Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Evandro

Dicas e sugestões sobre o Folding@Home

Posts recomendados

Não estou tendo travamentos, mas instabilidade nas GPU. Acredito que seja por aquecimento mesmo, pois o ar das ventoinhas estava saindo igual a um forno. Laptop tem limitações sérias de refrigeração.

Você pode colocar um suporte que levante o notebook (elevar a base da dobradiça uns 5 cm já esfria bem o notebook).

E o que mais vejo, computador/notebook que não tem o driver instalado vai esquentar de um jeito ou outro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, estou passando pra dar alguns avisos.

- bbcode da assinatura não é suportado pelo plataforma atual do fórum, o Gabriel disse que verá se tem como instalar algum plugin (acho que é isso) para que volte a funcionar mas sem uma data específica.

Então, peço a todos que estão usando o aplicativo que atualizem a suas assinaturas e retirem o aplicativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, bom dia!

Comecei hoje a foldar e acho que a minha GTX 960 folda muito melhor que o meu I5 4440, observem essa imagem e veja se tenho razão ou não.

FOLDING.png

Aparentemente eu vou ganhar muito mais créditos (acredito que isso é bom né) e ainda terminar a tarefa mais rápido com a GPU do que com o CPU. Isso é normal? Como estou apenas navegando na internet e assistindo alguns videos coloquei para que o folding fique no máximo, os valores esperados são esses mesmo?

Pelo tempo e quantidade de crédito recebido, vale a pena deixar o processador foldando também ou é melhor deixar só a GPU trabalhando?

Agradeço a todos que responderem carinhosamente e se possível gostaria de receber algumas dicas pois quero ajudar e não sei se estou fazendo da forma mais eficiente. :P

Compartilhar este post

Link para o post

@Zucchini Atualmente a GPU está rendendo bem mais, foldar via CPU rende alguma mas no cliente do browser (logo no sua conta do google no chrome, ir em aplicativos e procurar o folding@home, instalar e colocar os seus dados igual fez no v7, e deixar rodando, mas necessita deixar esta aba do chrome aberta. 

Um adendo, no browser ainda não sabemos qual a interferencia do uso da CPU junto ao uso da GPU, veja que o seu cliente marca 3 núcleos ativos, o 1 núcleo que não aparace é reservado para o uso da GPU. 

No browser, é um cliente ainda "beta" e ele não sabe lidar corretamente ao rodar junto do v7 (GPU), ele prioriza o uso total dos núcleos, o que pode interferir um pouco no v7(GPU), não sei se está entendendo o que quero dizer...qualquer dúvida só perguntar.

Caso não queira deixar o processador ocioso, o browser é mais jogo, mas tem que deixar a aba sempre aberta(digo, minimizada) o rendimento geral será maior do que o v7 com CPU e GPU. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, pergunta simples, como faço para desativar o folding pela CPU através do cliente para que eu possa foldar pela CPU usando o navegador?

Compartilhar este post

Link para o post

configure > aba slots. Ali terá dois slots, CPU e GPU, selecione o CPU e clique em "remove", save e pronto, ficarás somente com a placa de video rodando neste cliente. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, agora to na rua mas amanhã vou mexer nisso e ver como fica.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 28/11/2016 às 02:06, BLucas disse:

Driver Nvidia 375.XX não atualizem pra ele, está dando problema no folding. (cai na besteira de atualizar aqui e deu problema).

https://foldingforum.org/viewtopic.php?f=80&t=29276&start=60

Complementando, o recém lançado 376.09 (que faz parte da família 375, embora o nome seja 376) também está com problema.

Pelo menos a Nvidia já reconheceu a falha... embora entre "reconhecer" e "arrumar", há uns 2 meses de delay.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Imakuni menor que o delay para driver novo, no pinguim, por parte da amd....

Compartilhar este post

Link para o post

Nas 750ti voltei para o 372.90, mas o samba disse que o 372.70 tb está funcionando normalmente. 

Compartilhar este post

Link para o post

eeeeeeeeeeeita.. nvidia sempre melhorando... AAAAAAAAAAAh AMD um dia tu aprendes

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, ilkyest disse:

eeeeeeeeeeeita.. nvidia sempre melhorando... AAAAAAAAAAAh AMD um dia tu aprendes

Calma joven, parece que nesta geração Polaris a AMD vai dar uma moral pro pinguim.

Compartilhar este post

Link para o post

Melhores drivers para Linux (testados aqui):

Para GTX 980 e GTX 1080 -- 370.28

Para GTX 1080 Ti -- 378.13

Por que dois drivers diferentes se temos duas placas de vídeo Pascal entre esses dois grupos? A GTX 1080 Ti só passou a ser reconhecida pelo driver 378.13. Embora desde o driver 367.xx haja suporte a GPUs Pascal, somente nesta versão é que os linux users tiveram suporte a essa monstra. Com o driver 370.28 a GTX 1080 Ti permanece com clock baixíssimo e só aumenta quando requisitada pelo Mozilla Firefox, por exemplo. O Folding@Home não é capaz de fazê-la despertar do sono... Entretanto o driver 378.13 não tem bom desempenho com a GTX 1080 e GTX 980. Provavelmente, caso tivéssemos condições de usar o driver mais antigo na GPU mais nova nos deparássemos com rendimentos ainda melhores. Infelizmente temos esse paradoxo no histórico de suporte a GPUs Pascal: a GTX Titan X Pascal já era suportada bem antes da sua irmã 1080 Ti.

Overclock no Linux

Tanto a série 9xx quanto a série 10xx tem suporte a modificações do clock de base e controle de FAN através do software NVidia-Settings. Não quer dizer que outras famílias não tenham, eu simplesmente desconheço se há. Todavia essas características não são habilitadas automaticamente em nenhuma GPU. É necessário incluir uma linha no arquivo de configuração do X.org:

Option "Coolbits" "12"

Mais detalhes sobre o procedimento, favor consultar o link que segue:http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=117588.0

Para entender porque o número escolhido é "12", leia o conteúdo desse thread dentro de outro fórum: http://www.gpugrid.net/forum_thread.php?id=3525&nowrap=true#38973

Dentro do primeiro link você encontrará o comando para modificar o clock da GPU. Abaixo eu o transcrevo e explico:

nvidia-settings -a [gpu:0]/GPUGraphicsClockOffset[3]=120 -a [gpu:0]/GPUMemoryTransferRateOffset[3]=60

Este comando deve ser digitado em um prompt de administrador (root) ou usando o sudo. [gpu:0] se refere ao endereço da sua GPU no sistema, principalmente se houver mais de uma. Pode haver uma confusão aqui, uma vez que a GPU dos processadores Core i3, i5 ou i7 pode ser reconhecida como GPU0. Verifique o número da sua GPU NVidia usando o programa NVidia-Settings. Os dados oferecidos pelo Folding@Home através do log podem não ser precisos.

Observe que há dois comandos aninhados numa linha só, os quais são precedidos pelo identificador -a. Em ambos vemos "Offset=", ou seja, os valores que se seguem são somados ao clock da GPU e ao clock de memórias. "GPUGraphicsClockOffset[3]=120" indica que o clock de base da GPU no perfil n° 3 será aumentado de 120 MHz. "GPUMemoryTransferRateOffset[3]=60" indica que o clock de base da memória no perfil 3 será aumentado de 60 MHz. Os perfis são listados em PowerMizer, Performance Levels, no NVidia-Settings. Nem todas as GPUs possuem tantos níveis de performance, dependo do que você tem em mãos.

Essa é a única maneira de mudar o clock dessas GPUs. Para alterar a velocidade de FANs é mais fácil. Desde a inclusão do Coolbits="12" o NVidia-Settings, sessão Thermal Settings, fica habilitado a modificar a velocidade de FANs em tempo real e no software com interface gráfica. Basta clicar em "Enable GPU Fan Settings" e alterar a velocidade manualmente. A partir desse momento a velocidade de FAN não varia mais de acordo com a temperatura da GPU, você é quem determina. A velocidade escolhida vai se manter a mesma até que você a modifique de novo ou desmarque a opção previamente marcada. Lembre-se que o processador gráfico tende a ter seu clock reduzido à medida que a temperatura aumenta. Para melhores rendimentos é importante manter a temperatura do núcleo abaixo de 76°C, em algumas ocasiões uma redução mais drástica traz resultados ainda melhores.

NOTA:

Citação

Não é possível configurar o overclock para outras placas de vídeo além daquela usada para rodar o servidor X. Em verdade pode até existir, mas neste momento eu desconheço como fazê-lo. Em outras palavras, somente a GPU 0 fica habilitada ao overclock.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estarei amanha atualizando no tópico principal... @Zeca Pagodinho

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!