Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Folding@Home no Linux


RooT

Posts recomendados

Tenho um pc com windows rodando, se eu instalar o ubuntu consigo ler e escrever os dados que estão no windows NTFS?

Se for possível ler, alguém já testou continuar no linux uma WU iniciada no windows ou vice-versa?

Alguém sabe se o Ubuntu reconhece o RAID Intel?

Sim, o Ubuntu reconhece partições em NTFS e consegue ler e escrever nelas normalmente.

Já tentei continuar uma WU iniciada no Windows estando no Linux, em todas as vezes a WU recomeçava do zero ao iniciá-la no Linux.

O que seria um Raid Intel? Raid feito por uma controladora Intel? Se for isso, tem que testar para ver se o ubuntu tem o driver necessário. Acredito que os drivers genéricos do Linux conseguem funcionar em qualquer controladora de Desktop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse aplicativo que o Skylord disse é o ntfs-3g. Alguns Linux mais antigos precisam dele, outros já vem instalado e funciona automático. Mas ao menos desde o Kurumin-NG nao precisa mais dele, digamos desde o Ubuntu 8?

Quanto a controladora do fernando, acredito firmemente que o Linux já tem suporte nativo para ela, aliás, o Linux tem suporte nativo para muito hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quer instalar qual distro?

E você quer instalar em um pen-driver?

Se possível o Ubuntu 11.04 desktop 64 bits.

Sim quero instalar no pendrive, para rodar F@H e também gostaria de deixar o samba funcionando ;)

Obrigado pela informação Eriberto, quero ver se hoje ou amanhã eu testo, tenho que esperar uma bigwu acabar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se possível o Ubuntu 11.04 desktop 64 bits.

Sim quero instalar no pendrive, para rodar F@H e também gostaria de deixar o samba funcionando ;)

Obrigado pela informação Eriberto, quero ver se hoje ou amanhã eu testo, tenho que esperar uma bigwu acabar.

Obrigado nada, "é 100 reaus", mais o dinheiro do "busao" mais um clique no joiinha ai do lado :) (lembrei do homem cueca agora rss).

Zueira :P

Nao sei se o Ubuntu entra em um pendrive, voce ter que limitar bem o espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

voce também ouvia o homem cueca :P

Acho que 8 GB sim, sao suficientes. Se voce souber configuar o samba na unha nao precisa instalar o apache, se nao, vai ter que instalar o apache para poder rodar o swat, que é o configurador "gráfico" do samba. Ele roda via web.

Essa máquina voce vai deixar dedicada ao folding? O samba vai ser só para monitorar a máquina pelo HFM.Net ou voce vai usa-la para servidor de arquivos? Necessita ter acesso remoto e fácil a máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não ouvia não.

Sim sei configurar o samba editando o smb.conf, se possível ainda com o VI para matar as saudades :D

Essa máquina é o meu htpc, portanto ficará rodando F@H com linux por algums dias do mês com algumas interrupções para outras aplicações.

Vou precisar do acesso remoto com certeza, qual você sugere?

O que posso usar no linux para monitoramento do F@H? HFM.NET tem versão que funciona bem no linux?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não ouvia não.

Sim sei configurar o samba editando o smb.conf, se possível ainda com o VI para matar as saudades :D

Essa máquina é o meu htpc, portanto ficará rodando F@H com linux por algums dias do mês com algumas interrupções para outras aplicações.

Vou precisar do acesso remoto com certeza, qual você sugere?

O que posso usar no linux para monitoramento do F@H? HFM.NET tem versão que funciona bem no linux?

Quanto ao homem cueca tente ver o youtue se escuta algum aúdio, é bem legal.

Se voce domina o VI, parabéns, eu tenho faço parte do grupo que odeia o VI rsss. prefiro nano -w. Se voce já sabe trabalhar com samba (o programa, nao o Sambaquy do time rs), então nao precisa do Apache. Remova-o da instalação. Se nao for usar a máquina como servidor de impressao, idem.

Para acesso remoto, podemos usar o openssh para dentro da tua rede interna e o Team Viewer como substituto do logmein, esse tem versao para Linux.

Para monitorar os logs voce pode montar uma pasta compartilhada pelo samba e usar o HFM.Net de alguma máquina Windows da tua rede local. Talvez seja possível fazer isso usando o hamachi e criar uma rede virtual, mas nao testei essa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Putz... Eu faço isso.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Usando o VI? Caras, peguei odio do VI, VIM e afins, acho horrível usar aquilo, prefiro mil vezes o Edit do MS-DOS a usar aquilo. Enfim, como disse, tem a torcida do vasco e do flamengo, a torcida do VI e do Emacs. Nao tem vencedor ai rss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém por favor me passar o howto para usar com o pendrive.

Estou montando um tutorialzinho aqui pra ver se te ajuda.

Pendrive de 1Gb já é possivel usar com ubuntu e bigwu.

Ainda preciso ver esse programa que o Samba falou para gerar uma imagem do PD, seria mais fácil para quem precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se entendi direito, eu gostaria de gerar uma ISO do pendrive já com o fah instalado e configurado, o linux já está lá dentro com boot, etc.

A iso do linux é gerada no pendrive por outro programa que precisa deixar uma area "reservada" para o fah gravar os checkpoints, para não perder quando reinicia a maquina, ainda precisa editar as configurações do SO para que o fah inicie automaticamente e seja reconhecido na rede windows. É esse PD já configurado que gostaria de gerar uma iso, é possivel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que posso usar no linux para monitoramento do F@H? HFM.NET tem versão que funciona bem no linux?

Yes sir, através do Mono. Se estiver em Debian ou derivados com ambiente gráfico instale os pacotes:

libmono-winforms2.0-cil

libmono-system-runtime2.0-cil

Fonte: http://groups.google.com/group/hfm-net/browse_thread/thread/a67bdb76b1284cc7?pli=1

Depois entre no site do HFM.NET e descompacte o arquivo numa pasta de sua escolha, depois só dar permissão na pasta e para abrir o HFM será um comando como:

mono /pasta_instalacao_HFM/HFM.exe

@Edit:

Tuto mais completo aqui: http://www.overclock.net/folding-home-guides-tutorials/879615-ubuntu-installing-hfm-net-ubuntu-10-a.html

Outra ideia é adicionar a pasta do folding ao compartilhamento do Samba e você poderá monitorar pelo HFM de qualquer outra máquina da rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se entendi direito, eu gostaria de gerar uma ISO do pendrive já com o fah instalado e configurado, o linux já está lá dentro com boot, etc.

A iso do linux é gerada no pendrive por outro programa que precisa deixar uma area "reservada" para o fah gravar os checkpoints, para não perder quando reinicia a maquina, ainda precisa editar as configurações do SO para que o fah inicie automaticamente e seja reconhecido na rede windows. É esse PD já configurado que gostaria de gerar uma iso, é possivel?

Acho que sim, se fizer a ISO no windows o ultra iso copia tudo que está no pendrive para um arquivo.iso, mas pra gravar em outro pendrive acho que não é só copiar e colar, hehe tem que usar o ultraiso na opção gravar iso bootavel, mas só saberemos se testar, baixa ele e tenta usar no windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sei se vai funcionar pegar um Linux, instalar o folding e seguir a linha de remasterização do Linux conforme este antigo tutorial: http://www.hardware.com.br/dicas/remasterizando-ubuntu.html, em teoria depois só pegar a imagem gerada e utilizar o UltraIso para gravar no Pen-Drive, se não me engano no Ubuntu 10.10 já vem uma opção no menu para remasterizar o sistema. Será que essa ideia funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fiz meio na pressa, se acharem algo de errado me avisem e desculpe. ;)

***************************************************************

Os procedimentos abaixo devem ser feitos em uma maquina Windows:

Download

Imagem do Ubuntu:

http://releases.ubuntu.com/natty/ubuntu-11.04-desktop-amd64.iso

Programa para gerar o boot:

http://downloads.sourceforge.net/project/unetbootin/UNetbootin/549/unetbootin-win-549.exe

Programa fah para Linux 64 bits

http://www.stanford.edu/group/pandegroup/folding/release/FAH6.34-Linux64-SMP.exe

script para inicializacao do fah

http://www.nilojr.com.br/fah/pendrive/fah.sh

Se você já tem o fah rodando no windows copie o arquivo "client.cfg" da pasta do fah e guarde-o junto com os downloads que fez acima.

Conecte o pendrive na USB e formate usando FAT32.

Abra o programa unetbootin-win-549.exe

unetbootin.jpg

1) Marque "Imagem de Disco"

2) Clique no botão e procure a imagem do Ubuntu que fez o download acima.

3) Escolha o tamanho da area que o fah irá usar, para Pendrive de 1Gb use 256, 4Gb ou maior use 512.

4) Escolha a unidade do windows onde o Pendrive foi reconhecido, provavelmente virá com a letra certa.

Clique em OK e aguarde...

No final do processo ele perguntará sobre reiniciar para dar o boot pelo pendrive, responda com "Sair".

Crie uma pasta a partir do diretorio raiz do Pendrive chamada "fah" (minusculas).

Copie o arquivo FAH6.34-Linux64-SMP.exe e o fah.sh para dentro dessa pasta.

Se você tem o arquivo client.cfg copie tambem.

De um boot na maquina pelo pendrive.

Abra um terminal e execute os comandos:

$ mkdir fah

$ cd fah

$ cp /media/cdrom/fah/FAH6.34-Linux64-SMP.exe fah6

$ chmod +x fah6

$ cp /media/cdrom/fah/fah.sh . (tem um espaço e ponto no final, é importante)

$ chmod +x fah.sh

$ chmod -R 777 ../fah

Se tem o arquivo client.cfg execute: (tem um espaço e ponto no final, é importante)

$ cp /media/cdrom/client.cfg .

Para sair do terminal:

$ exit

Agora é só executar, pode criar um atalho no desktop do fah.sh passando o parametro "start", ou executar manualmente no terminal de comandos:

$ /home/ubuntu/fah/fah.sh start

Bom, não sei se vai funcionar pegar um Linux, instalar o folding e seguir a linha de remasterização do Linux conforme este antigo tutorial: http://www.hardware.com.br/dicas/remasterizando-ubuntu.html, em teoria depois só pegar a imagem gerada e utilizar o UltraIso para gravar no Pen-Drive, se não me engano no Ubuntu 10.10 já vem uma opção no menu para remasterizar o sistema. Será que essa ideia funciona?

Muito legal isso ae Cristiano.

Aqui uso o MagicISO ou PowerISO para manipular imagens, só que eles não abrem unidades IDE/SATA ou USB (pendrive), mas pode ser que esse esquema do site seja possivel contornar isso ou o Ultraiso.

Assim que sobrar um tempo vou fazer uns testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!