Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

Faller, peguei o transformador e fiz a medição de corrente. Para tal usei os dois fios verdes.

Em carga aberta: 17,8V

Com carga (10A): 15,5V

Com uma carga de 10A a queda de tensão fica um pouco abaixo dos 10%, e agora o que que eu faço? Teria como fazer uma fonte 1,2-17V por 10A com esse transformador?

Outra coisa que eu notei é que dependendo da forma que eu ligo o primário na rede, a carcaça do trafo fica energizada e a saída fica em torno de uns 200V se eu usar o neutro da tomada como referencial. Lembrando que sempre fica a mesma tensão na saída, independente da polarização no primário.

Quando eu for montar o transformador na caixa de ferro, você acha de eu fazer uma tomada polarizada com aterramento ou dar um jeito de isolar o mesmo da caixa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Faller

Primeira mensagem no fórum, vim agradecer sua generosidade e excelente didática para ensinar eletrônica. Comecei me interessar por eletrônica esses meses, quando estava montando um som de carro com uma fonte de computador. Fui estudando, lendo e cheguei aqui no fórum onde encontrei esse tópico e muitos outros tópicos seus com ótimos ensinamentos.

Montei uma fonte usando esse esquema seu como base, usando um trafo que eu tinha aqui de 4,7A 20V. Em vez do LM338 usei um LM317, e em vez do TIP147 usei um TIP42. Por isso tive de trocar os resistores de entrada para o LM337 e do emissor do TIP42.

circuit.jpg

Além disso eu coloquei uma proteção contra curto circuito que está sombreada de vermelho no desenho acima. Quando a corrente chega a 4,25A aproximadamente o SCR começa conduzir e assim aciona o relê que corta a corrente de saída ao mesmo tempo em que acende um LED indicando o curto. O botão reset desarma o relê depois que a causa do curto não existe mais.

Como meu hobby é marcenaria, fiz uma fonte em uma caixa um pouco diferente, feita em madeira.

fonte4a-09.jpg

A fonte aberta. Os cabos ficaram um pouco bagunçados. Comprei cabo "flexível" mas devem ter dado um certo comprimido azul para esse cabo... de flexível ele não tinha nada. :bravo:

fonte4a-08.jpg

A frente esperando chegar os instrumentos que pedi no e-bay. Usei dois potenciômetros, um para regulagem fina. Talvez eu troque essa frente depois para melhorar a bagunça de fios cruzados por dentro da fonte.

fonte4a-11.jpg

Fazendo a tampa da fonte.

fonte4a-12.jpg

A traseira, onde ficam os dissipadores: o menor para a ponte retificadora e o maior para o LM317 e TIP42. Os dissipadores ficam afastados da madeira por pedaços de tubo de alumínio, conforme a foto: http://i37.photobucket.com/albums/e90/atomazelli/eletronica/fonte4a-05.jpg

fonte4a-14.jpg

A fonte montada, inclusive com um cabo para transportar.

Fiz um teste com ela fornecendo 4A em 12V durante 10 minutos. A tensão se manteve estável, caindo apenas 0,02V, de 12,00 para 11,98V. Não sei se o dissipador do LM e TIP vai ser suficiente, durante esse teste ele esquentou bastante mesmo, cerca de 100°C, mas não entrou em proteção em nenhum momento. Eu tinha dois dissipadores desses, mas preferi deixar o LM e TIP juntos em um apenas para o calor do TIP esquentar também o LM e, como você bem explicou, estender a proteção térmica do LM ao transistor.

Estou estudando agora um carregador de bateria com um outro trafo que tenho aqui, de 20V e 15A. Mas isso é assunto para outro tópico...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gostei e gostei muito dessa sua solução.. Além de resolver, com certeza, como fonte, ela é de uma beleza impar.. Não existe outra igual..

Só como dica, entretanto, talvez ela merecesse uma fiação mais robusta onde passar a máxima corrente, e, um dissipador mais generoso, que segure a temperatura para que o CI não entre em sua zona de proteção térmica. Mas adote isso em uma outra versão, não mechas nessa dai que está muito boa...Onde isso pode dar problemas??? Imagine que ela tenha de fornecer 4 amperes a uma tensão de 3 Volts na saída. Com esse dissipador ai acho, evidente não posso ter certeza, o Ci deva entrar em proteção térmica. Nada de mais, protege, cai a tensão da saída, e deu, nada estraga..

Se não tiveres que alimentar cargas em tensão baixa e corrente alta, sem nenhum problema..

Mais uma vez parabens...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller

Acredito que em alta corrente e tensão baixa o CI entrará em proteção térmica mesmo. Fornecendo 4A a 10V o dissipador já esquentou bastante. Se bem que aqui anda tão quente que, se bobear, nem precisa ligar o ferro de solda, basta deixá-lo ao sol... Mas como você disse, vou deixá-la assim. Mais para frente se precisar mudo o dissipador ou taco um ventilador fazendo vento (e barulho) na cara dele.

Eu usei cabo de 1,5 mm2 para a fiação de alta corrente dessa fonte. Para o carregador de até 10A que estou projetando pensei em usar 2,5 mm2. Quando você fala fiação robusta, seria que bitola?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Faller

Tive um probleminha e descobri que minha fonte não estava "idiot proof", tanto é que eu a queimei. :D :D

Quem queimou foi o transistor, depois de um curto na saída da fonte. Comecei reler mais e vi onde você fala sobre as correntes e sobre o resistor do emissor. Nessa figura você explicou: http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Fontedealimentao-Anlisedascorrentes.jpg Descobri que o resistor do CI e do emissor do transistor da minha fonte estavam errados, no curto o transistor tentou entregar mais corrente do que conseguia e foi pro caixão.

Deixa eu ver se entendi direitinho. Vamos supor que estou usando um LM317 e um TIP 147 para a fonte.

872082d5d3929f8ecb9b2f77656cef88_zps57339c01.jpg

Deixei de lado a corrente de base para simplificar o cálculo.

A corrente nominal de um LM317 é de até 1,5A. Então a queda de tensão máxima sobre o resistor de 1R5 vai ser: 1,5 x 1,5 = 2,25 (R x I = V)

A tensão máxima sobre o resistor do emissor 0R1 vai ser 2,25 - 1,4 (Vbe) = 0,85V

Então a corrente máxima sobre o resistor (e também sobre o transistor) será: 0,85 / 0,1 = 8,5A (V / R = I)

É isso mesmo? A fonte ficaria "idiot proof"? :D Pois dessa forma nunca passaria mais que 8,5A sobre o transistor, logo ele não iria queimar por esse motivo.

Isso em caso extremo, considerando que a Vbe seja 1,4, coisa que olhando pelo datasheet vejo que nem sempre é 1,4, pode ser mais que isso, chegar até a 3,0 V.

TIP147_zps4b069260.jpg

Subindo a Vbe a corrente máxima que pode passar pelo transistor diminui.

Outra cosia que pensei ainda, em um curto a tensão de saída tende a zero, é isso? Isso aumenta a diferença de tensão entre a entrada e saída do CI, e segundo o datasheet o LM317 diminui sua corrente máxima quando a diferença entrada-saída aumenta.

LM317_zps9ba6a8d9.jpg

Coloquei em azul a curva do CI. Se a diferença entrada-saída aumentar para 25V, a tensão de entrada da fonte, o CI só consegue entregar 1A, isso faria diminuir ainda mais a corrente sobre o transistor em um curto, não?

Desculpe a quantidade de perguntas, é difícil para quem está começando visualizar a coisa como um todo, demora pra entrar na cabeça. :muro::D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você pegou numa boa todo o cálculo dai.. Está completamente correto..

Só algumas dicas:

Tanto o Vbe quanto os valores de resistores de baixa resistência podem variar bastante. Considere isso. Saiba o que esperar...

Fosse você eu evitaria 8,5 Amperes sobre um transistor TIP 147..

Fica muito perto dos limites, de corrente e de potência.

Note que logoi antes do curto esse transistor bem pode estar com 20 Volts sobre ele, que elevaria demais a temperatura do mesmo, se por ele passasse mais do que 5 Amperes..

Colocaria 2 transistores ai, como mínimo, se 10 Amperes for a corrente final desejada e se a diferença de tensão sobre os elementos ativos alcançar 20 Volts....

Preste atenção nessa curva do "derating" de potência do transistor. Pouca gente cuida da mesma, se preocupa com ela e dai se perde...

Tip147PowerDerating_zps16b8a0c9.jpg~original

Veja ai que se você dissipar muito bem o transistor ele bem pode ficar com uma temperatura de 100 graus. Entrando na curva podes ver que essa curva de redução indica que só podes tirar desse transistor 50 Watts (de nada vale aqueles 125 Watts que é a potência máxima do transistor).

Se só podes tirar dele 50 Watts e se o diferencial de tensão entrada saída for de 20 Volts a máxima corrente por ele deverá ser de 50/20 = 2,5 Amperes, e de nada adiuanta o transistor aguentar 10 Amperes...

As limitações de um transistor tem que vislumbrar e respeitar todos esses parâmetros sem trangredir nehhum deles..

No mais todo seu raciocínio está correto...Parabéns..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomazelli

A situação é pior do que isso.( #184 )

Quando provoca um curto na saída a corrente no LM317 vai ser limitada internamente mas não a 1,5A mas sim a 2,2A.

Para piorar esta corrente é constante e vai manter-se até entrar em acção o sistema de protecçao térmica.

Para piorar ainda mais a protecçao térmica só entra em funcionamento a 170ºCe não a 150ºC.

Esta situação transitória pode levar muitas dezenas e mS.

Com esta situação os transistores vão ser sujeitos a stess (Eletrical over-stress) muito intenso e, como infelizmente comprovou, é a sua destrição.

A densidade de corrente e energia tornam-se elevadissimas nas junções dos transistores.

Veja imagem abaixo tirada dos dados da National.

Só por curiosidade veja nas letra pepueninas com que tempos são testados alguns parâmetros.

"

Pulsed: Pulse duration = 300 µs, duty cycle 1.5 %

"

Isto é impulsos de300uS em cada 20MS.

infelizmente a análise de situações transitórias é muitas vezes ignorada.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bastassim

Eu já vi que em eletrônica é bom conhecer a coisa como um todo, ter noção do que se esperar ou acontece coisas como queimar transistor, etc. :D

E vi realmente que essa limitação de corrente do LM317 em 1,5A é algo nominal, que pode variar, chegando a 2,2A. Mas minha dúvida é: em um curto a tensão de saída vai a zero, correto? Minha fonte tem 26,5V de tensão nos capacitores, então em um curto a diferença de tensão entre a entrada e saída ficará em 26,5V ou muito próximo disso.

LM317_zps9ba6a8d9.jpg

Olhando esse gráfico do datasheet, com uma tensão de cerca de 25V entre entrada e saída o CI fornecerá apenas 1A, não os 1,5A nominais ou os 2,2A máximos. É isso mesmo ou em um curto isso não seria dessa forma?

Faller

A primeira vez que li esse seu tópico até me perguntei, porque usar dois transistores se o CI fornece 5A e cada transistor fornece 10A, seriam 25A sendo que a fonte é para apenas 10A. Depois, lendo e aprendendo, percebi que a coisa não é bem assim, que há muitas e muitas variáveis envolvidas.

Eu tinha visto o gráfico de "Safe Operatin Area", mas por esse "Power Derating" eu passei batido. São muitos parâmetros para conhecer e respeitar. Se eu não fosse teimoso já tinha desistido. :D

Esse cálculo acima eu tinha feito pensando em na cornte máxima, para servir como proteção, tornar a fonte "idiot proof". Na prática a ideia é usar um transistor para uma fonte de 5A e dois para uma outra de 10A.

Até pensei em colocar o resistor amostrador com um valor menor, de 1R2.

d22b358db8d50a1f002ec511bb98c7cf_zps79d2add8.jpg

Fiquei com medo pois fica muito perto dos 5A que pretendo exigir da fonte. Se Vbe subir um pouco ou a capacidade de corrente do CI cair um pouco, posso ficar com menos que 5A. Protegeria o transistor sim, mas limitaria a corrente na saída em algumas situações. Acho que é isso, se eu estiver falando besteira, me corrija por favor.

Mas acho que o negócio é testar, montar e ver se a fonte entrega o esperado. Se não der certo, tenta-se de novo. Perde-se tempo e de repente um CI ou transistor, mas ganhe-se o aprendizado. :)

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomazelli

Está a confundir 2 coisas.

O gráfico diz respeito ás condições que devem ser respeitadas por quem projecta para o ci funcionar dentro das condicões de segurança.

Nada impede que não possam ser outras , mesmo que erradas.

Quando em curto, como no seu caso , as condições são impostas ao ci e neste caso a resposta é a que indiquei.

Note que é esta para o ci pois está desenhado com proteções de corrente e max dissipação.

Um transistor, como o tip, não tem protecção nenhuma e cabe a quem desenha garantir que não o submete a condições que o possam destruir.

Isto tem de ser garantido quer em condlções normais de operação quer como neste caso em condições anormais como um curto.

Caso contrário falha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega Tomazelli.. O mais importante de tudo é que, tenho certeza agora, entendeste os diferentes mecanismos ai envolvidos bem como as diferentes limitações e a exigência de TODAS elas respeitadas,..

Isso é que diferencia um bom projeto de um projeto medíocre..

Ambos funcionam, mas os bons funcionam sob todas as condições e todos os cenários previsíveis..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
faller, bom dia, achei muito interessante a sua fonte com tanta corrente com tensão tão constante, gostaria do esquema dela, por favor enviar para o fórum mesmo, obrigado.

obrigado.

Eu não faria tudo isso dai, com tantos detalhes, sem dar o esquemático..

Tá lá amigo... Isso dai mostra que gostastes dela sem sequer ler tudo o que foi escrito...

Até repito, não me custa: http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Fonte12a20V10A-Esquemticodafonte.jpg.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Faller tenho uma dúvida quanto esse resistor que vai ligado junto do emissor do transistor:

Shuntagregadordecorrente.jpg

Pelo que eu entendi você explicando ele serve pra proteger o transistor caso aconteça uma curto, colocando o resistor você limitaria a corrente que passa nele.

A dúvida que eu tenho é que e se por acaso eu já tiver feito uma limitação de corrente na fonte antes da regulagem, eu ainda precisaria desse resistor??

Por exemplo digamos que usei 3 lm 317 em paralelo pra limitar a corrente em 1,5A, então liguei eles no mesmo esquema da imagem, eu ainda precisaria usar esse transistor no emissor pra proteger o transistor???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller tenho uma dúvida quanto esse resistor que vai ligado junto do emissor do transistor:

Shuntagregadordecorrente.jpg

Pelo que eu entendi você explicando ele serve pra proteger o transistor caso aconteça uma curto, colocando o resistor você limitaria a corrente que passa nele.

A dúvida que eu tenho é que e se por acaso eu já tiver feito uma limitação de corrente na fonte antes da regulagem, eu ainda precisaria desse resistor??

Por exemplo digamos que usei 3 lm 317 em paralelo pra limitar a corrente em 1,5A, então liguei eles no mesmo esquema da imagem, eu ainda precisaria usar esse transistor no emissor pra proteger o transistor???

Procure entender como esse arranjo dai protege o transistor... Isso já expliquei uma pá de vezes. É só procurar e entender..

E ele não tem nada a ver com a proteção que o próprio LM317 oferece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá Faller, gostaria primeiro de me apresentar para o Sr. e aos colegas do fórum.

Meu nome é Charles Rabelo, sou perito da polícia federal do estado do DF na área de engenharia civil. Um dos meus hobbies é eletrônica e a do meu filho de 13 também. Acompanho todos os seus posts e mostrei ao meu filhote seus posts, ele já fez um bom filtro de linha graças a você. Agora ele está montando seu projeto de fonte ajustável e já queimou 8 transistores, deles são inclusos 4 tips 145, 2 tips 146 e 2 tips 147, dessa ultima vez foram 3 tips 145 e 1 tip 146. Bom, tentei ajuda-lo mas não entendi por que eles queimaram, ele fez todo o circuito, colocou um regulador lm 350 no encapsulamento to-220, utilizou os mesmos resistores, conectou uma carga que puxou 12 A á 12V por 5 minutos, logo em seguida colocou uma carga que era para puxar 24 amperes, logo em seguida os transistores queimaram, há fuga para todo lado nos 4 tips. E a regulagem agora varia entre 9v á 25v. Nota-se que antes de queimar regulava-se de 1.25 á 25v. Gostaria de saber do Sr. se posso substituir por 2n2955 e como posso faze-lo. Desde-já lhe agradeço e lhe desejo um ótimo natal e ano novo. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Faller, gostaria primeiro de me apresentar para o Sr. e aos colegas do fórum.

Meu nome é Charles Rabelo, sou perito da polícia federal do estado do DF na área de engenharia civil. Um dos meus hobbies é eletrônica e a do meu filho de 13 também. Acompanho todos os seus posts e mostrei ao meu filhote seus posts, ele já fez um bom filtro de linha graças a você. Agora ele está montando seu projeto de fonte ajustável e já queimou 8 transistores, deles são inclusos 4 tips 145, 2 tips 146 e 2 tips 147, dessa ultima vez foram 3 tips 145 e 1 tip 146. Bom, tentei ajuda-lo mas não entendi por que eles queimaram, ele fez todo o circuito, colocou um regulador lm 350 no encapsulamento to-220, utilizou os mesmos resistores, conectou uma carga que puxou 12 A á 12V por 5 minutos, logo em seguida colocou uma carga que era para puxar 24 amperes, logo em seguida os transistores queimaram, há fuga para todo lado nos 4 tips. E a regulagem agora varia entre 9v á 25v. Nota-se que antes de queimar regulava-se de 1.25 á 25v. Gostaria de saber do Sr. se posso substituir por 2n2955 e como posso faze-lo. Desde-já lhe agradeço e lhe desejo um ótimo natal e ano novo. Obrigado.

Por esse seu relato dai eu diria, sem mais informações nem medidas em seu circuito, que os transistores se foram por potência elevada demais ou falta de dissipação adequada..

Por exemplo, um 2N2955, direto de seu datasheet..

2N2955Powerderate.jpg

Essa curva se chama derate de potência..

Olhe o 2955 pode dissipar 90 Watts, o que significa que quatro deles em uma saída, em paralelo, teoricamente poderiam dissipar 4 x 90 Watts = 360 Watts, certo..

Ora, se sua fonte ajustava de 1,2 a 25 Volts é porque ela deve ter cerca de 30 Volts sobre os capacitores. Pois esses 30 Volts dai menos os 12 Volts da saída, resultam em 18 Volts..

Então um simples cálculo nos mostra que aqueles 360 Watts se divididos pelos 18 Volts que estão sobre os transistores vão permitir uma corrente de até 360/18 = 20 Amperes... já abaixo dos 24 Amperes por você citados

Mas isso não é tudo...

Se a dissipação, o arrefecimento não garantir uma temperatura razoável desses transistores, digamos 100 graus pelo menos, o que necessitaria de um dissipador bem grande, do tamanho de uma caixa de bom-bons e bem aletado e de preferência com ventilação forçada sobre ele, os transistores não vão aguentar..

Entre na curva de derate de potência com os dados de temperatura da junção em 100 graus e note que cada transistor vai poder dissipar, nessa condição, apenas 35 Watts e o conjunto com 4 poderá dissipar somente 4 x 35 = 140 Watts e acorrente de saída, nesse caso, só poderá atingir 140/18 = 7,8 Amperes, caso contrários os transistores se fundem... O que deve ter acontecido...

Isso significa que mesmo o transistor podendo aguentar 90 Watts cada um e do ponto de vista de corrente 15 Amperes cada um, um conjunto de 4 deles não vai poder dissipar 360 Watts e aguentar 60 Amperes, tudo ao mesmo tempo... Existem limites máxios a respeitar e tem de respeitar todfos eles, não dá de deixar nenhum de fora que o transistor se vai..

Isso significa que a fonte não poderá entregar, como está, 24 Amperes???

Não.. Imagine a seguinte hipótese:

entregar a uma carga de 24 Volts esses 24 Amperes..

Sobre os transistores vai ficar uma tensão de 30-24 = 6 Volts

Corrente nos transistores = 24 Amperes

Dissipação total nos transistores = 6V x 24A = 144 Watts..

Ou seja, 144/4 = 36 Watts para cada transistor que na curva de Derate Power nos dá uma temperatura máxima em torno dos 100 Graus nos transistores, o que se consegue com um bom dissipador e algum vento sobre ele...

Isso começa a lhe mostrar que fontes ajustáveis lineares como essa dai, de 1,2 a 25 Volts x 20 Amperes é a pior coisa que podes criar..

Se necessitas de alta corrente, procure deixar a excursão da fonte em algo do tipo 1,2 a 14 ou 15 Volts, fazendo a tensão de entrada, já retificada e filtrada não exceder os 20 Volts (vai minimizar o diferencial de tensão sobre os transistores e diminuir a dissipação)

Eu prefiro dispor de duas fonte de 1,2 a 15 x 10 Amperes do que de uma fonte de 1,2 a 30 Volts x 10 Amperes. Com duas faço tudo o que faria com uma delas e muito mais.. Inclusive tirar 20 Amperes até 15 Volts...

Quanto a substituir o transistor TIP126 por 2N2955, note, são muito diferentes. O 2N2955 é um transistor e o outro são dois transistores internamente e ligados em estágio Darlington.. Não dá para dizer que não dá de substituir mas tem de mudar o circuito.. O 2N2955 tem ganho 30, sei lá o outro tem ganho 1.000.. Uma leve diferença, não lhe parece??? E essa é só uma das diferenças entre eles, tem muitas...

Desaconselho pois trocar pelo 2N2955, pois não são equivalentes..

Na dúvida pergunte..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, ajustar o resistores de regulagem para entregar 20v como máximo na saída e inserir 6 tips 146 em um bom dissipador dará a esse projeto capacidade de 20A ? Salvo que o trafo é de 21 a 22v no secundário e filtro capacitivo de 47000uF com ponte retificadora de 35A montada em um excelente radiador de calor, e meu filhote colocou tambem um fan grande para forçar a dissipação.

Abraço

20131222_203653_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fazer com que a fonte não excursione tanto, vá só até 20 Volts nem é a solução. A solução está no projeto, na tensão de saída do transformador..

Note que com 21 Volts de saída no seu transformador a tensão de pico, sobre os capacitores vai ficar em 21 x 1,41 = mais de 29 Volts com certeza..

Isso define a tensão de um dos lados do transistor.. Imagines que necessitas de alta corrente numa tensão de 1,5 Volts de saída e tenhas esses 6 transistores a 100 graus ai..

Vamos ao "derate power" desse transistor a 100 Graus, veja ai na página 3:

http://www.fairchildsemi.com/ds/TI/TIP125.pdf

Seria mais ou menos 25 Watts x 6 transistores = 150 Watts

Diferencial sobre os transistores = 28 Volts - 1,5 Volts = 26,5 Volts

Máxima corrente da fonte nesse caso = 150 Watts / 26,5 Volts = 5,7 Amperes pelo derate power dos transistores..

Claro, peguei o pior caso.. Veja, fosse a tensão de saída em 12 Volts, veja como a coisa melhora..

Ptot 6 transistores a 100 graus = 150 Watts

Diferencial de tensão nos transistores = 28 - 12 = 16 Volts

Máxima corrente nesse caso = 150 / 16 = 9,37 Amperes..

Note que não existe nenhuma vantagem em baixar a excursão de saída da fonte se a tensão de entrada dos transistores estiver alta, por causa da elevada tensão do transformador...

Mas entendo, tens o transformador ai e tens de dar um uso a ele..

Mas todas essas calculeiras servem para mostrar que como todo bom projeto, o de uma fonte tem de nascer bom, com um transformador adequado, com menor tensão de saída quando se quer alta corrente, para, por exemplo, carregar baterias de 12 Volts... (usos em 12 Volts)

No mais é replicar transistores e principalmente arrefecê-los adequadamente...

Ademais, quando se quer fontes com 20 Amperes de saída geralmente não há necessidade de ser reguláveis e, para tensões fixas ou de baixo ajuste se pode usar fontes chaveadas, com eficiência muito maior que essas lineares, de eficiência baixa, muito baixa..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Faller

 

Acho que cheguei ao final da fonte que eu tinha começado faz tempo, retirei a proteção contra curto que usava relê. Não estava legal, tanto que eu já havia queimado duas vezes os TIP147 de saída. Coloquei um transistor BD140 como proteção contra curto. Está funcionando, já provoquei deliberadamente vários curtos e até agora está 100%. 

 

fonte5a01a2_zpsa3d4a94c.jpg

 

fonte5a01b_zps86c69116.jpg

 

O funcionamento — se eu não estiver enganado — é: quando a corrente no resistor de 0R15 for de 4,6A, haverá uma queda de tensão de 0,7V, o que fará com que o BD140 comece a conduzir, pegando parte da corrente que iria para o TIP147 e jogando para o LM317. Outra forma de visualizar o funcionamento seria: quando o BD140 começa a conduzir, ele forma uma resistência em série com o resistor 1R5, o que na prática abaixa a resistência equivalente do conjunto 1R5 e BD140, com isso a queda de tensão sobre essa resistência equivalente diminui, diminuindo também a Vbe sobre o TIP147 fazendo com que ele limite sua corrente. É isso mesmo ou falei besteira? 

 

fonte5a02_zpsa3702721.jpg

O dissipador estava muito fraco, achei um dissipador de uma placa de vídeo queimada e agora tenho uma fonte XFX. É um dissipador passivo, com heat pipes, não botei muita fé inicialmente, mas ele aguenta bem o tranco. Com 65W sendo dissipados ele mantém uma temperatura por volta de 70 °C, com 100W ele se mantém em cerca de 100 °C. Prendi o CI e o transistor no cobre do dissipador, cuidando para não furar os heat pipes que passam por trás.

 

Troquei a frente também, usei uma chapa fina de compensado, muito mais fácil de prender os instrumentos e botões.

fonte5a04_zps5da8597f.jpg

E assim ficou a frente da fonte, botão de ligar, voltímetro, potenciômetro multivoltas, amperímetro e saídas. Só, nada mais, nem LED para indicar fonte ligada, o voltímetro faz esse papel. Eu tinha umas sobras de lâmina de jacarandá por aqui e forrei a frente com elas, fazendo uns detalhes em madeira mais clara.

 

http://i37.photobucket.com/albums/e90/atomazelli/eletronica/fonte5a03_zpsabb42b95.jpg

http://i37.photobucket.com/albums/e90/atomazelli/eletronica/fonte5a05_zps4cd82a0d.jpg

 

Mais uma vez, obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!