Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Novidade que no Brasil a burrocracia empaque os negócios de qualquer empresa, e continuamos sendo um País do oba oba político e da burrice de massas.

Produtos de tecnologia se não tiverem concorrentes nacionais devem ter alíquota mínima ou nem ter, só assim conseguiremos sair do atraso.

Agora o governo vai dar incentivo aos tablets, grande coisa, incentivo a produtos da modinha que servem só para a massa ficar bitolada lendo as coisas publicadas na internet, sites sociais, ao invés de incentivar produtos que servem para produzir algo útil e não ser apenas mero espectador da vida.

Parabéns por ser esclarecido.

É a velha política do pão e circo do império romano.

• Membro VIP
Postado

Essa política de reserva de mercado, de proteger as indústrias nacionais e etc, foi a mesma política que permitiu que o Brasil usasse os computadores top de linha produzidos pela Gradiente e outros, clones do MSX, enquanto o resto do mundo usava modernos IBM-PC XTs. Quando os XTs começaram a chegar por aqui, já eram ultrapassados no mundo. Queria comprar um computador nacional? MSX Expert ou Plus da Gradiente. Quer comprar um computador decente? Traz um IBM-PC do Paraguai, que era a única forma de essas máquinas entrarem por aqui.

Hoje passa a mesma coisa, o governo quer forçar as empresas de nacionalizarem seus produtos mas nao oferece infra estrutura, nao oferece nada, nem pessoal que saiba ler e escrever minimamente. Imagine os adolescentes de hoje trabalhando na fábrica de um Ipad se eles nao sabem escrever, nem somar, nem ler?

O Brasil seria um mercado interessante para a AMD, o governo poderia jogar 4 bi obamas na mao deles e dizerem: construam uma fábrica em Manaus, imposto 0 por 20 anos e tudo o que vocês quiserem. Pronto, Brasil líder em tecnologia de ponta. Porto Rico tem fábrica da Intel. E a fábrica de semi condutores da Toshiba? Nao viria com a adoçao do padrão japones de televisao digital? O padrão americano já vinha nas televisoes mas alguém molhou a mao dos governistas e enfiaram goela abaixo o padrão japones, e o Brasil está em seu tour América Latina afora recomendando o mesmo sistema.

Voltando ao tema dos processadores, esses BDZs vão chegar aqui extremamente caros porque o governo deve taxar isso como luxo.

• Membro VIP
Postado

A redução de impostos só se dará para os produtos fabricados no país, e mesmo concordando que eles não sejam computadores e haja muito oba oba quando se fala neles, eles são melhores do que nada, e isso é muito bem-vindo em um país com baixo poder aquisitivo como o nosso.

Postado

AMD Opteron 6200 series Unidade Central de Processamento(CPUs) de codenome Interlagos terá doze ou dezesseis núcleos de micro-arquitetura Bulldozer compatível com as atuais plataformas para servidor multi-soquete G34 e vai trazer uma série de melhorias. Em particular, os novos microprocessadores irá ostentar um novo controlador de memória com maior largura de banda, a tecnologia de overclocking dinâmico e algumas outras melhorias. Assim como seu antecessor, o Interlagos é um multi-módulo de chip que incorpora no die dois codinome Valencia que contêm até oito núcleos.

amd_opteron_6100.jpg

Mais detalhes...

Postado

Quad-Channel né a criança???

Li uma vez que o problema de vários servidores não é o número de processadores, e sim a quantidade de memória. Por isso que se usam servidores 4P no lugar de 2P. Claro que estou citando um exemplo.

Qual a quantidade máxima de memória suportada hoje por um servidor 1P? 32GB?

Postado

[Vige que parece que meu chute foi no alvo!!1!onze! =DD]

Tio Rick fala que a AMD não chegou a exatamente "atrasar" o BDZ, mas sim lançar o BDZ no mercado server primeiro. Então podemos esperar os BDZ-client (FX) realmente para agosto/setembro enquanto os Opteron devem sair no fim desse mês ou início de julho.

http://semiaccurate.com/2011/06/02/bulldozer-delayed-and-not-delayed/

Enquanto o Guido Lohmann fala (pelo que eu entendi) que parte da razão foi deixar espaço para o Llano.

Fonte: donanimhabber (traduzido para inglês)

---

Provavelmente a verdade é uma mistura dos três leaks, "onde há fumaça, há fogo" não? ^^'

Postado

Li uma vez que o problema de vários servidores não é o número de processadores' date=' e sim a quantidade de memória. Por isso que se usam servidores 4P no lugar de 2P. Claro que estou citando um exemplo.

Qual a quantidade máxima de memória suportada hoje por um servidor 1P? 32GB?[/quote']

No caso das mobos de Xeon, sim, são 32GB (por proc.), das outras já não sei informar. :rolleyes:

Postado

Sim' date=' dois canais por chip, Interlagos é Dual Valencia.

No geral o limite é físico (quantidade de slots), ex: uma placa com 4 soquetes geralmente são 4 slots por soquet, 4x8GB = 32GB, sendo que Opteron e Nehalem EP podem endereçar 128GB, tem Itanium capaz de 8HB, os Sandy EP (se não me enganei nas letras) serão capazes de 8TB

Postado

Minha dúvida era mesmo em placas mãe para servidores, quantos pentes de memória cabem nelas???

Os processadores eu sei que endereçam muuito mais memória do que a vida real traz.

Essa limitação dos processadores de 128GB pode aumentar com o tempo correto?

Postado

Conforme o Jonny_br disse acima, já aumentou :P veja ali que segundo ele a Sandy será capaz de endereçar 8TB :D

• Membro VIP
Postado
Minha dúvida era mesmo em placas mãe para servidores' date=' quantos pentes de memória cabem nelas???

Os processadores eu sei que endereçam muuito mais memória do que a vida real traz.

Essa limitação dos processadores de 128GB pode aumentar com o tempo correto?[/quote']

Tem umas com 4 por processador e outras com 8, 12..

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=G34%20motherboard&gs_sm=e&gs_upl=92661l95131l0l15l15l0l11l11l0l338l925l0.2.1.1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=1280&bih=604&um=1&ie=UTF-8&também=isch&source=og&sa=N&tab=wi

Postado
Minha dúvida era mesmo em placas mãe para servidores' date=' quantos pentes de memória cabem nelas???[/quote']

Creio que até achar um louco que ponha uma bela sequência. Tem placas para servidores LGA 1366 que suportam 6 módulos por processador,

Até atingir os verdadeiros 64Bits, ainda tem chão.

XXXXi bem lembrado Evandro, as G34 dos Magny Cours... 4 canais por soquet, dois módulos por canal, é DIMM pra mais de metro, duro é o cara por 39 chips num pedacinho de PCB....

Postado

12 slots de memória por processador... Méniiiinu, 12 x 8 = 96GB de memória :eek:

Sei que não é o tópico, mas ta difícil de acompanhar tudo o que vocês postam ^_^. O "maior" pente de memória tem 8GB né?

Postado
"maior" pente de memória tem 8GB né?

Samsung era pra estar vendendo módulos de 32GB, mas sei lá, ainda não fomos apresentados, os de 8GB ECC são mais féceis de encontrar.

• Membro VIP
Postado
Li uma vez que o problema de vários servidores não é o número de processadores' date=' e sim a quantidade de memória. Por isso que se usam servidores 4P no lugar de 2P. Claro que estou citando um exemplo.[/quote']

E também é por isso que usam 8P no lugar de 4P, alem de que depois de pagar o extra pelas versões MP os processadores extras não ficam tão mais caros.

Depende' date=' esse 1P é Westmare-EX? Acho que uns 512GB.

Mas ninguém usa servidor 1P pra isso, módulos de alta densidade são caros, sai mais barato comprar um 2P ou mesmo 4P e usar módulos de memória normais.

No geral o limite é físico (quantidade de slots), ex: uma placa com 4 soquetes geralmente são 4 slots por soquet, 4x8GB = 32GB, sendo que Opteron e Nehalem EP podem endereçar 128GB, tem Itanium capaz de 8HB, os Sandy EP (se não me enganei nas letras) serão capazes de 8TB

Que eu me lembre os K-8 eram capazes de endereçar 40 bits fisicamente e isso foi aumentado para 44 bits com o Barcelona, isso da respectivamente 1TB e 16TB, 128GB hoje é brincadeira.

128GB (16x8GB) de memória já me parece bastante hehe, imagina se um pente der problema! Dá pra localizar o danado com "facilidade"?

Depende do servidor e de quanta informação ele te da sobre o problema, algumas placas mães tem leds para indicar o pente defeituoso.

Creio que até achar um louco que ponha uma bela sequência. Tem placas para servidores LGA 1366 que suportam 6 módulos por processador,

9 módulos por processador para as placas normais, 16 módulos com extensor de memória da Cisco.

XXXXi bem lembrado Evandro, as G34 dos Magny Cours... 4 canais por soquet, dois módulos por canal, é DIMM pra mais de metro, duro é o cara por 39 chips num pedacinho de PCB....

Sabe aquele da Samsung de 32GB? Então, são chips de 4Gb e 4 bits de banda, em cada "rank" precisa então 16 chips e esse módulo são 4 "ranks", depois mais 8 chips para ECC, total: 72 chips.

Postado
Que eu me lembre os K-8 eram capazes de endereçar 40 bits fisicamente e isso foi aumentado para 44 bits com o Barcelona, isso da respectivamente 1TB e 16TB, 128GB hoje é brincadeira.

Eu achava que eram 8 bits pra endereços virtuais..

Sabe aquele da Samsung de 32GB? Então, são chips de 4Gb e 4 bits de banda, em cada "rank" precisa então 16 chips e esse módulo são 4 "ranks", depois mais 8 chips para ECC, total: 72 chips.

Conta também o SPD?

eu nem me lembrava mais do Cisco, também não é minha praia.

Para fazer uma invasão ao vinda do fórum de memóirsas:

A Samsung anunciou o desenvolvimento de seu primeiro módulo de memória LRDIMM (Load-Reduced, Dual-Inline Memory Module) com 32GB voltado para uso em servidores.

O novo módulo DDR3 utiliza 72 chips DRAM com 4Gb (40nm), opera com frequência de 1333MHz e pode utilizar voltagens de 1,35V até 1,5V.

O novo módulo com 32GB deve ter sua produção em massa iniciada no segundo semestre deste ano(2010).

39214-01.jpg

Postado

@EduardoS valeu pelas respostas :)

Perguntei sobre servidores 1P somente para saber o máximo de memória por processador consegui-se hoje.

• Membro VIP
Postado
@EduardoS valeu pelas respostas :)

Perguntei sobre servidores 1P somente para saber o máximo de memória por processador consegui-se hoje.

Quantidade de slots x 4 gigas.

O mais comum é quantidade de slots entre 4 e 8, perfazendo entre 16 e 32 gigas. Se eu errei a conta, alguém por favor pode corrigir.

Placas 1366 podem ter 12 slots, então seria 12 x 4 = 48 gigas

Para ampliar isso é necessário ampliar os processadores ou algum outro tipo de recurso que usem para servidores.

Postado

48bits nos K10, totalizando 256TB.

Postado

eu sempre entendi que são 256TB de endereços totais, sendo que apenas 1TB de Endereços Físicos, Endereços Físicos é o que seria o limite de RAM, certo? ou seja, 2^40 => 1TB, Controladora do Barcelona também só endereça 1TB de RAM, e 256TB de memórias Física+Virtual.

Fiz a conta errada na primeira postagem, dividi por 8 para encontra byte, depois dividi por 1024 para encontrar K, M, G e T, na verdade só precisa achar o valor de 2^40 e dividir por 1024 para encontrar K, M, G, T, H....

• Membro VIP
Postado

Essa é a memória virtual do K-8, a física do K-10 acho que não chega a tanto.

eu sempre entendi que são 256TB de endereços totais, sendo que apenas 1TB de Endereços Físicos, Endereços Físicos é o que seria o limite de RAM, certo? ou seja, 2^40 => 1TB, Controladora do Barcelona também só endereça 1TB de RAM, e 256TB de memórias Física+Virtual.

Fiz a conta errada na primeira postagem, dividi por 8 para encontra byte, depois dividi por 1024 para encontrar K, M, G e T, na verdade só precisa achar o valor de 2^40 e dividir por 1024 para encontrar K, M, G, T, H....

Tenho quase certeza que ampliaram o endereçamento físico recentemente...

Postado
Essa é a memória virtual do K-8, a física do K-10 acho que não chega a tanto.

Era 48/40 nos K8 e foi para 48/48 nos K10.

44bits (16TB) é o limite do Windows.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...