Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Defasagem de sinal alternado (220v)


abraao.george

Posts recomendados

Bom dia pessoal!

 

Por favor, alguém pode me tirar uma dúvida?

O sinal elétrico que chega nas residências é alternado, ok. Porém, ao termos uma fase com sinal alternado e outra com sinal alternado, porém, defasado 180 graus, conseguimos uma tensão de 220V.

Mas a dúvida é a seguinte: se um aparelho é ligado em uma tomada 220V, e em cada um dos dois fios condutores circula corrente alternada, elas não se anulariam? Considerando que apresentam sentidos opostos em cada fio ? Devido a defasagem de 180 graus ?

Sempre aprendemos que correntes de sentidos opostos se anulam não? Como é possível gerar tensão de 220V a partir de dois sinais elétricos com oposição de fase?

 

Abraço!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá. Se estiver falando na rede em que há 127 e 220, de fato a defasagem é 120º entre fase e fase.

Variacao-da-tensao-num-sistema-trifasico

Neste caso, enquanto uma tá em cima a outra tá em baixo o que dá o valor 220vac

 

maxresdefault.jpg

 

Obs: fui pela figura, não vi o video. Não sei se coerente com sua dúvida 😁

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fico muito grato. Porém, ainda não entendi.

 

Na verdade, nos livros sempre é colocado que em um dos fios, o sinal possui tensão RMS de +110V e em outro fio, esta tensão é de -110V. Ora, o fato de terem sinais opostos significa que as correntes em cada fio trafegam em sentidos opostos. Em tese não se anulariam? Isto que eu não entendo. Na verdade, sempre é dito que é isto que possibilita surgir uma tensão de 220V, e isto não ficou claro para mim.

 

Novamente, muito obrigado pelo esforço em me responder.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, abraao.george disse:

Em tese não se anulariam?

permita0me u8sar matemática para explicar então:

se você tem 180° de defasagem as fases são simetricamente opostas, etão se você tiver 110V num fio, você terá -110V no outro, a tensão elétrica também é chamada de diferença de potencial.

image.png.c20346481dcc56aeba81e3f0479955f4.png

usaremos a setima definição para esclarecer como funciona, se diferença é resultado de subtração, a diferença do fio 1 para o fio 2 será:

 

110V - (-110V) = 110V + 110V = 220V

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado @Eder Neumann pela ajuda. Entendi o seu raciocínio. Porém, vou colocar a minha dúvida de uma outra forma: Se tomarmos o comportamento da tensão no instante em que ela está no pico, de 110 V e no outro condutor, ela está em -110V. Se congelarmos este momento (quando chega a 90 graus), poderíamos substituir as fontes alternadas por fontes contínuas, não? Porém, de polaridades opostas. 

Bem, aprendi que se associarmos em série duas fontes de tensão contínua, mas de polaridades opostas, a tensão resultante no circuito será a diferença entre a tensão de uma fonte cc e a tensão da outra fonte cc, certo? Bem, é isto que não entendo... como se pode chegar no 220V neste caso? 

 

Abraço e novamente, gratidão pelo esforço em me ajudar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, abraao.george disse:

Na verdade, nos livros sempre é colocado que em um dos fios, o sinal possui tensão RMS de +110V e em outro fio, esta tensão é de -110V

O - 110V que você menciona é retirado em relação ao center tap do transformador, logo fica invertido. 

Se usar o mesmo sentido terá dois +110V ou dois - 110V cuja soma é 220V. 

Suponho que esteja falando disso:

images?q=tbn:ANd9GcSn8iTtCLMWzzsZ-D-L1cS

O esquema que eu achei é de corrente contínua, mas o raciocínio é o mesmo. A tensão nos extremos é de 24V do mesmo jeito. 

 

53 minutos atrás, abraao.george disse:

Se tomarmos o comportamento da tensão no instante em que ela está no pico, de 110 V e no outro condutor, ela está em -110V. Se congelarmos este momento (quando chega a 90 graus), poderíamos substituir as fontes alternadas por fontes contínuas, não? Porém, de polaridades opostas.

Sim, visto que a corrente continua não oscila, sempre se mantém no mesmo valor. 

 

54 minutos atrás, abraao.george disse:

Bem, aprendi que se associarmos em série duas fontes de tensão contínua, mas de polaridades opostas, a tensão resultante no circuito será a diferença entre a tensão de uma fonte cc e a tensão da outra fonte cc, certo? Bem, é isto que não entendo... como se pode chegar no 220V neste caso?

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo. Ainda não entendi o que você não entendeu. Meio que parece que você até já captou. Uma comparação esdrúxula, imagine você pulando de um muro de 110cm até o chão (terra, gnd). você caiu de +1,10m e nem doeu.  Agora imagine se você pular e cair dentro de uma vala de -110cm de profundidade (abaixo do chão por isso negativo). Neste caso você vai cair de uma altura total de 220cm. Somou? Somei? Em dc é fácil imaginar... to tentando agora fazer uma comparação com ac e uma onda no mar mas tá muito calor pra eu pensar. Pensa um pouco aí...

1 hora atrás, Renato.88 disse:

como se pode chegar no 220V neste caso?

Em ac entra em ação a 4ª dimensão: tempo. O 220 é a média da subtração dos valores dentro do período de um ciclo. E sim tem forças ocultas matemáticas xatas envolvidas. Há quem envolva até números complexos .. afff.  😫

Péra.. vou ver se o livro do @Gabriel Torres aborda isso pra nós...

  • Curtir 2
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um circuito polifásico balanceado e ideal com n fases, com n = 2 (caso bifásico) tem-se 180º de defasagem como se fossem formas de onda contrárias. Valores RMS hipotéticos (não são picos) de 110 V resultam em 220 V ao fazer a diferença de potencial (110) - (-110) = 220 V.

 

 

 

Só que a rede de distribuição urbana usa n = 3 (caso trifásico), até para residências que são ditas terem instalações monofásicas ou bifásicas. Cada fase possui 120º de defasagem e a diferença de potencial entre elas é, via trigonometria F5Rua4D.gif:

 

 

 

SiCBwIw.gif

 

 

 

Essa é a tensão de linha a partir das tensões de fase. Isso de dizerem aqui no Brasil que é 110 V no lugar de 127 V é errôneo na maioria das situações.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, rjjj disse:

Essa é a tensão de linha a partir das tensões de fase. Isso de dizerem aqui no Brasil que é 110 V no lugar de 127 V é errôneo na maioria das situações.

Tá certo que já é outro assunto, mas como aqui no Brasil a distribuição de energia não segue padrão, existem muitos locais onde é 110/220V, aqui onde moro é um exemplo. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a oposição de fase que ocorre entre os dois sinais em cada condutor, na verdade não ocorre devido à inversão de polaridade da fonte (na analogia que eu fiz comparando com a tensão contínua). Esta inversão ocorre devido á própria configuração do transformador. Entendi. Este exemplo que você colocou é perfeito, e deixa claro que as fontes contínuas não estão opostas. A corrente tem o mesmo sentido. A inversão ocorre devido ao condutor center-tap, que no caso da rede elétrica é o neutro.

 

Então, no caso, a conta seria:
Tensão em um dos condutores: +110V - 0V = +110V
Tensão no outro condutor: 0V - (-110V) = +110V
Tensão resultante no sistema completo: +110V + (+110V) = +220V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, abraao.george disse:

Muito obrigado @Eder Neumann pela ajuda. Entendi o seu raciocínio. Porém, vou colocar a minha dúvida de uma outra forma: Se tomarmos o comportamento da tensão no instante em que ela está no pico, de 110 V e no outro condutor, ela está em -110V. Se congelarmos este momento (quando chega a 90 graus), poderíamos substituir as fontes alternadas por fontes contínuas, não? Porém, de polaridades opostas. 

Bem, aprendi que se associarmos em série duas fontes de tensão contínua, mas de polaridades opostas, a tensão resultante no circuito será a diferença entre a tensão de uma fonte cc e a tensão da outra fonte cc, certo? Bem, é isto que não entendo... como se pode chegar no 220V neste caso? 

 

Abraço e novamente, gratidão pelo esforço em me ajudar.

 

 

É que as duas ondas não estão se anulando. Estão se somando. 

Mas a defasagem não é 180 graus.

É 120 graus 

 

Daí a soma das ondas de 127V em 120 graus, vai dar 220V.

Se fosse defasado em 180 graus, a soma das duas ondas daria 254V 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, if. disse:

Aí é bifásico? Teorizo que o trafo do poste seria algo como...

9heptIhc5YIS0bFaJdQY0TSx4Tmps89gVV1BSk9e

só entra uma fase a.t. Nunca abri um pra ver mas teorizo que ele é algo como um autotrafo... sinistro...

É um trafo mesmo com center tap, tem 5 fios. 

2 do primário em cima e 3 do secundario na lateral. 

Porém pra economizar fio a concessionária de energia usou o neutro da saída em um dos polos da entrada de alta tensão, o que acabou formando um alto trafo. 

A tensão que encontro nas tomadas aqui é de 117/234V. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Renato.88 disse:

pra economizar fio a concessionária de energia usou o neutro da saída em um dos polos da entrada de alta tensão

ok. Algo me diz que não é bem pra economizar e sim uma padronização mesmo.

Então de fato é bifásico com fases 180º. Meça com osciloscópio com 2 canais e confira se achar que deve. Desconecte o pino terra do osc do pino do meio da tomada!!

13 horas atrás, Renato.88 disse:

tomadas aqui é de 117/234V. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/09/2020 às 17:56, Renato.88 disse:

É um trafo mesmo com center tap, tem 5 fios. 

2 do primário em cima e 3 do secundario na lateral. 

Porém pra economizar fio a concessionária de energia usou o neutro da saída em um dos polos da entrada de alta tensão, o que acabou formando um alto trafo. 

A tensão que encontro nas tomadas aqui é de 117/234V.

Exatamente isso, aqui na região rural, antes era assim mas a concessionária mudou a padronização e o primário teve que ser separado do secundário, a alta tensão entra por uma ponta da bobina primária e a outra ponta é aterrada, o secundário tem 1 bobina com center tape, este é o neutro e aterrado junto com a bobina primária e aterrado na caixa do medidor.

Ocorre que aconteceu um acidente, o aterramento da bobina primária, que fica no poste do transformador, se rompeu, mas como era ligado junto ao neutro e este aterrado junto à caixa do medidor a alta tensão fluiu por ali e como este aterramento não é dos melhores, não deu conta de escoar e o neutro ficou com o potencial lá em cima e queimou tudo na casa. sorte que não forma vidas.

Agora o secundário e o primário estão separados, cada um com seu aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/09/2020 às 12:19, Renato.88 disse:

O - 110V que você menciona é retirado em relação ao center tap do transformador, logo fica invertido. 

Se usar o mesmo sentido terá dois +110V ou dois - 110V cuja soma é 220V. 

Suponho que esteja falando disso:

images?q=tbn:ANd9GcSn8iTtCLMWzzsZ-D-L1cS

O esquema que eu achei é de corrente contínua, mas o raciocínio é o mesmo. A tensão nos extremos é de 24V do mesmo jeito. 

 

Sim, visto que a corrente continua não oscila, sempre se mantém no mesmo valor. 

 

 

 

Eu gostei muito deste exemplo. Estou pesquisando sobre fontes simétrica, pois percebi que é a mesma lógica utilizada para se formar o 220V. Porém, como se obtém este referencial de terra? Onde ele é ligado para obter este referencial?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, caolne disse:

neutro e este aterrado junto à caixa do medidor a alta tensão fluiu por ali e como este aterramento não é dos melhores

Curiosamente eu pensei neste risco...sério!! sinistro.. estou atuando no passado com a força do pensamento 😬

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, if. disse:

Curiosamente eu pensei neste risco...sério!! sinistro.. estou atuando no passado com a força do pensamento 😬

 

Entendi. No contexto da instalação elétrica, o neutro é aterrado... Mas no caso de uma fonte simétrica feita com duas baterias, por exemplo, como é feita a referência ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok.. só pra constar, meu comentário foi direcionado ao comentário do amigo @caolne

 

images?q=tbn:ANd9GcSn8iTtCLMWzzsZ-D-L1cS<<---- a referência é onde se unem o + de uma bat. com o - de outra

39 minutos atrás, abraao.george disse:

uma fonte simétrica feita com duas baterias, por exemplo, como é feita a referência

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, abraao.george disse:

 

Entendi. No contexto da instalação elétrica, o neutro é aterrado... Mas no caso de uma fonte simétrica feita com duas baterias, por exemplo, como é feita a referência ?

Aí depende da utilidade do circuito. 

Ali no exemplo segue como fonte simétrica, onde o pino do meio é escolhido como referência. Assim se obtém uma tensão positiva e outra negativa. 

Geralmente esse tipo fonte é usada em equipamentos de áudio. 

 

Mas também poderia ser diferente, usando como referência o terceiro pino, o negativo. 

Assim teremos duas tensões positivas diferentes e alimentar dois circuitos diferentes. 

No caso do exemplo são 12 e 24V. 

Isso também é válido para fontes de alimentação com transformador isolado. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!