Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação de "partição Linux" em HD de DVR Intelbras HDCVI 1008


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Coordenador

Boa tarde, pessoal!

 

Há um bom tempo atrás, devido a meu vasto nível de desconhecimento, desconectei o HD do meu DVR HDCVI 1008 da Intelbras (https://www.intelbras.com/pt-br/ajuda-download/faq/gravador-digital-de-video-tribrido-hdcvi-1008) achando que bastaria conectá-lo a meu computador - na época, Windows 10 Home - para simplesmente copiar os vídeos. Ah, que engano. A partição acabou corrompida quando tentei acessar.

 

O HD ficou parado durante anos, na esperança de eu conseguir encontrar alguma solução para recuperar as imagens que ali estavam. Acontece que, segundo a Intelbras, trata-se de uma “partição Linux” específica deles. Peguei o HD aqui e tentei, no Debian, usar o GParted e o TestDisk para recuperar a partição, sem sucesso.

 

Alguém já teve problema semelhante? Sabe que tipo de particionamento é utilizado pelo equipamento? Conhece alguma outra alternativa de programa?

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muitos fabricantes utilizam formatos proprietários (ex, Hikivision) pois utilizam meios para garantir melhor estabilidade sem necessidade de desfragmentar por exemplo.

 

Existem algumas ferramentas que podem detectar os arquivos, mas depende do fabricante. (Ex: DVR Recovery)

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Moderador

@KairanD Boa tarde! Infelizmente não há o que fazer, ao ligar o HD do DVR no computador os dados são todos corrompidos, não havendo chances de recuperação. O DVR estava funcionando? Para salvar os arquivos no computador poderia ter gravado em MP4 no próprio DVR para um pen-drive, mas agora os dados já foram perdidos... Ao menos é o que ocorre com DVRs Intelbras.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Se tiver alguma partição nesse disco, você pode usar o dd para copiar uma parte para um arquivo de imagem, e usar o comando file para descobrir algo:

 

dd if=/dev/sda1 of=teste.img bs=1k count=100

file teste.img

 

O dd vai copiar os 100 primeiros blocos de 1k, e gerar um arquivo testte.img. Como o comando file, você pode descobrir que partição é a que está sendo usada. Substitua sda1 pela partição que você quer descobrir informações.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 17/08/2021 às 16:40, dwatashi disse:

Muitos fabricantes utilizam formatos proprietários (ex, Hikivision) pois utilizam meios para garantir melhor estabilidade sem necessidade de desfragmentar por exemplo.

 

Interessante. Bem que o pessoal que desenvolveu esse "Hikvision FS" poderia aprender com a Samsung (exfat) e Paragon (ntfs) que ter código no árvore oficial kernel é melhor negócio para todos, tanto para o desenvolvedor quanto para os usuários.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
  • Solução

Olá, pessoal!

 

Consegui recuperar bastante coisa usando o PhotoRec, programa de linha de comando que vem junto com o TestDisk em distribuições GNU/Linux. Usei a seguinte estrutura (meu sistema atual é o Manjaro, mas o software está disponível em quase qualquer distro):

 

pamac install testdisk
sudo photorec /caminho/disco

 

Essa solução foi indicada pelo colega leoteodoro no Fórum do Diolinux Plus: https://plus.diolinux.com.br/t/recuperacao-de-partição-linux-em-HD-de-dvr-intelbras-hdcvi-1008/37444/

 

Descobri que o DVR da Intelbras salva os arquivos em formato .dad. Alguns eu recuperei completamente, enquanto outros parecem corrompidos (ficaram muito curtos). Foram mais de 13.000 arquivos recuperados.

 

O PhotoRec ignora o tipo de partição do disco e realiza a análise bloco a bloco.

 

Ainda planejo testar outras ferramentas, mas preciso tirar um tempo para tal. Fora que não uso o Windows, o que dificulta o acesso a algumas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Coordenador

Ei, pessoal! Apenas para dar um retorno final: testei diversas outras soluções - incluindo as indicadas, em um computador emprestado, com Windows - e a única capaz de recuperar parte - considerável - do material foi realmente o PhotoRec que usei no Manjaro. Acabei recuperando o que deu e formatei o HD para usar no meu computador.

 

Agradeço a todos pelas contribuições. :)

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!