Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

Posts recomendados

Eae pessoal!

Tenho uma única tomada - teoricamente - com aterramento aqui no meu apartamento, mas não tenho certeza se ela realmente é aterrada. Hoje resolvi testar com o multímetro, coloquei no teste de continuidade e liguei o neutro no terra desta tomada. O multimetro apitou.

Isso quer dizer que esse aterramento não é aterramento coisa nenhuma, mas o próprio neutro, ou estou enganado?

Desde já, muito obrigado!

Tem que abrir a tomada e ver se existem 3 fios: fase, neutro e terra. O terra deve ir até o quadro de disjuntores. O neutro e o terra são interligados, a diferença é que no neutro existe corrente e no terra não. A inspeção tem que ser visual mesmo, o teste de continuidade não vai funcionar.

No documento que a minha cia fornece tem isso:

10.5.1 Esquema de aterramento

O condutor neutro e o condutor de proteção devem ser independentes, referenciados ao mesmo eletrodo de

aterramento e permitir a utilização do sistema TN-S.

Me pareceu que deveria tirar a haste do neutro então,seria isso?

Outra coisa,depois do relógio só entram em casa neutro e fase,não são 5 fios como o esquema postado mostra,acredito que porque a instalação foi deixada incompleta.

O mais indicado para residências é o esquema TN-C-S, isto é, aterrar o neutro e o terra no medidor e instalar um fio separado exclusivo para o terra de proteção e que não deve ser aterrado em nenhum outro ponto. A norma também exige a instalação de disjuntor DR (diferencial-residual) nos circuitos de banheiros, cozinha e área de serviço (áreas molhadas) e de DPS para proteção da instalação contra surtos vindos pela rede externa.

Se sua instalação tem apenas neutro e uma fase realmente falta o terra, mas seriam 3 fios e não 5.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que abrir a tomada e ver se existem 3 fios: fase, neutro e terra. O terra deve ir até o quadro de disjuntores. O neutro e o terra são interligados, a diferença é que no neutro existe corrente e no terra não. A inspeção tem que ser visual mesmo, o teste de continuidade não vai funcionar.

Os três fios existem, mas não dá pra identificar o terra no quadro, pois a cor dele é a mesma que a do fase das outras tomadas. Porém, o fase desta tomada em questão é preto e o neutro vermelho. Já o terra do chuveiro é verde, mas no quadro não tem nenhum fio verde. Na caixa do prédio, na parte do meu apartamento, também não tem nenhum fio além dos que vem da "conecssionária". Também por esta razão eu desconfio desse terra.

Quanto ao teste de continuidade, eu achava que ele apitava apenas se as duas pontas de teste se tocassem. Não é isso então?

Obrigado pela resposta!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A continuidade existe se o terra e o neutro estiverem interligados em algum ponto, mas vai existir também se foi feita uma ligação apenas no neutro. Teria que procurar de onde vem esse terceiro fio da tomada. Mas se não sobem 3 fios para o apartamento realmente não existe o terra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A continuidade existe se o terra e o neutro estiverem interligados em algum ponto, mas vai existir também se foi feita uma ligação apenas no neutro. Teria que procurar de onde vem esse terceiro fio da tomada. Mas se não sobem 3 fios para o apartamento realmente não existe o terra.

Pois é, não deve ter mesmo. O engraçado é que tanto esta tomada quanto o chuveiro possuem o fio que, teoricamente, deveria ser o terra, ambos são de cores diferentes e nenhum dos dois estão no quadro. Pelo jeito fizeram uma gambiarra boa na instalação :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera, a tomada que eu utilizo para ligar o PC só tem dois pinos. Isso por si só já zera a proteção que deveria ser conferida pelo aterramento?

Não tenho certeza, também, se há pontos de aterramento na rede elétrica, mas minha dúvida era mais em relação ao ponto específico do PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, a tomada que eu utilizo para ligar o PC só tem dois pinos. Isso por si só já zera a proteção que deveria ser conferida pelo aterramento?

Não tenho certeza, também, se há pontos de aterramento na rede elétrica, mas minha dúvida era mais em relação ao ponto específico do PC.

Sim, se a tomada tem só 2 pinos, ela não tem aterramento

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
Pessoal, fiz um esquema bem simples de como é o aterramento da minha casa...

Ao meu ver, seria quase um TN-C-S

http://imageshack.us/photo/my-images/215/esquemaaterramento.jpg/

esquemaaterramento.jpg

O que vocês acham ?, é bom ?

EDIT

____________________________________________________________________________________________________________________________

Novo aterramento.

Pessoal, o aterramento da minha casa é exatamente igual ao do esquema da imagem que fiz...

Fui dar uma olhada la no poste do medidor hoje, e a barra do aterramento acho que é de ferro ou sei la, ta toda velha e corroida, os fios tão todos velhos e podre também...

estou pensando em desligar ela e tirar todos os fios e fazer um novo aterramento...

Comprar uma barra de ferro, colocar fios novos e unir ao neutro na caixa de distribuição novamente..

estou pensando em pegar essa barra: http://loja.mfrural.com.br/venda-comprar/3352-haste-cobreada-para-aterramento-diametro-5-8-polegada-comprimento-2-metros.aspx , é uma boa escolha ?

Vejam como está tosco o aterramento aqui:

20111114173150.jpg

20111114173157.jpg

que gambiarra em maninha isso ta com cara q vai dar treta e tocar fogo

na tua casa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP
Como sei para ONDE vão meus fios de aterramento? pois on my home é o novo padrão (pra quem não sabe como se chama é mais ou menos 2x1t) mas eu qeuria saber se dá em algum lugar o terra.

Se não tem projeto, melhor chamar o eletricista. Ele descobrirá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi pessoal, aqui em casa somente a tomada do computador é aterrada (barra de cobre com caixa de sobrepor com disjuntor).

Acho que os quadros são aterrados. (acho que o Neutro deve ser aterrado)

 

Posso fazer um jumper na tomada e levar o fio terra para outra tomada a uns 5 metros dentro do meu quarto para tv lcd? 

 

Não corre risco do surto ir para a tomada ao invés do terra?

 

PS. Não tenho como fazer o jumper na barra (está concretada). faço na tomada ou um pouco abaixo no cabo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Olá!

 

Estou há muito tempo sem tempo de ficar em foruns, mas de vez em quando reapareço. Estou com essa nova conta porque a antiga não sei o que houve, não consigo nem recuperar a senha.

 

O fio terra pode ter corrente passando nele de diversas formas. Capcitâncias por exemplo é uma forma dela, vinda de pequenas fugas de corrente em fontes de eletrônicos que possuem componentes como capacitores entre as linhas Fase-Terra e Neutro-Terra. Protetores contra surtos elétricos também possuem componentes "referenciados" na linha de aterramento, como varistores, centelhadores, etc. Uma fuga de corrente devido uma falha de um equipamento qualquer aterrado, também leva corrente para esse fio, digamos que um m aquinário velho teve um fio fase rompido e esse tocou na carcaça de metal, essa fuga vai para o fio terra e essa deve ser o quanto antes detectada e sanada. Dispositivos como DR detectam fugas e desligam o circuito nesses casos e são obrigatorios por norma. Há varias outras formas de haver corrente indo para esse condutor...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é dissipada no solo, digamos assim. Num sistema de aterramento do tipo TN, a corrente de fuga é consumida como num circuito normal, já que o neutro faz parte da mesma malha aterrada. Numa descarga de raio num para-raios, a corrente seria dissipada em vários pontos de aterramento do para-raios... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é dissipada no solo, digamos assim. Num sistema de aterramento do tipo TN, a corrente de fuga é consumida como num circuito normal, já que o neutro faz parte da mesma malha aterrada. Numa descarga de raio num para-raios, a corrente seria dissipada em vários pontos de aterramento do para-raios... 

 

Rapaz, você voltou? Nem acredito... pois gostaria de voltar a falar do assunto sobre aterramento, instalação de DR, etc etc etc

Olá!

 

Estou há muito tempo sem tempo de ficar em foruns, mas de vez em quando reapareço. Estou com essa nova conta porque a antiga não sei o que houve, não consigo nem recuperar a senha.

 

Espero que seu tempo possa responder as indagações aqui do fórum. Confesso que só me interessei sobre o assunto bem depois que você já não aparecia nos fóruns relacionados com energia elétrica, aterramento, DR, DPS, etc etc

 

Se puder aparecer mais vezes, seremos todos muito gratos mas se não der, tudo bem, respeito a sua falta de tempo.

 

Abração e bom retorno se assim for...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Gostaria de tirar uma duvida.

 

HISTÓRICO

Na caixa de disjuntores de minha casa tenho um IDR tretapolar de 63A, mas não tenho os DS, o padrão da casa esta aterrada com haste cobreada de 2,2m e fio de 10 mm .

Tenho uma edícula onde fiz meu escritório montei uma segunda caixa de disjuntores na saída do padrão.

Para as tomadas que alimentam os computadores e monitores passei tudo para 220v com fios de 4mm,  não fiz novo aterramento, ele é puxado do aterramento do padrão.

Fiz esta mudança porque obtive a informação que as fontes de computador são certificadas com 80 Plus ... em tensão de 220-260v .

E também porque para a mesmo potencia quanto maior a tensão em tese menor a corrente. Se menor a corrente, é possível ter uma bitola do fio menor.

Como dentro das fontes não posso trocar os fios, diminuindo a corrente em tese teríamos melhor fluidez de corrente com menos produção de calor com a passagem dos elétrons. Logo um melhor desempenho para mesma potencia.

(esta tese eu acabei de inventar, não sei se tem procedência)

 

A minha duvida é.

Preciso ainda de um no-break ?

Gostaria de comprar um No-Break APC Back-UPS BZ2200I-BR 2200VA (1360W) Entrada 220V /Saída 220V para cada estação de trabalho.

Ou posso comprar uma tomada de proteção Clamper transparente, segue link do produto :

 

http://www.youtube.com/watch?v=L9GriUcm6Po#t=2

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=71

 

 

Pode me ajudar??

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, 

 

Eu fiz o velho esquema,

Enfiei uma haste de cobre de 3m no chão, 

Dizem que não é bom fazer deste modo,

 

aterramento_demetrius.jpg

 

Pra testar eu liguei o fio dele em uma tomada,

Usando o positivo a o terramento eu liguei o meu micro-system e o meu ventilador, sem utilizar o NEGATIVO DA REDE, somente com o terra + positivo.

 

Sendo assim, é um bom aterramento?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Gostaria de tirar uma duvida.

 

HISTÓRICO

Na caixa de disjuntores de minha casa tenho um IDR tretapolar de 63A, mas não tenho os DS, o padrão da casa esta aterrada com haste cobreada de 2,2m e fio de 10 mm .

Tenho uma edícula onde fiz meu escritório montei uma segunda caixa de disjuntores na saída do padrão.

Para as tomadas que alimentam os computadores e monitores passei tudo para 220v com fios de 4mm,  não fiz novo aterramento, ele é puxado do aterramento do padrão.

Fiz esta mudança porque obtive a informação que as fontes de computador são certificadas com 80 Plus ... em tensão de 220-260v .

E também porque para a mesmo potencia quanto maior a tensão em tese menor a corrente. Se menor a corrente, é possível ter uma bitola do fio menor.

Como dentro das fontes não posso trocar os fios, diminuindo a corrente em tese teríamos melhor fluidez de corrente com menos produção de calor com a passagem dos elétrons. Logo um melhor desempenho para mesma potencia.

(esta tese eu acabei de inventar, não sei se tem procedência)

 

A minha duvida é.

Preciso ainda de um no-break ?

Gostaria de comprar um No-Break APC Back-UPS BZ2200I-BR 2200VA (1360W) Entrada 220V /Saída 220V para cada estação de trabalho.

Ou posso comprar uma tomada de proteção Clamper transparente, segue link do produto :

 

http://www.youtube.com/watch?v=L9GriUcm6Po#t=2

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=71

 

 

Pode me ajudar??

Obrigado

 

 

Hfromm, pelo que entendi, com a fiação que você distribuiu aí você pode alimentar por volta(dependendo da situação que você tiver aí na sua casa) de umas 7 tomadas de 600w, protegido com um disjuntor de 20A pra garantir que você não tenha problemas e tal. No caso, o que você pode enfrentar é problemas com oscilação de tensão por causa de problemas no mau balanceamento das fases(como você disse ter apenas um disjuntor para todas as instalações da casa sem os disjuntores para cada circuito, pode haver esse problema). Então o uso do no-break para dar uma "regulada" é interessante. Embora o melhor a se fazer mesmo é consultar um profissional da área para minimizar o problema de quedas de tensão e regularizar essa situação que pode até mesmo te por em risco.

 

As informações apresentadas acima não tem o intuito de incentivar a qualquer prática de execução de reforma  na instalação elétrica , muito menos por conta própria sem a orientação de um profissional. As informações objetivam apenas criar um conhecimento  melhor do assunto. Desta forma, não me responsabilizo por qualquer tipo de dano, pessoal ou material, que possam advir de práticas ou interpretações equivocadas do texto acima. Procure sempre um profissional qualificado na sua região!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho três dúvidas.

 

1º Preciso fazer um aterramento e estou olhando o material. Existe um conector chamado “split boat” que dizem ser melhor que os demais, só que não acho em lugar algum. Ele é realmente melhor? Onde vou achar para comprar?

 

Outra dúvida,

 

2º Comprei o Protetor de surto Clamper 10A 293J TV/Telque é Bivolt e uso uma fonte Thermaltake cuja Tensão de Entrada é 100 Vac- 240 Vac Bivolt automático. Na verdade vou usar em 110v, e até aí tudo bem. O problema é que as variações constantes de energia já queimaram alguns aparelhos na minha casa há alguns anos, mas ligados direto na tomada e não sei se só o filtro vai ajudar.

 

Desculpa minha ignorância, mas um filtro para 220 Volts, deve ter sua tensão de disparo em 250, 275 ou 300 Volts? Mas e a minha fonte aguentando (Segundo dados técnicos na página da loja) até 240V não iria queimar se a tensão fosse acima dos 240 e abaixo da tensão de de disparo do Filtro? Outros dados da fonte

Tipo: ATX 12V 2.3 Capacidade Max. de Saída: 650W Capacidade de Pico de Saída: 780W PFC Ativo: Sim Proteção: OVP/UVP/OCP/OPP/SCP

 

3º Eu deveria comprar um filtro de 110v ou não é necessário?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!