o Windows Xp antes de eu formatar porque ele dava erro reinicializava sozinho e estou procurando um novo sistema para usar com ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A versão 64-bit provavelmente não funcionará, pois, a partir do 8.1, requer instruções existente apenas a partir do núcleo Cedar Mill (P4 531 ainda é Prescott). A versão 32-bit funciona, por outro lado; porém, mesmo com ela, não ficará bom, pois esse processador é muito fraco. Tente fazer um upgrade, se a placa-mãe suportar, para qualquer Core 2 Duo, que melhorará bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM entendi, mas eu realmente precisaria usar o próprio processador que já tenho aqui porque o valor que me passaram e que posso gastar foi só para as memórias e o SSD, tem algum outro sistema operacional que eu consiga usar e ficar usável para rodar navegador?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Thiago Weslei Barros disse:

Tenho uma máquina com um pentium 4 531, 4 Gb de ram (2 pentes de 2Gb) e um SSD de 120 Gb, queria saber se instalando o Windows 8.1 eu vou conseguir usar numa boa. O SSD eu comprei e está para chegar, por isso vim aqui perguntar para saber antes, ele tinha o Windows Xp antes de eu formatar porque ele dava erro reinicializava sozinho e estou procurando um novo sistema para usar com ele

Bom dia

 

Qual a configuração completa desse PC.

Eu tentaria instalar o Windows 8.1 64bits, se não der certo você não tem nada a perder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Thiago Weslei Barros disse:

@Marcos FRM entendi, mas eu realmente precisaria usar o próprio processador que já tenho aqui porque o valor que me passaram e que posso gastar foi só para as memórias e o SSD, tem algum outro sistema operacional que eu consiga usar e ficar usável para rodar navegador?

 

Camarada, bom dia.

 

Você poderá migrar para o sistema operacional do Google, o Google OS Flex. Ele foi concebido para rodar em máquinas bem básicas.

 

Get ChromeOS Flex for PC or Mac - Chrome Enterprise

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Weslei Barros Seu Pentium 4 possui as instruções 64-bit, então daria para instalar o Windows 8.1 64 bit, e também o Windows 8.1 roda em qualquer PC, até na pedra. Mas o problema é que falta 3 meses para encerrar o suporte do Windows 8.1. Então eu acho que o ideal seria migrar para distro Linux mais leve, como Linux Mint Xfce por exemplo. O Chrome OS Flex também é ótima opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Joao531 disse:

 

Sim, porém o Pentium 4 531 não tem isto:

 

 

O 531 é tão ruim para os padrões atuais que, mesmo se suportasse, a versão 32-bit ainda é preferível por ser pouca coisa mais leve. Esse "pouca" é importante com hardware desse naipe. 😭

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Joao531 disse:

Sim, o Linux Mint é muito fácil de usar, até lembra muito do Windows, a edição Xfce roda até em PC de batata.

Até já experimentei do Xfce ao Cinnamon, mas pesa mais que o Windows 7.

 

Complementando: mais que o Starter com certeza absoluta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Thiago Weslei Barros disse:

@Joao531 tem alguma versão que não se pareça com o windows? 

 

@Catelan e no caso de eu querer algo mais leve? qual versão do linux pode me recomendar?

 

Windows 7, rsrsrs

 

Mas se você já está querendo algo que não se pareça com Windows, sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 10/10/2022 às 11:46, Thiago Weslei Barros disse:

@Dudu Baptista entendi, pode me mandar o link para download?

 

Entre nesse link deste site para baixar o sistema do Goolge:

Get ChromeOS Flex for PC or Mac - Chrome Enterprise

 

image.thumb.png.dca36caf5ebf019e15a0de718fcf652b.png

Get ChromeOS Flex for PC or Mac - Chrome Enterprise

image.png.0c2508c899fd3f101c81030c6b0b771f.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Thiago Weslei Barros Bom dia

 

Cara eu tentaria rodar o Windows 8.1 no seu PC, como já havia falado antes  você não tem nada a perder.

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows8ISO

Cara eu só mudaria de sistema operacional se você usa-se o seu computador apenas acessar internet, e fazer trabalho de escola, etc.

No meu serviço eu uso o Linux Mint e ele realmente é bastante leve em relação a outras distrinuições do Linux.

Só que é assim tanto sistema Linux como o Microsoft tem pontos positivos e negativos, vou fazer um pequeno comparativo para você ver, nesse comparativo não vou por custo porque isso o Linux ganha.

Linux Mint lado positivo:

 

  • É leve bonito e exige menos do PC.
  • Funciona em qualquer PC, por exemplo: placa-mãe queimou e você trocou de processador, placa-mãe e memória, mesmo sendo seu antigo PC mais antigo e você colocar o SSD em um placa-mãe mais nova, o sistema vai carregar.
  • Consegui enxergar acho que qualquer tipo de partição "NTFS, FAT32, FATex, Ext3, Ext4, etc"
  • Se você for bom de linux, você pode até trabalhar nessa área.
  • É muito mais seguro que Windows que na maioria das vezes nem precisa de anti-virus.
  • É quase plug play quando você instala um periférico novo como  "mouse, webcam, impressora, placa de vídeo".

 

Linux Mint lado negativo:

 

  • Quando o sistema para de carregar não é tão simples de resolver como Windows, não estou falando que Windows é muito mais fácil, só que no meu ponto de vista o Windows é mais tranquilo.
  • Se você instala um hardware e se ele não foi instalado pelo sistema, na maior parte das vezes a instalação tem que ser feito tudo por linha de comando, e esqueceu uma linha ou pulou alguma parte ou colocou palavra a mais ou de menos, o seu hardware não vai funcionar. EXEMPLO
  • Distrinuição Linux não tem a mesma quantidade de programa em relação a Windows. E instalar programa em Linux nem sempre é tão simples como em Windows. Um exemplo para se instalar o Mozila Thunderbird.

 

Windows lado positivo:

 

  • Facilidade de uso
  • Se bem otimizado pode ser leve como Linux.
  • Nem sempre um hardware novo é instalado automaticamente, mais é mais fácil de instalar que Linux.
  • Quantidade de programa que existem para Windows é maior do que para Linux, e para instalar programa na maioria das vezes é muito mais fácil do que em relação a Linux.
  • Se o sistema parar de carregar na maioria das vezes é mais fácil de resolver do que Linux.

 

Windows lado negativo:

 

  • É mais vunerável que Linux, que se você costuma usar pendrive, usar internet é fundamental ter um antivírus.
  • Só consegui enxergar tipo de partições como "NTFS, FAT32, FATex".
  • Se mal otimizado o sistema pode ficar lento e exige mais do hardware.
  • Se der problema por exemplo na sua placa-mãe você trocar quase que todo hardware, na maioria das vezes é necessário instalar do zero o windows.

 

Sobre o Chrome OS não foi falar porque usei muito pouco e fazem muitos anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esquece Linuxes bonitos, são pesados demais para o hardware do colega. Esse processador é tão, mas tão ruim (e o resto deve acompanhar... RAM lenta, GPU fraca...) que apenas distribuições realmente leves, como Puppy, Tiny Core, antiX, terão chance.

 

No lado do Windows, fica entre o Windows 7 32-bit (que eu não recomendo por estar descontinuado) ou o 8.1 32-bit.

 

Ou o tal ChromeOS Flex, do qual nada sei. 😱

 

Depois, bastante paciência para usar... 😆

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
Em 13/10/2022 às 10:56, Edvaldo J. Frederico disse:
  • Se você instala um hardware e se ele não foi instalado pelo sistema, na maior parte das vezes a instalação tem que ser feito tudo por linha de comando, e esqueceu uma linha ou pulou alguma parte ou colocou palavra a mais ou de menos, o seu hardware não vai funcionar. EXEMPLO

Em distribuições mais fáceis e voltadas ao usuário final, como o Ubuntu, é raro esse tipo de problema ocorrer, uma vez que o pacote linux-firmware, carregado com drivers open source e proprietários, já vem instalado por padrão. Incompatibilidades são casos à parte, não o padrão.

 

Em 13/10/2022 às 10:56, Edvaldo J. Frederico disse:
  • E instalar programa em Linux nem sempre é tão simples como em Windows. Um exemplo para se instalar o Mozila Thunderbird.

Na realidade existe, no Windows, uma "cultura" de sair baixando executáveis na Internet para instalar manualmente no computador, por mais que agora exista uma loja de aplicativos. No Linux, o uso de executáveis externos é evitado. Utiliza-se, por padrão, lojas de aplicativos, que são basicamente interfaces gráficas para gerenciadores de pacotes de repositórios. Além dessas lojas instalarem aplicativos com um clique, mantêm automaticamente tudo atualizado.

 

Para o caso que você citou, por exemplo, do Firefox ou do Thunderbird, não há complicação alguma. Em qualquer distro dessas mais populares, basta abrir a loja de aplicativos, digitar o nome e clicar em "instalar". Bem mais fácil e prático que buscar um executável à parte na Internet, como costuma-se fazer nos sistemas da Microsoft. Por exemplo, eis aqui o pacote do Firefox presente no repositório Flathub: https://flathub.org/apps/details/org.mozilla.firefox. Esse repositório vem ativado por padrão no Linux Mint e em muitas outras distribuições, de forma que tudo o que está contido ali já aparece na loja para instalar (além de muitos outros pacotes que estão presentes nos repositórios da própria distro).

 

Até mesmo o driver da Nvidia, em sistemas como Pop!_OS, é muito fácil de instalar e manter atualizado. Também basta abrir a loja de aplicativos e clicar em instalar... Essa facilidade para encontrar tudo o que preciso na loja, a um clique de distância, é inclusive uma das coisas que mais gosto em sistemas Linux como o Pop!_OS.

 

É claro que a disponibilidade de aplicativos no Windows é maior, mas, para o que está disponível em ambos os sistemas, a instalação no Linux, atualmente, costuma ser bem fácil (nem sempre, mas geralmente é). 😉

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
52 minutos atrás, KairanD disse:

Para o caso que você citou, por exemplo, do Firefox ou do Thunderbird, não há complicação alguma. Em qualquer distro dessas mais populares, basta abrir a loja de aplicativos, digitar o nome e clicar em "instalar". Bem mais fácil e prático que buscar um executável à parte na Internet, como costuma-se fazer nos sistemas da Microsoft. Por exemplo, eis aqui o pacote do Firefox presente no repositório Flathub: https://flathub.org/apps/details/org.mozilla.firefox. Esse repositório vem ativado por padrão no Linux Mint e em muitas outras distribuições, de forma que tudo o que está contido ali já aparece na loja para instalar (além de muitos outros pacotes que estão presentes nos repositórios da própria distro).

Bom dia

 

Concordo a loja de aplicativo do "Linux Mint, Ubuntu, etc" são um mão na roda, só que eles "só funciona quando a máquina tem internet".

Tem os aplicativos  para linux .deb que são como .exe do Windows que é só dar um clique que ele faz o restante.

Não estou falando que tudo para Windows é mais fácil e prático.

Programa para Windows na maioria das vezes quando se executa um programa é "Next  > next  > finish" ou "Avançar > avançar > Finalizar", só que essa facilidade de clicar só em avançar sem ler o que será instalado, você pode instalar algo de errado e principalmente vírus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!