Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso prender cabos de energia com arames de metal?


Ir à solução Resolvido por Andreas Karl,

Posts recomendados

  • Solução

@Ygor Ferreira Campos de Sá , provavelmente não vai dar problema. Mas por via das dúvidas eu não faria isso. O metal envolvendo os fios tende a se comportar como um  enrolamento de transformador e se voce der a volta completa e torcer anda vai ser um enrolamento em curto drenando corrente e talvez permitindo interferencia da corrente de um fio em outro. Agora evite fazer isso com os fios da  parte de alta tensão, você sabe, secundário do trafão, capacitor de alta e fios do magnetron, onde a tensão fica entre 2000 e 4000 volts à uma corrente relativamente alta, perto de 1 ampere. Os poucos microondas que consertei eu sempre fotografei antes para deixar estes fios exatamente do jeito que vieram de fábrica. Lembre -se que a maioria dos magnétons estraga porque a alta tensão acaba fazendo um caminho carbonizado dentro do conector  branco até a carcaça dele:

image.png.ee9e2496d06e8e9bbec54475cb0ddc0d.png

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Use abraçadeira - tirrápia - enforca gato - cada um dá o nome que quer... poucos imagens pra tirrapia no google 😁.. leia-se tirrápia

6e5aa9ce970d4b4f4bf37aba632d33fd

Ou barbante...

Em tempo: me lembrou do tempo de uma tal linha parafinada (não acho no google pra vos mostrar). Havia técnicas e regras pra unir um manojo de fios com ela no ramo eletrônica da aviação. A parafina dava uma travada em cada nó especial de uma volta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando a excelente resposta do @Andreas Karl .

Alta tensão possui regras próprias. Na verdade são fenômenos presentes até mesmo nas baixas tensões mas que só ganham força destrutiva nas altas. Então, coisas que não nos preocupam normalmente fazem grande estrago nas altas tensões. O efeito corona é um deles. Exemplo: nas luminárias tubulares de fluorescentes o suporte plástico de encaixe apresenta esfarelamento após 10 anos de uso. Não invente moda em cabos que possuam 1000V ou mais, é necessário conhecimento específico. 

Alta corrente alternada também possui suas regras. Quem trabalha em grandes quadros de distribuição de energia não utiliza aliança de casamento, esquenta o dedo. 

Uma opção para amarração na falta da braçadeira plástica (enforca gato) é o barbante.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/08/2023 às 11:41, Sérgio Lembo disse:

Alta tensão possui regras próprias. Na verdade são fenômenos presentes até mesmo nas baixas tensões mas que só ganham força destrutiva nas altas.

 

Me fez lembrar de um televisor de tubo da Sharp que consertei uma vez. 

Os fios de que conectavam o amplificador de vídeo (a placa conectada ao tubo) à placa principal tinham que ficar com os fios todos espalhados. 

Pois se amarrase bonitinho, fazendo um chicote a TV ficava com umas interferências na imagem. 

Interessante é que a maioria dos fios ali eram de baixa tensão, cerca de 9V com exceção do +B do amplificador que era de 200V.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
52 minutos atrás, Renato.88 disse:

Interferência típica dos 60Hz da rede. 

 

Os cabos de energia dobrados e "colados" (em segmentos) pela espiral organizadora envolvente do molho, mesmo que separados e distantes dos cabos coaxiais de imagem e 12V?

 

espiral-organizadora.jpg.5321749ead113310ee9624795e93577a.jpg

 

Presumo que esteja existindo indução, ainda que eu tenha tomado um cuidado mínimo de não "enrolar bobinas".

 

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Estou indeciso se vale à pena voltar a desorganizar os cabos.

 

Será que a eletrônica está sofrendo algo relevante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!