Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Zen 2, série 3000 - Ryzen de segunda geração


Posts recomendados

Dr.Su acabou de dizer que o Zen 2 está sendo vendido no nível 3.5x Zen + no lançamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Complicações de 7nm do Zen2: Por que nem todos os núcleos Ryzen 3000 são criados iguais

 

Nossos testes mostram que nem todos os núcleos Ryzen 3000 são iguais

 

https://www.tomshardware.com/reviews/amd-ryzen-3000-turbo-boost-frequency-analysis,6253.html

 

 

 

 

Vitória potencial Epyc da AMD: o Google pode dispensar a Intel

 

https://www.tomshardware.com/news/google-switch-intel-server-cpus-amd-epyc,40045.html

 

Google está supostamente mudando de CPUs para servidores Intel em favor da AMD EPYC

 

https://www.pcgamesn.com/amd/google-amd-epyc-intel-server

 

 

"Durante o segundo trimestre de 2019, a GLOBALFOUNDRIES Inc. (GF) deixou de ser uma parte relacionada da Companhia. Todos os saldos de partes relacionadas da GF do período anterior foram reclassificados para atender à apresentação do período atual."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2019 às 08:18, Lost Byte disse:

Agora que a AMD está chegando ao topo ela pode colocar qualquer preço absurdo que mesmo assim vai esvaziar as prateleiras, ainda mais pelo desempenho e demanda devido ao hype.

O furo desta geração dos Ryzen é não terem lançado o modelo 3700 (sem X), assim  entre o 3600 e o 3700X, virou um verdadeiro 8 ou 80.

Se o rumo continuar assim, acredito que somente lá pela série 5000 que os preços se tornem convidativos.

 

Os Ryzen sem X estão sendo listados em alguns sites... Estão vindo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

 

 

u5K2PuO.png

8fs34lE.png

oBxwpiw.png

MocNCLw.png

 

 

Eu gosto do fato de que eles estarão anunciando clientes junto com o lançamento de Roma. Esperando que seja o boato sobre a nuvem do Google que foi citado. Roma vai solidificar os AMDs de volta ao espaço do servidor. Eles agora têm duas mãos nesta luta e estão saindo de swingin. Potência, processo, contagem de núcleos e conectividade todos os líderes. Ansioso para os comentários!

 

 

Todos os grandes provedores de nuvem terão algum envolvimento com Roma, seria estúpido não fazer isso. A parte interessante não é se eles estão comprando, mas o quanto eles estão comprando. Os anúncios do cliente são bons, mas não teremos informações sobre a percepção real até vermos ganhos ou uma declaração real de participação de mercado da AMD ou de analistas externos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Comparativo entre 9990K, 2700X e Threadripper 2920X, contra o 3900X.
Interessante notar o que eu disse lá atrás, a AMD sepultou seus TR4. Os atuais donos devem estar muito contentes, e ficarão ainda mais com o lançamento do 3950X em agosto presumivelmente.

Cadê os TR4 Zen2 senhorita Lisa Su?!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx  - acredito ser um tanto cedo para declarar a morte da plataforma TR4. Ultimamente tem aparecido alguns rumores sobre, o que não garante nada de fato, e me parece sábio aguardar e observar os passos da AMD. Um exemplo do que pode vir:

 

https://wccftech.com/amd-x590-x599-chipset-rog-zenith-ii-ryzen-threadripper-3000-motherboards-asus-leak/

 

E, por se tratar de rumor, é sempre bom manter a cautela antes de construir alguma expectativa. Porém faz um tempo que estes rumores me parecem mais informações vazadas intencionalmente para gerar marketing, então ...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Bakura Ryo disse:

acredito ser um tanto cedo para declarar a morte da plataforma TR4

Ele não quis dizer a plataforma em si, mas sim alguns modelos de processadores que eram para ser exclusivos nela devido a quantidade de núcleos/threads, como o 2920X. Já foi debatido muito sobre isto em algumas páginas atrás.

 

45 minutos atrás, Bakura Ryo disse:

E, por se tratar de rumor, é sempre bom manter a cautela antes de construir alguma expectativa. Porém faz um tempo que estes rumores me parecem mais informações vazadas intencionalmente para gerar marketing, então ...

Praticamente isto. Descobriram uma forma de alimentar o hype de maneira efetiva, afinal, o suspense e as informações as escondidas causam mais impacto do que declarações oficiais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte - entendo, pela extensão do tópico não consigo me atentar à cada detalhe. Obrigado por esclarecer a má interpretação de minha parte.

 

Não vejo como ruim o que a AMD fez ao aproximar o contador de núcleos da plataforma AM4 ao patamar da TR4, mesmo considerando o lado de quem possui um Thread Ripper. Veja que estes produtos são voltados à profissionais e continuarão funcionando tranquilamente, com as vantagens em número de canais de memória e  mais linhas PCI-E. Para profissionais que dependem da velocidade do hardware para sustentar seus ganhos e estão nos modelos antigos, uma troca completa do sistema não é nenhum absurdo. Pensando que ao adquiridos estes produtos foram uma baita economia em relação aos concorrentes e que nestes cenários de usos em carga extremas a troca de hardware é muito viável e por vezes já é pensada desde a aquisição, a desvalorização não deve pesar tanto para estes usuários. É uma situação muito diferente do que ocorreu quando lançado o 8700K, que chegou menos de um ano depois de lançado o 7700K, que era apenas um 6700K overclockado de fábrica e onde os três eram produtos mainstream.

 

Meu ponto é: rápidas evoluções tecnológicas devem sempre ser bem-vindas; para nós entusiastas, ver grandes avanços em software e hardware deve ser motivo de alegria - lembremos que na última década não se via quase nenhum avanço expressivo.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo os últimos comentários fica claro entender porque algumas pessoas se tornam CEO's de grandes empresas enquanto outros, comentarista de fórum. Quando um consumidor decide adquirir um produto high-tech, ele tem de estar ciente que em um futuro próximo seu equipamento estará "atrasado". Não se pode penalizar a um empresa por nos trazer novidades tecnológicas apenas porque o consumidor adquiriu um produto seu a pouco tempo. O jeito de se evitar esse tipo de situação é não comprar nada, nunca.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@deniscr What a hell!!!
Sua mãe vai bem?

De novo o pessoal não entende patavinas e ainda cutuca a onça com vara curta.

A questão não é se o produto X ficou obsoleto ou não, a questão é que a AMD está castrando seus próprios produtos.
Do ponto de vista mercadológico, empresarial, isto é ruim. Vocês tão dando pitaco de consumidor.

Nego ao invés de comprar plataforma mais cara (TR4) vai pegar a mais barata (AM4), tudo porque não lançaram o Zen2 Threadripper ainda, é isso.

Desenhei, deu pra entender agora?

O jeito de se evitar esta situação é ler, interpretar e dar sua opinião sem ofender os outros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

 

 

 

As pessoas esquecem que, se o jogo saturar bem os núcleos, você precisará de mais poder de CPU para transmiti-lo. Transmitir um jogo que usa 1 núcleo é mais fácil do que transmitir um jogo que faz uma luta moderna do i5.

 

 

Ele está bem certo. Se o seu PC não consegue suportar pelo menos x264 Fast, você certamente ficará melhor com o novo NVENC. Eu estava fazendo alguns testes no PUBG e com o NVENC. Eu tive que baixar a resolução para 900p60, mas não estava tão ruim assim, especialmente porque estava fazendo um trabalho muito melhor, afinal, comparado com o que o meu 2700x naquela época poderia fazer. Agora, obviamente, o 3900x, que pode suportar 1080p60 x264 Medium, é inquestionavelmente superior. Mesmo com Overwatch.

 

Nunca joguei Black Desert Online, mas acredito que será um caso semelhante. O NVENC de Turing é bom, mas não é apenas 1080p60 a 6kbps em jogos rápidos. Eu acredito que você poderia fazer funcionar em jogos como League of Legends.

 

 

Ele está certo sobre o motivo que não importa, já que o ganho de qualidade é insignificante comparado à perda de desempenho sem uma cpu realmente boa como a 3900x, exceto para AMF que parece ter regredido em qualidade com Navi e não deve ser usado até AMD corrige isso.

 

Perfis mais altos de CPU não são piores para jogos como ele está sugerindo, no entanto. A NVENC usando análises menos exaustivas, na verdade, causa mais perda de detalhe nos videogames, pois os bits não são distribuídos com eficiência e o movimento recebe a maior quantidade de compactação no H264. Então, realmente é o oposto, a distribuição de bit menos rigorosa do nvenc significa menos restos de bits para cenas de movimento alto. É por isso que ela só parece tão boa quanto a predefinição x264 mais rápida, a menos que você aumente a taxa de bits. Nenhum desses codificadores "focará em fazer um objeto parecer bom para os filmes", a menos que esteja com falta de bits e não tenha outra opção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx  Ainda acho que os Waffle zen 2 dos Ryzen 9, os binados realmente so virão nos Ryzen 9 3950x, por isso a AMD atrasou o lançamento destes pra setembro, pra até la da pra ir separando os chiplets de melhor qualidade os, 1% melhores pra criar assim os Ryzen 9 3950x, os núcleos medianos vão pro Ryzen 3900X, e os "Ruins" que não aguentam tanta velocidade de clock vão pros Ryzen 5 3600 (afinal como ja mostrado aberto esse so tem núcleo de um lado indicando ser uma versão capada do Ryzen 9).

 

O que me faz surgir o pensamento... será que estão separando os piores Chiplet dos Ryzen 7 3800/3700X pra criar um nicho (ryzen 3 3300x)? e assim aumentar o aproveitamento dos Waffle.

 

image.png.fab11a84061781e95097d89c216feee7.png

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique PP disse:

O que me faz surgir o pensamento... será que estão separando os piores Chiplet dos Ryzen 7 3800/3700X pra criar um nicho (ryzen 3 3300x)? e assim aumentar o aproveitamento dos Waffle.

Não, os chiplets ruins ficam sempre para a geração seguinte de APUs (motivo por ela estar com litografia sempre atrasada).
Não é oficial, mas é o que mais faz sentido e seria uma estratégia mais eficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Não, os chiplets ruins ficam sempre para a geração seguinte de APUs (motivo por ela estar com litografia sempre atrasada).
Não é oficial, mas é o que mais faz sentido e seria uma estratégia mais eficiente.

Não tinha pensado nisso, pode ser realmente.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Henrique PP disse:

@Phoenyx  Ainda acho que os Waffle zen 2 dos Ryzen 9, os binados realmente so virão nos Ryzen 9 3950x, por isso a AMD atrasou o lançamento destes pra setembro, pra até la da pra ir separando os chiplets de melhor qualidade os, 1% melhores pra criar assim os Ryzen 9 3950x, os núcleos medianos vão pro Ryzen 3900X, e os "Ruins" que não aguentam tanta velocidade de clock vão pros Ryzen 5 3600 (afinal como ja mostrado aberto esse so tem núcleo de um lado indicando ser uma versão capada do Ryzen 9).

 

O que me faz surgir o pensamento... será que estão separando os piores Chiplet dos Ryzen 7 3800/3700X pra criar um nicho (ryzen 3 3300x)? e assim aumentar o aproveitamento dos Waffle.

 

image.png.fab11a84061781e95097d89c216feee7.png

 

 

 

Provavelmente não teremos processadores abaixo do R5 3600 sem a presença de gráficos integrado. Estes modelos de entrada sem componente gráfico, R3 1200(X)/1300(X) e R5 1400(X)/1500(X), estavam presentes apenas na primeira geração Ryzen por conta do baixo desempenho das APU's, que eram compatíveis com AM4 mas eram baseadas em Excavator. As atuais APU's conseguem cobrir aqueles que precisam de vídeo integrado para o sistema e também atendem quem busca um processador barato.

 

@ClinkLinck  - Essa hipótese levantada acima parece bastante sensata, tão simples que possivelmente é o que estejam fazendo. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surpreendido por duas coisas:

 

um é quanto desempenho você pode pegar na RAM de 2133MHz apenas fazendo overclock de IF para 1900MHz e rodando 2: 1.

 

A segunda é a diferença que os timings apertados ainda podem fazer em jogos que fazem mal no Ryzen vs Intel em comparação com os tempos padrão.

 

 

Overclock no infinity fabric (FCLK) >>> frequência da memória

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bakura Ryo  Sim entendi, Tomara que a próxima geração de de processadores com gráficos integrados venham então com 6 núcleos ou até 8. sonar é bom. Único ponto fraco dos processadores Ryzen a meu ver é o fato de só ter gráfico integrado nas linhas de baixo custo e baixo desempenho, penso que talvez não devesse ser assim, se não seria uma boa voltar aos tempos mitológicos quando o processador gráfico ficava no chipset. Sim porque o fato de você poder compra um computador e já sair usando e deixar a placa de vídeo pra depois sempre foi um chamariz a meu ver, por isso considerava tanto a Intel que pelo menos tinha um processador gráfico fraco em seus processadores. Infelizmente a Intel cobra caro pelo o que oferece.

 

@brender  Isso me faz pensar o porque dos Ryzen serem tão bons, preço. Você pode fazer overclock na memória sem precisar de um Core iX xxxxK, porque só a série K da Intel da pra mexer de boa na velocidade e nos tempos. Logo todo comparativo dos Ryzen tem de ser com série K da Intel porque todos os que não são a meu ver perdem pra Ryzen que vem com tudo desbloqueado.

 

Ainda to de olho nos Ryzen 5 2600 você Core i7 8700K se o preço deste ultima ficar igual até dezembro ao ryzen que citei vou de Intel. Isso porque eu quero e faço questão de mexer nos tempos da memória enquanto roda a 3200hmz em qualquer uma das 2 plataformas Intel ou AMD.

 

Penso também que melhor do que sair subindo frequência do IF seria talvez uma boa diminuir latência, tanto na memória quanto no IF.

Parece por alguns review que vi, que aumentando a tensão do IF (acho que é VSOC), automaticamente ele detecta essa tensão maior e diminui a latência, mas isso faz necessária uma refrigeração boa, somado a tempos menores na RAM pode ter um ganho realmente significativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Henrique PP disse:

Tomara que a próxima geração de de processadores com gráficos integrados venham então com 6 núcleos ou até 8

Também espero, mas acho difícil, a não ser que mexam em todas as linhas, o que é improvável até mudarem de socket.

 

16 minutos atrás, Henrique PP disse:

Único ponto fraco dos processadores Ryzen a meu ver é o fato de só ter gráfico integrado nas linhas de baixo custo e baixo desempenho, penso que talvez não devesse ser assim, se não seria uma boa voltar aos tempos mitológicos quando o processador gráfico ficava no chipset. Sim porque o fato de você poder compra um computador e já sair usando e deixar a placa de vídeo pra depois sempre foi um chamariz a meu ver

Não tendo gráfico integrado a empresa pode focar mais na construção do processador em desempenho.

A tendência pelo visto é que chip gráfico integrado desapareça, ficando apenas para os CPU destinado para PC de escritório, notebook e mobile.

Concordo com você quanto a possibilidade de colocar uma GPU depois, assim como ser quebra galho se a placa pifar e não ser dependente de outra peça para poder ligar a máquina, mas isto não existe para a empresa que fabrica, afinal não faz muito sentido lançar um CPU poderoso e o consumidor não colocar uma placa de vídeo a altura, logo vender o kit completo (CPU + GPU) é muito mais lucro, tanto para a empresa quanto a movimentação do mercado.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Henrique PP disse:

Ainda to de olho nos Ryzen 5 2600 você Core i7 8700K se o preço deste ultima ficar igual até dezembro ao ryzen que citei vou de Intel. Isso porque eu quero e faço questão de mexer nos tempos da memória enquanto roda a 3200hmz em qualquer uma das 2 plataformas Intel ou AMD.

Aí você já ta pedindo milagre. A Intel chorou pra dar um desconto de 15% nos processadores, imagina um de 40%~50%.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Flagship X570 VRM Temp Test: Asus Claims To Dominate, But Do They?Flagship X570 VRM Temp Test: Asus Claims To Dominate, But Do They?
 

TL: DW: Não, mas nós já sabíamos disso os materiais de marketing hilários e enganosos que a Asus criou.

Se você quer a melhor placa-mãe X570, especialmente quando se trata de resfriamento de chipsets e chipsets VRM, consiga a Gigabyte X570 Aorus Xtreme.

 

 

TL; DW: Usando um 3900X, em um banco de teste sem fluxo de ar direto sobre os VRMs e com um teste de carga de uma hora.

O Gigabyte Aorus Xtreme foi o melhor a 51 - 54C, com o MSI MEG Godlike e o Asus ROG C8H sendo apenas alguns graus mais quentes. O ASRock Phantom Gaming X e o VRM de Taichi ficaram até 15 graus mais quentes, ficando em torno dos 60 anos. No geral, todos eles fizeram muito bem e você não deve se preocupar com temps de qualquer um.

 


hsvG8hy.png
JUS3qQk.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ex-CEO da Synaptics, Rick Bergman, reúne-se à AMD para liderar negócios de PC e semi-personalizados

 

https://www.forbes.com/sites/patrickmoorhead/2019/08/05/former-synaptics-ceo-rick-bergman-rejoins-amd-to-lead-pc-and-semi-custom-businesses/

 

 

 

https%3A%2F%2Fblogs-images.forbes.com%2F

 

A AMD anunciou hoje que o ex-CEO da Synaptics Inc., Rick Bergman, estará voltando à AMD para administrar o que a empresa chama de seu segmento de negócios "Computação e Gráficos" (CG). O segmento CG é o seu maior e inclui seus negócios de PC, jogos e semi-custom, que incluem os produtos e plataformas AMD Ryzen, Radeon e console de jogos. No último trimestre, a AMD anunciou que a receita de computação gráfica foi de US $ 940 milhões, uma queda de 13% em relação ao ano anterior e um aumento de 13% sequencialmente.

 

Bergman entra na AMD com uma tremenda experiência na indústria, incluindo o ex-CEO e Presidente da Synaptics. Sob seu mandato de liderança de 8 anos, a receita aumentou anualmente de US $ 515 milhões em 2011 para US $ 1,63 bilhão em 2018, que incluiu um pivô rígido de foco em PC e smartphone para um foco de IoT que escrevi aqui . Antes da Synaptics, Bergman passou dez anos em cargos executivos sênior na AMD e na ATI, incluindo o chefe do Grupo de Produtos da AMD, o Grupo de Produtos Gráficos da AMD e o Grupo de PC da ATI. Acredito que a AMD possuísse 50% de market share unitário da GPU durante a segunda metade do mandato da Bergman na AMD. Ele também teve papéis de liderança na S3 Graphics, na Texas Instruments e na IBM.

 

Trabalhei com Bergman por alguns anos durante meu mandato na AMD e o considerei um líder inteligente, analítico e justo. Eu perguntei a um de seus antigos subordinados diretos que preferiram não ser citados neste artigo sobre ele e disseram que “eu acrescentaria por trás de seu comportamento quieto, ele é intensamente competitivo, sempre forçando sua equipe.” Bergman se emparelha novamente com a AMD David Wang , ex-vice-presidente sênior de engenharia de sistemas da Silicon, é um dos principais executivos de engenharia gráfica , o que acho bastante interessante.

 

Conheci Bergman ainda melhor durante o seu papel de CEO na Synaptics. Na Synaptics, eu o vi liderar a empresa através de algumas mudanças de estratégia e aquisições difíceis, resultando em um grande crescimento. Bergman chega em um momento essencial na trajetória da AMD, e desta vez ele tem muito mais IP e arquitetura para trabalhar do que ele fez em sua tarefa anterior na AMD. Estou ansioso para ver onde ele leva o negócio CG.

 

Os novos desktops de consumo da Ryzen parecem muito promissores , e Bergman precisará guiar com sucesso a divisão para onde as receitas e lucros mais significativos são notebooks e sistemas comerciais. As Radeons estão indo melhor com seu lançamento RX 5700 de médio porte e a equipe precisará encontrar uma maneira de subir na pilha de preços, além de aumentar sua presença no Radeon Pro. O negócio semi-personalizado é o negócio de console de jogos da Microsoft e da Sony, que é um exercício de execução e descobrir para onde vai esse negócio se o jogo em nuvem o substituir. Estrategicamente, a AMD seria mais bem servida para encontrar mais maneiras de aproveitar melhor o “AMD on AMD”, que tem sido elusivo desde a aquisição da AMD pela AMD em 2006.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!