Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Com certeza colocarei fotos...

Porém uma pergunta para o grande Faller mestre da eletrônica e elétrica

Poderia eu no caso usar aqui em São Paulo Capital em rede bifásica da Eletropaulo na qual fase e neutro da 127 Volts  usar para o PC com fonte da Corsair de 1050 watts duas fases F + F constando 220v..?  sei que no caso você não gosta desta topologia pela proteção do neutro  , provavelmente na fonte no caso tem somente uma saída fase com proteção térmica .. mas o filtro de linha da Clamper com contador da proteção para  F + F conforme descrição e topologia.. ela não tem já esta proteção térmica para as 2 fases..como se estivesse em uma rede elétrica nativa de F + N de 220 v.. e fazendo no caso a proteção que no caso a fonte não tem para 2 fases ? e mesmo que não fosse por isto.. aqui uso o aterramento desta tomada com barras , equipotencialização no esquema TN-S com Dr e DPS , ela no caso não teria utilidade no caso pela topologia do Filtro de Linha Clamper neste sentido..?

 

O que me diria quanto a  usar 2 fases para alimentar o PC desta forma..? E quais são os males de se trabalhar em rede de 2 fases totalizando 220v no caso para um PC com Fonte da Corsair de 1050 Watts com PFC etc ..?

De qualquer forma tenho aqui um Auto Trafo profissional recém comprado da Marca Fiolux com pino de aterramento completo para 5000 VA ou 3500 Watts e 20 amperes . de 127v para 220 obtendo na saida 215 volts : ) 

Fora isto tenho aqui em casa 2 adaptadores tomada antiga para nova que uso no caso de 10 amperes pra esta tomada 220V porém são da tramontina invertidos o neutro e o fase.. mesmo que eu use neste auto trafo que serão 2 fases a inversão influência..?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, faller disse:

Cheguei ao final da leitura de tuas dúvidas ofegante e com falta de ar. Como faltou oxigenação na cabeça não entendi metade das tuas dúvidas. Que tal se tentasses pautar dúvida após dúvida, numerando-as, fosse mais fácil de se entender???

Opa Faller.. boa noite querido.. kkk

Me rachei de rir sobre a oxigenação kkk

Seria sobre usar aqui no meu computador aqui 220v sobre a condição de 2 fases como aqui em São Paulo.. porém seria uma rede bem dimensionada e com DR , DPS e aterramento em sistema TN-S etc  e protetor Clamper que oferece proteção para F + F : ) 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Embora eu já tenha me manifestado preferir, por segurança redes fase - neutro, nada impede de você ligar fase-fase e ai o aterramento na tomada ajuda bastante..  Vá em frente e a corrente cairá quase pela metade ai com relação a ligação em 127 Volts..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, faller disse:

Embora eu já tenha me manifestado preferir, por segurança redes fase - neutro, nada impede de você ligar fase-fase e ai o aterramento na tomada ajuda bastante..  Vá em frente e a corrente cairá quase pela metade ai com relação a ligação em 127 Volts..

Uffa.. kkk você me tirou 2 toneladas de pensamento pesado neste quesito..

Levo muito em consideração o que você diz sempre Faller.. 

Neste meu caso então não teria nenhum problema para minha fonte de alimentação HX 1050 corsair ou demais equipamentos de eletrônica em si de tirar a vida útil de algo..?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Marcos Torrano disse:

Uffa.. kkk você me tirou 2 toneladas de pensamento pesado neste quesito..

Levo muito em consideração o que você diz sempre Faller.. 

Neste meu caso então não teria nenhum problema para minha fonte de alimentação HX 1050 corsair ou demais equipamentos de eletrônica em si de tirar a vida útil de algo..?

 

Não vai atrapalhar em nada não, vai até fazer o primário da fonte operar com menor corrente, o que pode ser importante em fontes de tamanha potência..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, faller disse:

Não vai atrapalhar em nada não, vai até fazer o primário da fonte operar com menor corrente, o que pode ser importante em fontes de tamanha potência..

Muito obrigado até agora mesmo pelas respostas...

Porém uma ultima pergunta .. sobre as voltagens em 220v aqui chega até 245 volts nas tomadas e na fonte vem estipulado até 240 volts tem algum problema nesta Corsair HX 1050 Watts esta altura de tensão..?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Marcos Torrano disse:

Muito obrigado até agora mesmo pelas respostas...

Porém uma ultima pergunta .. sobre as voltagens em 220v aqui chega até 245 volts nas tomadas e na fonte vem estipulado até 240 volts tem algum problema nesta Corsair HX 1050 Watts esta altura de tensão..?

Na verdade a especificação full range costuma ser de 100 a 240 Volts +-10% que efetivamente chega a valores de 90 a 264 volts.

Veja se a Corsair corrobora isso dai??

 

PS: Vi para você.  Observe na descrição, item RECURSOS, bem no pé da página:

http://www.corsair.com/pt-br/hx-series-hx1050-power-supply-1050-watt-80-plus-gold-certified-modular-psu

 

Literalmente escrito de 90 a 264 Volts....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

E a boa notícia é que a sua fonte vai trabalhar na eficiência máxima, todas as fontes Full range melhoram a eficiência quanto mais próximo trabalharem da sua tensão máxima. Com 50% da carga você tem 1,5% a mais de eficiência em relação a 110v, acima de 50% o ganho passa a ser maior, pensando bem deveríamos sempre alimentar as nossas fontes com 220V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, faller disse:

Na verdade a especificação full range costuma ser de 100 a 240 Volts +-10% que efetivamente chega a valores de 90 a 264 volts.

Veja se a Corsair corrobora isso dai??

 

PS: Vi para você.  Observe na descrição, item RECURSOS, bem no pé da página:

http://www.corsair.com/pt-br/hx-series-hx1050-power-supply-1050-watt-80-plus-gold-certified-modular-psu

 

Literalmente escrito de 90 a 264 Volts....

 

Opa Faller.. perfeito meu querido. e obrigado pelas informações..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Marcos Torrano disse:

Bom dia Faller !

Mais uma pergunta...

Para equipamentos de informática ou eletrônicos em si.. existe mesmo como dizem que se eles trabalharem em 220v diminui a vida útil mais do que em 127v..? condiz isto..?

 

Não tem o menor fundamento. A princípio a longevidade deles deveria ser a mesma mas até arrisco citar que, por trabalhar com menor corrente, ter menor perda de energia, pode até mesmo que equipamentos nativos para 220 Volts possam vir a ter uma vida mais longa. Mas isso dai pode mudar conforme a qualidade de cada equipamento..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, faller disse:

Não tem o menor fundamento. A princípio a longevidade deles deveria ser a mesma mas até arrisco citar que, por trabalhar com menor corrente, ter menor perda de energia, pode até mesmo que equipamentos nativos para 220 Volts possam vir a ter uma vida mais longa. Mas isso dai pode mudar conforme a qualidade de cada equipamento..

@faller Certo.. entendi...

É que tem cada caboclo ( Figura) pela internet estipulando até o quanto que dura em anos.. absurdo.. ou até em meses...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, faller disse:

Não tem o menor fundamento. A princípio a longevidade deles deveria ser a mesma mas até arrisco citar que, por trabalhar com menor corrente, ter menor perda de energia, pode até mesmo que equipamentos nativos para 220 Volts possam vir a ter uma vida mais longa. Mas isso dai pode mudar conforme a qualidade de cada equipamento..

 

Acho coerente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já está instalado e funcionando (acredito que sim já que não tenho como testar), mas ainda em aperfeiçoamento, visto que o desafio é a redução de tamanho.

 

Componentes

6fsg9t.jpg

Fiz o corte no espelho da tomada para inserir o microdisjuntor.

 

Na placa

far52e.jpg

 

Instalado

1g50so.jpg

 

Se alguém se interessar posso descrever melhor depois, apesar de que é isso mesmo. Antes de ser instalado fiz uma cobertura com fita isolante.

[ ]s

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, faller disse:

pode até mesmo [ser] que equipamentos nativos para 220 Volts possam vir a ter uma vida mais longa. Mas isso dai pode mudar conforme a qualidade de cada equipamento..

 

qualidade ~ projeto

 

6 horas atrás, crashvk disse:

Se alguém se interessar posso descrever melhor depois, apesar de que é isso mesmo.

 

Não precisa, mas um esquemático fecharia a postagem com chave de ouro.

 

6 horas atrás, crashvk disse:

Antes de ser instalado fiz uma cobertura com fita isolante.

 

Dica muito boa!

 

5 horas atrás, Lebowski The Dude disse:

Talvez pudesse melhorar ainda mais a proteção com pasta térmica entre os movs e o fusivel.

 

Como seria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Lebowski The Dude disse:

Talvez pudesse melhorar ainda mais a proteção com pasta térmica entre os movs e o fusivel.

 

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Como seria isso?

 

20 minutos atrás, Lebowski The Dude disse:

Veja aí, está na terceira foto.

 

Segunda. Mas não tenho certeza. Colocar pasta térmica ali como se fosse maionese?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm Isso. Ou você pode passar uma fita deixando-os juntos um ao outro. Nesse caso, a pasta seria um suplemento, podendo até dispensa-la. 

 

Faller juntou os MOVs com seus TCOs usando fita térmica contrátil, sem pasta. 

 

Veja esse da Clamper (é bem antigo, de 2004), TCOs bem distantes dos MOVs:

 

A Clamper corrigiu isso e agora os fusiveis ficam mais juntos dos varistores, mas a pasta seria ainda melhor. Eu abriria um filtro novo da Clamper apenas para colocar pasta lá, porque apesar de juntos, não estão tão juntos. Ou passa fita ou coloca pasta (ou os dois)

adicionado 11 minutos depois

Nesse projeto, o usuário além da pasta, uniu com fita. Veja como ficou legal:

 

 

adicionado 13 minutos depois

Diferentemente do @crashvk , que utilizou um fusível para os três movs. Mas nesse caso, como todos estão bem juntos, acredito que está bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, @faller e @Versiano!!!

 

@Lebowski The Dude , gostei da dica da pasta térmica e de fato esqueci dela. Esse foi o primeiro e devo fazer mais uns 3 ou 4. Nos demais, eles terão a pasta com certeza. Esse já foi instalado, por pura preguiça vou demorar para adicionar a pasta nesse. rsrs. Além disso, na pressa não fiz nenhuma foto da parte inferior com a ligações e soldas.

 

Utilizei um placa com trilhas com medidas de 2,8 cm x 4,2 cm. No próximo irei usar uma placa 2 cm x 4 cm, mas essa eu vou fazer.

 

Como disse o maior problema é a redução, por isso optei por usar apenas 1 fusível térmico. Esse fusível está ligado em série na fase, ou seja, se o fusível abrir a fase será interrompida, conforme você disse. Nem sei se é a melhor ligação nesse caso. O desafio foi reduzir, agora vou analisar os pormenores e aplicar nos próximos.

 

Estou considerando tb utilizar varistores de 14mm ao invés de 20mm. O ferrite que possuo não deve ser dos melhores, por isso o indutor fica grande e difícil de acomodar no interior da tomada. Tenho que procurar um melhor, que com menor diâmetro e menos voltas eu consiga pelo menos 1 mH. Se tivesse utilizado uma tomada simples, ao invés de dupla, ficaria mais fácil tb.

 

@alexandre.mbm , tentarei preparar algo mas é bem simples mesmo.

 

[ ]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 15/11/2016 às 19:37, alexandre.mbm disse:

Segunda. Mas não tenho certeza. Colocar pasta térmica ali como se fosse maionese?!

Sim e justapondo, melhor encostando os varistores no fusível, colocando um termo contrátil ou uma fita especial para altas temperaturas (como se vê ai, obra da Belkin, umas das grandes em proteções contra surtos) ou você acha que eles estão assim embrulhados para presente???

 

 

Na minha proteção, ao colocar esse enorme varistor de 40 mm, já o fiz justapondo e com pasta térmica o fusível térmico ao varistor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!